Questões de Concurso
Sobre psicologia comunitária em psicologia
Foram encontradas 114 questões
1.(_)A Psicologia Social Comunitária desconsidera a cultura local ao propor alternativas de desenvolvimento.
2.(_)A Psicologia Social Comunitária valoriza a cultura e a qualidade de vida como pressupostos fundamentais para o desenvolvimento sustentável.
3.(_)A Psicologia Social Comunitária foca apenas em aspectos quantitativos do desenvolvimento.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Nessa direção, a dimensão ético-política da atuação do psicólogo junto à PSR é
• serem constituídos por pessoas que partilham de problemas ou preocupações divergentes.
• que um membro prestar ajuda unilateral para o grupo, permanecendo neste papel.
• que as pessoas dão, umas às outras, suporte emocional e instrumental, valorizando o conhecimento da experiência.
• intensificar o sentimento de dependência e fragilidade, implícito na atitude de pedir e receber ajuda.
• que o desempenho do papel de prestador de ajuda é benéfico para todos os seus membros.
• que a relação entre os membros são diferentes da estabelecida entre profissionais e clientes.
Após julgar as características, é possível afirmar que:
Ainda com relação às características das práticas em psicologia social-comunitária é correto afirmar:
É incorreto considerar como característica das práticas em psicologia social-comunitária:
É correto considerar que na escolha de uma estratégia de intervenção comunitária constitui-se condição indispensável:
As intervenções comunitárias no contexto contemporâneo devem se pautar em pressupostos. Analise os que se seguem:
1. Como a opressão não se restringe às relações capitaltrabalho, mas, envolve questões de gênero, étnicas, ecológicas, religiosas, psíquicas, etc., os conceitos de classe e luta de classes não são mais necessários.
2. É suficiente trabalhar com as representações ideológicas vez que estas nos permitem compreender a complexidade e amplitude do processo de dominação.
3. A participação efetiva do grupo/comunidade pressupõe o respeito à diversidade de identidades sociais e subjetividades.
4. É necessária a atenção permanente para as relações entre a subjetividade e a realidade estrutural objetiva.
Estão corretos apenas:
É incorreto afirmar que para a perspectiva sociohistórica, uma das bases teóricas para as práticas comunitárias, o social deve ser pensado como:
A crença na multideterminação do psiquismo, que orienta as práticas em psicologia social-comunitária, nos leva a afirmar que:
1. O homem já nasce dotado de qualidades e defeitos e essa carga genética é a principal determinante de sua subjetividade.
2. O homem é um ser em permanente construção e seu comportamento sofre a influência de muitas variáveis, que incluem desde um suporte biológico, a aprendizagem da linguagem, a inserção no mundo do trabalho e as relações sociais que vivencia.
3. A subjetividade humana é processual por isso podemos falar de uma essência humana, natural, geneticamente constituída.
4. Enquanto ser sociohistórico, o homem sofre influências do meio, mas, também atua sobre esse meio, transformando-o e, ao mesmo tempo, transformando a si mesmo.
Estão corretas apenas:
Indivíduos e famílias menos favorecidos socialmente vivem uma situação de sofrimento e exclusão. Pela descrença que sentem em relação à possibilidade de mudança, tornam-se pouco espontâneos e criativos e vivem em um mundo cujas fronteiras interpessoais são difusas, o que gera sentimentos de angústia e solidão. Para modificar essa situação, uma das possibilidades de intervenção é a realização de trabalhos em grupo que restituam nesses indivíduos e famílias a sensação de pertencimento. Pertencimento é definido como o lócus
Diversos autores têm apontado as aproximações entre a educação popular e a intervenção comunitária do psicólogo. A Educação Popular, como instrumento teórico-metodológico de atuação, pode ser compreendida como
Na atuação do psicólogo junto às comunidades, um dos objetivos mais citados é o fomento à participação, que pode ser entendida como
As metodologias participativas constituem uma ferramenta útil para o trabalho dos psicólogos(a) junto às comunidades. São consideradas metodologias participativas:
Diversos autores da Psicologia consideram que a mera transposição de técnicas e teorias psicológicas de abordagem individual para o campo da intervenção psicossocial pode trazer dificuldades para a atuação do psicólogo. Sobre a atuação junto às comunidades e à área clínica tradicional, considere as seguintes afirmativas:
I |
os objetivos da atuação nas comunidades é o desenvolvimento comunitário, a emancipação humana e a prevenção de vulnerabilidades, enquanto que, para a clínica tradicional, o foco está no tratamento terapêutico e na mudança individual. |
II |
o lugar de intervenção psicossocial é a própria comunidade, o contexto social imediato, enquanto que, para a clínica tradicional, o foco está nos sujeitos e nas suas demandas individuais. |
III |
o modelo teórico adotado na intervenção psicossocial baseia-se nos fundamentos da Teoria da Personalidade Social e da Psicopatologia das crises. |
IV |
a relação do psicólogo comunitário com o público destinatário deve ser sempre hierárquica, tendo em vista o lugar de suposto saber e fuga do senso comum. |
Dentre as afirmações, estão corretas
A perspectiva da psicologia social comunitária