Questões de Concurso
Sobre psicologia criminal e carcerária em psicologia
Foram encontradas 107 questões
Ele defendeu que, nessa lógica, o eixo do funcionamento da prisão passe a girar em torno do indivíduo que cometeu a conduta criminosa, que será considerado pela sociedade ao nível de suas virtualidades e não ao nível de seus atos; não ao nível das infrações efetivas a uma lei efetiva, mas das potencialidades de comportamento que exprimem, ou seja em termos de seu/sua
No presente caso, assinale a afirmativa correta.
A sequência que preenche corretamente as lacunas da coluna da direita é:
( ) Na Psicologia Jurídica busca-se na atuação e nos procedimentos do psicólogo, basicamente, uma forma de auxiliar o juiz em seu poder decisório.
( ) A Psicologia contribui com uma compreensão do comportamento humano na esfera afetiva e social.
( ) A Psicologia tenta abordar o percurso de vida de um indivíduo acusado como criminoso, e de todos os processos psicológicos que possam têlo motivado ao crime.
( ) Não há possibilidade de atribuir uma pena justa pois nunca é possível descobrir a causa dos distúrbios sejam eles mentais, sociais ou comportamentais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. Quando conhecemos os “fatores criminógenos” que atuam na gênese do comportamento antissocial, chega-se à tarefa de propor medidas corretivas.
PORQUE
II. As medidas corretivas não visam a recuperação do agente e a prevenção da reincidência.
Assinale a alternativa correta.
I. A psicologia de investigação criminal não é o caminho pelo qual polícia e investigador iniciam a investigação de um delito.
PORQUE
II. A psicologia de investigação criminal não presta serviços de auxílio à justiça criminal.
Assinale a alternativa correta.
Com relação à Psicologia Criminal, analise as assertivas abaixo.
I. A criminologia clínica e a psicologia criminal estudam os componentes e as motivações da conduta criminosa, pessoa que a praticou, o cárcere e suas vicissitudes.
II. A Psicologia Criminal se ocupa do estudo dos comportamentos, pensamentos, intenções e reações do criminoso, tentando entender profundamente o que leva alguém a cometer crimes e os seus mecanismos.
III. A periculosidade é uma condição imanente do indivíduo, por força da qual sua conduta estaria predeterminada à prática de crimes.
É correto o que se afirma em
Com relação à Psicologia Forense, analise as assertivas abaixo.
I. A Psicologia Forense vem sendo entendida como uma ciência que busca colaborar para que as pessoas tenham garantidos os seus direitos em questões que estejam envoltas com o mundo jurídico.
II. Com o uso dos seus métodos e técnicas científicas, a Psicologia Forense auxilia os demais profissionais do mundo do Direito (magistrados, advogados, promotores, defensores) a fim de que a justiça seja feita.
III. A Psicologia Forense é uma das atividades do psicólogo, que é relativa à descrição dos processos mentais e comportamentais, conforme o uso de técnicas psicológicas reconhecidas, respondendo estritamente à demanda judicial, sem emitir juízo de valor.
É correto o que se afirma em
Nas diretrizes para a atuação e formação dos psicólogos do sistema prisional brasileiro, são apresentadas propostas de ação do psicólogo diante do exame criminológico e da Comissão Técnica de Classificação. Com relação a elas, julgue os seguintes itens.
I. Enquanto categoria, é atribuição do psicólogo apontar aos envolvidos no campo da execução penal que a realização do exame criminológico, enquanto dispositivo disciplinar que viola, entre outros, o direito à intimidade e à personalidade, não deve ser mantido como sua atribuição, devendo ser prioritária a construção de propostas para desenvolver formas de aboli-lo.
II. Enquanto não for abolido, o psicólogo, na construção dos seus laudos e pareceres, deve contribuir para a desconstrução de tal exame, questionando conceitos como a periculosidade e a irresponsabilidade penal, realizando-os em uma abordagem transdisciplinar, como um momento de encontro com o indivíduo, resgatando o saber teórico e contribuindo para revelar os aspectos envolvidos na prisionalização.
III. Enquanto existir a Comissão Técnica de Classificação, o psicólogo deve ter entendimento do papel institucional que ocupa, dando evidência ao Código de Ética Profissional e a instrumentos nacionais e internacionais de direitos humanos nas opiniões que emitir sobre todas as pautas a serem debatidas e estimulando os temas sobre saúde, educação e programas de reintegração social.
Assinale a alternativa correta