Questões de Concurso Sobre psicologia do trânsito em psicologia

Foram encontradas 139 questões

Q2647302 Psicologia

Com base nas Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Mobilidade Humana e Trânsito, que dispõe sobre as atribuições do especialista em Psicologia do Trânsito, assinale alternativa que apresenta atribuição do especialista em Psicologia do Trânsito.

Alternativas
Q2173061 Psicologia
Em uma discussão decorrente de uma “fechada de trânsito”, em que ocorra perseguição e agressão verbal, pode-se identificar que a pessoa agressora sofre do transtorno explosivo intermitente se 
Alternativas
Q2159329 Psicologia
O uso de substâncias que possuam efeitos sobre as funções cognitivas é bastante estudado, considerando-se seus impactos para a condução veicular segura. Dentre as descrições apresentadas, assinale a incorreta.
Alternativas
Q2159327 Psicologia
Sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, julgue os itens a seguir.
I. Foi elaborado em conjunto pelos órgãos de saúde, de trânsito, de transporte e de justiça. Traz as diretrizes para que o país reduza, no mínimo à metade, o índice nacional de mortos por grupo de veículos e o índice nacional de mortos por grupo de habitantes.
II. Constitui-se como um passo adiante na resolução de problemas relacionados à infraestrutura viária brasileira, à organização e ao alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, à mobilidade urbana e à convivência harmoniosa entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos.
III. Coaduna-se às ações positivas já existentes em torno da segurança viária, porém dá um passo adiante ao propor que iniciativas em torno da matéria estejam pautadas em oito pilares fundamentais para o desenvolvimento das propostas.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2159322 Psicologia
A entrevista individual no contexto do trânsito é obrigatória. Seguindo-se o roteiro básico de entrevista psicológica orientado na norma de trânsito vigente, deverão ser observados e registrados os seguintes dados: 
Alternativas
Q2159321 Psicologia
Com relação à atuação do profissional na psicologia do trânsito, julgue os itens a seguir.
I. As intervenções, por mais simples que sejam, devem ser fundamentadas nos dados obtidos e no planejamento criterioso. Isso dará base para a avaliação e a interpretação da intervenção. Adicionalmente, os psicólogos devem preocupar-se também com questões de poder, liberdade e responsabilidade ética dos resultados de suas intervenções.
II. A prática do psicólogo do trânsito e do transporte pode ser bastante variada a depender de fatores, tais como o foco, o setor (de educação de trânsito, de infraestrutura de transporte, da organização não governamental etc.) ou o tipo de serviço em que trabalha (clínica, gestão de pessoas, fiscalização de trânsito etc.).
III. Entender as complexas relações que ocorrem no trânsito e no transporte é uma tarefa desafiadora por envolver mais do que o “simples” deslocamento. Isso porque o sistema trânsito e transporte é uma construção humana, social, portanto intencional. Como consequência, o sistema influenciará e será influenciado por aspectos individuais, ambientais, sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos que o psicólogo do trânsito deve considerar.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2159315 Psicologia
Assinale a alternativa que está em desacordo com o que estabelece a Resolução nº 425/2012, do CONTRAN, referente aos resultados da avaliação psicológica do candidato à obtenção da CNH ou do condutor de veículos automotores. 
Alternativas
Q2159314 Psicologia
Quanto à atuação do psicólogo do trânsito, dentro do que estabelece a Resolução CFP nº 016/2002, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2159309 Psicologia
Acerca da atuação do psicólogo do trânsito, julgue os itens a seguir.
I. O psicólogo do trânsito pode prestar assessoria e consultoria a órgãos públicos e privados nas questões relacionadas ao trânsito e transporte.
II. O psicólogo do trânsito realiza diagnóstico da estrutura dinâmica de indivíduos e grupos nos aspectos afetivos, cognitivos e comportamentais.
III. O psicólogo do trânsito, no uso de suas atribuições, poderá colaborar na elaboração e na implantação de ações de engenharia e operação de tráfego.
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2159308 Psicologia
Assinale a alternativa na qual o psicólogo do trânsito não deve realizar a avaliação psicológica no contexto do trânsito.
Alternativas
Q2159307 Psicologia
A psicóloga na realização da avaliação psicológica deve utilizar métodos, técnicas e/ou instrumentos psicológicos cientificamente reconhecidos. Nesse contexto, há fontes de informação fundamentais e complementares. Assinale a alternativa em que não se aplicam as fontes de informação.
Alternativas
Q2159306 Psicologia
Em qual alternativa a atuação do psicólogo do trânsito para a promoção da saúde e a preservação da vida no trânsito não está coerente? O psicólogo do trânsito:
Alternativas
Q2159305 Psicologia
O psicólogo do trânsito, em sua atuação, deve sempre elaborar documento psicológico após a conclusão do processo de avaliação psicológica. Acerca das modalidades de documentos psicológicos escritos que podem ser elaborados pelo profissional da psicologia, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2159303 Psicologia
Assinale a alternativa que não caracteriza a atuação do psicólogo do trânsito. 
Alternativas
Q2093230 Psicologia
De acordo com Rozestraten (1988) são causas humanas indiretas, responsáveis por acidentes de trânsito:
Alternativas
Q2093229 Psicologia
Em relação à metodologia de pesquisa em Psicologia do Trânsito, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2093228 Psicologia
O psicólogo perito em trânsito tem como prerrogativa exercer várias funções relacionadas ao contexto do trânsito, sendo a avaliação psicológica uma das práticas que fazem parte de seu cotidiano profissional. A esse respeito, e considerando a Resolução CFP nº 09/2018, a avaliação psicológica é definida como:
Alternativas
Q2093226 Psicologia
A elaboração e implementação de políticas públicas no contexto da Psicologia do Trânsito deve passar por algumas etapas, que não necessariamente são lineares. São elas:
Alternativas
Q2093224 Psicologia
De acordo com a Resolução CONTRAN nº 927/2022, na avaliação psicológica serão utilizadas as seguintes técnicas e instrumentos: 
Alternativas
Q2093223 Psicologia
São funções esperadas em um Psicólogo Especialista em Psicologia do Tráfego:
I. Elaborar e implementar ações de engenharia e de operação de tráfego, como o plano diretor de cidades.
II. Avaliar familiares de envolvidos em acidentes de trânsito a fim de verificar possíveis correlações que possam ser hereditárias no ato de conduzir um veículo automotor.
III. Propiciar cuidados e profilaxias da saúde mental de condutores profissionais de empresas ou autônomos.
IV. Atuar como perito ou avaliador especialista em exames de habilitação, reabilitação ou readaptação profissional de condutores.
V. Garantir a qualidade editorial do material utilizado na avaliação psicológica, e informar seu respectivo Conselho Regional de Psicologia e o Conselho Federal de Psicologia sobre testes psicológicos comercializados acima do valor de mercado.
VI. Identificar traumas e fobias relacionadas a tráfego e a meios de transporte com a finalidade de oferecer suporte psicológico e encaminhamentos necessários.
Está correto o que consta de 
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: D
5: C
6: D
7: A
8: C
9: E
10: D
11: D
12: B
13: C
14: D
15: B
16: C
17: E
18: D
19: C
20: A