Questões de Concurso
Sobre psicologia do trânsito em psicologia
Foram encontradas 141 questões
Correlacione os aspectos relacionados a seguir às suas respectivas descrições.
1. Nível intelectual
2. Nível psicomotor
3. Nível de atenção
( ) satisfazer as condições práticas de coordenação entre as funções psicológicas e as áreas áudio-vísio-motoras.
( ) analisar, sintetizar e estabelecer julgamento diante de situações problemáticas.
( ) discriminar estímulos e situações adequadas para execução das atividades relacionadas à condução de veículos.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
“É o tipo de atenção no trânsito que todos precisam ter, pois nela o condutor se mantém atento ao movimento que acontece ao redor, movendo a cabeça e olhando também os retrovisores.”
A afirmação refere-se:
Com base nas Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Mobilidade Humana e Trânsito, que dispõe sobre as atribuições do especialista em Psicologia do Trânsito, assinale alternativa que apresenta atribuição do especialista em Psicologia do Trânsito.
I. Foi elaborado em conjunto pelos órgãos de saúde, de trânsito, de transporte e de justiça. Traz as diretrizes para que o país reduza, no mínimo à metade, o índice nacional de mortos por grupo de veículos e o índice nacional de mortos por grupo de habitantes.
II. Constitui-se como um passo adiante na resolução de problemas relacionados à infraestrutura viária brasileira, à organização e ao alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, à mobilidade urbana e à convivência harmoniosa entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos.
III. Coaduna-se às ações positivas já existentes em torno da segurança viária, porém dá um passo adiante ao propor que iniciativas em torno da matéria estejam pautadas em oito pilares fundamentais para o desenvolvimento das propostas.
Assinale a alternativa correta.
I. As intervenções, por mais simples que sejam, devem ser fundamentadas nos dados obtidos e no planejamento criterioso. Isso dará base para a avaliação e a interpretação da intervenção. Adicionalmente, os psicólogos devem preocupar-se também com questões de poder, liberdade e responsabilidade ética dos resultados de suas intervenções.
II. A prática do psicólogo do trânsito e do transporte pode ser bastante variada a depender de fatores, tais como o foco, o setor (de educação de trânsito, de infraestrutura de transporte, da organização não governamental etc.) ou o tipo de serviço em que trabalha (clínica, gestão de pessoas, fiscalização de trânsito etc.).
III. Entender as complexas relações que ocorrem no trânsito e no transporte é uma tarefa desafiadora por envolver mais do que o “simples” deslocamento. Isso porque o sistema trânsito e transporte é uma construção humana, social, portanto intencional. Como consequência, o sistema influenciará e será influenciado por aspectos individuais, ambientais, sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos que o psicólogo do trânsito deve considerar.
Assinale a alternativa correta.
I. O psicólogo do trânsito pode prestar assessoria e consultoria a órgãos públicos e privados nas questões relacionadas ao trânsito e transporte.
II. O psicólogo do trânsito realiza diagnóstico da estrutura dinâmica de indivíduos e grupos nos aspectos afetivos, cognitivos e comportamentais.
III. O psicólogo do trânsito, no uso de suas atribuições, poderá colaborar na elaboração e na implantação de ações de engenharia e operação de tráfego.
Assinale a alternativa correta.