Questões de Concurso
Sobre psicologia e organizações em psicologia
Foram encontradas 8.028 questões
Julgue o próximo item, relativo ao gerenciamento da pluralidade nas empresas.
O psicólogo, ao identificar indícios de assédio organizacional, deve encaminhar o caso imediatamente às instâncias de apuração, sem antes colher evidências ou ouvir outras partes, para evitar incorrer em improbidade.
Julgue o próximo item, relativo ao gerenciamento da pluralidade nas empresas.
O psicólogo que identifica conflitos étnico-raciais em equipe de trabalho deve encaminhar os envolvidos para atendimento individual, evitando intervenções coletivas, para não ferir o princípio da neutralidade.
Julgue o item que se segue, referente a segurança psicológica e distúrbios relacionados ao trabalho.
Ao constatar, por meio de entrevistas individuais, riscos psicossociais em servidores, o psicólogo está autorizado a recomendar a imediata dissolução da equipe afetada.
Em relação a orientação, acompanhamento e readaptação profissionais, bem como a ergonomia e psicopatologia do trabalho, julgue o item a seguir.
A ergonomia da atividade reconhece que a adaptação do trabalho ao trabalhador deve considerar, como prioridade, os aspectos físicos, de forma que os cognitivos e emocionais, como tomada de decisão sob pressão e carga mental, sejam considerados apenas se o empregador julgar necessário.
( ) O modelo de Rhodes reconhece quatro características criativas que seriam responsáveis pela manifestação do comportamento criativo: fluência, flexibilidade, elaboração e originalidade.
( ) O modelo de Guilford propõe quatro aspectos que compõem a criatividade: pessoa criativa, processo, produto e ambiente.
( ) A criatividade perdeu visibilidade por conta da globalização, no início da década de 1990.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Historicamente a organização do trabalho é marcada pela busca de produtividade e economicidade, tendo o seu conceito evoluído desde os paradigmas dos princípios da administração científica até os novos paradigmas estabelecidos nos campos de conhecimento da ergologia, ergonomia e psicodinâmica do trabalho. A definição de organização do trabalho que se enquadra segundo o campo de conhecimento da psicodinâmica do trabalho é:
Compreendida como um conjunto de fatores psicológicos — conscientes ou inconscientes — que, agindo entre si, determinam a conduta de um indivíduo, a motivação é fator essencial para o comportamento humano. Ciente de que ela pode ser tanto intrínseca quanto extrínseca, julgue as afirmativas abaixo, identificando aquela(s) que melhor caracteriza(m) a motivação intrínseca:
I. Quando uma pessoa se engaja em uma atividade por prazer ou interesse próprio, sem necessidade de recompensas externas, sendo essencial para a autonomia e o desenvolvimento da criatividade.
II. Está sempre associada a recompensas materiais, como dinheiro ou prêmios, podendo ainda envolver fatores sociais, como reconhecimento, aprovação ou competitividade.
III. O comportamento motivado é mantido mesmo sem a presença de incentivos externos, pois decorre do prazer, interesse pessoal e senso de realização interna do indivíduo.
Assinale se:
I) Os estressares encontrados no trabalho podem resultar em interações sociais menos sensíveis e menos solidárias e mais negativas e conflituosas na família que podem afetar negativamente a resposta das crianças ao estresse.
II) Construir uma cultura de trabalho saudável exige atenção a três fatores: a pessoa, o ambiente e o comportamento.
III) O transbordamento de emoções negativas e o retraimento social são efeitos cruzados comportamentais entre as experiências de estresse no trabalho por um trabalhador e o bem-estar de outros membros da família.
IV) O retraimento social ocorre quando um ou mais pais ou cuidadores adultos que trabalham, retraem-se comportamental ou emocionalmente da vida familiar depois de um período muito estressante no trabalho.
V) O local de trabalho é um local ideal para promover a saúde e o mesmo se aplica aos programas de bem-estar em universidades e faculdades.
I. Pode embasar promoções, transferências e identificação de necessidades de treinamento.
II. A falta de parâmetros claros torna o processo subjetivo e propenso a favorecimentos.
III. Métodos 360° incluem visão de colegas, chefias e subordinados na avaliação de competências.
IV. Programas de avaliação devem ignorar comportamentos e focar somente indicadores de produção.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Acerca de gestão por competências e liderança, julgue o item seguinte.
Para que os resultados individuais sejam alcançados de maneira alinhada aos objetivos estratégicos da organização, é suficiente que o colaborador tenha conhecimento e domínio das competências requeridas.
Acerca de gestão por competências e liderança, julgue o item seguinte.
Nas organizações, os processos de gestão por competências devem englobar competências individuais, coletivas e organizacionais, com vistas ao alcance de resultados sustentáveis.
No que concerne aos desafios da gestão de pessoas, à gestão do desempenho e aos aspectos de clima organizacional, julgue o próximo item.
Em processos de gestão de desempenho, o foco da gestão de pessoas deve residir sobre a priorização dos objetivos organizacionais.
I – No absenteísmo, o trabalhador poderá apresentar atestado médico para ter o dia não trabalhado pago pelo empregador.
II – O presenteísmo prejudica a detecção e tratamento precoce dos agravos, favorece a cronicidade da condição de saúde do empregado, sendo associado a futuros problemas de saúde e ao absenteísmo por doença.
III – O turnover ou absenteísmo ocorre quando o trabalhador deixa de comparecer à empresa, conforme a frequência exigida.
IV – O presenteísmo caracteriza-se pela presença parcial do trabalhador, ou seja, ele está presente na empresa, mas não desempenha suas tarefas de forma satisfatória e completa.
É verdadeiro o que se afirma em:
[...] O estresse é um fator que pode colocar em risco a saúde física e psicológica dos indivíduos.
[...] Uma das formas de abordagem do estresse é a que enfatiza as respostas fisiológicas e reações do indivíduo aos estressores.
[...] O estresse laboral é influenciado pela percepção que o sujeito tem das demandas no ambiente de trabalho e sua capacidade para enfrentá-las.
[...] O movimento conhecido como Psicologia Positiva enfatiza os aspectos positivos da experiência humana, buscando compreender as qualidades que ajudam o indivíduo a desenvolver suas potencialidades, manter sua saúde física e psicológica e o bem-estar pessoal.
Uma dessas dimensões é pautada na diferenciação entre o homem e a máquina, em que se faz necessário compreender o indivíduo em sua plenitude, uma vez que isso interfere em seu trabalho, que dependerá de seus músculos, sentidos e cérebro. Qual é essa dimensão?