Questões de Psicologia - Psicopatologia do Trabalho para Concurso
Foram encontradas 321 questões
Em relação a esse tema, considere os objetivos a seguir.
I- Informar sobre a adoção de práticas e estilos de vida saudáveis.
II- Orientar sobre planejamento financeiro a médio e longo prazo.
III- Oportunizar a reflexão sobre aspectos positivos e negativos da aposentadoria.
É um(são) objetivo(s) importante(s) a ser(em) atendido(s) em um PPA:
Considerem-se os seguintes fatores:
I. modalidades de pagamento e contratação como a terceirização, a pejotização e o trabalho intermitente;
II. aplicação da ergonomia nas condições do ambiente de trabalho, como temperatura, ruído, iluminação, ventilação;
III. relações sociais no trabalho caracterizadas por baixa coesão grupal e deficiência nas formas de comunicação.
São fatores de risco psicossociais:
Lúcio trabalha na seção burocrática de uma organização cujo volume de trabalho é reconhecidamente excessivo e onde há alto nível de exigência com relação à produtividade, ao mesmo tempo em que não há a cultura do diálogo entre funcionários e administração. Lúcio executa tarefas que envolvem unicamente digitação, cálculo e conferência. Há algum tempo, ele apresentou dores nos membros superiores que foram diagnosticados como tendinite e, a seguir, foram diagnosticadas bursite e tenossinovite. Atualmente, queixa-se de dormência nos dedos e dores constantes nas articulações, que chegam a impedir seu trabalho, o que tem resultado em licenças médicas. O médico do trabalho concluiu que está alterado o sistema modulador da dor de Lúcio e que o paciente apresenta apatia, tristeza e desinteresse generalizado.
Considerando essa situação hipotética, verifica-se que Lúcio apresenta
Um funcionário público procurou assistência psicológica por indicação médica, com queixas de dores estomacais, insônia, inapetência e irritabilidade. Ao proceder a formulação do caso, o psicólogo fez a análise funcional das respostas indesejáveis e concluiu que essas respostas eram controladas pelo contexto de trabalho, em que o funcionário avaliava suas tarefas como excessivas em termos de quantidade e de complexidade; recebia críticas severas de seu superior por qualquer tipo de falha; e, com freqüência, era humilhado por ele na frente de terceiros.
Com relação a esse caso, assinale a opção incorreta.
Um funcionário, que vem apresentando baixa produtividade no trabalho foi encaminhado para o psicólogo da empresa. Este percebe que o funcionário apresenta sinais de depressão reativa, relacionada a certas dificuldades na vida familiar e profissional, destacando-se o sentimento de estar sendo muito cobrado no trabalho, sem o devido reconhecimento. O funcionário mostra que o trabalho representa ainda uma forma significativa de apoio num momento de crise pessoal, temendo, acima de tudo, ser demitido. Ao redigir o laudo, o psicólogo apresentou as seguintes possibilidades:
I- destacou os aspectos positivos observados no funcionário nos testes e na entrevista, de modo a justificar a viabilidade da sua permanência na atual função, enfatizando que um maior destaque ao seu desempenho poderia ajudá-lo a superar dificuldades pessoais e melhorar sua produtividade;
II- comunicou de modo confidencial ao superior do funcionário que este se encontrava em situação de estresse e precisava ser encaminhado para um atendimento psicológico;
III- recomendou o afastamento temporário do funcionário para tratamento de saúde.
Assinale a alternativa correta: