Questões de Concurso
Sobre psicossomática em psicologia
Foram encontradas 126 questões
(__)Heinroth introduziu o termo "psicossomática" em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, para descrever a influência das experiências de combate nos soldados.
(__)A noção de pensamento operatório, proposta por Pierre Marty e Michel de M'Uzan, descreve uma forma de atividade psíquica que parece desprovida de simbolizações, atividades oníricas, duplos sentidos, metáforas, atos falhos e fantasia.
(__)A interação mente-corpo, de acordo com a visão tradicional, era sempre considerada unidirecional, ocorrendo somente como psico-somática e nunca somato-psíquica.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Lívia, 14 anos de idade, teve uma perda ponderal considerável nos últimos meses. Estranhando o comportamento da filha, a genitora decidiu levá-la para receber atenção profissional na rede pública de saúde, em seu território. Chegando lá, a equipe multidisciplinar, composta por médico e psicólogo, iniciou a entrevista com mãe e filha presentes. A mãe relatou o seguinte:
“Nos últimos 4 meses, Lívia tem comido bem menos. Como trabalho muito e a crio sozinha, não sei muito bem como começou. Passei a estranhar quando ela começou a não comer a marmita que sempre deixo pronta para ela e passou a não pedir para eu fazer as comidinhas e sobremesas que pedia aos finais de semana. Ficou mais quieta e mais fraca. Até achei que tinha relação com o período menstrual, pois ela tem um fluxo intenso e fica mais na dela quando está naqueles dias. Quando perguntei, ela me contou não tinha nada a ver com isso e que a menstruação não vinha havia mais de dois meses. Passamos logo no postinho e ela fez um teste de gravidez. Fez três vezes pra termos certeza. Mas não era menino não.” [sic].
E continuou:
“Passou a ficar irritadiça quando eu perguntava sobre sua alimentação ou oferecia as coisas que antes ela gostava de comer. Ficou mais calada, quieta e passou a ficar mais tempo no quarto. Com muito jeito, depois de alguns dias, ela conseguiu se abrir comigo. Comentou que nunca gostou de seu corpo, que sempre se achou gorda demais, que o nariz é ‘grande e de batata’, que tem vontade de morrer só de pensar em engordar. Revelou para mim que tem contado as calorias de tudo o que come e que a cabeça falta explodir, porque os pensamentos não param. Meu coração quase não aguentou, doutor. Mas o que quase acabou comigo foi encontrar umas marcas no braço dela. Depois de muito esforço meu, ela confessou que tem tido pensamentos muito ruins e tem perdido a vontade de tudo, inclusive de viver. Minhas pernas falharam na hora. Pensei que fosse ter um ataque. Nunca tinha visto minha filha assim. Estou disposta a largar tudo para cuidar dela e ela sabe disso. Falava que não precisava de tratamento nenhum e que a única coisa da qual gostaria de se livrar é do medo de engordar. Mas, depois que fizemos os exames na unidade básica de saúde, o médico disse que precisaríamos buscar ajuda psicológica também, pois o quadro dela não melhoraria se não cuidássemos da sua saúde mental. Aí ela amoleceu e aceitou vir hoje.” [sic].
Sobre Fenômenos Psicossomáticos, é CORRETO afirmar:
Considerando o campo da psicossomática, NÃO é correto afirmar que:
Analise as informações a seguir:
I. O Psicodrama é um método de ação profunda e transformadora, que trabalha tanto as relações interpessoais como as ideologias particulares e coletivas que as sustentam.
II. A Análise Bioenergética (AB) é uma abordagem de Psicologia Somática voltada para a psicoterapia corporal e outras práticas de promoção e tratamento à saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A psicossomática categoriza fenômenos psicossomáticos ou somatopsíquicos, apontando para a gênese do transtorno ora no corpo, ora na psique e estabelece as relações de causa e efeito entre as duas instâncias, ditas como dicotômicas.
II. Essa relação de causa e efeito, na prática, requer a atuação de dois profissionais: o médico, cabendo o tratamento do somático e o psicólogo, respondendo pelo tratamento dos efeitos psicológicos decorrentes da doença, como a depressão, a ansiedade, o medo dos tratamentos, o medo da morte.
III. A compreensão das enfermidades passa a ser tomada em uma dualidade soma e psique.
Assinale
( ) A psicossomatização tem muita relação com o registro que o corpo vai fazendo indiscriminadamente.
( ) As doenças psicossomáticas nunca se utilizam dos mecanismos de defesa do ego para se transformarem em válvulas de escape da ansiedade.
( ) Mecanismos de defesa do eu são recursos psicológicos usados pela mente contra a ameaça de angústia ou de tensão incontroláveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. As doenças psicossomáticas são causadas por problemas emocionais do indivíduo e representam a ligação direta entre a saúde emocional e a física. Ou seja, quando o sofrimento psicológico, de alguma forma, acaba causando ou agravando uma doença física.
II. Esse processo não é consciente e a confirmação do diagnóstico não costuma ser simples, principalmente por se tratar de um diagnóstico de exclusão. Ou seja, todas as outras possíveis causas devem ser investigadas e excluídas antes.
III. Também chamado de transtorno de somatização, nesse processo a pessoa costuma apresentar múltiplas queixas físicas, em diferentes locais do corpo e que não são explicadas por nenhuma doença ou alteração orgânica. Geralmente os sintomas intensificam quando a pessoa se encontra em situações de estresse e/ou pressão emocional.
Assinale
A organização do tempo em fases de trabalho e em fases de descanso respeita as necessidades da economia __________, protege o corpo contra uma sobrecarga comportamental, que poderia ser prejudicial, e possibilita ao sujeito canalizar suas __________ durante o trabalho.