Questões de Concurso
Sobre redução de danos em psicologia
Foram encontradas 108 questões
A estratégia de Redução de Danos em relação ao uso de substâncias psicoativas tem como foco principal:
1.(_)A redução de danos inclui a criação de grupos terapêuticos e oficinas para usuários de substâncias lícitas e ilícitas.
2.(_)A política de redução de danos no Brasil é amplamente aceita e implementada em todas as regiões.
3.(_)A redução de danos envolve a participação ativa dos familiares dos dependentes químicos nos grupos de apoio.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Yamamura (1991) nos afirma que quando um órgão/víscera, ou ainda uma parte do corpo humano apresenta uma afecção, é possível visualizar uma reação no pavilhão auricular no nível da região correspondente específica a essa afecção. Podemos concluir que
As práticas dominantes de assistência ao uso prejudicial de álcool e drogas têm-se caracterizado historicamente por
O redutor de danos, por estar constantemente muito próximo aos usuários em situação de agrupamento, pode ser de grande valia como intermediário e promotor da superação de conflitos. Para tanto, deve desenvolver a capacidade de negociação e, consequentemente, boa comunicação, que é um dos principais elementos para a solução de conflitos e obtenção de um bom acordo. São elementos para uma boa comunicação:
I - Defender seus pontos de vista e proteger-se das ideias contrárias dos oponentes;
II - Ouvir com interesse e atenção;
III - Estimular opiniões polêmicas e conflitantes e construir acordos através de votação e consenso;
IV - Simplificar situações complexas, ignorando o conjunto de elementos que as formam.
Escolha a opção CORRETA:
Avalie como POSITIVO (P) ou NEGATIVO (N) o resultado ou a intervenção de conflitos no campo de trabalho da saúde para a resolutividade no serviço.
I - Abertura ao diálogo e ao entendimento das necessidades de todos os envolvidos.
II - Negociação entre os envolvidos para que o mediador/lider tome decisões e opte por medidas que beneficie o serviço e/ou seus usuários, justificando e fundamentando sua decisão.
III - Entendendo o conflito como uma conseqüência das complexidades humanas, o mediador impõe uma decisão, conforme seus valores e/ou o rigor das normas administrativas ou legais, sem flexibilidade ou abertura para discussões, o que garantirá a ordem.
IV - Construção conjunta de respostas envolvendo usuários, cuidadores leigos – quando houver e os agentes da saúde estudando as oportunidades e recursos do meio.
Escolha a opção CORRETA de acordo com os paradigmas atuais para a gestão de conflitos:
É estratégia de redução de danos, segundo o Manual de Redução de Danos – Ministério da Saúde (2001):
Em 2003, a política do Ministério da Saúde de “Atenção Integral ao Usuário de Álcool e outras Drogas” adotou a Redução de Danos como uma estratégia de saúde pública, incentivando o desenvolvimento de práticas de cuidado articuladas com os dispositivos substitutivos da Reforma Psiquiátrica e a defesa dos direitos humanos das pessoas que fazem uso de drogas.
Em relação ao paradigma de Redução de Danos podemos afirmar, EXCETO:
Em geral, uma cirurgia implica grande impacto sobre o bem-estar físico, social e emocional do paciente, com aumento dos níveis de ansiedade e stress e pelo distanciamento, mesmo que temporário, da rede de apoio social e familiar. Sobre o atendimento psicológico em clínica cirúrgica, é correto afirmar que, EXCETO:
Para os profissionais da saúde, um dos grandes desafios que se apresenta atualmente é a questão das drogas. Como objetivo de intervenção da saúde pública no campo das substâncias psicoativas está a prevenção das conseqüências adversas do consumo dessas substâncias. Ou seja, minimizar prejuízos que os dependentes químicos possam causar a si e a outros. A essa política denominamos de:
Os programas de redução de danos visam acessar e vincular usuários de drogas a serviços de saúde que promovam a diminuição da vulnerabilidade pela reinserção social pelos princípios:
I - Da busca ativa em locais onde o usuário vive e faz uso de drogas;
II - o vínculo ético e afetivo na relação entre usuário e agente redutor de danos, adquirido pela confiança; a abordagem sigilosa, não estigmatizante ou excludente;
III - a intervenção que instigue o desenvolvimento da autonomia do sujeito; e ações de educação em saúde que oportunizem novos modos possíveis de relação com as drogas.
Está correto o que se afirma em:
Na estratégia de Redução de Danos para o tratamento do uso de álcool e outras drogas, a abstinência é uma direção clínica:
Com relação à redução de danos, assinale a afirmativa correta.
No que diz respeito ao transtorno por abuso de substâncias, a seu tratamento, características e intervenções, julgue o item que se segue.
É exemplo de estratégia de redução de danos a troca de
seringas para usuários de drogas intravenosas.
“Ao longo da história, o tratamento de pessoas que usam substâncias psicoativas passou por inúmeras transformações no que tange a aspectos culturais, sociais, políticos e de estratégias de cuidado. Através da Rede Psicossocial pública, objetiva-se a promoção deste cuidado em saúde com um trabalho articulado, capaz de considerar a integralidade do sujeito, o resgate da singularidade, seu protagonismo e potencialidade, além de um trabalho voltado para a prevenção ao consumo das substâncias, redução de danos, reabilitação e _______________________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 07.
Se trabalhar no âmbito da [Atenção Primária] AP já representa um grande desafio para o psicólogo, quando o assunto é o consumo de substâncias psicoativas esse desafio se intensifica. Em pesquisa sobre como a AP responde às demandas relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas, Lima (2014) aponta que os profissionais entrevistados — incluindo o psicólogo da equipe do [Núcleos de Apoio à Saúde da Família] NASF — relatam que a única ação a ser feita é o encaminhamento a um serviço especializado. Para justificar os constantes encaminhamentos, os profissionais dizem não saber o que fazer com usuários de álcool e drogas.
Fonte: LIMA, Ana Izabel Oliveira; DIMENSTEIN, Magda; MACEDO, João Paulo. Consumo de álcool e drogas e o trabalho do psicólogo no núcleo de apoio à saúde da família. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 9, n. 2, p. 188-197, jul.- dez. 2015.
O trecho trata do trabalho dos psicólogos dos NASF, diante da questão do consumo de substâncias psicoativas. Considerando-o, analise as asserções que se seguem.
I. O enfrentamento ao consumo de substâncias psicoativas realizado pelo serviço de psicologia em um NASF pode-se dar através do matriciamento e/ou da abordagem de redução de danos.
PORQUE
II. A concepção que um psicólogo tem a respeito de como as famílias de pessoas dependentes químicas devemse comportar é de caráter prescritivo, formato que deve embasar o seu trabalho em quaisquer abordagens na AP.
Considerando-se a relação acima, assinale a alternativa CORRETA.
Em relação às Diretrizes da Política Nacional sobre Drogas, contidas na Nota Técnica no 11/2019, assinale a alternativa correta.