Questões de Concurso Sobre representações sociais, atitudes, comportamento, estereótipos e preconceitos em psicologia

Foram encontradas 260 questões

Q3267328 Psicologia
Sofrer qualquer tipo de discriminação ou preconceito no ambiente de trabalho pode se tornar fonte de grande desconforto emocional para o trabalhador e está na origem de uma série de doenças relacionadas ao trabalho.
Assinale a opção que exemplifica uma situação de capacitismo.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psicologia |
Q3254319 Psicologia
Frantz Fanon é um nome central nos estudos culturais, pós-coloniais e africano-americanos, conhecido por sua vigorosa crítica ao racismo. A obra do psiquiatra e filósofo político martinicano é de grande importância por desvelar os efeitos traumáticos da dominação colonial na subjetividade, inscrevendo-se como referência fundamental para o estudo do psiquismo e das determinações sociais.
De acordo com a sua teoria, 
Alternativas
Q3238279 Psicologia
Em uma cidade brasileira caracterizada por uma história de desigualdade social e racial, um grupo de ativistas se organiza para promover a inclusão de jovens de comunidades periféricas ao mercado de trabalho. Durante uma reunião com representantes do setor privado, um dos líderes do grupo propõe a criação de uma frente única que agrupe todas as etnias e classes sociais em um esforço conjunto. Contudo, ao sugerir a inclusão de todos os grupos, esse líder não leva em consideração a dinâmica histórica de exclusão e a relação complexa entre as diferentes comunidades.
Sob a perspectiva da psicologia social brasileira, a atitude do líder ilustra
Alternativas
Q3224361 Psicologia
Quando as pessoas enfrentam uma perda significativa, seja a morte de um ente querido, o término de um relacionamento ou mudanças drásticas na vida, é natural que passem por sentimentos que fazem parte do período de luto. Sobre algumas etapas do luto, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Negação.
( ) Aceitação.
( ) Exibição.
( ) Apelação.
Alternativas
Q3224352 Psicologia
As necessidades das pessoas frequentemente dependem de interações com outros indivíduos, uma característica comum em comportamentos sociais. O comportamento de uma pessoa pode ser tanto antecedente quanto consequente ao comportamento de outra. As habilidades sociais são consideradas comportamentos sociais, resultando dos processos de variação e seleção: filogenético, ontogenético e cultural. Em relação a isso, relacionar as colunas e marcar a sequência correspondente.

(1) Seleção filogenética.
(2) Seleção ontogenética.
(3) Seleção cultural.

( ) Desenvolve características anatômicas, fisiológicas e comportamentais que favorecem a aquisição e o aprimoramento de comportamentos sociais, incluindo as habilidades sociais, essenciais para a sobrevivência da espécie.
( ) Estabelece padrões de comportamentos sociais valorizados, tolerados ou reprovados, que são transmitidos e mantidos ao longo do tempo. Devido à sua diversidade, comportamentos aceitos em alguns subgrupos podem ser desaprovados em outros e viceversa.
( ) Engloba as habilidades sociais adquiridas ao longo da vida. Esta aprendizagem ocorre principalmente através das condições naturais presentes na família, escola, trabalho, lazer etc., por meio de três processos principais interdependentes: modelagem, instrução e consequenciação. 
Alternativas
Q3208533 Psicologia
Conforme Antoniazzi, Dell'Aglio e Bandeira (1998) e considerando os principais conceitos que envolvem o coping, analise as afirmações abaixo:

1. É um processo ou uma interação que se dá entre o indivíduo e o ambiente.
2. Sua função é controle e domínio da situação estressora.
3. Os processos de coping pressupõem a noção de avaliação, ou seja, como o fenômeno é percebido, interpretado e cognitivamente representado na mente do indivíduo.
4. O processo de coping constitui-se em uma mobilização de esforços cognitivos e comportamentais para administrar (reduzir, minimizar ou tolerar) as demandas internas ou externas que surgem da sua interação com o ambiente.
5. Em uma perspectiva cognitivista, as estratégias de coping podem ser classificadas em duas categorias funcionais: coping focalizado na razão e coping focalizado na emoção.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q3205663 Psicologia
O combate ao racismo, sexismo, homofobia e outras formas de discriminação é um aspecto essencial na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Considerando o papel da Psicologia neste contexto, qual das alternativas abaixo descreve corretamente um aspecto fundamental do trabalho psicossocial voltado para o combate à discriminação e promoção da inclusão?
Alternativas
Q3179490 Psicologia
A Psicologia, enquanto ciência e prática profissional, deve considerar as questões de gênero, raça, classe e inclusão social para compreender a diversidade humana e promover um atendimento mais equitativo e eficaz. As questões sociais são fatores determinantes no bem-estar psicológico dos indivíduos e das comunidades.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as questões de gênero, raça, classe e inclusão social na Psicologia.
Alternativas
Q3177411 Psicologia
O campo dos estudos da deficiência e das intervenções voltadas para pessoas com deficiência é classificado por como um campo interdisciplinar que inclui a Psicologia. Com base na temática e aportes atuais como os de Gesser et al. (2019), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Por conta de seu caráter multifatorial incluir aspectos biológicos, é o modelo biomédico que deve orientar as práticas e intervenções para pessoas com deficiência.
( ) O modelo social da deficiência passou a entendê-la como decorrente da interação das lesões e dos impedimentos corporais com as barreiras que obstaculizam a participação das pessoas com deficiência na sociedade.
( ) As políticas públicas para pessoas com deficiência devem focar-se na reabilitação dos corpos com base em nos ideais de corponormatividade.
( ) O capacitismo é materializado por meio de atitudes preconceituosas e geradoras de discriminação que hierarquizam pessoas devido à adequação de seus corpos a padrões de beleza e capacidade funcional.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3177410 Psicologia
Com base nas referências técnicas para atuação da(os) profissionais de Psicologia nas políticas públicas voltadas para a população LGBTQIA+, analise as assertivas abaixo:

I. A Psicologia pode contribuir com a defesa da separação entre convicções religiosas pessoais e a ética profissional de psicólogas, psicólogos e psicólogues, além de contribuir com conhecimentos científicos em apoio à diversidade sexual e à não discriminação.
II. A orientação sexual, a identidade de gênero e a intersexualidade pressupõem determinantes sociais que se constituem como fatores de vulnerabilidade, decorrentes das desvantagens que representam à nível individual para as pessoas LGBTQIA+, independentemente do contexto.

III. O acúmulo teórico no campo da Psicologia em relação à despatologização das homossexualidades masculinas, lesbianidades, bissexualidades e identidades trans, possibilitou um alargamento da compreensão das experiências de gênero e, logo, práticas mais alinhadas à defesa dos Direitos Humanos.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3177409 Psicologia
Considerando estudos recentes tal como de David e Vicentin (2023) sobre a necessidade e a possibilidade do desenvolvimento de práticas antirracistas na rede de atenção psicossocial, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3166751 Psicologia

Julgue o item seguinte, a respeito do comportamento das partes e das testemunhas bem como do papel da psicologia jurídica na obtenção da verdade judicial.


Concepções individuais, coletivas e culturais podem influenciar a memória, logo o preconceito racial pode impactar a identificação de suspeitos, por exemplo.

Alternativas
Q3166746 Psicologia

Em relação aos assédios moral e sexual, julgue o item que se segue.


O racismo e os preconceitos racial e de gênero podem ser expressões do assédio moral em um grupo.

Alternativas
Ano: 2025 Banca: VUNESP Órgão: TJ-RJ Prova: VUNESP - 2025 - TJ-RJ - Juiz Substituto |
Q3153544 Psicologia
Um casal, após um processo de divórcio, solicita ao juiz que conceda a guarda alternada dos dois filhos. Do ponto de vista psicológico, a guarda alternada
Alternativas
Q3273167 Psicologia
Sobre a posição das/os profissionais da Psicologia com relação às experiências trans (transexualidades e as travestilidades) é correto afirmar: 
Alternativas
Q3270011 Psicologia
A Psicologia Social estuda como o comportamento humano é influenciado pelas interações e pelo contexto social. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A percepção social envolve a maneira como interpretamos o comportamento dos outros, incluindo processos de atribuição e estereótipos.
(__)A dinâmica de grupo explora como indivíduos agem dentro de grupos e como interações grupais podem influenciar decisões e comportamentos.
(__)A teoria da identidade social afirma que a associação com grupos sociais tem pouca influência na autoimagem e nas interações com outros grupos.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: 
Alternativas
Q3270009 Psicologia
A Psicologia das Relações de Gênero e Sexualidade Humana é uma área de estudo que explora as complexidades das identidades de gênero e das expressões da sexualidade, buscando entender como esses aspectos influenciam o comportamento, as relações interpessoais e o bem-estar emocional das pessoas. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A identidade de gênero refere-se ao sexo biológico atribuído ao nascimento, que pode ou não estar alinhado ao entendimento pessoal de cada indivíduo sobre seu próprio gênero.
(__)Essa área de estudo abrange a interação entre fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais que moldam as experiências individuais e coletivas em relação ao gênero e à sexualidade.
(__)A psicologia das relações de gênero analisa como os papéis de gênero são socialmente construídos e como influenciam as oportunidades, as escolhas e a identidade das pessoas.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: 
Alternativas
Q3231676 Psicologia
É fundamental destacar o surgimento, no fim século passado, de importante marco conceitual no âmbito das pesquisas sobre a necessidade de diferenciar o sexo biológico de sua tradução social em papéis sociais, expectativas de comportamentos e as relações de poder entre homens e mulheres na sociedade. Trata-se
Alternativas
Q3231672 Psicologia
O documento de Referências Técnicas para atuação do psicólogo sobre Relações Raciais (2017) aponta que a manutenção da percepção da cultura negra, como folclore, pode ser caracterizada como
Alternativas
Q3231663 Psicologia
Para Moscovici, autor reconhecido pelo seu trabalho sobre as representações sociais, a função das representações sociais é dar sentido ao desconhecido, transformando o não familiar em algo familiar. Para tanto, apoia-se nos processos de
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: E
4: A
5: C
6: D
7: D
8: E
9: D
10: B
11: C
12: C
13: C
14: A
15: B
16: D
17: A
18: B
19: A
20: B