Questões de Psicologia - Representações Sociais, Atitudes, Comportamento, Estereótipos e Preconceitos para Concurso
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Considere o caso hipotético:
Mulher negra, 35 anos, vive em uma comunidade de baixa renda em uma grande cidade brasileira. Ela trabalha como empregada doméstica e é mãe solo de dois filhos pequenos. Além disso, enfrenta discriminação racial, desafios socioeconômicos e pressões relacionadas à maternidade.
A interseccionalidade é um conceito que tem se tornado cada vez mais frequente no contexto da psicologia social no Brasil. Com base no caso e nessa interseção de saberes, assinale a afirmativa correta quanto ao entendimento da situação da referida mulher à luz da interseccionalidade.
( ) A prática de racismo institucional, mesmo evidentemente problemática, ainda não pode ser considerada a principal responsável pelas violações de direitos dos grupos raciais subalternizados.
( ) A prática de racismo institucional, efetivada em estruturas públicas e privadas do país, é marcada pelo tratamento diferenciado e desigual, indicando, pois, a falha do Estado em prover assistência igualitária aos diferentes grupos sociais.
( ) O racismo institucional refere-se às prioridades e escolhas de gestão que privilegiam ou negligenciam determinados aspectos, infligindo condições desfavoráveis de vida à população negra e indígena e/ou corroborando o imaginário social acerca de inferioridade dessa população.
( ) O enfrentamento ao racismo pelo psicólogo deve ser no atendimento individual, familiar, grupal, comunitário, de acompanhamento terapêutico, institucional, como supervisor clínico ou quando trabalha no setor de recursos humanos ou na gestão e formulação de políticas públicas ou privadas.
A sequência está correta em
Trata-se do conceito de:
Para a psicologia social, a subjetividade acontece a partir das relações sociais, o que torna o homem um ser que existe no espaço social. Com relação ao conceito de interação podemos então afirmar que estão corretas:
I. ação entre duas pessoas que partilham um significado.
II. encontros, conversas, comportamentos e ações que acontecem entre as pessoas durante um longo tempo e que envolvem intimidade e compromisso.
III. processo de trocas sociais que tem como características conteúdo, qualidade e padrões.
IV. comportamento dirigido a uma pessoa que dá origem, a outro comportamento diferente como resposta da outra pessoa.
O estudo e a pesquisa da psicologia, tem contribuído bastante para mostrar os inúmeros fatores que interferem no pensar e no viver criativamente. Com relação ao pensamento criativo estão corretas:
I. A fluência do pensamento é capacidade de ter muitas ideias.
II. Quando uma pessoa tem ideias muito diferentes isso não influi em sua criatividade.
III. A ansiedade e o medo do desconhecido levam a exploração de novas possibilidades e no pensamento criativo.
IV. Criar significa pensar sobre o mundo de forma diferente.
V. Para o desenvolvimento da criatividade mais importante não é o desenvolvimento de certas características de personalidade, e sim exercícios que treinem o pensamento criativo.
Sobre a família, é incorreto afirmar que:
No cotidiano com as populações de baixa renda, é comum que o psicólogo se dê conta de que a concepção de homem que norteia grande parte das teorias dominantes na Psicologia cai por terra diante da subjetividade brasileira. No lugar de identidades fixas a serem diagnosticadas a partir de modelos pré-determinados, ele encontra uma processualidade que escapa a qualquer tentativa de enquadramento. Considerando as experiências frustrantes das práticas tradicionais junto a estas populações constituem-se demandas urgentes para o psicólogo:
1. Compreender que necessita não apenas conhecer as necessidades dessas populações, mas, construir ou criar práticas que brotem de um verdadeiro encontro com as mesmas.
2. Produzir um conhecimento que resulte das trocas entre as singularidades ali presentes e se ancore num envolvimento com aquele cotidiano, com aquelas pessoas e suas problemáticas específicas.
3. Cuidar para que a utilização da medida em psicologia - os testes psicológicos – não se transforme em capa protetora perante a emergência da diferença, na medida em que a classifica como desvio ou anormalidade.
4. Aprisionamento a um modelo teórico, justificando seu fracasso como sendo resultado de impossibilidades da própria população, vista como desvalida e sem condições emocionais e/ou intelectuais para enfrentar os problemas.
Estão corretas apenas:
A psicologia sociohistórica, uma das abordagens que fundamentam as intervenções psicossociais, caracteriza-se por:
1. Maior clareza acerca da determinação social do psiquismo.
2. Compreensão de que o homem é um ser em movimento e, portanto, é capaz de mudar a si e as suas circunstâncias.
3. Crença de que cabe ao psicólogo social trabalhar com pequenos grupos, ajustando o indivíduo à realidade.
4. Compreensão de que agindo sobre a natureza através de seu trabalho o homem desenvolve sua consciência o que o torna produto e produtor da realidade. Estão corretas apenas:
Cada momento histórico, cada contexto social produz modos específicos de subjetivação como estratégias de controle social e de manutenção do status quo, vez que a modelização das subjetividades não se restringe às representações sociais, mas, diz respeito aos comportamentos, sensibilidades, percepção, memória, relações sociais, etc. Nesse sentido, cabe ao profissional que lida com o humano:
1. Analisar e compreender o sujeito, bem como os comportamentos e problemas a ele relacionados, a partir de uma perspectiva que leve em conta o contexto socioeconômico, político e cultural.
2. Estar permanentemente atento para dissociar o objetivo do subjetivo, priorizando a análise das características de personalidade dos indivíduos.
3. Atentar para os aspectos micropolíticos de sua prática profissional, agenciando dispositivos que favoreçam a produção de novos modos de relação, novos comportamentos e práticas sociais.
4. Trabalhar pela heterogeneidade dos grupos sociais, respeitando seus ritmos próprios, suas sensibilidades.
Estão corretas apenas:
Em nossa sociedade muitas pessoas acreditam que os pobres são pobres porque não se esforçam, são preguiçosos e não têm aspirações. Essa crença nos ajuda a compreender que:
1. Cada indivíduo desenvolve suas próprias idéias e pontos de vista independentemente das influências ideológicas que possa sofrer.
2. Os grupos sociais constroem representações sobre a realidade de modo a conferir-lhe uma lógica, tornando-a subjetivamente compreensível para os indivíduos.
3. As representações, socialmente construídas, podem, também, ideologicamente inventar outra origem histórica para os fatos e situações sociais.
4. Ao conferirem uma lógica para a realidade, essas representações ajudam a manter a ordem estabelecida.
Estão corretas apenas:
Pesquisas recentes, que tratam das relações de gênero entre adolescentes de baixa renda, demonstram ser comum entre jovens do sexo masculino a reprodução de crenças e atitudes semelhantes àquelas desenvolvidas por seus pais. Isto nos ajuda a compreender que:
1. O processo de reificação, cristalização da realidade abre caminho para o novo e favorece a mudança social.
2. Padrões de comportamento, uma vez institucionalizados e legitimados, tendem à inércia e à repetição.
3. As pessoas fazem e aceitam certas coisas não porque dão resultado, mas, porque são certas em termos das definições socialmente legitimadas.
4. Ao cristalizarem a ordem institucional os indivíduos passam a se perceber como sujeitos históricos, responsáveis pela construção e transformação da realidade.
Estão corretas apenas:
Pesquisas antropológicas oferecem aos psicólogos muitos elementos para refletir acerca da relação entre subjetividade e cultura. Em uma dessas pesquisas observou-se que entre os Nivacle, índios do Paraguai, o homem é escolhido pela mulher; ela o leva para a cama e eles dormem juntos durante semanas, conversam bastante, até que ela diga que está na hora de consumar o casamento. Já entre os Mundugamor, poucas palavras são trocadas entre o casal antes de se entregarem à primeira relação sexual. Isto nos ajuda a perceber que:
1. As práticas observadas numa sociedade resultam de uma tradição elaborada e transmitida a sucessivas gerações.
2. As práticas sexuais são culturalmente controladas e institucionalizadas ao longo da história particular de cada grupamento humano.
3. A sexualidade faz parte da natureza humana e, por isso, sua expressão é determinada biologicamente.
4. Dada a sua plasticidade, o homem é capaz de encontrar diferentes formas de responder às mesmas necessidades.
Estão corretas apenas:
Em relação à influência do grupo sobre o comportamento individual, aspectos tais como ilusão de invulnerabilidade e unanimidade, racionalização grupal, visão estereotipada do oponente, pressão pelo conformismo e a autocensura são alguns indicativos de que há
Facilitação social, desindividualização e vadiagem social são alguns fenômenos que sinalizam a influência do grupo sobre o comportamento individual. A vadiagem social corresponde a