Questões de Concurso
Sobre saúde coletiva em psicologia
Foram encontradas 176 questões
A partir do estudo de instituições assistenciais que acolhem crianças e adolescentes consideradas em “situação pessoal e social de risco”, Benelli (2016), em seu artigo sobre o atendimento socioassistencial de crianças e adolescentes, apresenta algumas reflexões sobre a subjetividade desse sujeito no contexto das instituições.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. A subjetividade (modos de ser, sentir, pensar e agir constitutivos do sujeito em determinado momento histórico) é tecida em um contexto institucional pela rede de micropoderes que sustentam o fazer cotidiano.
II. As relações pedagógicas, terapêuticas e educativas entre educadores sociais e a clientela – jovens adolescentes – estão em permanente constituição e ordenação, portanto não são estáticas entre polos constituídos.
III. O uso de tecnologias de ponta, dentro do contexto das instituições, contribui para a sofisticação de técnicas de vigilância, punição e controle social e tendem a modelar o comportamento, impactando a subjetividade dos adolescentes.
IV. A psicologia deve trabalhar nos campos sociais e institucionais de forma ética, com foco no sujeito e sua subjetividade, em uma perspectiva teórica multidisciplinar e transdisciplinar no tocante à questão social.
Estão corretas as afirmativas
(__)A prática da Psicologia na saúde deve ser restrita a uma abordagem terapêutica, sem a necessidade de integrar conhecimentos de outras áreas, como Sociologia e Antropologia.
(__)O trabalho multidisciplinar entre profissionais de saúde é suficiente para resolver problemas complexos, sem a necessidade de uma articulação teórica e política.
(__)A Psicologia, como uma ciência da conduta, deve reformular suas práticas tradicionais para se integrar efetivamente em um trabalho interdisciplinar, promovendo a saúde coletiva e evitando a simplificação do processo saúde-doença.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
I.As doenças psicossomáticas estão relacionadas a fatores psicológicos e emocionais que se manifestam como sintomas físicos, muitas vezes resultantes de estresses e pressões da sociedade contemporânea.
II.O tratamento adequado das doenças psicossomáticas pode proporcionar ao indivíduo uma melhor compreensão de suas fontes de sofrimento e facilitar o desenvolvimento de caminhos mais saudáveis para sua vida.
III.As doenças psicossomáticas não têm relação com fatores emocionais ou psicológicos e são exclusivamente causadas por doenças físicas.
Assinale a alternativa correta:
Nessa direção, a dimensão ético-política da atuação do psicólogo junto à PSR é
(Recomendações de práticas não medicalizantes para profissionais e serviços de educação e saúde. P. 18-19.)
A respeito das representações e práticas dos profissionais de saúde sobre queixas escolares, assinale a afirmativa correta.
Ela propõe para a atenção aos usuários com transtornos mentais
Na modalidade de atendimento conhecida por intervenção em crise, são utilizadas técnicas para a abordagem das pessoas atingidas.
Assinale a opção que indica uma dessas técnicas.
1. Modelo hospitalocêntrico. 2. Modelo Psicossocial.
( ) Foco no tratamento medicamentoso ( ) Tem como objetivo a ressocialização do paciente ( ) Valoriza o trabalho em equipe multiprofissional ( ) Prima pela internação manicomial
A sequência da correta correlação:
A Portaria nº 336/2002 do Ministério da Saúde é um documento importante que trata sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, além de redirecionar o modelo assistencial em saúde mental. Os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS - são subdivididos em modalidades de atendimentos terapêuticos e social, e cada um tem atendimentos direcionados. Diante do exposto, qual conceito de Centros de Atenção Psicossocial - CAPS está CORRETO?
Os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) não constituem as bases para o funcionamento e organização do sistema de saúde em nosso país, negando direitos conquistados historicamente pelo povo brasileiro e o formato democrático, humanista e federalista que deveria caracterizar sua materialização. Nesse sentido, os princípios e diretrizes do SUS não precisam ser compreendidos a partir de uma perspectiva histórica e epistemológica, não constituindo um produto resultante de um processo político e que expressa concepções sobre saúde e doença, direitos sociais, gestão, as relações entre as esferas de governo do país, entre outros.
A Lei 8.080/90 define que o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público constitui o Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa privada não pode participar do SUS em caráter complementar.
Diante desse cenário, considere as ações a seguir:
I. venda, nas cantinas escolares, de alimentos in natura e mimimamente processados, incentivando o consumo de refeições saudáveis;
II. estímulo a uma vida mais ativa fisicamente por meio da instalação de ambientes urbanos para a prática de atividades físicas e de lazer;
III. realização de grupos de ajuda mútua no modelo dos Vigilantes do Peso ou dos Comedores Compulsivos Anônimos, utilizando o sistema de recompensa dos comportamentos de controle alimentar;
IV. facilitação da realização, no sistema público de saúde, de cirurgias bariátricas e de distribuição de medicação anorexígena na atenção primária.
Dentre as ações elencadas, são estratégias para a prevenção primária da obesidade: