Nos dias atuais, tem sido frequente a emergência ou o encami...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3056451 Psicologia
Nos dias atuais, tem sido frequente a emergência ou o encaminhamento aos serviços de saúde de queixas relativas às dificuldades vivenciadas durante o processo de escolarização ou às diferentes formas de ser e aprender de crianças e adolescentes. Em geral, a questão aparece como um problema individual, que causa sofrimento ao estudante e também à sua família. Raras vezes são discutidos fatores como o contexto de instauração dessas dificuldades ou a história de aprendizagem da pessoa; em lugar disso, crianças, adolescentes, pais e escolas depositam nos serviços de saúde a esperança de resolução da situação.

(Recomendações de práticas não medicalizantes para profissionais e serviços de educação e saúde. P. 18-19.)

A respeito das representações e práticas dos profissionais de saúde sobre queixas escolares, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C

O tema central da questão aborda as representações e práticas dos profissionais de saúde em relação às queixas escolares. A questão explora como frequentemente as dificuldades de aprendizagem são tratadas como problemas individuais, sem considerar o contexto mais amplo, como o histórico de aprendizagem e o ambiente escolar, e como isso influencia nas práticas dos profissionais. Para resolver essa questão, é necessário compreender conceitos de psicologia da educação, especialmente no que diz respeito à abordagem não medicalizante e ao papel da formação profissional.

Vamos analisar a alternativa correta (C) e as razões pelas quais as demais alternativas estão incorretas:

Alternativa C: "A superação desse fenômeno deve partir do incremento da formação pela consideração de conteúdos que favoreçam a ampliação do olhar, bem como uma interação mais dialógica com o usuário."

Aqui a resposta está correta porque propõe uma solução que envolve a melhoria da formação dos profissionais de saúde. É sugerido que a formação inclua conteúdos que permitam uma visão mais ampla das queixas escolares, considerando fatores contextuais e históricos, e promovendo uma interação mais dialogada com o estudante. Isso está alinhado com práticas não medicalizantes, que buscam compreender o aluno em seu contexto integral.

Alternativa A: "A formação dos profissionais precisa ser desprovida de análises e representações dos profissionais de saúde sobre o tema e sobre o seu trabalho."

Esta alternativa está incorreta porque sugere que a formação deve ser desprovida de análises, o que é contrário ao necessário. Uma formação eficaz requer justamente o contrário: uma análise profunda e uma compreensão das diferentes dimensões do problema.

Alternativa B: "A formação dos profissionais contribui para a superação de práticas educacionais desprovidas da apreensão de instrumentos para incitar o trabalho para a medicalização em ação."

Essa alternativa é confusa e não está correta. Ela sugere que a formação está ajudando a superar práticas sem instrumentos para promover a medicalização, o que é contraditório, pois o texto de apoio critica justamente as práticas medicalizantes e propõe uma abordagem mais ampla.

Alternativa D: "A manutenção desse fenômeno ocorre dado o incremento da formação pela consideração de conteúdos que favorecem a ampliação do olhar em saúde, bem como uma interação mais dialógica com o usuário."

Esta alternativa também está incorreta, pois sugere que a manutenção do problema ocorre devido a uma boa formação, o que não faz sentido. A ampliação do olhar e a interação dialogada são vistas como soluções, não como causas da manutenção do problema.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo