Questões de Concurso Comentadas sobre saúde mental em psicologia

Foram encontradas 1.294 questões

Q3192398 Psicologia
O movimento batizado de Psicologia Positiva surgiu oficialmente nos Estados Unidos, em 1997/1998, a partir da iniciativa do psicólogo Martin Seligman que, com outros pesquisadores, começou a desenvolver pesquisas quantitativas visando à promoção de uma mudança no foco atual da Psicologia. A proposta é da modificação desse foco de uma reparação dos aspectos ruins da vida para a construção de qualidades positivas ou virtudes (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000; Snyder & Lopez, 2009). Desde o seu surgimento, a Psicologia Positiva não vem sendo divulgada apenas nos meios acadêmicos, desenvolvendo intervenções e propostas que convidam também os "não acadêmicos" a se beneficiarem de suas práticas. Martin Seligman estabelece cinco pilares essenciais para se ter bem-estar, marque a alternativa que não é considerada um desses pilares: 
Alternativas
Q3190317 Psicologia
A promoção de saúde mental no ambiente escolar pode ser facilitada pela criação de espaços de acolhimento e escuta para alunos e professores. Esses espaços têm o objetivo de: 
Alternativas
Q3190314 Psicologia
A saúde mental no ambiente escolar é um tema de crescente preocupação. Uma estratégia eficaz para promover a saúde mental no contexto educacional é: 
Alternativas
Q3182071 Psicologia
Destaque a alternativa abaixo que traz um aspecto incorreto em relação aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS):
Alternativas
Q3182035 Psicologia
Amarante (2007) destaca alguns princípios que regem a Atenção Psicossocial no Brasil. O princípio que aborda estratégias que abrangem diversos setores sociais, incluindo tanto a área da saúde mental e da saúde em geral quanto as políticas públicas e a sociedade, é o da:
Alternativas
Q3180443 Psicologia
Uma mulher de 42 anos, com histórico de uso crônico de benzodiazepínicos, apresenta sintomas de depressão profunda após a redução abrupta da medicação. Considerando os transtornos psiquiátricos induzidos por substâncias, qual das seguintes intervenções é mais apropriada? 
Alternativas
Q3179493 Psicologia
A promoção da saúde mental e a prevenção de doenças psicológicas são componentes essenciais no trabalho do psicólogo, com foco na intervenção precoce e no fortalecimento da saúde emocional e mental. Estratégias de prevenção visam reduzir fatores de risco e promover o bem-estar psicológico das populações.
Analise as assertivas abaixo sobre a promoção da saúde e prevenção de doenças psicológicas e a seguir, assinale a alternativa CORRETA.
I. A promoção da saúde mental deve ser baseada apenas em intervenções clínicas para indivíduos que já apresentam transtornos psicológicos, sem considerar ações preventivas em grupos vulneráveis.
II. A prevenção de doenças psicológicas envolve a identificação de fatores de risco, como estresse crônico e isolamento social, e a implementação de estratégias para promover a resiliência, a socialização e a autocompreensão.
III. A promoção da saúde mental e a prevenção de doenças psicológicas devem ser implementadas por psicólogos apenas no contexto clínico, desconsiderando a importância de ações em escolas, organizações e na comunidade em geral.
IV. A promoção da saúde mental deve se concentrar exclusivamente em aspectos individuais, ignorando o impacto de fatores sociais, econômicos e culturais no bem-estar psicológico. 
Alternativas
Q3179483 Psicologia
A promoção da saúde mental e a prevenção de doenças psicológicas são áreas essenciais da Psicologia que visam melhorar o bem-estar emocional dos indivíduos e da sociedade como um todo. Essas práticas envolvem estratégias para fortalecer a saúde mental e reduzir os fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos psicológicos.
Analise as assertivas abaixo sobre a promoção da saúde mental e a prevenção de doenças psicológicas e a seguir, assinale a alternativa CORRETA.
I. A promoção da saúde mental deve ser realizada apenas em ambientes clínicos, com foco em intervenções específicas para indivíduos que já apresentem sintomas de doenças psicológicas.
II. A prevenção de doenças psicológicas envolve ações que buscam reduzir os fatores de risco, como o estresse e o isolamento social, e promover o autocuidado, a resiliência e o apoio social.
III. A promoção da saúde mental é uma responsabilidade exclusiva de psicólogos e psiquiatras, não necessitando da colaboração de outros profissionais da saúde ou da comunidade.
IV. Programas de promoção da saúde mental devem ser baseados em intervenções que ignorem os aspectos sociais e econômicos, focando exclusivamente no indivíduo. 
Alternativas
Q3177418 Psicologia
David e Bartele (2022), em estudos recentes, abordam à atenção psicológica em saúde mental coletiva com Pessoas com Transtorno Mental e o cuidado na família. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3177405 Psicologia
Em sua obra “O tempo e o cão”, Maria Rita Khel realiza análises e críticas em relação aos paradigmas da psicopatologia e saúde mental em termos históricos e na contemporaneidade. Sobre a temática, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3174551 Psicologia
Com base nos pressupostos da Política Nacional de Saúde Mental, analise as assertivas abaixo e assinale a que possui um erro conceitual.
Alternativas
Q3174448 Psicologia
Com respeito à saúde mental no contexto brasileiro e em concordância com as contribuições de David e Bertele (2022) na obra “Saúde Mental coletiva e o cotidiano do trabalho”, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3174441 Psicologia
De acordo com o Eixo 2 das “Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) em políticas públicas de álcool e outras drogas” (Conselho Federal de Psicologia, 2019), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3161999 Psicologia
Quais das seguintes afirmativas sobre o sono está incorreta?
Alternativas
Q3144454 Psicologia
Conforme a Lei nº 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3144452 Psicologia
A atenção psicossocial para crianças e adolescentes é um desafio para o SUS, e os serviços de saúde mental infantojuvenis têm uma função social que extrapola o fazer meramente técnico do tratar, o que inclui ações como escutar, cuidar e possibilitar ações emancipatórias. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo:

I. Crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e detentores de lugares autênticos de fala, sendo responsáveis por suas demandas e seus sintomas. Mesmo assim, na ausência de pais ou responsáveis, não têm direito à realização de atendimentos em saúde.
II. É comum a resistência de trabalhadores em acolher e tratar crianças e adolescentes que apresentem situações relacionadas ao uso de álcool e/ou outras drogas ou que tenham cometido algum tipo de ato infracional.
III. É fundamental, no acompanhamento psicossocial de crianças e adolescentes, a articulação intersetorial, colocando a rede da assistência social, da educação, da cultura e do lazer, entre outras que estiverem ativas no território, como copartícipes do processo de cuidado em saúde e garantia de direitos dessa população. 

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3144449 Psicologia
Sobre as residências terapêuticas, analise as assertivas abaixo:

I. O Acompanhamento Terapêutico (AT) é um dos recursos que podem ser utilizados no processo de desinstitucionalização, tendo como um de seus objetivos propiciar a progressiva construção de autonomia nos usuários atendidos nesses espaços.
II. São potenciais beneficiários das residências terapêuticas pessoas em situação de rua com transtornos mentais severos, quando inseridos em projetos terapêuticos especiais acompanhados nos Centros de Atenção Psicossocial.
III. É contraindicado aos usuários que residem nesses espaços a convivência com seus familiares, uma vez que esse vínculo pode lhes causar mais sofrimento e comprometer o tratamento.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3144447 Psicologia
Conforme a Portaria nº 3.588/2017, são moradias inseridas na comunidade destinadas a cuidar dos portadores de transtornos mentais crônicos com necessidade de cuidados de longa permanência, prioritariamente egressos de internações psiquiátricas e de hospitais de custódia, que não possuam suporte financeiro, social e/ou laços familiares que permitam outra forma de reinserção. O trecho refere-se aos(às):
Alternativas
Q3144445 Psicologia
Considerando o que Oliveira e Anderson debatem no artigo “Envelhecimento, finitude e morte: narrativas de idosos de uma unidade básica de saúde” (2020), analise a sentença abaixo: 

De acordo com os idosos entrevistados na realização do estudo, existem diferenças entre “envelhecer” e “ficar velho” (1ª parte). Isso posto, é relevante que os profissionais da AB conheçam a percepção de idosos sobre os temas relacionados ao envelhecimento e à finitude, a fim de desenvolver estratégias adequadas para abordar a senescência no cotidiano de suas ações (2ª parte). Entretanto, embora haja necessidade de os idosos conversarem sobre esses temas, há carência de espaços para reflexões sobre morte e, principalmente, sobre envelhecimento, na AB (3ª parte). 

Quais partes estão corretas? 
Alternativas
Q3144444 Psicologia
O artigo “Projeto terapêutico singular: uma ferramenta de promoção da saúde do idoso” (Sousa et al., 2019) relata a experiência de residentes na construção de Projetos Terapêuticos Singulares (PTS) destinados a idosos internados em um hospital público, avaliando as potencialidades e dificuldades envolvidas no processo. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo:

I. O envelhecimento populacional é um fenômeno que vem ocorrendo no Brasil nas últimas décadas, e tal situação acarreta impactos no sistema de saúde. Como exemplo, pode-se mencionar que idosos tendem a apresentar elevadas taxas de internação hospitalar, além de necessitarem de maior tempo médio de permanência nos leitos hospitalares.
II. A experiência de implementação do PTS na unidade hospitalar analisada foi avaliada como positiva, tendo sido uma ferramenta que propiciou a escuta do usuário e de seus familiares.
III. Para os autores do artigo, a utilização do PTS com enfoque na saúde do idoso pode proporcionar a integralidade do cuidado para essa população.
IV. Os autores apontam a baixa adesão das famílias aos espaços de construção do PTS e o baixo engajamento das equipes de gestão do hospital no apoio ao processo como dificuldades a serem suplantadas.

Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: D
5: D
6: A
7: C
8: C
9: C
10: A
11: C
12: A
13: D
14: D
15: B
16: C
17: A
18: B
19: D
20: D