Questões de Concurso
Comentadas sobre segurança no trabalho em psicologia
Foram encontradas 80 questões
A segurança psicológica impacta processos organizacionais, dentre eles o processo de criação e disseminação do conhecimento. Sobre essa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA, na qual o exemplo elucida a presença da segurança psicológica no contexto de trabalho:
Julgue o item a seguir.
A saúde do Trabalhador é definida como um conjunto abrangente de atividades direcionadas à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores. Essas atividades são implementadas por meio de vigilância epidemiológica, que envolve o monitoramento contínuo e a análise de dados sobre a saúde dos trabalhadores para identificar, prevenir e controlar doenças e condições relacionadas ao trabalho. Além disso, inclui a vigilância sanitária, que se refere à inspeção e regulamentação das condições de trabalho para assegurar que os ambientes sejam seguros e saudáveis. Essa abordagem integrada visa a prevenir acidentes, doenças ocupacionais e promover um ambiente de trabalho que favoreça o bem-estar e a saúde dos trabalhadores.
( ) A utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual é prescindível para minimizar riscos. O uso de capacetes, luvas, óculos, máscaras e outros EPIs adequados ao ambiente de trabalho são irrelevantes.
( ) Oferecer treinamento regular sobre segurança no trabalho é fundamental. Os funcionários devem ser instruídos sobre como utilizar corretamente os equipamentos, identificar riscos e agir em situações de emergência.
( ) Realizar a manutenção regular de equipamentos e instalações é crucial para garantir um ambiente de trabalho seguro. As inspeções periódicas ajudam a identificar e corrigir riscos potenciais.
( ) Definir pequenos objetivos na vida profissional e pessoal, fazer atividades físicas regulares e cuidar da saúde mental são algumas das medidas preventivas para a Síndrome do Esgotamento Profissional.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
I. Valores e crenças compartilhadas sobre saúde e segurança no trabalho.
II. Aspectos de higiene e segurança no ambiente de trabalho.
III. Disposição de mobiliário e equipamentos no ambiente de trabalho.
IV. Iluminação, nível de ruídos e sinalização das áreas de trabalho.
V. Percepção dos trabalhadores acerca dos fatores de risco presentes no ambiente laboral e sua motivação no trabalho.
São foco de análise os fatores:
A partir desses modelos, analise quais características a seguir podem ser consideradas nas dimensões de qualidade de vida e bem-estar no trabalho.
I. Salário e benefícios, oportunidades de desenvolvimento e uso das próprias competências no desenvolvimento do trabalho.
II. Exaustão emocional por sobrecarga de trabalho e cumprimento de metas, gerando síndrome de burnout.
III. Natureza da tarefa – variedade, clareza de metas e grau de autonomia, relacionamento interpessoal e equilíbrio trabalho-família.
IV. Relações no trabalho, despersonalização, imagem negativa construída da organização e comprometimento afetivo.
Estão corretas as características
A atividade física é contra-indicada como técnica de manejo do estresse para policiais destacados para realizar atividades externas e perigosas, porque eles necessitam de repouso em vez de mais ação.
I. Elabora, executa e avalia, em equipe multiprofissional, programas de treinamento e formação de mão de obra, visando à otimização de recursos humanos. II. Participa de programas e/ou atividades na área de segurança do trabalho, subsidiando-os quanto a aspectos psicossociais. III. Estuda as implicações psicológicas do alcoolismo e de outros distúrbios nas situações de trânsito.
Quais estão corretas?
I. No momento histórico em que o movimento da psicologia positiva se consolida, os estudos em saúde ocupacional buscam compreender o funcionamento ótimo das pessoas pelo desenvolvimento de fatores protetivos, para além das ações de prevenção e promoção da saúde. Assim, a avaliação dos fatores psicossociais deve se direcionar para os seus efeitos em aspectos como satisfação no trabalho, bem-estar subjetivo, características laborais e sintomas fisiológicos e psicossomáticos, segundo defende a OITOMS.
II. Desde o início das avaliações dos fatores psicossociais na prática profissional e na produção científica, pesquisadores se dedicaram intensamente a produzir evidências sobre as patogenias e os riscos psicossociais do trabalho – estes últimos entendidos como agravos e danos aos trabalhadores. Contudo, há carência, ainda, de maior investimento em estudos sobre os fatores psicossociais no trabalho que podem conduzir aos desfechos positivos, atuando como protetivos na saúde ocupacional.
III. A discussão sobre esse delicado tema é ainda mais importante no Brasil, uma vez que os fatores psicossociais da área da saúde e segurança no trabalho ainda não são inteiramente regulados por dispositivos legais do país, apesar de as definições sobre fatores psicossociais no trabalho já estarem presentes nas legislações de diferentes entidades internacionais.
Assinale a alternativa correta.
Em relação ao tema condições de trabalho, associe as COLUNAS I e II, a seguir:
COLUNA I
(1) Condições contratuais e jurídicas
(2) Condições físicas e materiais
(3) Processos e características da atividade
(4) Condições do ambiente sociogerencial
COLUNA II
( ) Condições de segurança
( ) Ritmos de trabalho
( ) Clima organizacional
( ) Papel social
( ) Informação e participação
( ) Sistema de incentivo
( ) Desenho espacial-arquitetônico
( ) Tempo
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
O Conselho Regional de Psicologia publicou, em 21 de janeiro de 2022, nova resolução sobre avaliação psicossocial no contexto da saúde e segurança do trabalhador.
Considerando essa normativa, é CORRETO afirmar que:
É muito importante nos dias de hoje, o desenvolvimento e a gestão de pessoas. Tanto para as organizações quanto para o poder público. Os departamentos de recursos humanos e de departamento pessoal têm abandonado a concepção tradicionalista de tratar apenas das questões legais referentes ao ingresso, permanência, remuneração, férias e desligamento de funcionários. Essas funções ainda existem, e agora ganharam uma nova função, a gestão estratégica de pessoas, que atende as questões até então desprezadas, mas que proporcionam diversos ganhos para a organização. Entre os principais ganhos para todos, é possível citar as ações a seguir:
I - Ajudar a organização a atingir sua missão e atribuir equilíbrio entre as expectativas das empresas e dos trabalhadores;
II - Propiciar meios para a realização dos objetivos da empresa, diminuir os custos e aumentar o lucro, num ambiente motivacional;
III - Criar métodos para melhorar o desempenho individual e organizacional, gerindo a produtividade e a qualidade do trabalho;
IV - Desenvolver e reter talentos, garantindo o reconhecimento financeiro dentro da legislação e das boas relações entre os trabalhadores;
V - Garantir um ambiente de trabalho saudável e gerir mudanças organizacionais, pensando no bom desempenho de todos durante o trabalho.
Assinale a alternativa correta.