Questões de Concurso Sobre transtornos da ansiedade em psicologia

Foram encontradas 571 questões

Q3300763 Psicologia
Segundo o DSM-5-TR, à maioria dos indivíduos que anteriormente teriam sido diagnosticados com hipocondria, atualmente aplica-se o diagnóstico de
Alternativas
Q3289676 Psicologia
Em relação aos diferentes transtornos psiquiátricos, observa-se que eles são centrados em diferentes contextos. Assim, analise as relações abaixo descritas:

I – Esquizofrenia = transtorno somatoforme II – Hipocondria = transtorno psicótico III – Anorexia nervosa = transtorno de ansiedade IV – Fobia social = transtorno do humor

É falso o que se afirma em:
Alternativas
Q3283505 Psicologia
Uma característica entre os pacientes com transtorno de pânico é a tendência geral a responder os sistomas de ansiedade com uma determinação característica, que corresponde à sensibilidade à ansiedade. Nesse sentido, os sintomas de ansiedade são respondidos com qual das características a seguir?
Alternativas
Q3278704 Psicologia
A amígdala, estrutura neural chave para emoções, localizada na região temporal medial, desempenha papéis cruciais em reações de medo (aprendizado e condicionamento), raiva e resposta hormonal ao estresse. Apesar de seu tamanho diminuto, a amígdala exerce grande influência nos processos neuroemocionais, sendo um sistema de alerta que recebe informações sensoriais e as processa rapidamente, gerando respostas comportamentais, fisiológicas e hormonais. Em relação à amígdala, analisar os itens.

I. Lesões na porção lateral da amígdala podem desencadear comportamentos hipersexuais, evidenciando a relação dessa estrutura com as funções sexuais.
II. Lesões nessa estrutura podem desencadear um aumento na intensidade das respostas de medo e agressão, levando a pessoa a assustar-se com mais facilidade diante de vozes, corpos ou faces assustadoras.
III. A amígdala apresenta hiperatividade em quadros clínicos de ansiedade, fobias, estresse crônico, depressão e transtorno bipolar.
Alternativas
Q3277610 Psicologia
A classificação das doenças inclui os transtornos mentais, que podem ser divididos em quatro grupos principais. Nos dois primeiros grupos, os transtornos são adquiridos ao longo da vida, enquanto nos dois últimos, eles já fazem parte da constituição do indivíduo desde a infância.
Considerando essa divisão, analise a(s) afirmativa(s) abaixo e assinale (V) para alternativa VERDADEIRA(S) e (F) para a(s) FALSA(S):

( )Transtornos como depressão e ansiedade são exemplos de condições adquiridas ao longo do tempo, podendo se desenvolver devido a fatores ambientais e biológicos.
( )O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Esquizofrenia são exemplos de transtornos que já fazem parte da constituição do indivíduo desde a infância.
( )Transtornos neurodesenvolvimentais, como o TDAH, pertencem ao grupo dos transtornos adquiridos, pois seus sintomas surgem somente na adolescência ou vida adulta.
( )A diferença entre os grupos está no fato de que os transtornos adquiridos podem ser revertidos completamente, enquanto os transtornos inatos são permanentes e imutáveis.

A sequência CORRETA é: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psicologia |
Q3254302 Psicologia
Débora desenvolveu um quadro de fobia a elevadores desde que ficou presa em um elevador que sofreu uma pane elétrica. Ela passou a contornar esse problema usando as escadas dos prédios, mas acaba de ser transferida para uma seção que funciona no 12º andar.
Débora buscou a Terapia Cognitivo-Comportamental para lidar com essa limitação e uma das técnicas empregadas por seu terapeuta foi a dessensibilização sistemática.
A dessensibilização sistemática consiste 
Alternativas
Q3247987 Psicologia
No processo psicoterápico de um paciente com quadro de ansiedade severa, surgem conflitos familiares ligados à comunicação disfuncional. Como o psicólogo clínico pode integrar essa questão no plano terapêutico?
Alternativas
Q3224353 Psicologia
Estudos mostram que a intervenção em grupo é preferível para tratar o Transtorno de Ansiedade Social (TAS), já que o grupo proporciona um ambiente para interação. Ansiosos sociais frequentemente relutam em compartilhar seus medos devido ao receio de serem julgados, o que os faz sentir que são os únicos a enfrentar esses sintomas. A respeito dos benefícios do tratamento em grupo, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Intensificar a chance de comportamentos de esquiva e evasão do próprio grupo.
( ) Possibilidade de focar menos nos problemas e crenças disfuncionais individuais.
( ) Maior simplicidade em replicar eventos sociais e realizar exposições e dramatizações
( ) Aprendizado observacional durante as dramatizações de outros.
Alternativas
Q3221167 Psicologia
Em um atendimento psicológico a um paciente com transtorno de ansiedade generalizada (TAG), o psicólogo decide utilizar técnicas baseadas na terapia cognitivo-comportamental. Considerando essa abordagem, uma estratégia eficaz para ajudar o paciente a lidar com seus sintomas seria: 
Alternativas
Q3213535 Psicologia
Em um atendimento, um paciente relata episódios recorrentes de ansiedade intensa, acompanhados de sintomas físicos como taquicardia, sudorese e sensação de falta de ar. Durante a anamnese, o paciente menciona evitar lugares onde já tenha vivenciado essas crises. Considerando os critérios diagnósticos, marque a alternativa correta sobre a abordagem terapêutica mais indicada para esse caso.
Alternativas
Q3208533 Psicologia
Conforme Antoniazzi, Dell'Aglio e Bandeira (1998) e considerando os principais conceitos que envolvem o coping, analise as afirmações abaixo:

1. É um processo ou uma interação que se dá entre o indivíduo e o ambiente.
2. Sua função é controle e domínio da situação estressora.
3. Os processos de coping pressupõem a noção de avaliação, ou seja, como o fenômeno é percebido, interpretado e cognitivamente representado na mente do indivíduo.
4. O processo de coping constitui-se em uma mobilização de esforços cognitivos e comportamentais para administrar (reduzir, minimizar ou tolerar) as demandas internas ou externas que surgem da sua interação com o ambiente.
5. Em uma perspectiva cognitivista, as estratégias de coping podem ser classificadas em duas categorias funcionais: coping focalizado na razão e coping focalizado na emoção.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q3205099 Psicologia
Qual dos seguintes transtornos está classificado como um transtorno de ansiedade? 
Alternativas
Q3184198 Psicologia
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é caracterizado por preocupação excessiva e constante. Sobre seus sintomas, analise as assertivas:

I. O indivíduo apresenta preocupação excessiva com diversas situações do dia a dia, mesmo sem motivos aparentes.
II. Sintomas físicos, como tensão muscular, fadiga e irritabilidade, são comuns no TAG.
III. A ansiedade no TAG está sempre relacionada a eventos traumáticos passados, sendo uma reação exclusivamente ao estresse pós-traumático.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3173420 Psicologia
A psicopatologia é a área da psicologia que estuda os transtornos mentais e os estados de sofrimento psíquico. Segundo o DSM-5, qual das alternativas abaixo é um exemplo de transtorno de ansiedade? 
Alternativas
Q3163607 Psicologia
Um paciente busca psicoterapia para lidar com uma mudança de carreira iminente que gera ansiedade significativa. O psicólogo opta por utilizar a psicoterapia breve. Sobre essa abordagem, marque a alternativa correta: 
Alternativas
Q3161999 Psicologia
Quais das seguintes afirmativas sobre o sono está incorreta?
Alternativas
Q3156309 Psicologia
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões que interferem significativamente na vida diária. Considere o seguinte caso:

Caso:
Um paciente de 28 anos relata passar cerca de três horas por dia lavando as mãos e desinfetando superfícies de sua casa. Ele descreve pensamentos intrusivos persistentes sobre "contaminação por germes" que causam intenso desconforto. Apesar de reconhecer que seus comportamentos são excessivos, ele sente que não pode evitá-los.

Com base nos critérios diagnósticos do DSM-5, qual característica é essencial para diferenciar o TOC de outros transtornos de ansiedade?
Alternativas
Q3150571 Psicologia
Maria, uma mulher de 35 anos, procura atendimento devido a uma constante sensação de preocupação excessiva. Ela relata que está sempre tensa e nervosa, sem motivo aparente, e que esses sentimentos estão presentes na maioria dos dias há vários anos. Maria também menciona sintomas como inquietude, cansaço constante, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular, insônia e sudorese frequente. Ela revela que essa ansiedade não está relacionada a situações específicas e não ocorre na forma de ataques de pânico. Maria informa que sempre foi uma pessoa "nervosa" desde jovem, mas que esses sentimentos parecem ter piorado com o tempo. Com base no caso clínico de Maria, qual é o transtorno de ansiedade mais provável?
Alternativas
Q3150563 Psicologia
Os transtornos de ansiedade são um grupo de condições psicológicas caracterizadas por sentimentos intensos e persistentes de ansiedade e medo. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)No transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), as obsessões e compulsões diminuem significativamente com a evolução da doença, tornando-se menos frequentes e menos incapacitantes com o tempo.
(__)No transtorno de ansiedade social (fobia social), os sintomas de ansiedade ocorrem em situações nas quais a pessoa é observada pelos outros, como escrever, assinar, comer e fazer uma apresentação na presença dos outros.
(__)O transtorno de pânico pode progredir para um quadro de agorafobia, no qual o paciente evita determinadas situações ou locais por medo de sofrer um ataque de pânico.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Alternativas
Q3137592 Psicologia
A transmissão de informações no sistema nervoso ocorre nas sinapses, pontos de comunicação entre neurônios. Sinais elétricos são transmitidos quimicamente pelas sinapses de um neurônio para o próximo, formando caminhos complexos por onde a informação se desloca. Os neurotransmissores são os mensageiros químicos que viajam através da sinapse, permitindo a comunicação entre os neurônios. Considerando os neurotransmissores selecionados envolvidos em transtornos psicológicos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Acetilcolina.
(2) Serotonina.
(3) Norepinefrina.

( ) Doença de Alzheimer.
( ) Esquizofrenia.
( ) Transtornos relacionados à ansiedade (transtorno de pânico).
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: D
5: A
6: E
7: A
8: A
9: A
10: B
11: D
12: B
13: A
14: B
15: C
16: D
17: A
18: B
19: C
20: A