Questões de Concurso
Sobre transtornos da ansiedade em psicologia
Foram encontradas 540 questões
Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item subsequente.
Sérgio apresenta critérios suficientes para o diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada (TAG).
Com base nos critérios diagnósticos contidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5.ª edição revisada (DSM-V-TR), julgue o item seguinte.
Uma das diferenças entre o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é que o TAG envolve uma ansiedade ampla e persistente sobre diferentes aspectos da vida, enquanto o TOC é caracterizado por obsessões (pensamentos intrusivos) e compulsões (comportamentos repetitivos para aliviar essas obsessões).
Segundo Sullivan, assinale a alternativa INCORRETA.
No que concerne à psicopatologia, julgue o item a seguir.
Transtorno de ansiedade social e mutismo seletivo são diagnósticos excludentes.
A partir dos sintomas apresentados, é possível considerar na avaliação psicológica:
No transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), a obsessão refere-se a pensamentos, ideias e imagens intrusivos que persistem involuntariamente, assemelhando-se a um disco riscado. Para aliviar a ansiedade causada por esses pensamentos, indivíduos realizam rituais compulsivos, seguindo regras rígidas. Alguns temem consequências negativas se não seguir os rituais. Contudo, a prática compulsiva pode agravar os pensamentos obsessivos, tornando-se um obstáculo para a rotina diária e afetando a vida familiar. Os rituais, relacionados à limpeza, checagem, contagem, organização, simetria e colecionismo, podem evoluir ao longo da doença.
A ansiedade é um estado emocional perturbador caracterizado por nervosismo e preocupação. Diferentemente do medo, a ansiedade não está necessariamente vinculada ao momento exato da ameaça; pode ser antecipatória, persistir após o fim da ameaça ou ocorrer sem uma ameaça identificável. Frequentemente, a ansiedade é acompanhada por alterações físicas e comportamentais semelhantes às provocadas pelo medo.
Transtorno de ansiedade é caracterizado por uma resposta desproporcional do organismo a estímulos, manifestando-se por medo excessivo. Diante desse medo incapacitante, indivíduos buscam evitar a situação ou objeto temido. Em termos psiquiátricos, a ansiedade pode persistir ao longo do tempo.
No que se refere ao quadro psicopatológico, que é um conjunto de sintomas e características que definem uma condição de saúde mental, julgue o próximo item:
A ansiedade, como quadro psicopatológico, é
sempre um indicativo de um transtorno de ansiedade
generalizada.