Questões de Psicologia - Transtornos do Humor para Concurso
Foram encontradas 556 questões
Esses sintomas conjugados podem ser indicativos de
A partir dos sintomas apresentados, é possível considerar na avaliação psicológica:
Cento e cinquenta anos antes de Jesus Cristo, Areteu da Capadócia escrevia: “[...] alguns pacientes, depois de estarem melancólicos, têm arroubos de mania [...], assim, a mania é como uma variação do estado melancólico”. Portanto, na Antiguidade, há indícios de que já se reconhecia a possibilidade de se alternarem estados melancólicos com maníacos (embora melancolia e mania naquele contexto não eram exatamente o mesmo que são hoje). Entretanto, foi apenas no século XIX que os alienistas passaram a reconhecer com mais clareza o que chamaram de loucura circular ou loucura maníaco-depressiva, o nosso atual transtorno bipolar (TB). (Goodwin; Jamison, 2010, apud Dalgalarrondo, 2019, p. 629.)
Avalie as asserções a seguir.
I- A hipomania é uma forma atenuada de episódio maníaco, o indivíduo está mais disposto que o normal, fala muito, conta piadas, faz muitos planos, não se ressente com as dificuldades e os limites da vida. Pode ter diminuição do sono, mas não se sente cansado após muitas atividades e deseja sempre fazer mais.
II- Para o diagnóstico do Transtorno Bipolar, tipo ciclagem rápida, é necessário que o paciente tenha apresentado, nos últimos 12 meses, pelo menos quatro episódios bem caracterizados e distintos de transtorno do humor, mania ou hipomania e/ou depressão. Os episódios podem ocorrer em qualquer combinação ou ordem.
III- A ciclotimia caracteriza-se por frequentes períodos de poucos e leves sintomas depressivos (p. ex., sentir-se “para baixo”, com interesses diminuídos, cansaço) seguidos, em periodicidade variável, de certa elevação do humor (p. ex., um tanto eufórica, irritável ou com expansão do Eu e ativação psicomotora). Isso ocorre sem que o indivíduo apresente episódios completos de depressão.
É CORRETO o que se afirma em:
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), menos de 5% das mulheres brasileiras apresentam sintomas de depressão no período de 6 a 18 meses após o parto. O estudo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) não encontrou associação entre depressão pós-parto e histórico prévio da síndrome, gravidez planejada, alta condição socioeconômica, ausência de uso de bebida alcoólica ou tabagismo.
Existem fatores genéticos associados à depressão, uma condição muitas vezes desencadeada por disfunções bioquímicas cerebrais. Contudo, indivíduos com predisposição genética reagem de maneira variada a fatores desencadeantes, como eventos traumáticos na infância, estresse físico e psicológico, doenças sistêmicas (como hipotireoidismo), consumo de drogas lícitas (como álcool) e ilícitas (como cocaína), e certos medicamentos (como anfetaminas). Além disso, mulheres parecem mais vulneráveis a estados depressivos devido às oscilações hormonais, especialmente durante o período fértil.
Existem diferentes subtipos de transtorno bipolar, cada um com características distintas que influenciam o tratamento: 1. Tipo I: Caracterizado por episódios maníacos e hipomaníacos, o que exige abordagens específicas no tratamento. 2. Tipo II: Caracterizado por episódios de hipomania, com sintomas maníacos mais amenos e a ausência de episódios de mania. O diagnóstico desse tipo pode ser desafiador, demandando considerações específicas no tratamento. 3. Ciclotimia: Caracterizada por períodos de sintomas de hipomania e depressão leve, sem intensidade suficiente para diagnóstico de episódios hipomaníacos ou depressivos. O tratamento deve considerar essa variabilidade de sintomas. 4. Outro transtorno bipolar e transtorno relacionado especificado ou não especificado: Quando os sintomas não atendem aos critérios para o diagnóstico de transtorno bipolar, podem ser enquadrados nesses diagnósticos mais amplos.
O transtorno bipolar, embora difícil de ser identificado, inicia-se geralmente na infância e pode manifestar-se simultaneamente com outros problemas, como abuso de substâncias e comportamento irregular na escola. A presença de hipomania pode ser considerada como um sinal precoce da doença, levando a pessoa a experimentar pensamentos grandiosos, ideias e comportamentos impulsivos.
No que se refere ao quadro psicopatológico, que é um conjunto de sintomas e características que definem uma condição de saúde mental, julgue o próximo item:
O transtorno bipolar caracteriza-se por episódios
alternados de mania e depressão, nos quais os sintomas
maníacos incluem euforia e impulsividade.
No que se refere ao quadro psicopatológico, que é um conjunto de sintomas e características que definem uma condição de saúde mental, julgue o próximo item:
A depressão, como um quadro psicopatológico, é
sempre acompanhada de sintomas psicóticos, como
alucinações e delírios.
Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:
O atendimento de Maria em um hospital geral é
contrário aos princípios da desinstitucionalização
defendidos pela política de saúde mental brasileira.
Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:
A terapia de grupo para dependência química é uma
estratégia adequada, pois o cuidado com a saúde mental
inclui ações para ajudar na recuperação e reintegração
de pessoas com problemas relacionados ao uso de
álcool e outras drogas.
Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:
O plano de cuidado de Maria está incompleto, pois
não considera a influência do ambiente ao redor na
saúde mental da paciente.