Questões de Concurso Sobre transtornos relacionados a traumas e estressores em psicologia

Foram encontradas 108 questões

Q3090855 Psicologia
Marília foi assaltada com emprego de violência ao retornar da faculdade. Desde então, passou a apresentar alterações de comportamento, lembra-se insistentemente do ocorrido, tem recorrentes pesadelos e deixou de ter prazer com as atividades de que gostava anteriormente.
Diante da descrição, podemos considerar que Marília apresenta traços sugestivos de 
Alternativas
Q3055816 Psicologia
Dentre as várias formas de manifestação da violência, o abuso sexual é uma das mais graves e pode se estender por anos até que as vítimas denunciem seus ofensores.
Sobre os sintomas comumente encontrados entre adolescentes vítimas de abuso sexual, avalie os itens a seguir.

I. Depressão e isolamento.
II. Comportamento suicida.
III. Autoagressão e abuso de substâncias.

Assinale a opção que indica os itens coretos.
Alternativas
Q3053498 Psicologia
Algumas situações facilitam o desenvolvimento da somatização, como depressão, ansiedade ou estresse. As opções a seguir apresentam possíveis causas das doenças psicossomáticas, exceto uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3053497 Psicologia
Iago sofreu um grave acidente de carro quando voltava de viagem com a namorada, que não resistiu aos ferimentos provocados pelo acidente. Desde então, Iago não conseguiu mais andar de carro, tendo repetidos pesadelos e flashbacks do acidente.

Os sintomas de Iago sugerem que ele tenha desenvolvido transtorno:
Alternativas
Q3053494 Psicologia
A psicopatologia refere-se a modificações do modo de vida, do comportamento e da personalidade de um indivíduo que se desviam da norma e(ou) ocasionam sofrimento, o que configura um conhecimento importante para o psicólogo em sua atuação. No que se refere aos transtornos psicóticos, de humor, de ansiedade e relacionados a trauma, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3047822 Psicologia
Jorge, 37 anos, trabalha como motorista em uma repartição pública. Jorge teve o carro roubado e foi amarrado e ameaçado de morte sob a mira de armas. Após esse episódio, Jorge não conseguiu retornar ao trabalho e foi diagnosticado com o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). 

Sobre os critérios que permitem o diagnóstico desse transtorno, analise as afirmativas a seguir.


I. Reações fisiológicas intensas a sinais internos ou externos que evoquem algum aspecto do evento traumático.


II. Esforços persistentes para reviver recordações e pensamentos associados ao evento traumático.


III. Sonhos angustiantes recorrentes nos quais o conteúdo e/ou o sentimento do sonho estão relacionados ao evento traumático.



Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3041891 Psicologia
Julgue o item a seguir.

Os momentos desafiadores, como perdas, desemprego ou doenças, afetam emocionalmente o ser humano, dificultando decisões. O psicólogo, ao aconselhar, guia para clareza, ajudando a compreender e lidar eficazmente com tais desafios. 
Alternativas
Q3035222 Psicologia
A literatura especializada mostra que o estresse não é um processo automático de estímulo-resposta, na medida em que sofre influência de fatores mediadores internos e externos.

Analise as afirmativas a seguir sobre os fatores estressores, em relação ao coping.

I. O conjunto de estratégias utilizadas pelas pessoas para se adaptarem a circunstâncias adversas ou estressantes caracteriza o coping.

II. A abordagem disposicional entende o coping como traço ou estilo de personalidade.

III. A abordagem situacional considera o coping um processo cognitivo, ativo e consciente de avaliação e resposta a situações de estresse.

IV. O coping é resultado de uma interação ativa entre a pessoa e o meio, com base numa relação psicológica.


A sequência correta é: 
Alternativas
Q2571367 Psicologia
Embora não exista um consenso a respeito do termo “fatores de riscos psicossociais no trabalho”, e o conceito seja empregado em diversos contextos laborais, de uma maneira geral, os riscos psicossociais são apontados como fatores que podem contribuir ou mesmo desencadear estresse, adoecimento físico e mental nos trabalhadores. Tendo em vista os riscos psicossociais no trabalho, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2570531 Psicologia
Analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.
I. O Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) é assim chamado por se desenvolver após a exposição a um evento traumático, como um acidente grave, violência, guerra ou desastres naturais.
II. A persistência de memórias intrusivas e perturbadoras do evento traumático é uma característica central do TEPT, que pode levar a um estado de hipervigilância e evitação de estímulos associados ao trauma.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2570172 Psicologia
O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é uma morbidade relacionada à exposição direta ou indireta a eventos traumáticos como morte, lesões ou traumas graves. No âmbito ocupacional, destaca-se a natureza das tarefas, em especial aquelas desenvolvidas por profissionais de emergências, como socorristas em ambulâncias que prestam atendimento pré-hospitalar, policiais que combatem o crime, e bombeiros que realizam atividades de busca e resgate. São características clínicas e/ou dimensões do TEPT as apresentadas a seguir:
Alternativas
Q2552621 Psicologia

Julgue o item a seguir.


Transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, distimia, pacientes com história de trauma catastrófico, mulheres com história de abuso sexual na infância, depressão pós-parto. Esses são alguns exemplos de situações/condições médicas e sociais, que com a psicoterapia em grupo pode-se obter ótimos resultados. 

Alternativas
Q2523407 Psicologia

Segundo o DSM-5-TR, são características diagnósticas do transtorno do estresse pós-traumático (TEPT):


I. A característica essencial do TEPT é o desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um ou mais eventos traumáticos.


II. Ser intimidado pode se qualificar como uma experiência do Critério A1 (Exposição a morte real ou ameaçada, lesão grave ou violência sexual) quando houver uma ameaça crível de dano grave ou violência sexual.


III. Uma doença com risco de vida ou condição médica debilitante é necessariamente considerada um evento traumático.


IV. O indivíduo pode experimentar estados dissociativos que normalmente são de longa duração, durante os quais os componentes do evento são revividos e o indivíduo se comporta como se o evento estivesse ocorrendo naquele momento.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q2448364 Psicologia
Após uma situação de tragédia climática em que muitas famílias foram desabrigadas e desalojadas, Julia se apresentou como psicóloga voluntária para prestar assistência às vítimas. 

Um recurso da intervenção em crise usado em situações dessa natureza é: 
Alternativas
Q2412204 Psicologia

Sobre o Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT), marque a alternativa correta:

Alternativas
Q2399082 Psicologia

O Transtorno de estresse pós traumático (TEP) é um transtorno com forte característica ansiosa que se desenvolve após o sujeito ser exposto a um ou mais eventos horríveis, violentos ou ameaçadores. São sintomas desse quadro clínico, EXCETO:


FONTE: DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. 3. ed. Porto Alegre/Brasil: Artmed, 2014.

Alternativas
Q2392441 Psicologia

Julgue o item a seguir.


A característica essencial da Agorafobia é o medo ou ansiedade acentuado ou intenso desencadeado pela exposição real ou prevista a pelo menos duas das situações seguintes: usar transporte público; estar em espaços abertos; estar em lugares fechados; ficar em uma fila ou estar no meio de uma multidão; ou estar fora de casa sozinho em outras situações.

Alternativas
Q2377277 Psicologia

        Uma mulher com quarenta anos de idade procurou o psicólogo do órgão em que ela trabalha, referindo ter desenvolvido, há cerca de três meses, muito medo considerado sem motivo, falta de ar acompanhada de taquicardia, sudorese, ondas de calor, náusea, tremores, sensação de estar anestesiada e sufocada e perda de controle sobre tudo. Esses sintomas foram referidos como recorrentes, com duração entre 20 min e 30 min, a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer situação.


Nessa situação hipotética, considerando os critérios diagnósticos e a possibilidade terapêutica a ela relacionados, os sintomas descritos


são compatíveis com transtorno do estresse pós-traumático. 



Alternativas
Q2375216 Psicologia
Maria Antônia tem 22 anos e começou a apresentar mudanças em seu comportamento após sofrer um acidente de carro. Ela passou a fazer rituais repetidos na tentativa de afastar possíveis perigos (lavando as mãos e recitando dezenas de vezes uma prece), além de ser atravessada por pensamentos intrusivos que geram grande ansiedade e angústia.

Os sintomas de Maria Antônia são sugestivos de
Alternativas
Q2373296 Psicologia
Sobre o Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: D
4: C
5: D
6: C
7: C
8: A
9: B
10: B
11: B
12: C
13: A
14: A
15: C
16: D
17: C
18: E
19: B
20: C