Questões de Concurso Sobre distúrbios obsessivo-compulsivos em psiquiatria

Foram encontradas 123 questões

Q3169626 Psiquiatria

Com relação ao transtorno da compulsão alimentar e suas correlações clinicas, julgue o item que se segue.


Uma das metas iniciais do tratamento da compulsão alimentar é a perda de peso de até 10% do peso atual nos primeiros 6 meses e a normalização dos comportamentos alimentares.  

Alternativas
Q3169625 Psiquiatria

Com relação ao transtorno da compulsão alimentar e suas correlações clinicas, julgue o item que se segue.


Altos níveis de supervalorização do peso e da forma corporal, maiores taxas de comorbidade psiquiátrica e baixa resposta a tratamentos psicológicos podem ser considerados indicadores clínicos que favorecem o diagnóstico de obesidade em detrimento do transtorno de compulsão alimentar.

Alternativas
Q3169624 Psiquiatria

Com relação ao transtorno da compulsão alimentar e suas correlações clinicas, julgue o item que se segue.


Diferentemente do que ocorre em casos de bulimia, o hábito de fazer dietas acompanha o transtorno da compulsão alimentar,; na bulimia, esse hábito precede o desenvolvimento dos episódios de compulsão. 

Alternativas
Q3111289 Psiquiatria

Julgue o próximo item, relativo aos transtornos de personalidade.


O transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva está associado a um aumento de latência de sono REM e resultados anormais nos testes de supressão com dexametasona.

Alternativas
Q3111272 Psiquiatria

Julgue o item seguinte, em relação ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). 


A clomipramina é mais segura e bem tolerada em comparação aos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), o que é uma vantagem para o tratamento de longo prazo. 

Alternativas
Q3111271 Psiquiatria

Julgue o item seguinte, em relação ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). 


Como grupo, os transtornos de ansiedade são os transtornos comórbidos mais frequentemente associados ao TOC; entre tais transtornos de ansiedade, a ansiedade social é a comorbidade mais prevalente em pacientes com TOC.  

Alternativas
Q3111270 Psiquiatria

Julgue o item seguinte, em relação ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). 


A exposição a desastres provocados pelo homem está associada ao maior risco de desenvolvimento de depressão e estresse pós-traumático e ao desenvolvimento do TOC.

Alternativas
Q3084655 Psiquiatria
Em 2023, a Revista Brasileira de Psiquiatria publicou as “Diretrizes do Consórcio Brasileiro de Pesquisa em Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo”. Através de uma revisão sistemática, as diretrizes forneceram os tratamentos farmacológicos baseados em evidências e as orientações clínicas em relação ao tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) no adulto.
De acordo com tais diretrizes, levando-se em consideração o tratamento farmacológico do TOC no adulto e as devidas estratégias nos casos refratários, qual das alternativas abaixo podemos identificar como INCORRETA? 
Alternativas
Q3084651 Psiquiatria
Segundo o DSM-5 (5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria), a inclusão de um capítulo distinto para os transtornos obsessivo-compulsivos e seus transtornos relacionados refletem as crescentes evidências da relação desses transtornos entre si, permitindo os clínicos avaliarem essas condições em indivíduos que se apresentam com uma delas e a terem conhecimento das sobreposições existentes entre elas.
Sobre esse grupo de transtornos, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3074108 Psiquiatria
Indique qual dos seguintes achados clínicos é característico do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), uma neurose que se manifesta por pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos, e qual tratamento medicamentoso é comumente utilizado.
Alternativas
Q3065568 Psiquiatria
Indique a alternativa CORRETA a respeito do tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo.  
Alternativas
Q3065565 Psiquiatria
No transtorno obsessivo-compulsivo, os antidepressivos de maior eficácia têm ação predominante em qual sistema neurotransmissor?
Alternativas
Q2873990 Psiquiatria
Os atos e as compulsões que envolvem o desejo e comportamento sexuais são hoje denominados parafilias, evitando o contexto moral que o termo “perversão sexual” denotava antigamente. Dentre estes, o “impulso e o desejo sexuais concentrados em (ou exclusivamente relacionados a) partes da vestimenta ou do corpo da pessoa desejada” é denominado de:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2024 - UFMT - Médico/Área: Psiquiatra |
Q2611988 Psiquiatria
O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) pode ser uma condição incapacitante nos casos mais graves e refratários aos tratamentos. Acerca do diagnóstico e clasifficação do TOC, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Imagens persistentes e intrusivas que causam sofrimento ao indivíduo são sintomas de TOC.
( ) A ausência de insight é um especificador possível no diagnóstico de TOC.
( ) Segundo o DSM-5, o TOC é um transtorno de ansiedade.
( ) A dificuldade de descartar ou desfazer dos pertences é um sintoma nuclear do TOC.
Marque a sequência correta.
Alternativas
Q2574359 Psiquiatria

Julgue o item que se segue.


Em casos clínicos que envolvam ansiedade (atente à não presença de sintomas psicóticos) e a necessidade de consumir fármacos, o médico psiquiatra deverá atentar a qual ansiolítico irá prescrever para cada paciente a depender de cada caso. Sendo assim, podemos afirmar que os seguintes fármacos são considerados alguns dos ansiolíticos disponíveis: Levomepromazina, Quetiapina e Asenapina.

Alternativas
Q2574329 Psiquiatria

Julgue o item que se segue.


Em sua classificação de Transtornos Neuróticos, o CID-10 não inclui como um transtorno neurótico casos como: agorafobia, fobias sociais, ansiedade generalizada, transtorno de pânico ou até mesmo amnésia dissociativa.

Alternativas
Q2569419 Psiquiatria
Esta entidade caracteriza-se por tratar de pensamentos, imagens mentais ou impulsos para agir, quase sempre angustiantes para o sujeito. Às vezes, trata-se de hesitações intermináveis entre várias opções, que se acompanham frequentemente de uma incapacidade de tomar decisões banais, mas necessárias à vida cotidiana. Existe uma relação particularmente estreita entre as ruminações obsessivas e a depressão, e deve-se somente preferir um diagnóstico de transtorno obsessivo-compulsivo quando as ruminações surgem ou persistem na ausência de uma síndrome depressiva. Qual alternativa apresenta a entidade referida? 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2024 - UFPR - Médico Psiquiatra |
Q2568728 Psiquiatria
A capsulotomia anterior é tratamento cirúrgico com evidência de melhora para casos graves e refratários de qual transtorno mental? 
Alternativas
Q2560542 Psiquiatria
O profissional assumiu a enfermaria da ala psiquiátrica e está acompanhando um paciente com transtorno obsessivo compulsivo. Na farmácia hospitalar, dispõe das seguintes medicações abaixo:

I. Fluvoxamina.
II. Clomipramina.
III. Sertralina.


Quais das medicações acima são indicadas no tratamento do TOC?
Alternativas
Q2560541 Psiquiatria
Em relação ao transtorno obsessivo compulsivo, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Um indivíduo com TOC percebe a irracionalidade da obsessão e sente que tanto ela quanto a compulsão são egodistônicas.

( ) Em relação à epidemiologia do TOC na população de adolescentes, os meninos costumam ser mais afetados do que as garotas.

( ) Uma obsessão é considerada um comportamento.

( ) Uma compulsão é considerada um pensamento.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: E
5: E
6: C
7: C
8: E
9: E
10: A
11: A
12: E
13: B
14: C
15: E
16: E
17: A
18: B
19: D
20: B