Questões de Concurso Sobre distúrbios obsessivo-compulsivos em psiquiatria

Foram encontradas 135 questões

Q3270462 Psiquiatria
Uma mulher de 38 anos relata que, desde a adolescência, convive com pensamentos que considera intrusivos de contaminação, chegando a consumir grande parte de seu dia com comportamentos compulsivos de lavar as mãos. Refere que os pensamentos citados são incontroláveis e que causam significativo impacto no trabalho e nas relações familiares.
Em relação às características essenciais para o diagnóstico do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), considere os itens seguintes.

I. Presença de obsessões e/ou compulsões.
II. Insight pobre ou ausente sobre a irracionalidade do comportamento.
III. Preocupação excessiva com a organização e perfeccionismo.
IV. Impacto funcional significativo devido aos sintomas.

Estão corretos
Alternativas
Q3260942 Psiquiatria
Considere o quadro clínico a seguir para responder a questão

Um paciente, que não fora analisado, reclamou, na primeira entrevista, que sofria da compulsão de olhar para trás constantemente, por medo de que pudesse ter deixado algo importante atrás dele. Essas ideias eram predominantes. Ele podia ter deixado uma moeda no chão; podia ter pisado em um inseto; ou um inseto podia ter caído de costas e precisado de ajuda. Também tinha medo de tocar em tudo e, sempre que tocava em um objeto, precisava se convencer de que não o havia destruído. Ele não tinha ocupação, pois essas graves atitudes perturbavam todas as suas atividades de trabalho; no entanto, tinha uma paixão: limpar casas. Ele gostava de visitar os vizinhos e limpar suas casas, só por diversão.
O diagnóstico psiquiátrico para o quadro seria: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251689 Psiquiatria
A inclusão de um capítulo sobre transtornos obsessivo-compulsivos e relacionados no DSM-5 reflete a crescente evidência da relação desses transtornos entre si em termos de uma gama de validadores diagnósticos, bem como a utilidade clínica de agrupar esses transtornos no mesmo capítulo. Os clínicos são encorajados a rastrear essas condições em indivíduos que apresentam um deles e estar cientes das sobreposições entre essas condições. Ao mesmo tempo, há diferenças importantes em validadores diagnósticos e de tratamento entre esses transtornos.
Adaptado de AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5. ed., texto rev.). 2022
Sobre o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3237442 Psiquiatria
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) apresenta características clínicas específicas. Sobre este transtorno, é correto afirmar:
Alternativas
Q3235152 Psiquiatria
A síndrome de abstinência alcoólica ocorre quando uma pessoa com dependência de álcool reduz ou interrompe o consumo, o que causa uma série de sintomas físicos e psicológicos devido à readaptação do corpo à falta de álcool.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o tratamento de escolha para a síndrome de abstinência alcoólica, considerando os mecanismos neuroquímicos envolvidos, a eficácia no controle dos sintomas agudos e o risco de complicações associadas ao uso terapêutico.
Alternativas
Q3197759 Psiquiatria
No contexto do Transtorno Obsessivo Compulsivo, podemos dizer que:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Médico – Área Psiquiatria |
Q3189525 Psiquiatria
Entre os medicamentos listados abaixo, qual tem maior evidência de eficácia quando adicionado ao tratamento com ISRS em pacientes com TOC refratário?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Médico – Área Psiquiatria |
Q3189521 Psiquiatria
Paulo, 35 anos, apresenta TOC com preocupações obsessivas sobre contaminação e realiza rituais de lavagem das mãos. Após iniciar tratamento com paroxetina, ele apresenta uma resposta parcial, com melhora de alguns sintomas, mas persistência dos rituais. Qual abordagem adicional seria mais apropriada para complementar o tratamento de Paulo?
Alternativas
Q3169626 Psiquiatria

Com relação ao transtorno da compulsão alimentar e suas correlações clinicas, julgue o item que se segue.


Uma das metas iniciais do tratamento da compulsão alimentar é a perda de peso de até 10% do peso atual nos primeiros 6 meses e a normalização dos comportamentos alimentares.  

Alternativas
Q3169625 Psiquiatria

Com relação ao transtorno da compulsão alimentar e suas correlações clinicas, julgue o item que se segue.


Altos níveis de supervalorização do peso e da forma corporal, maiores taxas de comorbidade psiquiátrica e baixa resposta a tratamentos psicológicos podem ser considerados indicadores clínicos que favorecem o diagnóstico de obesidade em detrimento do transtorno de compulsão alimentar.

Alternativas
Q3169624 Psiquiatria

Com relação ao transtorno da compulsão alimentar e suas correlações clinicas, julgue o item que se segue.


Diferentemente do que ocorre em casos de bulimia, o hábito de fazer dietas acompanha o transtorno da compulsão alimentar,; na bulimia, esse hábito precede o desenvolvimento dos episódios de compulsão. 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FURG Órgão: FURG Prova: FURG - 2024 - FURG - Médico - Área: Psiquiatra |
Q3228421 Psiquiatria
No tratamento de transtorno obsessivo compulsivo (TOC), farmacoterapia e terapia cognitivo comportamental são considerados tratamento de primeira linha. Sobre o tratamento farmacológico do TOC, considera as afirmativas abaixo. 

I. Os ISRS e clomipramina demonstraram eficácia terapêutica. 
II. Antipsicóticos estão indicados, em sinergismo com ISRS ou clomipramina, para pacientes refratários a pelo menos um ISRS ou com sintomas graves e incapacitantes.  
III. Uma estratégia de potencialização do tratamento é associação clomipramina com ISRS, na dose de 25mg/dia. 
IV. Quando houver a comorbidade de tiques ou Tourette em pacientes com TOC, está indicada a associação de haloperidol 0,25 a 6 mg/dia, risperidona 0,5 a 5 mg/dia ou aripiprazol 5 a 15 mg/dia. 

Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Q3198983 Psiquiatria
No contexto do tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), qual das alternativas abaixo representa a definição adequada de Exposição com Prevenção de Respostas (EPR)?
Alternativas
Q3111289 Psiquiatria

Julgue o próximo item, relativo aos transtornos de personalidade.


O transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva está associado a um aumento de latência de sono REM e resultados anormais nos testes de supressão com dexametasona.

Alternativas
Q3111272 Psiquiatria

Julgue o item seguinte, em relação ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). 


A clomipramina é mais segura e bem tolerada em comparação aos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), o que é uma vantagem para o tratamento de longo prazo. 

Alternativas
Q3111271 Psiquiatria

Julgue o item seguinte, em relação ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). 


Como grupo, os transtornos de ansiedade são os transtornos comórbidos mais frequentemente associados ao TOC; entre tais transtornos de ansiedade, a ansiedade social é a comorbidade mais prevalente em pacientes com TOC.  

Alternativas
Q3111270 Psiquiatria

Julgue o item seguinte, em relação ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). 


A exposição a desastres provocados pelo homem está associada ao maior risco de desenvolvimento de depressão e estresse pós-traumático e ao desenvolvimento do TOC.

Alternativas
Q3084655 Psiquiatria
Em 2023, a Revista Brasileira de Psiquiatria publicou as “Diretrizes do Consórcio Brasileiro de Pesquisa em Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo”. Através de uma revisão sistemática, as diretrizes forneceram os tratamentos farmacológicos baseados em evidências e as orientações clínicas em relação ao tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) no adulto.
De acordo com tais diretrizes, levando-se em consideração o tratamento farmacológico do TOC no adulto e as devidas estratégias nos casos refratários, qual das alternativas abaixo podemos identificar como INCORRETA? 
Alternativas
Q3084651 Psiquiatria
Segundo o DSM-5 (5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria), a inclusão de um capítulo distinto para os transtornos obsessivo-compulsivos e seus transtornos relacionados refletem as crescentes evidências da relação desses transtornos entre si, permitindo os clínicos avaliarem essas condições em indivíduos que se apresentam com uma delas e a terem conhecimento das sobreposições existentes entre elas.
Sobre esse grupo de transtornos, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3074108 Psiquiatria
Indique qual dos seguintes achados clínicos é característico do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), uma neurose que se manifesta por pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos, e qual tratamento medicamentoso é comumente utilizado.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: D
5: C
6: B
7: D
8: B
9: E
10: C
11: C
12: E
13: D
14: E
15: E
16: C
17: C
18: E
19: E
20: A