Questões de Concurso
Sobre neurociência em psiquiatria
Foram encontradas 83 questões
Com relação aos transtornos de desenvolvimento psicológico, ao retardo mental e aos transtornos comportamentais e emocionais que aparecem habitualmente durante a infância ou a adolescência, julgue o item subsequente.
As crianças, em comparação com os adultos, têm menor capacidade de metabolismo hepático e menor filtragem glomerular.
Com relação aos transtornos de desenvolvimento psicológico, ao retardo mental e aos transtornos comportamentais e emocionais que aparecem habitualmente durante a infância ou a adolescência, julgue o item subsequente.
No autismo, há vários biomarcadores de sinalização anormal no sistema 5-HT, nos mecanismos de plasticidade sináptica ligados ao mTOR e nas alterações do sistema inibitório do ácido gama-aminobutírico (GABA).
A respeito de transtornos do sono e de transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), julgue o item a seguir.
A fase de sono não REM estágio I apresenta atividade de baixa voltagem e frequência mista, atividade teta e ondas agudas do vértex.
Sobre a Demência, é CORRETO afirmar que:
I. A demência rapidamente progressiva é um grupo de demências que progridem mais rapidamente do que outras demências, normalmente em um a dois anos. O sintoma precoce mais óbvio dessas demências é a redução rápida da função mental. A memória é perdida. As pessoas têm dificuldade em usar a linguagem. Elas também têm dificuldade de planejar, resolver problemas, lidar com tarefas complexas (como gerenciar uma conta bancária) e usar o bom senso (função executiva)
II. Outros sintomas de demências rapidamente progressivas incluem comportamento disruptivo, alterações de personalidade, transtornos do humor, psicose, transtornos do sono e dificuldade para caminhar. Os níveis de alerta e de consciência podem ser alterados. Seus membros podem tremer e/ou sacudir involuntariamente.
III. A causa mais comum de demência rapidamente progressiva é um distúrbio causado por príons. Outras causas comuns incluem encefalite autoimune e paraneoplásica. Eles incluem alguns casos de doença de Alzheimer, demência com corpos de Lewy, demência frontotemporal e demência devido a causas potencialmente reversíveis.
IV. Em alguns tipos de demência (como a doença de Alzheimer), o nível de acetilcolina no cérebro é baixo. A acetilcolina é um mensageiro químico (chamado de neurotransmissor) que ajuda as células nervosas a se comunicarem umas com as outras. A acetilcolina ajuda a memória, a aprendizagem, e a concentração e ajuda a controlar o funcionamento de vários órgãos.
Estão CORRETAS:
( ) A neurogênese, processo de formação de novos neurônios, ocorre predominantemente no Hipocampo, mesmo na idade adulta.
( ) A exposição a uma segunda língua na fase adulta não resulta em alterações significativas na estrutura cerebral, visto que a plasticidade neural é limitada após a infância.
( ) Práticas de mindfulness podem resultar em um aumento da matéria cinzenta no córtex pré-frontal, correlacionando-se com melhorias na função executiva.
( ) A área de Broca e a área de Wernicke não apresentam alterações em sua estrutura em resposta ao aprendizado de uma nova língua, pois estão envolvidas exclusivamente com a língua materna.
( ) Técnicas de mindfulness podem reduzir a atividade no hipotálamo, indicando uma potencial diminuição nos níveis de estresse dos indivíduos.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
I. O processo de aprendizagem efetiva-se pela formação e consolidação das ligações entre células nervosas. II. Os processos cognitivos e emocionais não se entrelaçam no funcionamento do cérebro, o que favorece a aprendizagem. III. Os órgãos dos sentidos enviam as informações até o cérebro por meio de circuitos neurais, mobilizando a atenção, atingindo as regiões corticais específicas, estimulando a aprendizagem. IV. As informações de valores emocionais são enviadas a uma região chamada amígdala cerebral, a qual está incluída num conjunto de estruturas encefálicas conhecido como sistema límbico, responsável pelos processos cognitivos de aprendizagem. V. O aumento da capacidade de processar as informações, as especializações funcionais em determinados circuitos corticais são ainda mais importantes na determinação das capacidades intelectuais do ser humano, consolidando novas capacidades, como a linguagem e a autoconsciência.
Estão corretas as afirmativas dos itens
A neuroanatomia funcional investiga:
Qual diagnóstico melhor explica o quadro apresentado durante a internação?
(Retirado de Stahl)
Sobre as orexinas e os distúrbios do sono, assinale a alternativa correta.