Questões de Concurso Comentadas sobre neurociência em psiquiatria

Foram encontradas 98 questões

Q3260952 Psiquiatria
Qual dos exames a seguir permite a quantificação do metabolismo e do fluxo sanguíneo cerebral regional, de receptores, enzimas transportadoras e outras moléculas cerebrais por meio de radioligantes específicos.
Alternativas
Q3260951 Psiquiatria
O sistema de recompensa cerebral envolvido com a dependência química tem ligação principal com qual alvo molecular?
Alternativas
Q3260950 Psiquiatria
Onde está localizado sistema de recompensa cerebral?
Alternativas
Q3245247 Psiquiatria
Tamires é uma mulher cisgênera sino-brasileira, divorciada, de 66 anos, e vem à consulta acompanhada da filha por conta de problemas de memória. A filha relata que Tamires vem apresentando, no último ano, esquecimentos recorrentes, dificuldade de executar tarefas do dia a dia (como cozinhar e ir ao mercado), falta de foco, dificuldade de caminhar e apatia. Nega uso de álcool ou outras drogas, nega uso de medicações. Durante a consulta, você aplica a ferramenta de triagem para demências 10-CS, obtendo uma pontuação de 2/10. Ao exame físico, a paciente apresenta lentificação da marcha e tremores leves em ambas as mãos somente quando as movimenta, sem tremores em outras partes do corpo. Qual das condutas abaixo deve fazer parte da próxima etapa de investigação do quadro?
Alternativas
Q3238839 Psiquiatria
Os receptores neuronais são essenciais para a comunicação entre neurônios e estão envolvidos em diversas funções cerebrais, como o aprendizado, a memória e a neuroplasticidade. Disfunções nesses receptores podem estar associadas a várias condições neurológicas e psiquiátricas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre um psicofármaco e seu mecanismo de ação sobre o sistema de neurotransmissão glutamatérgico.
Alternativas
Q3238834 Psiquiatria
Um senhor de 70 anos é levado ao consultório por familiares que relatam mudanças importantes em seu comportamento nos últimos meses. Após a sua aposentadoria há um ano, ele tem apresentado apatia, isolamento social e dificuldades crescentes em realizar tarefas cotidianas, como gerenciar contas e manter compromissos. Além disso, os familiares notaram episódios de esquecimento de eventos recentes e dificuldade em encontrar palavras durante conversas.
Qual é o diagnóstico mais provável, considerando a evolução do quadro clínico e a faixa etária do paciente? 
Alternativas
Q3235155 Psiquiatria
Considerando o quadro clínico do transtorno delirante persistente (ou paranoia), marcado pela inflexibilidade das crenças delirantes e pela limitada responsividade ao tratamento com antipsicóticos, assinale a alternativa que descreve corretamente as características centrais desse transtorno.
Alternativas
Q3235154 Psiquiatria
Na nosologia dos transtornos mentais, o transtorno esquizoafetivo foi descrito pela primeira vez como entidade clínica distinta em meados do século 20.
Considerando os desafios históricos de diagnóstico diferencial com esquizofrenia e transtornos de humor, assinale a alternativa que apresenta uma correta descrição do transtorno esquizoafetivo.
Alternativas
Q3235153 Psiquiatria
Os estudos atuais sobre os efeitos dos antipsicóticos atípicos no tratamento dos sintomas negativos da esquizofrenia focam nas suas ações com vias dopaminérgicas e glutamatérgicas, bem como nos efeitos clínicos a curto e longo prazo.
Assinale a alternativa correta acerca do uso desses medicamentos para esses sintomas.
Alternativas
Q3235151 Psiquiatria
O transtorno neurocognitivo maior evolui, ao longo do seu curso, com sintomas cada vez mais incapacitantes, afetando a funcionalidade e a independência do indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma ou mais características desse transtorno neurocognitivo. 
Alternativas
Q3222125 Psiquiatria
ATENÇÃO: use o texto abaixo como base para responder à questão.

Musicoterapia, como definida pela Federação Mundial de Musicoterapia, é o “uso profissional da música e seus elementos como intervenção em ambientes terapêuticos, educacionais e cotidianos com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que busquem otimizar sua qualidade de vida e incrementar sua saúde e bem-estar físico, social, comunicativo, emocional, intelectual e espiritual”. Não há dúvidas de que a música como intervenção terapêutica, desde a Antiguidade, alcançou crescente popularidade, especialmente na medicina cardiovascular. Por um lado, a exposição à música estimula respostas cardíacas positivas. Por outro, há efeitos ansiolíticos de simulações de salas de concerto que levam à diminuição de medicações sedativas. O funcionamento do sistema nervoso autônomo é fundamental para ajustar mecanismos fisiológicos para estabelecer e manter a homeostase e adaptabilidade ambiental. No contexto do estresse, para recuperar o equilíbrio homeostático, o organismo tenta se ajustar a cada novo episódio desafiador. Os dois ramos do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), parassimpático e simpático, trabalham para garantir essa adaptação. O Sistema Nervoso Simpático mobiliza mecanismos de energia em estresse agudo para vencer adversidades internas ou externas (reação de luta ou fuga).


Mojtabavi, H., Saghazadeh, A., Valenti, V.E., Rezaei, N. Can music influence cardiac autonomic system? A systematic review and narrative synthesis to evaluate its impact on heart rate variability, Complementary Therapies in Clinical Practice, Volume 39, 2020, 101162, ISSN 1744-3881, https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2020.101162 
O texto descreve alguns fatores de efeito terapêutico quando pacientes são expostos ao contato com a música.
Entre eles, é correto citar:
Alternativas
Q3215635 Psiquiatria
Assinale a alternativa que descreve o principal mecanismo neurofisiológico que está associado ao uso de substâncias psicoestimulantes, como a anfetamina, a cocaína e o metilfenidato.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Médico – Área Psiquiatria |
Q3189535 Psiquiatria
Dentre as opções abaixo, qual (ais) faz(em) parte de hipótese(s) neurobiológica(s) aceita(s) para explicar a fisiopatologia da depressão?

I - Aumento de citocinas anti-inflamatórias em nível periférico.
II - Desregulação da atividade do eixo hipotálamohipófise-adrenal (HHA).
III - Aumento da atividade glutamatérgica.
IV - Aumento das neurotrofinas, especialmente o BDNF (Brain Derived Neurotrophic Factor).

Está(ão) CORRETA(S):
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Médico – Área Psiquiatria |
Q3189526 Psiquiatria
Um paciente é diagnosticado com TEPT após um acidente de carro grave, no qual ele perdeu um amigo próximo. Seus sintomas incluem evitação de locais relacionados ao acidente, dificuldade de concentração e pesadelos frequentes. Qual das seguintes vias neurobiológicas está mais implicada na fisiopatologia do TEPT?
Alternativas
Q3169623 Psiquiatria

Acerca dos transtornos do sono e da vigília, julgue o item a seguir.


Do ponto de vista neurobiológico, a promoção do estado de sono pode ser feita, além de outros mecanismos, pelo antagonismo serotoninérgico 5HT2 e pelo antagonismo alfa-2.  

Alternativas
Q3169612 Psiquiatria
        Um médico psiquiatra está de plantão e recebe uma paciente de 35 anos de idade, branca, casada, mãe de um filho e que trabalha como advogada em uma jornada de trabalho extenuante. Ela relata que, há 1 hora, estava em seu trabalho, sentada à mesa, lidando com diversos processos, quando, de forma súbita, começou a não acreditar mais ser ela mesma. Percebia-se fora de seu corpo e não sabia mais quem era, sentindo-se como se não fosse real. Junto com essa sensação, sentiu que o ambiente em que estava já não era o mesmo, que a sala estava cada vez maior e que ela estava pequena em relação ao espaço ao seu redor. Relata que, quanto mais se percebia dessa forma, mais outros sentimentos tomavam conta de seu corpo, de modo que passou a sentir formigamento e tremor, que evoluíram para uma tontura seguida de uma síncope. Na ocasião, foi socorrida por colegas de trabalho, que a trouxeram para o pronto-socorro. Do trabalho até o hospital, eles demoraram 20 minutos e a paciente refere que, quando chegaram, os sintomas já haviam aliviado. Ela menciona que essas crises começaram há cerca de 2 semanas, quando recebeu uma gratificação e assumiu um cargo importante em seu trabalho. Desde então, apresentou 4 crises como essa. Afirma que nunca teve nenhum problema psiquiátrico e que está com medo de ter alguma doença grave, temendo morrer, uma vez que vem fazendo tratamento para HIV há mais de 1 ano e teme que as crises possam estar relacionadas à sua condição. Atualmente, ela faz uso de Atazanavir + Ritonavir diariamente. Nega estar fazendo uso de substâncias recreativas, mas consome mais de 5 xícaras de café por dia. Exames laboratoriais e de imagem solicitados pelo médico não apresentam nenhuma alteração aguda do ponto de vista clínico. 

A respeito do caso clínico hipotético apresentado e dos aspectos clínicos e terapêuticos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


No caso descrito, a cafeína, pela sua ação ativadora no locus ceruleus, pode ser considerada um dos gatilhos para a apresentação clínica do quadro. 

Alternativas
Q3169606 Psiquiatria

Em relação à saúde mental na infância e na adolescência, julgue o item seguinte.


O abuso físico e sexual na infância e na adolescência está associado a alterações neurobiológicas permanentes, com aumento do risco de transtornos psiquiátricos na vida adulta. 

Alternativas
Q3190872 Psiquiatria
A neuroimagem funcional tem contribuído para o entendimento dos circuitos cerebrais envolvidos no transtorno depressivo maior (TDM). Um dos métodos mais utilizados é a tomografia por emissão de pósitrons (PET), que pode revelar alterações no metabolismo cerebral. Pacientes com TDM frequentemente apresentam: 
Alternativas
Q3111284 Psiquiatria

Com relação aos transtornos de desenvolvimento psicológico, ao retardo mental e aos transtornos comportamentais e emocionais que aparecem habitualmente durante a infância ou a adolescência, julgue o item subsequente.


As crianças, em comparação com os adultos, têm menor capacidade de metabolismo hepático e menor filtragem glomerular.

Alternativas
Q3111282 Psiquiatria

Com relação aos transtornos de desenvolvimento psicológico, ao retardo mental e aos transtornos comportamentais e emocionais que aparecem habitualmente durante a infância ou a adolescência, julgue o item subsequente.


No autismo, há vários biomarcadores de sinalização anormal no sistema 5-HT, nos mecanismos de plasticidade sináptica ligados ao mTOR e nas alterações do sistema inibitório do ácido gama-aminobutírico (GABA).

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: C
5: D
6: D
7: D
8: E
9: B
10: B
11: A
12: B
13: A
14: E
15: E
16: E
17: C
18: B
19: E
20: C