Questões de Concurso
Sobre neuropsicologia em psiquiatria
Foram encontradas 316 questões
Paciente de 17 anos comparece para consulta acompanhada da mãe. Ela refere que desde os 12 anos de idade sente que tem muita dificuldade em acordar cedo, apresenta sonolência na escola, chegando a dormir nas primeiras aulas e no intervalo, o que tem prejudicado seu rendimento escolar e vida social. Esses sintomas são permanentes durante o ano todo, mas se acentuam após as férias de fim e meio de ano, quando precisa voltar a acordar cedo. Queixa-se de insônia inicial quando tem que dormir antes da meia-noite para acordar 6:00, mas quando dorme na hora que deseja, por volta de 2 da manhã, consegue adormecer facilmente. Nos finais de semana e férias, dorme, aproximadamente, de 2 da manhã até perto de meio-dia. Nega uso de substâncias ou sintomas de humor, nega comorbidades clínicas.
Diante do histórico apresentado, a hipótese diagnóstica mais provável no caso é o transtorno
O estado de torpor, frequentemente associado a quadros psiquiátricos ou neurológicos, pode ser observado em pacientes com rebaixamento da consciência e alteração psicomotora.
Quanto ao estado de torpor, incluindo sua avaliação e os contextos clínicos em que pode ocorrer, é correto afirmar que ele é
I. Durante o estágio pré-operacional, a criança desenvolve a capacidade de representação simbólica.
II. No estágio sensório-motor, a aquisição do conceito de permanência do objeto é fundamental.
III. O estágio das operações formais caracteriza-se pela capacidade de pensar abstratamente.
IV. Durante o estágio das operações concretas, o pensamento lógico é limitado à aplicação prática.
Estão corretas as afirmativas:
Qual é o diagnóstico mais provável, considerando a evolução do quadro clínico e a faixa etária do paciente?
Assinale a afirmativa correta sobre as alterações cognitivas dos pacientes com epilepsias.
( ) Deve atuar com uma visão localizacionista, isso é, debruçar-se sobre a identificação de comprometimento em áreas do cérebro, em vez de considerar o funcionamento cerebral como um todo.
( ) Contribui para a inclusão social ao destacar que as dificuldades não limitam a vida de crianças especiais e sim apenas conferem necessidades que exigem novas estratégias de intervenção como recursos alternativos tanto em casa quanto na escola.
( ) Habilidades de atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória e aprendizagem são algumas das funções mentais avaliadas pela neuropsicologia.
( ) O aspecto primordial da inclusão na aprendizagem é sempre o grupo e, portanto, o indivíduo que não coopera com habilidades necessárias não deve participar de espaços coletivos de aprendizagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: