Questões de Concurso Sobre psicofarmacologia em psiquiatria

Foram encontradas 1.117 questões

Q3307357 Psiquiatria

No que se refere à psicopatologia e às técnicas psicoterápicas, julgue o item que se segue.


Fala arrastada, marcha instável e prejuízo na memória são sinais que podem estar presentes na intoxicação por ansiolíticos ou hipnóticos. 

Alternativas
Q3281534 Psiquiatria
Pesquisas recentes têm investigado o uso de psicodélicos, como a psilocibina, no tratamento de demências neurodegenerativas. Esses compostos apresentam mecanismos de ação promissores que podem influenciar diretamente os processos envolvidos na progressão da doença. Assinale a alternativa que apresenta um dos mecanismos que está associado ao potencial uso de psicodélicos em quadros demenciais.
Alternativas
Q3281301 Psiquiatria
Paciente de 13 anos, clinicamente saudável e sem comorbidades, usando fluoxetina 40 mg/dia para transtorno de ansiedade generalizada. Qual deve ser a rotina de monitoramento através de exames por conta do uso do antidepressivo, nesse caso?
Alternativas
Q3281293 Psiquiatria

Medicamentos benzodiazepínicos são raramente prescritos para crianças e adolescentes por seu perfil farmacológico de riscos e efeitos colaterais atípicos maiores nessa população. Um desses efeitos é a reação paradoxal.


Qual alternativa descreve sintoma(s) dessa reação paradoxal?

Alternativas
Q3281287 Psiquiatria
Considerando o caso descrito na questão anterior, qual seria uma opção medicamentosa, além das medidas comportamentais a serem orientadas, com melhor indicação, levando em conta o mecanismo farmacológico?
Alternativas
Q3281192 Psiquiatria

O efeito nocebo se refere à piora de sintomas ou ao surgimento de efeitos adversos atribuídos a um tratamento, mesmo que este seja inerte.


Quanto aos mecanismos e às implicações desse fenômeno, é correto afirmar que o efeito nocebo 

Alternativas
Q3281188 Psiquiatria

Um paciente de 35 anos foi admitido no pronto-socorro apresentando quadro clínico, com início há 72 horas, caracterizado por imobilidade extrema, mutismo, postura rígida, resistência ao movimento passivo (flexibilidade cérea) e episódios intermitentes de ecolalia e ecopraxia. Além disso, o paciente apresenta olhar fixo, ausência de resposta a estímulos externos e episódios de agitação psicomotora breve seguidos de estagnação. Os exames complementares não evidenciaram alterações significativas ou patologias clínicas e neurológicas subjacentes.


Com base no quadro descrito e considerando as opções terapêuticas a seguir, qual é a melhor indicada para administração via injetável para o manejo desse paciente com catatonia?

Alternativas
Q3270485 Psiquiatria
Associe os antidepressivos listados na coluna da esquerda aos seus principais mecanismos de ação na coluna da direita.

Antidepressivos

I. Fluoxetina
II. Venlafaxina
III. Bupropiona
IV. Amitriptilina

Mecanismo de ação

(__) Inibidor seletivo da recaptação de serotonina
(__) Inibidor da recaptação de serotonina e noradrenalina
(__) Inibidor da recaptação de noradrenalina e dopamina
(__) Inibição da recaptação de serotonina e noradrenalina, com efeito anticolinérgico

A sequência correta é
Alternativas
Q3270482 Psiquiatria
O canabidiol (CBD), um dos principais compostos da planta Cannabis sativa, tem ganhado destaque como uma potencial opção terapêutica em diversas condições psiquiátricas. Com base nas evidências atuais e recomendações clínicas, é correto afirmar sobre o uso do canabidiol na Psiquiatria:
Alternativas
Q3270475 Psiquiatria
Entre os antidepressivos de primeira linha para o tratamento do transtorno depressivo maior, o que apresenta um mecanismo de ação primário distinto por atuar nos receptores melatoninérgicos e serotoninérgicos, contribuindo para a regulação do ritmo circadiano, é a
Alternativas
Q3270472 Psiquiatria
Entre os efeitos adversos associados ao uso prolongado de antipsicóticos de primeira geração, um efeito possível e considerado irreversível em casos graves é 
Alternativas
Q3270468 Psiquiatria
Com base nas diretrizes atuais para o manejo do transtorno depressivo maior, assinale a estratégia recomendada como abordagem de primeira linha de potencialização farmacológica em casos de resposta insuficiente ao tratamento com dose e duração adequados com um inibidor de receptação de serotonina.
Alternativas
Q3270467 Psiquiatria
Homem, 50 anos, com quadro de transtorno depressivo maior moderado, iniciou tratamento com escitalopram em dose de 10mg ao dia. Após quatro semanas, ele apresenta melhora parcial dos sintomas depressivos, mas queixa-se de insônia persistente e episódios de cefaleia leve. O paciente refere adesão completa ao tratamento.
Com base nesse quadro clínico, a(s) abordagem(ns) mais apropriada(s) seria(m) 
Alternativas
Q3263129 Psiquiatria
Uma paciente de 24 anos, com transtorno de ansiedade, não gestante no momento, mas com intenção de engravidar futuramente, ao discutir o processo terapêutico com sua médica, referiu que não gostaria de tomar medicamentos associados ao aumento ponderal. Nesse contexto, qual dos psicofármacos abaixo NÃO deve ser prescrito pela médica, por estar relacionado ao ganho de peso? 
Alternativas
Q3260964 Psiquiatria
Qual das opções a seguir corresponde a intervenção farmacológica que deverá ser adotada frente um caso de Síndrome Neuroléptica Maligna:
Alternativas
Q3260963 Psiquiatria
O parkinsonismo medicamentoso induzido por neurolépticos deve ser tratado com: 
Alternativas
Q3260962 Psiquiatria
Qual destes sinais a seguir é encontrado em parkinsonismo induzido por neuroléptico. 
Alternativas
Q3260959 Psiquiatria
Qual dos fármacos a seguir atua sobre os receptores serotonina (5-HT) e dopamina (D). 
Alternativas
Q3260956 Psiquiatria
Qual das alternativas a seguir está relacionada com a sensação de relaxamento e bem-estar oferecida pelo uso de cannabis?
Alternativas
Q3260943 Psiquiatria
Considere o quadro clínico a seguir para responder a questão

Um paciente, que não fora analisado, reclamou, na primeira entrevista, que sofria da compulsão de olhar para trás constantemente, por medo de que pudesse ter deixado algo importante atrás dele. Essas ideias eram predominantes. Ele podia ter deixado uma moeda no chão; podia ter pisado em um inseto; ou um inseto podia ter caído de costas e precisado de ajuda. Também tinha medo de tocar em tudo e, sempre que tocava em um objeto, precisava se convencer de que não o havia destruído. Ele não tinha ocupação, pois essas graves atitudes perturbavam todas as suas atividades de trabalho; no entanto, tinha uma paixão: limpar casas. Ele gostava de visitar os vizinhos e limpar suas casas, só por diversão.
Com relação ao tratamento, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: D
5: D
6: B
7: D
8: E
9: C
10: D
11: C
12: D
13: B
14: B
15: D
16: D
17: B
18: D
19: C
20: B