Questões de Concurso Sobre psicofarmacologia em psiquiatria

Foram encontradas 1.059 questões

Q3148268 Psiquiatria

Considere os itens abaixo sobre psicofármacos e seus mecanismos de ação:



I - : Este antidepressivo pertence à classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS). Ele atua aumentando a disponibilidade de serotonina no cérebro, bloqueando sua recaptação nos neurônios présinápticos, o que contribui para a melhora do humor e dos sintomas depressivos.


II - : Um ansiolítico da classe das benzodiazepinas, ele se liga aos receptores GABA-A, aumentando o efeito inibitório do GABA no sistema nervoso central, resultando em um efeito sedativo e ansiolítico.



Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos itens: 

Alternativas
Q3144797 Psiquiatria
Os benzodiazepínicos são utilizados no tratamento de transtornos de ansiedade, epilepsia e abstinência de álcool, e também como sedativo e relaxante muscular. Deve ser solicitado acompanhamento do tratamento na suspeita de intoxicação ou superdosagem. Entre os mais prescritos, está o clonazepam, que deve apresentar um nível terapêutico de 0,03-0,06 mg/L. Em resultados >0,1 mg/L, considera-se um nível tóxico. Entre os agentes interferentes nos resultados, pode-se citar corretamente:
Alternativas
Q3141124 Psiquiatria
Para o tratamento do transtorno esquizoafetivo, é fundamental considerar abordagens que combinem intervenções farmacológicas e psicossociais, devido à complexidade do quadro, que inclui sintomas de esquizofrenia e transtornos de humor. Sobre o tratamento do transtorno esquizoafetivo, indique a alternativa correta.
Alternativas
Q3140692 Psiquiatria

 “O Sr. G. era um professor de 28 anos, casado, bem-sucedido, que se apresentou para uma avaliação psiquiátrica a fim de tratar sintomas crescentes de preocupação e ansiedade. Ele havia notado que, durante o ano anterior, tinha-se tornado muito preocupado com seu desempenho no trabalho. Por exemplo, mesmo que sempre tivesse sido um palestrante respeitado e popular, estava cada vez mais preocupado com sua capacidade de envolver os alunos e transmitir o material de maneira eficiente. De modo semelhante, embora sempre tivesse sido financeiramente seguro, crescia a preocupação de que pudesse ficar sem dinheiro devido a despesas inesperadas. O Sr. G. notou sintomas somáticos frequentes que acompanhavam suas preocupações. Por exemplo, com frequência se sentia tenso e irritável no trabalho e quando estava com sua família e tinha dificuldade para se distrair das preocupações com os desafios do dia seguinte. Relatou se sentir cada vez mais inquieto, especialmente à noite, quando suas preocupações o impediam de dormir.”


Sadock, Benjamin J. [et al.] Compêndio de psiquiatria : ciência do comportamento e psiquiatria clínica– 11. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2017

Sobre o Transtorno mental apresentado pelo Sr. G. , assinale a alternativa FALSA:

Alternativas
Q3140691 Psiquiatria
Ainda, a respeito do caso clínico da questão anterior, assinale a alternativa FALSA: 
Alternativas
Q3140687 Psiquiatria

“Com base em teorias segundo as quais a mania pode “estimular” outros episódios de mania, foi traçado um paralelo lógico com os distúrbios convulsivos, visto que as convulsões podem “estimular” a ocorrência de mais convulsões. Vários anticonvulsivantes são classificados com base na sua ação “voltada para a mania”, ou seja, no tratamento e na estabilização de cima para baixo, na sua ação “voltada para a depressão”, ou seja, em seu tratamento e estabilização de baixo para cima; ou em ambas as ações.” 


Stahl psicofarmacologia : bases neurocientíficas e aplicações práticas / Stephen M. Stahl ; ilustração Nancy Muntner ; tradução Patricia Lydie Voeux ; revisão técnica Luiz Henrique Junqueira Dieckmann, Michel Haddad ; editorial assistant: Meghan M. Grady. - 5. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2022.

A respeito de anticonvulsivantes utilizados no tratamento do Transtorno Bipolar, assinale a alternativa VERDADEIRA:
Alternativas
Q3139719 Psiquiatria
Paciente com quadro de TOC; nunca tratou. A conduta com maior evidência e tolerabilidade é iniciar:
Alternativas
Q3139718 Psiquiatria
Paciente com quadro de esquizofrenia já fez uso de haloperidol e risperidona (dose e tempo adequados), sem resposta satisfatória. Atualmente, em uso de clozapina 550 mg/dia (quatro meses na dose atual), mantém sintomas positivos. Qual a melhor conduta?
Alternativas
Q3139715 Psiquiatria
Paciente TAB l, episódio atual maniforme sem sintomas psicóticos. Uso atual de lítio (litemia 0.8), latuda e lamotrigina. Qual a melhor conduta?
Alternativas
Q3139712 Psiquiatria
Em relação à vilazdona, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3127235 Psiquiatria
Paciente feminino, 20 anos, histórico de diagnóstico de transtorno bipolar do humor e transtorno de personalidade borderline, em uso no tratamento de manutenção de carbonato de lítio 300mg 1 comprimido 3 vezes ao dia, chega à emergência após tentativa de suicídio por intoxicação exógena, tendo usado os comprimidos que tinha à sua disposição nesse intuito. Sua avaliação clínica inclui fala de lítio disártrica, rebaixamento do sensório (estava em maca, com relato de que não consegue andar) e nistagmo. Médico que a atende segue o protocolo, suspendendo o uso do lítio, fazendo hidratação vigorosa e procedendo com proteção das vias áreas após perceber paciente rebaixada. O exame de litemia, solicitado na admissão, chega com o valor de 4,8 mEq/L. Além das medidas já feitas, deve-se, nesse momento:
Alternativas
Q3127228 Psiquiatria
Os benzodiazepínicos foram introduzidos no mercado ainda na década de 1960, tendo sido amplamente utilizados num contexto em que a psicofarmacologia ainda se iniciava e não se tinha real dimensão da capacidade de tolerância de dependência gerada por eles. A divisão dos benzodiazepínicos baseados no tempo de meia vida é bastante útil, principalmente quando se vai tentar o desmame. A alternativa CORRETA que contempla o benzodiazepínico com maior meia vida entre os listados é: 
Alternativas
Q3127227 Psiquiatria
A risperidona, um antipsicótico atípico, mais conhecido como o “mais típico dos atípicos” à medida que vai aumentando a dose em busca de resposta terapêutica, é bastante usada na prática da Psiquiatria. Fora do Brasil, em que há uma cultura de prevenção da descompensação do paciente psiquiátrico mais bem implementada, o uso de suas formulações de depósito é muito bem estabelecido. O metabólito ativo da risperidona que é bastante usado para este fim e tem formulações mensais, trimestrais e semestrais (de apenas uma aplicação cada) é:
Alternativas
Q3127226 Psiquiatria
A discinesia tardia, temido efeito colateral de longo prazo causado pelos antipsicóticos típicos, é um:
Alternativas
Q3127225 Psiquiatria
Sabe-se que os antipsicóticos convencionais, chamados também de antipsicóticos típicos, por serem antagonistas dopaminérgicos não seletivos, acabam por causar problemas ao paciente no mesmo compasso em que geram resposta no tratamento dos sintomas positivos (alucinações e delírios) da esquizofrenia. Segundo o Psicofarmacologia: Bases neurocientíficas e aplicações práticas (Stephen M. Stahl, 5ª edição), uma área afetada por essas medicações e que é considerada “o centro do prazer” cerebral é:
Alternativas
Q3111899 Psiquiatria
Assinale a alternativa que apresenta dois exemplos de antipsicóticos típicos.
Alternativas
Q3111893 Psiquiatria
Os Benzodiazepínicos interagem em qual receptor para produzir seu mecanismo de ação?
Alternativas
Q3111290 Psiquiatria

Acerca dos transtornos alimentares, julgue o item que se segue.  


A carbamazepina apresenta resultados expressivos como tratamento para compulsão alimentar. 

Alternativas
Q3111283 Psiquiatria

Com relação aos transtornos de desenvolvimento psicológico, ao retardo mental e aos transtornos comportamentais e emocionais que aparecem habitualmente durante a infância ou a adolescência, julgue o item subsequente.


Um dos principais fatores de mudança do tratamento farmacológico em crianças é o aumento gradual, com a idade, da proporção relativa de água corporal total e de água extracelular. 

Alternativas
Q3111280 Psiquiatria

A respeito de transtornos do sono e de transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), julgue o item a seguir. 


Inibidores seletivos da recaptação de serotonina, como sertralina e paroxetina, são considerados tratamentos de primeira linha para TEPT.

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: E
5: D
6: C
7: A
8: D
9: D
10: B
11: B
12: D
13: A
14: A
15: E
16: D
17: A
18: E
19: E
20: C