Questões de Concurso
Sobre psicoterapia em psiquiatria
Foram encontradas 258 questões
Julgue o item subsecutivo, considerando o caso clínico hipotético apresentado.
A psicoterapia seria o tratamento de escolha para o caso apresentado, pois não há evidência de tratamento farmacológico, exceto no tratamento de sintomas pontuais e por um curto período.
A respeito da atuação da psiquiatria no ambiente hospitalar e sua interface com outras especialidades médicas, julgue o próximo item.
Acolher indivíduos e famílias enlutadas por meio da teoria do processo dual do luto, uma vertente da psicoterapia dialética comportamental, constitui atualmente uma das principais linhas de intervenção nesses casos, dada a crescente evidência de benefício clínico estatisticamente relevante quando comparada às demais modalidades existentes.
Considerando o texto precedente como referência, julgue o item subsecutivo.
A interface entre estudos cênicos e psiquiatria ocorre não apenas na tentativa de elucidação de fenômenos psíquicos, mas também no campo do tratamento e da terapêutica e um dos principais expoentes representativos deste movimento é o médico romeno Jacob Levy Moreno, fundador do psicodrama.
Durante uma formação avançada em Psicoterapia, os psiquiatras discutem diferentes abordagens terapêuticas aplicadas a distúrbios específicos, com foco em suas bases teóricas e mecanismos de ação no tratamento de transtornos mentais. Considere os itens abaixo sobre psicoterapias específicas:
I - : Esta psicoterapia é baseada nos princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), porém com foco na aceitação dos pensamentos e emoções em vez de tentar modificá-los diretamente. Utilizada no tratamento de transtornos de ansiedade e depressão, ela promove a flexibilidade psicológica através da aceitação e do distanciamento cognitivo.
II - : Uma abordagem psicoterapêutica que foca na regulação emocional e na construção de habilidades de tolerância ao estresse. Frequentemente utilizada para pacientes com transtorno de personalidade borderline, essa psicoterapia combina estratégias de mindfulness com técnicas cognitivas e comportamentais.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos itens:
A capacidade do psiquiatra de indicar uma psicoterapia adequada é essencial para o tratamento integral do paciente, uma vez que a psicoterapia complementa a abordagem medicamentosa. A respeito das psicoterapias, julgue o item seguinte.
Pacientes com transtornos de personalidade, exceto aqueles com personalidade antissocial, podem ser encaminhados para tratamento psicanalítico, desde que não apresentem doenças físicas graves, pensamento concreto ou ausência de orientação psicológica.
A capacidade do psiquiatra de indicar uma psicoterapia adequada é essencial para o tratamento integral do paciente, uma vez que a psicoterapia complementa a abordagem medicamentosa. A respeito das psicoterapias, julgue o item seguinte.
O empirismo colaborativo é utilizado para descrever a relação entre paciente e terapeuta na psicoterapia humanista-existencial: nessa abordagem, que busca estabelecer hipóteses e explorar maneiras de vivenciar o sofrimento presente, paciente e terapeuta trabalham em conjunto para abordar os conflitos existenciais profundos do indivíduo.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
A depressão é um transtorno mental caracterizado por uma combinação de sintomas que interferem na capacidade de uma pessoa de trabalhar, dormir, estudar, comer e desfrutar de atividades anteriormente prazerosas. Os sintomas incluem tristeza persistente, perda de interesse ou prazer em atividades, alterações no apetite e no sono, fadiga, sentimentos de culpa ou inutilidade, dificuldade de concentração e pensamentos de morte ou suicídio.
Depressão: etiologia, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento (sanarmed.com)
Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima:
A depressão é um transtorno mental que pode ser diagnosticado apenas com base na presença de tristeza persistente e perda de interesse ou prazer em atividades, sem a necessidade de outros sintomas.
1. Terapia cognitivo-comportamental (TCC) individual, focada em reestruturação cognitiva e técnicas de relaxamento.
2. Terapia familiar para abordar padrões de comunicação e suporte emocional no ambiente doméstico.
3. Terapia de grupo com outros adolescentes que enfrentam problemas semelhantes, para desenvolvimento de habilidades sociais.
4. Psicoeducação para a família sobre a natureza do transtorno de ansiedade e estratégias de manejo.
5. Implementação de intervenções baseadas em mindfulness para reduzir os sintomas de ansiedade em geral não trazem benefícios relevantes.
Alternativas:
1. Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC).
2. Terapias de Base Psicodinâmica.
( ) Uso de técnicas como reestruturação cognitiva e exposição gradual.
( ) Orientação para a resolução de problemas e objetivos específicos.
( ) Análise de mecanismos de defesa e transferência.
( ) Utilização de tarefas e exercícios para praticar novas habilidades.
( ) Exploração de emoções reprimidas e sentimentos inconscientes.
A sequência CORRETA de correspondência encontra-se em:
O tratamento psicoterápico de orientação psicanalítica
Em relação à terapia comportamental dialética (DBT) para o tratamento de pessoas com transtorno de personalidade borderline, é correto afirmar que a DBT