Questões de Concurso
Sobre psicoterapia em psiquiatria
Foram encontradas 275 questões
Qual das abordagens abaixo seria mais adequada para iniciar o tratamento de Otávio?
Assinale a alternativa que apresenta a melhor abordagem entre as diversas estratégias reabilitativas.
Considerando o contexto, o setting e a evolução do grupo, assinale a alternativa que contém uma interpretação correta da dinâmica desse grupo.
Qual é o tratamento psicoterapêutico mais indicado atualmente para esse transtorno?
Assinale a alternativa que descreve corretamente as bases teóricas centrais da psicoterapia analítica de Jung.
Julgue o item subsecutivo, considerando o caso clínico hipotético apresentado.
A psicoterapia seria o tratamento de escolha para o caso apresentado, pois não há evidência de tratamento farmacológico, exceto no tratamento de sintomas pontuais e por um curto período.
A respeito da atuação da psiquiatria no ambiente hospitalar e sua interface com outras especialidades médicas, julgue o próximo item.
Acolher indivíduos e famílias enlutadas por meio da teoria do processo dual do luto, uma vertente da psicoterapia dialética comportamental, constitui atualmente uma das principais linhas de intervenção nesses casos, dada a crescente evidência de benefício clínico estatisticamente relevante quando comparada às demais modalidades existentes.
Considerando o texto precedente como referência, julgue o item subsecutivo.
A interface entre estudos cênicos e psiquiatria ocorre não apenas na tentativa de elucidação de fenômenos psíquicos, mas também no campo do tratamento e da terapêutica e um dos principais expoentes representativos deste movimento é o médico romeno Jacob Levy Moreno, fundador do psicodrama.
I. Motiva o paciente.
II. Identifica padrões de pensamento distorcidos.
III. Modifica as crenças.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I. a psicoterapia cognitivo-comportamental é considerada um dos tratamentos de primeira linha para o transtorno obsessivo-compulsivo.
II. para manter a neutralidade na psicoterapia de orientação analítica, o terapeuta deve evitar o surgimento de sentimentos contratransferenciais e transferenciais durante o tratamento.
III. em pacientes com transtorno de personalidade, a psicoterapia de orientação analítica tem como objetivo aumentar a difusão de identidade e reforçar o uso de mecanismos de defesa mais maduros como a cisão e a negação.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):