Questões de Concurso
Sobre psicoterapia em psiquiatria
Foram encontradas 254 questões
A capacidade do psiquiatra de indicar uma psicoterapia adequada é essencial para o tratamento integral do paciente, uma vez que a psicoterapia complementa a abordagem medicamentosa. A respeito das psicoterapias, julgue o item seguinte.
Pacientes com transtornos de personalidade, exceto aqueles com personalidade antissocial, podem ser encaminhados para tratamento psicanalítico, desde que não apresentem doenças físicas graves, pensamento concreto ou ausência de orientação psicológica.
A capacidade do psiquiatra de indicar uma psicoterapia adequada é essencial para o tratamento integral do paciente, uma vez que a psicoterapia complementa a abordagem medicamentosa. A respeito das psicoterapias, julgue o item seguinte.
O empirismo colaborativo é utilizado para descrever a relação entre paciente e terapeuta na psicoterapia humanista-existencial: nessa abordagem, que busca estabelecer hipóteses e explorar maneiras de vivenciar o sofrimento presente, paciente e terapeuta trabalham em conjunto para abordar os conflitos existenciais profundos do indivíduo.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
A depressão é um transtorno mental caracterizado por uma combinação de sintomas que interferem na capacidade de uma pessoa de trabalhar, dormir, estudar, comer e desfrutar de atividades anteriormente prazerosas. Os sintomas incluem tristeza persistente, perda de interesse ou prazer em atividades, alterações no apetite e no sono, fadiga, sentimentos de culpa ou inutilidade, dificuldade de concentração e pensamentos de morte ou suicídio.
Depressão: etiologia, manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento (sanarmed.com)
Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima:
A depressão é um transtorno mental que pode ser diagnosticado apenas com base na presença de tristeza persistente e perda de interesse ou prazer em atividades, sem a necessidade de outros sintomas.
1. Terapia cognitivo-comportamental (TCC) individual, focada em reestruturação cognitiva e técnicas de relaxamento.
2. Terapia familiar para abordar padrões de comunicação e suporte emocional no ambiente doméstico.
3. Terapia de grupo com outros adolescentes que enfrentam problemas semelhantes, para desenvolvimento de habilidades sociais.
4. Psicoeducação para a família sobre a natureza do transtorno de ansiedade e estratégias de manejo.
5. Implementação de intervenções baseadas em mindfulness para reduzir os sintomas de ansiedade em geral não trazem benefícios relevantes.
Alternativas:
1. Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC).
2. Terapias de Base Psicodinâmica.
( ) Uso de técnicas como reestruturação cognitiva e exposição gradual.
( ) Orientação para a resolução de problemas e objetivos específicos.
( ) Análise de mecanismos de defesa e transferência.
( ) Utilização de tarefas e exercícios para praticar novas habilidades.
( ) Exploração de emoções reprimidas e sentimentos inconscientes.
A sequência CORRETA de correspondência encontra-se em:
O tratamento psicoterápico de orientação psicanalítica
Em relação à terapia comportamental dialética (DBT) para o tratamento de pessoas com transtorno de personalidade borderline, é correto afirmar que a DBT
I- O acolhimento aos pacientes com transtornos mentais propicia a formação de vínculo e a criação de um espaço de escuta a usuários e a famílias, de modo que eles se sintam seguros e tranquilos para expressar suas aflições, dúvidas e angústias.
Além disso,
II- Permite ao profissional conhecer as demandas de saúde da população de seu território e elaborar um projeto terapêutico que se trata de um plano de ação compartilhado composto por um conjunto de intervenções que seguem uma intencionalidade de cuidado integral à pessoa.