Questões de Concurso
Comentadas sobre transtornos de ansiedade, fobias e síndrome do pânico em psiquiatria
Foram encontradas 449 questões
I. A agorafobia provavelmente é a mais incapacitante das fobias. Muito frequentemente, ela é consequência do transtorno de pânico e pessoas com agorafobia buscam evitar situações as quais sentem que poderiam desencadear um ataque de pânico ou situações das quais imaginam que seria difícil escapar caso tivessem um ataque de pânico.
II. O diagnóstico de fobia específica requer o desenvolvimento de ansiedade grave, mesmo a ponto de sofrerem com ataques de pânico, quando há exposição ao objeto ou situação temida.
III. As fobias específicas possuem alta prevalência, principalmente entre mulheres, que são afetadas em uma proporção de 2:1 em relação aos homens, exceto para as fobias relacionadas ao o medo de sangue, injeção ou ferimentos.
IV. O tratamento mais eficaz para as fobias é, provavelmente, a terapia comportamental, que tem o intuito de dessensibilizar o paciente para os estímulos que provocam ansiedade, mas, mais especificamente para a ansiedade social e agorafobia, os inibidores seletivos da recaptação de serotonina são eficazes e considerados o tratamento farmacológico de primeira linha.
Estão corretas as afirmativas
HALES, R. E.; YUDOFSKY, S. C.; GABBARD, G. O. Tratado de psiquiatria clínica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. P. 532.
A farmacoterapia de primeira linha para o tratamento contínuo do Transtorno de Pânico é
Baseado na melhor evidência científica disponível, qual dos seguintes tratamentos propostos seria mais bem indicado?
A abordagem inicial recomendada é:
I. O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado por preocupação excessiva e persistente em múltiplas áreas da vida, frequentemente acompanhada de sintomas somáticos.
II. O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) requer exposição a um evento traumático e pode incluir revivência do trauma, esquiva de estímulos associados e hipervigilância.
III. O transtorno somatoforme é definido pela presença de sintomas físicos inexplicáveis clinicamente, sem relação com qualquer condição médica ou neurológica.
IV. O transtorno de pânico é caracterizado por crises súbitas e recorrentes de medo ou desconforto intenso, frequentemente associadas à agorafobia.
Estão corretas as afirmativas:
Considerando os critérios diagnósticos do DSM-5, assinale a alternativa correta sobre a relação entre os ataques de pânico e o desenvolvimento de agorafobia.
Assinale a alternativa correta sobre os sintomas e aspectos clínicos do TAG.
No transtorno de ansiedade generalizada, a intensidade, duração ou frequência da ansiedade e preocupação é proporcional à probabilidade real ou ao impacto do evento antecipado.