Questões de Concurso Comentadas sobre transtornos de ansiedade, fobias e síndrome do pânico em psiquiatria

Foram encontradas 449 questões

Q3270464 Psiquiatria
Paciente de 35 anos se apresenta em consultório referindo ser sobrevivente de um assalto à mão armada ocorrido há onze meses. Relata que desde então convive com memórias angustiantes que surgem de forma involuntária, frequentemente durante o dia, além de pesadelos recorrentes sobre o evento. Ele cita que evita ao máximo passar por locais associados ao evento. Durante a consulta se apresenta com humor ansioso e hipotenaz ao exame do estado mental. Com base no quadro descrito, o diagnóstico mais provável é 
Alternativas
Q3260941 Psiquiatria
O termo fobia refere-se a um medo excessivo de objeto, circunstâncias ou situações. São exemplos de fobia específicas e seu agente causador corretamente relacionados, EXCETO
Alternativas
Q3260939 Psiquiatria
Considere o quadro clínico a seguir para responder a questão

Em 1896, Charles Darwin deu a seguinte descrição psicofisiológica do medo agudo fundindo-se em terror: O medo é, por vezes, precedido de susto, e, embora diferentes, ambos levam os sentidos da visão e da audição a serem alertados de forma imediata. Em ambos os casos, os olhos e a boca ficam muito abertos, e as sobrancelhas, levantadas. O homem aterrorizado primeiro fica imóvel e sem respirar, como uma estátua, ou se agacha de forma instintiva como se fosse capaz de escapar de ser observado. O coração bate rápido e violentamente, de modo que palpita ou se debate contra as costelas; mas é controverso se assim trabalha com mais eficiência do que o habitual, de maneira a enviar uma quantidade maior de sangue para todas as partes do corpo; a pele fica pálida como durante um desmaio incipiente. Essa palidez da superfície, contudo, pode, em grande parte, ou exclusivamente, decorrer do centro vasomotor que é afetado a ponto de levar a uma contração das pequenas artérias da pele.
A descrição anterior é típica no quadro clínico compatível como: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251691 Psiquiatria
Sobre os transtornos fóbicos ansiosos, avalie as afirmativas a seguir.

I. A agorafobia provavelmente é a mais incapacitante das fobias. Muito frequentemente, ela é consequência do transtorno de pânico e pessoas com agorafobia buscam evitar situações as quais sentem que poderiam desencadear um ataque de pânico ou situações das quais imaginam que seria difícil escapar caso tivessem um ataque de pânico.
II. O diagnóstico de fobia específica requer o desenvolvimento de ansiedade grave, mesmo a ponto de sofrerem com ataques de pânico, quando há exposição ao objeto ou situação temida.
III. As fobias específicas possuem alta prevalência, principalmente entre mulheres, que são afetadas em uma proporção de 2:1 em relação aos homens, exceto para as fobias relacionadas ao o medo de sangue, injeção ou ferimentos.
IV. O tratamento mais eficaz para as fobias é, provavelmente, a terapia comportamental, que tem o intuito de dessensibilizar o paciente para os estímulos que provocam ansiedade, mas, mais especificamente para a ansiedade social e agorafobia, os inibidores seletivos da recaptação de serotonina são eficazes e considerados o tratamento farmacológico de primeira linha.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251690 Psiquiatria
No início típico de um caso de transtorno de pânico, os indivíduos estão envolvidos em algum aspecto comum da vida, quando subitamente seu coração dispara e eles têm a impressão de que não conseguem respirar. Segue-se a isso a sensação de tontura e desmaio, bem como a de que estão prestes a morrer. Os pacientes de transtorno de pânico são em geral adultos jovens, mais provavelmente na terceira década, embora o início possa ocorrer até a sexta década.
HALES, R. E.; YUDOFSKY, S. C.; GABBARD, G. O. Tratado de psiquiatria clínica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. P. 532.
A farmacoterapia de primeira linha para o tratamento contínuo do Transtorno de Pânico é
Alternativas
Q3245252 Psiquiatria
Eliana é uma adolescente cisgênera preta de 16 anos, com parceria fixa. Vem à consulta porque não aguenta mais se sentir tão no limite o tempo todo. Sente inquietação, dificuldade para começar a dormir, preocupação com o futuro e pensamentos catastróficos recorrentes, sempre tem medo de que o pior desfecho possível de uma situação irá ocorrer. Os sintomas já estão presentes há 1 ano, quase todos os dias. Nega comorbidades, uso de substâncias ou medicações de uso contínuo. Chegou a iniciar tratamento com Fluoxetina no passado, mas logo desenvolveu manchas vermelhas no corpo e parou por orientação de sua amiga enfermeira. Buscou novamente o psiquiatra, que lhe receitou então a Sertralina - dessa vez, sentiu que os medos e preocupações se intensificaram logo na primeira semana de uso, e decidiu parar por conta própria. Eliana, então, pede a você que arrume alguma solução para essa situação "de uma vez por todas".

Baseado na melhor evidência científica disponível, qual dos seguintes tratamentos propostos seria mais bem indicado?
Alternativas
Q3245244 Psiquiatria
Rita é uma adolescente cis preta de 16 anos, com parceria fixa. Vem para sua primeira consulta com você após ser encaminhada pela UBS para ajuste de tratamento. Rita já vinha tratando um quadro de ansiedade há 6 meses com Fluoxetina, mas sentiu pouca melhora mesmo chegando à dose de 80 mg ao dia. Há 1 mês, o médico da UBS substituiu seu medicamento por Venlafaxina. Rita relata que apresentou melhora substancial após a troca, mas ainda se sente muito incomodada pela insônia, às vezes levando mais de 4 horas para pegar no sono. Rita não gostaria de abordar tratamentos não medicamentosos no momento, sente que ainda não tem a disciplina necessária, mas tem muito medo de usar algum medicamento que possa causar dependência. Dentre os esquemas terapêuticos abaixo, qual seria o mais adequado para uso contínuo? 
Alternativas
Q3240796 Psiquiatria
Sobre o transtorno de ansiedade de separação, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3238843 Psiquiatria
Um paciente vítima de um acidente grave apresenta flashbacks e hipervigilância, sendo diagnosticado com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).
A abordagem inicial recomendada é:
Alternativas
Q3237446 Psiquiatria
Sobre transtornos neuróticos, transtornos relacionados ao estresse e transtornos somatoformes, analise as afirmativas abaixo:

I. O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado por preocupação excessiva e persistente em múltiplas áreas da vida, frequentemente acompanhada de sintomas somáticos.
II. O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) requer exposição a um evento traumático e pode incluir revivência do trauma, esquiva de estímulos associados e hipervigilância.
III. O transtorno somatoforme é definido pela presença de sintomas físicos inexplicáveis clinicamente, sem relação com qualquer condição médica ou neurológica.
IV. O transtorno de pânico é caracterizado por crises súbitas e recorrentes de medo ou desconforto intenso, frequentemente associadas à agorafobia.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3237444 Psiquiatria
Em relação aos transtornos de ansiedade generalizada (TAG), assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3235166 Psiquiatria
Considerando os avanços recentes nas abordagens terapêuticas, assinale a alternativa que apresenta corretamente um tratamento considerado de primeira linha para o transtorno de ansiedade generalizada. 
Alternativas
Q3235160 Psiquiatria
Um médico clínico de 28 anos relata que, há cerca de três semanas, começou a evitar o ambiente hospitalar após um episódio súbito de mal-estar no pronto- -socorro onde trabalha. Ele descreve que, durante uma rotina aparentemente tranquila, teve repentinamente taquicardia, sudorese intensa, sensação de falta de ar e sufocamento, tontura e sensação de desmaio iminente. Sentiu um medo intenso e inexplicável de que algo terrível estivesse para acontecer, como uma morte iminente. Além disso, achava que perderia o controle, “parecia que ia enlouquecer”. Desde então, tem evitado retornar ao hospital, o que afeta sua prática profissional. O paciente nega histórico de alcoolismo, uso de drogas ou exposição a estresse intenso recente. Não apresenta transtornos psiquiátricos diagnosticados previamente. É considerado comprometido e dedicado ao trabalho, embora reconheça que o ambiente hospitalar seja exigente. Após o episódio, também passou a evitar outras situações que possam lembrá-lo da crise, como ambulatório, centro cirúrgico e consultório. Relata sentir apreensão apenas ao pensar em retornar ao trabalho. Apesar disso, mantém atividades sociais e de lazer fora do ambiente profissional, sem outras queixas.
Considerando os critérios diagnósticos do DSM-5, assinale a alternativa correta sobre a relação entre os ataques de pânico e o desenvolvimento de agorafobia.
Alternativas
Q3235159 Psiquiatria
Considerando os critérios diagnósticos e a fenomenologia do transtorno de ansiedade social, assinale a alternativa que descreve corretamente a apresentação clínica predominante desse transtorno, diferenciando-o de outros transtornos de ansiedade.
Alternativas
Q3215630 Psiquiatria
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) faz parte do grupo dos transtornos de ansiedade, que incluem uma variedade de condições caracterizadas por sintomas de ansiedade excessiva e persistente.

Assinale a alternativa correta sobre os sintomas e aspectos clínicos do TAG.
Alternativas
Q3210075 Psiquiatria
Julgue o item que se segue, referentes à clínica médica e conduta médico‐pericial nas áreas de cardiologia, ortopedia e psiquiatria.

No transtorno de ansiedade generalizada, a intensidade, duração ou frequência da ansiedade e preocupação é proporcional à probabilidade real ou ao impacto do evento antecipado.
Alternativas
Q3197761 Psiquiatria
Na fisiopatologia da ansiedade, identificamos que:
Alternativas
Q3197760 Psiquiatria
O medo de locais ou situações nas quais a fuga pode ser difícil ou em que a ajuda pode não estar disponível se chama:
Alternativas
Q3197758 Psiquiatria
Sobre O Transtorno Depressivo Maior, podemos dizer que:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Médico – Área Psiquiatria |
Q3189534 Psiquiatria
Qual dos transtornos listados abaixo exige um fator estressor ou traumático claramente bem definido para seu diagnóstico?
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: E
5: B
6: E
7: D
8: D
9: E
10: B
11: A
12: D
13: D
14: A
15: E
16: E
17: C
18: C
19: A
20: C