Questões de Concurso Sobre petróleo, gás natural e carvão, madeira, hulha, biomassa, biocombustíveis e energia nuclear em química

Foram encontradas 420 questões

Q3258898 Química
A respeito dos combustíveis sintéticos de fonte renovável, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A produção de e-combustível tem origem no processo industrial de eletrólise da água que separa o hidrogênio do oxigênio. Esse processo é dependente do uso de eletricidade, o que pode resultar no uso de combustíveis fósseis.

( ) Com o hidrogênio disponível, em uma segunda etapa, a molécula é combinada com CO2 por meio de processos controlados de pressão e temperatura. Dessa mistura resulta o metanol, que contém água. Essa substância será processada em mais algumas etapas, para a obtenção de outros produtos através do refino

( ) Mesmo sendo uma alternativa atraente, com tecnologia de baixo custo, impactos ambientais ainda são assuntos atrelados e de difícil desmembramento.



As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3258895 Química
Sobre os terminais de granéis líquidos, instalações usadas para receber, destinar e armazenar biocombustíveis, petróleo e derivados líquidos, inclusive o GLP, analise as afirmativas a seguir.

I. Os terminais são instalações voltadas à logística de movimentação e armazenamento dos produtos líquidos regulados pela ANP: petróleo, seus derivados e biocombustíveis.

II. Um terminal aquaviário é uma instalação portuária do tipo marítimo, fluvial ou lacustre, autorizada pela ANP a prestar serviços de movimentação de produto regulado.

III. A operação e a construção de terminais para movimentação de petróleo, seus derivados, gás natural, inclusive liquefeito (GNL), biocombustíveis e demais produtos regulados pela ANP, ocorrem mediante autorização da ANP.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3258884 Química
O hidrogênio, além de fonte de energia, pode ser utilizado em diferentes áreas industriais: hidrogenação de gorduras e óleos em indústrias alimentícias, tratamento de derivados de petróleo, produção de amônia para fertilizantes, no processamento de aço, na indústria farmacêutica etc.
Analise as afirmativas a seguir.

I. O hidrogênio produzido a partir de etanol, da biomassa e de outros biocombustíveis é reconhecido como fonte estratégica de hidrogênio verde, segundo o Projeto de Lei nº 2308/ 2023.

II. A biomassa, que é hoje um passivo ambiental, tem o potencial de gerar biogás e biometano, que depois podem ser transformados em hidrogênio, a partir do processo de reforma a vapor.

III. O hidrogênio verde, feito a partir da eletrólise da água com energia renovável, aparece como o favorito. A tecnologia para produção desse combustível se encontra desenvolvida e pronta para escalabilidade.


Está correto o que afirma em
Alternativas
Q3258883 Química
Dados do BNDES indicam que o etanol de segunda geração permite uma redução de 80% na emissão de CO2, podendo alcançar uma taxa de 90% em 2025. Em relação à gasolina comum, o etanol 2G pode emitir até 15 vezes menos carbono na atmosfera.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O etanol de segunda geração (E2G) possui especificação ANP diferente do etanol de primeira geração em função da matéria prima ser diferente. E2G utiliza biomassa vegetal lignocelulósica, reaproveitando resíduos vegetais.

( ) O processo de hidrólise é a quebra da celulose e da hemicelulose em açúcares – glicose e xilose, respectivamente. A hidrólise pode ser química ou enzimática.

( ) Os processos de fermentação e destilação são parecidos com o processo produtivo do etanol de primeira geração. A diferença é que a fermentação do açúcar xilose requer o uso de uma levedura geneticamente modificada.


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3258881 Química
Biorrefinaria é uma instalação que integra processos de conversão de biomassa em biocombustíveis, insumos químicos, materiais, alimentos, rações e energia. O objetivo de uma biorrefinaria é otimizar o uso de recursos e minimizar os efluentes, maximizando os benefícios e o lucro.
A respeito de biorrefinaria, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As biorrefinarias integram diversas rotas de conversão – bioquímicas, microbianas, químicas e termoquímicas, em busca do melhor aproveitamento da biomassa e da energia nela contida.

( ) Os conceitos de biorrefinaria e da química verde enfocam o aproveitamento da biomassa de modo que se tenham cadeias de valor similares àquelas dos derivados do petróleo, mas com menor impacto no meio ambiente.

( ) As possibilidades advindas do desenvolvimento das biorrefinarias e do aproveitamento eficiente da biomassa e dos resíduos agrícolas e agroindustriais apontam para baixo potencial econômico dessas instalações, uma vez que o Brasil, apesar de ocupar posição de destaque no agronegócio e na produção de biocombustíveis, possui um enorme gap tecnológico.


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3258873 Química
A respeito dos percentuais mandatórios de adição de biocombustíveis aos combustíveis fósseis, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) No final de 2023, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou a antecipação do mandato de 14% (B14) da mistura de biodiesel ao diesel vendido ao consumidor no Brasil para março de 2024. O B15, anteriormente previsto para 2026, também será antecipado para março de 2025.

( ) O PL nº 4516/2023, estabelece novos percentuais mínimos e máximos para a mistura do etanol à gasolina C e do biodiesel ao diesel B, vendidos aos consumidores em postos do país.

( ) O PL nº 4516/2023, estabelece que caberá ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) definir as metas de aumento da mistura de biodiesel no diesel, podendo reduzir ou aumentar esse percentual entre os limites de 13% e 25%. Um ponto preocupante no PL é que não há previsão de avaliação e constatação de viabilidade técnica para o aumento do teor de biodiesel no diesel.



As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3258872 Química
Os biodutos, além das vantagens comerciais, trazem benefícios de sustentabilidade ambiental, uma vez que eliminam o número de viagens de caminhão por ano, resultando em maior segurança rodoviária e na redução do tráfego de veículos e das emissões.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O biodiesel não pode ser transportado por dutos porque possui uma característica higroscópica, ou seja, tem a capacidade de absorver a umidade do ambiente e isso pode levar ao acúmulo de materiais presentes na água nos dutos, comprometendo a qualidade do produto.

II. Os dutos que movimentam hidrocarbonetos líquidos e outros combustíveis, tais como biodiesel, mistura óleo diesel, biodiesel ou etanol, de forma sequencial (polidutos), são considerados pela ANP como oleodutos segundo definição do Regulamento Técnico de Dutos Terrestres – RTDT.

III. O Sistema Logístico Multimodal de Etanol está baseado na criação de corredores de transporte dutoviário de etanol, que se integram de forma multimodal ao sistema de distribuição já existente nessas regiões.


Está correto o que afirma em
Alternativas
Q3258868 Química
Em relação aos biocombustíveis substitutos do diesel fóssil, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo regulamentação da ANP, o diesel verde é definido como biocombustível composto por hidrocarbonetos parafínicos destinado a veículos dotados de motores do ciclo Diesel.

II. O biodiesel é um combustível renovável obtido a partir de um processo químico denominado transesterificação. Por meio desse processo, os triglicerídeos presentes nos óleos e gordura animal reagem com um álcool primário, metanol ou etanol, gerando dois produtos: o éster e a glicerina.

III. Como têm a composição semelhante ao óleo diesel de origem fóssil, o biodiesel e o diesel verde podem ser acrescentados ao diesel mineral em qualquer proporção e, até mesmo, ser substituído de forma integral.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3191346 Química
O etanol de segunda geração (E2G) é produzido a partir de resíduos de biomassa lignocelulósica. Um dos principais desafios no processo de produção de E2G está relacionado ao:
Alternativas
Q3082211 Química
A instalação de indústrias de Hidrogênio Verde (H2V) no estado de Pernambuco representa uma importante iniciativa para promover a transição energética e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Para entender melhor os diferentes tipos de hidrogênio e suas características, associe CORRETAMENTE cada tipo de hidrogênio à sua definição:

1. Hidrogênio Verde  2. Hidrogênio Cinza  3. Hidrogênio Azul  4. Hidrogênio Marrom  5. Hidrogênio Amarelo

( ) Produzido a partir do gás natural, gerando grandes quantidades de CO2, sem captura de carbono.
( ) Obtido a partir da eletrólise da água usando energia renovável, resultando em emissões mínimas de gases de efeito estufa.
( ) Produzido a partir de carvão, liberando uma quantidade significativa de poluentes.
( ) Produzido a partir da eletrólise da água utilizando eletricidade da rede elétrica, podendo incluir fontes renováveis ou fósseis.
( ) Produzido a partir do gás natural, mas utilizando tecnologias de captura e armazenamento de carbono, reduzindo as emissões de CO2.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Alternativas
Q3047766 Química
As culturas agrícolas ditas como energéticas são aquelas empregadas para produção em larga escala de pelo menos um produto destinado ao uso energético, seja um biocombustível para transporte ou como fonte de energia para conversão em outras formas de energia útil, além de produtos secundários. Relacione as três grandes culturas comercialmente difundidas no mundo com seu(s) respectivo(s) produto(s) e marque a alternativa correta.

MATÉRIA-PRIMA
1 - Soja

2 - Cana-de-açúcar

3 - Milho

PRODUTO(S)
A - Açúcar (sacarose)

B - Etanol e ração animal

C - Açúcar, etanol e bioenergia
D - Biodiesel 
Alternativas
Q3047760 Química
O conceito de Produção mais Limpa (P+L) foi criado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no final da década de 1980. A ideia surgiu como uma resposta à crescente preocupação global com a sustentabilidade e a necessidade de desenvolver práticas industriais que reduzissem os impactos ambientais de forma preventiva, em vez de remediativa. Desde então, a P+L tem sido amplamente adotada e adaptada por indústrias ao redor do mundo inteiro. Nesse contexto, qual das seguintes práticas é um exemplo de Produção mais Limpa (P+L) na indústria química?
Alternativas
Q3008339 Química
Os biocombustíveis surgem como uma alternativa econômica e ambiental aos combustíveis fósseis. Também chamado de Agrocombustível, ele é produzido a partir de processos sobre a biomassa. A partir disso, assinale a alternativa que não é um tipo de biocombustível. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: SIMAE - SC Prova: FUNDATEC - 2024 - SIMAE - SC - Químico |
Q2612407 Química

A atmosfera funciona como um cobertor protetor que sustenta a vida na Terra. Considerando os poluentes atmosféricos, assinale a alternativa que apresenta a principal atividade humana responsável pela emissão de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera.

Alternativas
Q2577145 Química
O biodiesel é produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais através de um processo químico no qual triacilglicerídeos reagem com um álcool, geralmente metanol ou etanol, na presença de um catalisador. Esse processo resulta na formação de ésteres metílicos ou etílicos de ácidos graxos, que constituem o biodiesel, e glicerol como subproduto. O nome da reação da síntese do biodiesel é 
Alternativas
Q2577117 Química
Uma refinaria de petróleo possui uma combinação de processos de separação, processos de conversão, e processos de tratamento. Nos processos de conversão, como no craqueamento catalítico, por exemplo, ocorrem transformações químicas das moléculas através de reações com o objetivo de obter misturas de hidrocarbonetos que possuam maior interesse econômico. É um exemplo de processo de conversão aplicado nas refinarias de petróleo
Alternativas
Q2577104 Química
O etanol é um biocombustível produzido, majoritariamente, por via fermentativa utilizando a cana de açúcar como principal matéria prima. O Brasil produziu 22,5 bilhões de litros de etanol na safra 2007/2008, o que corresponde a, aproximadamente, 46% da produção mundial. Durante o processamento do melaço da cana de açúcar para a produção do bioetanol
Alternativas
Q2473025 Química
Em um estudo de caso realizado em uma refinaria de petróleo, foi testado um inibidor de corrosão para proteger as tubulações metálicas contra a corrosão. O inibidor elevou o potencial de corrosão em 42 mV. As inclinações anódica e catódica, medidas antes da aplicação do inibidor, eram respectivamente 64 mV/década e -126 mV/década. Após a adição do inibidor, observou-se que essas inclinações não foram alteradas. Com base nestas informações, avalie as afirmativas a seguir:

I. Sendo requisito uma eficiência de inibição a partir de 80%, esse inibidor pode ser usado.

II. O inibidor testado pode ser considerado um inibidor anódico.

III. Para serem válidas as medidas das inclinações das curvas de polarização, estas devem ser obtidas sob baixa variação de potencial.


Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q2445316 Química
        Na gasolina brasileira, um componente presente que merece destaque especial é o etanol. O Decreto n.º 10.940/2022 estabelece que a gasolina do tipo C deve conter 27% de etanol. O principal papel desse componente é atuar como antidetonante. Um ensaio simples para verificar o teor de etanol na gasolina comercial consiste em transferir 50 mL da amostra a ser avaliada para uma proveta de 100 mL, completando-se o volume com água destilada. Após agitação e repouso, a mistura contendo gasolina, etanol e água sofrerá separação. 

Tendo como referência o ensaio acima descrito e considerando os usos da gasolina, julgue o item que se segue.


Por meio da destilação fracionada do petróleo, além da gasolina, podem-se obter vários produtos derivados de grande importância econômica, como o gás natural, o querosene, o dísel, os óleos lubrificantes, a parafina e o asfalto. 

Alternativas
Q2445315 Química
        Na gasolina brasileira, um componente presente que merece destaque especial é o etanol. O Decreto n.º 10.940/2022 estabelece que a gasolina do tipo C deve conter 27% de etanol. O principal papel desse componente é atuar como antidetonante. Um ensaio simples para verificar o teor de etanol na gasolina comercial consiste em transferir 50 mL da amostra a ser avaliada para uma proveta de 100 mL, completando-se o volume com água destilada. Após agitação e repouso, a mistura contendo gasolina, etanol e água sofrerá separação. 

Tendo como referência o ensaio acima descrito e considerando os usos da gasolina, julgue o item que se segue.


O método utilizado para separar o álcool da gasolina no experimento em apreço é a gravimetria.

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: B
5: C
6: D
7: D
8: B
9: C
10: A
11: C
12: C
13: A
14: A
15: D
16: A
17: D
18: C
19: C
20: E