Questões de Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos. para Concurso
Foram encontradas 207 questões
Embora os núcleos mantenham sua identidade em processos químicos e outras propriedades nucleares, além da carga, influenciem o comportamento químico, a natureza do núcleo é um assunto de grande importância para os químicos. O uso de isótopos radioativos ajudou na determinação dos mecanismos de reações químicas e de processos biológicos. Assinale a alternativa correta a respeito desse assunto.
Sobre tópicos de radioquímica são feitas as seguintes afirmações:
I. As emissões gama, alfa e raios X têm como característica comum o efeito ionizante. II. A radiação gama tem maior comprimento de onda que o da luz visível. III. Dois tipos usuais de equipamentos empregados em medidas radiométricas para radiação gama são os cintiladores e as câmaras de ionização. De acordo com a atribuição verdadeira (V) e falsa (F), as afirmativas I, II e III são classificadas, correta e respectivamente, comoA argila encontrada na foz de certo rio contém isótopos C14, meia vida de 5600 anos), com uma atividade natural de 1600 desintegrações por minuto. Cerâmicas feitas por ancestrais que lá habitaram apresentam atividade atual de 200 desintegrações por minuto. Pode-se calcular então que elas foram feitas, aproximadamente, no século
Um cátion trivalente é apresentado na alternativa
A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais por meio da aplicação de radiação ionizante oriunda de um radioisótopo, como o Co60 , cujo tempo de meia-vida é de 5,3 anos.
Se um equipamento de radioterapia hospitalar contiver 1 kg de Co60, quanto tempo levará para ter sua massa radioativa reduzida a 12,5% do seu valor inicial?
O Urânio 235 sofre fissão por meio da reação representada a seguir:
92U235 + 0n 1 → 56B142 + ZX A + 2 0n1
Indique a alternativa que apresenta os corretos valores do número atômico (Z) e número de massa (A) do átomo X.
A radiação cósmica representa uma fonte de radiação natural. Sobre esse tipo de radiação, é INCORRETO afirmar que
“As emulsões fotográficas representam o primeiro detector utilizado para radiação, pois foi através de chapas fotográficas guardadas por acaso junto com material radioativo, que Becquerel descobriu, em 1896, a radioatividade natural.”
(Tauhata et al, 2003.)
Sobre as emulsões fotográficas, analise.
I. A radiação, ao interagir com elétrons dos átomos do sal de prata, faz com que apenas alguns átomos sejam sensibilizados pela sua passagem.
II. A radiação converte a prata em íons prata que reagem e se depositam na emulsão.
III. A solução fixadora contém ácido acético diluído e interrompe rapidamente o processo de revelação.
IV. O banho de água tem a finalidade de remover a solução fixadora, sendo o filme posteriormente levado à secagem.
Estão corretas apenas as afirmativas
O estudo das radiações ionizantes X e ɣ são de grande interesse em função de suas propriedades e aplicações. Em relação a estas radiações, é INCORRETO afirmar que
A atividade (A) é uma das grandezas radiológicas que contabiliza o número de radiações relacionado com outra grandeza do sistema de medição tradicional. Em relação a A, analise as afirmativas.
I. A atividade de um material radioativo é o número de tranformações nucleares por unidade de tempo.
II. A unidade no sistema internacional é o recíproco do segundo (s–1).
III. A unidade antiga becquerel (Bq) ainda é utilizada em algumas situações.
IV. A unidade becquerel (Bq) corresponde a uma transformação por segundo.
Estão corretas apenas as afirmativas
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A eficiência de um detector é a capacidade deste converter em sinais de medição os estímulos recebidos.
( ) Entre os fatores que influenciam a eficiência intrínseca estão o número atômico do elemento sensível do detector, o estado físico do material e a sensibilidade da emulsão fotográfica (para filmes).
( ) As emulsões fotográficas são constituídas de cristais de haletos de prata dispersos em matriz de gelatina.
A sequência está correta em
O processo de blindagem para partículas carregadas deve considerar o fato de que existe um alcance para cada tipo de partícula em função da energia e do material. Em relação a este processo de blindagem, é INCORRETO afirmar que
Em relação ao processo de blindagem de instalação, analise as afirmativas.
I. Além de colimadores, aventais e labirintos, é necessário introduzir a blindagem quando se opera com fontes intensas ou níveis elevados de radiação.
II. Para a construção de uma blindagem deve‐se considerar a localização dos geradores de radiação, as direções possíveis de incidência do feixe, o tempo de ocupação da máquina ou fonte, a carga de trabalho, os locais/áreas circunvizinhas e a planta da instalação.
III. O espalhamento da radiação oriunda de um aparelho calibrado nas paredes, equipamentos e ar é mínimo e pode ser desprezado para fins de construção de uma blindagem.
IV. Deve‐se calcular as espessuras, bem como escolher as geometrias que otimizam a redução do nível de radiação aos estabelecidos por normas gerais e específicas de radioproteção.
Estão corretas apenas as afirmativas
“Um dos problemas fundamentais da proteção radiológica é interpretar as medidas de radiação ou atividade no meio ambiente em termos da dose equivalente em tecidos e da resultante de dose equivalente efetiva. Sendo assim, recomenda‐se a aplicação de limites secundários e de limites derivados que são relacionados aos limites primários e permitem uma comparação mais direta com as quantidades medidas.”
(Tauhata et al, 2003.)
Com base no trecho anterior, analise as afirmativas.
I. Na prática, as grandezas básicas não podem ser medidas diretamente e, sendo assim, não permitem um controle adequado dos perigos criados pela radiação.
II. Considerando as possibilidades de exposição externa e interna à radiação, os limites secundários devem ser avaliados para irradiações externa e interna.
III. Para interpretar uma medida de rotina em termos dos limites máximos recomendados, pode‐se utilizar padrões intermediários, denominados limites derivados.
IV. Em se tratando de irradiação externa, uma das maneiras de se obter o limite derivado é a monitoração da atividade no ar na água e em alimentos.
Estão corretas apenas as afirmativas
Em relação à proteção radiológica, analise as afirmativas.
I. Tem como objetivo manter os limites de dose equivalente anual para os tecidos e abaixo do limiar do detrimento para os efeitos não estocásticos nesse tecido.
II. O limite de dose anual para trabalhadores e público é definido em termos de mSv.
III. Sv é obtido pelo produto da condutância elétrica (Siemens) da radiação eletromagnétcia e o volume (m3) do tecido que sofreu a incidência.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Sobre a grandeza dose equivalente, analise as afirmativas.
I. Simbolizada por HT(τ).
II. Expressa pelo produto DTwR, onde DT é dose absorvida média no órgão ou tecido e wR é o fator de ponderação da radiação.
III. A sua unidade no sistema internacional é o joule por quilograma (J/kg).
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Analise as afirmativas.
I. Como limites anuais para a absorção de material radioativo via inalação ou ingestão aplica‐se o índice de dose equivalente de 50 mSv.
II. O nível de investigação é definido como o valor da dose equivalente ou de entrada de material radioativo no corpo, acima do qual o resultado é considerado suficientemente importante para justificar maiores investigações.
III. O nível de intervenção depende da situação e deve ser preestabelecido, pois sempre irá interferir com a operação normal ou com a cadeia normal de responsabilidades.
IV. As informações do nível de registro para uma determinada área são utilizadas para se avaliar a necessidade ou não da investigação/intervenção nesta área.
Estão corretas apenas as afirmativas
Acerca dos princípios da radioproteção, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Qualquer exposição das gônadas pode levar a um detrimento genético nos descendentes do indivíduo exposto.
( ) Qualquer exposição de um tecido envolve risco carcinogênico, dependendo da radiossensibilidade desse tecido por unidade de dose equivalente.
( ) Estudos epidemiológicos e radiobiológicos em baixas doses mostraram que não existe um limiar real de dose para os efeitos estocásticos.
( ) Efeito estocástico é o efeito causado por irradiação total ou localizada de um tecido, causando um grau de morte celular não compensado pela reposição ou reparo, com prejuízos detectáveis no funcionamento do tecido ou órgão.
A sequência está correta em
Sobre as radiações, analise as afirmativas.
I. A proteção contra as radiações visa à prevenção ou à diminuição dos seus efeitos somáticos e à redução da deterioração genética dos povos.
II. Qualquer atividade envolvendo radiação ou exposição deve ser justificada em relação a outras alternativas e, ainda, produzir um benefício líquido positivo para a sociedade.
III. As doses resultantes da radiação natural e dos tratamentos médicos com raios‐x não são preocupantes, uma vez que não são consideradas nas doses acumuladas.
IV. O termo ALARA significa que todas as exposições devem ser mantidas tão baixas quanto razoavelmente exequíveis.
Estão corretas apenas as afirmativas