Questões de Concurso Sobre radioatividade: reações de fissão e fusão nuclear, desintegração radioativa e radioisótopos. em química

Foram encontradas 212 questões

Q3231721 Química
Durante uma aula sobre fissão e fusão nucleares, dois processos que envolvem a liberação de grandes quantidades de energia, um professor de Ciências propôs a seus alunos um desafio de VERDADEIRO e FALSO, verbalizando as informações contidas nas seguintes afirmativas:

I A fissão nuclear envolve a união de núcleos leves para formar um núcleo mais pesado, enquanto a fusão nuclear envolve a divisão de um núcleo pesado em núcleos menores.
II Tanto a fissão quanto a fusão nuclear liberam nêutrons, que podem iniciar novas reações em cadeia. No entanto, a fissão ocorre com núcleos mais leves, enquanto a fusão ocorre com núcleos mais pesados.
III A fissão nuclear, utilizada nas usinas nucleares para produção energética, é mais fácil de controlar e menos perigosa que a fusão nuclear, pois esta última requer condições extremas de temperatura e pressão para ocorrer.
IV A fissão nuclear envolve a divisão de um núcleo pesado em núcleos menores, liberando energia, enquanto a fusão nuclear envolve a união de núcleos leves para formar um núcleo mais pesado, também liberando energia.

Sobre fissão e fusão, são corretas as afirmativas
Alternativas
Q3197217 Química
Na maioria das vezes, a poluição radioativa que afeta de maneira mais significativa a saúde humana resulta:
Alternativas
Q3188961 Química
Um método de preparação de amostras para determinação de metais, por análise gravimétrica, em rochas e minerais é a eliminação dos materiais à base de sílica. Por exemplo, para se determinar o teor de alumínio em uma amostra de caulim, que contém caulinita (Al2(OH)4Si2O5), pode-se, inicialmente, fazer reagir a amostra, sob aquecimento, com ácido fluorídrico (HF), conforme a seguinte equação química:

Al2(OH)4Si2O5 (s)    +    14 HF(aq)     9 H2O(l)     2 SiF4 (g)    +    2 AlF3 (aq)

Em relação a esse método, assinale a alternativa que indica as assertivas CORRETAS:

I - Esse método pode ser utilizado para análise de sílica em rochas, a partir da medida da massa gasosa perdida.
II - A reação da amostra com HF deve ser realizada em uma cápsula de porcelana descoberta para haver a perda de massa do gás e para suportar altas temperaturas.
III - Por ser um ácido forte, esse método é chamado de digestão ácida, de modo que também é capaz de oxidar qualquer material orgânico para que ele seja eliminado na forma de gás carbônico (CO2).
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Química |
Q3164188 Química
A energia nuclear é produzida em reatores por meio da fissão de átomos pesados, como o urânio-235, que, ao se dividir, libera grande quantidade de energia em forma de calor. Esse calor é transformado em eletricidade, mas o uso dessa tecnologia exige rigorosos controles de segurança para evitar acidentes e o gerenciamento dos resíduos radioativos gerados, que podem ser nocivos para o ambiente e a saúde humana.

Com relação à radioatividade e ao uso de energia nuclear, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3261187 Química
Leia o fragmento a seguir.
A queima de combustíveis fósseis para a geração de energia elétrica resulta em várias externalidades ambientais de grande complexidade. Entre os poluentes emitidos, _____ são responsáveis por reações químicas na atmosfera que formam _____, e podem precipitar em forma de chuva ácida. Adicionalmente, a combustão desses combustíveis gera _____ que, ao serem descartados inadequadamente, têm potencial para liberar metais pesados e substâncias tóxicas nos corpos d'água e no solo, comprometendo a saúde ambiental e humana.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento lido.
Alternativas
Q3130164 Química
As reações nucleares são muito empregadas tanto para gerar eletricidade quanto para criar armas de destruição em massa. Elas são usadas também para ajudar a determinar os mecanismos de reações químicas, para investigar o movimento de átomos em sistemas biológicos e para achar a idade de importantes artefatos históricos. A química nuclear é fundamental para o desenvolvimento da energia nuclear. A química proporciona as técnicas de preparação e recirculação dos combustíveis nucleares, e de remoção de resíduos radioativos perigosos. Sobre a química nuclear, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Quando o núcleo de urânio-238 perde uma partícula alfa, o fragmento restante tem número atômico 90 e número de massa 234.
( ) Para transformar urânio-238 em rádio-226 foram emitidas 3 partículas beta (β).
( ) A radiação gama consiste em fótons de alta energia; muda a massa e o número atômico de um núcleo.
( ) Quando o rádio-226 sofre decaimento alfa o produto formado é 86Rn222.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q3084565 Química

Mendeleev organizou os elementos da tabela periódica com propriedades semelhantes em colunas verticais, chamadas grupos ou famílias, e em linhas horizontais, chamadas períodos, em ordem crescente de massa atômica, em que as propriedades variam. A tabela periódica atual é constituída por 18 famílias e organizada de acordo com seus números atômicos.


Usberco, João; Salvador, Edgard. Química — volume único. 5. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2002.

O Sol é composto principalmente pelo gás hélio, o mesmo é formado pela fusão nuclear de átomos de hidrogênio, processo que libera uma quantidade altíssima de energia.
Alternativas
Q3052750 Química
A radioatividade, fenômeno de emissão de energia por átomos instáveis que buscam estabilidade, se manifesta através de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ), com aplicações que vão da medicina à engenharia. Sobre os conceitos relacionados à radioatividade, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2349673 Química
Acerca dos conceitos de cinética química, julgue o item.


Se 100 g de uma substância radioativa apresenta tempo de meia‑vida de 2 horas, após 4 horas restará 12,5 g dessa substância.
Alternativas
Q2340100 Química
O cromo hexavalente (Cr 6+) é extremamente tóxico, sendo prejudicial à fauna e flora, além de apresentar potencial cancerígeno para seres humanos. Assim, não é possível descartá-lo diretamente nas pias dos laboratórios, portanto um tratamento dos resíduos contendo esse cátion deve ser realizado. Assinale a opção que apresenta um tratamento INCORRETO de soluções contendo cromo hexavalente: 
Alternativas
Q2336569 Química
O radioisótopo fósforo-32 é empregado como traçador radioativo para monitorar o crescimento de vegetais na área agrícola. Esse radioisótopo sofre decaimento com emissão de uma partícula beta. Nessa emissão, o átomo formado corresponde ao:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2023 - UFSCAR - Químico |
Q2293516 Química
Quantos sinais o aldeído (CH3)3CCH2CHO apresenta no espectro de ressonância magnética nuclear (RMN) de hidrogênio (1H) e de carbono (13C)?
Alternativas
Q2289231 Química
A técnica do radiocarbono é largamente utilizada na arqueologia e na antropologia como forma de estimar a idade de determinados artefatos. Esse radioisótopo possui tempo de meia vida de 5600 anos e decai a uma taxa de 14,0dpm.g-1 (desintegrações por minuto por grama).

Considerando que a análise de um artefato encontrado por arqueólogos tenha apresentado atividade de carbono-14 equivalente a 10,7dpm.g-1 é possível estimar que a idade do artefato (em anos) é, aproximadamente, igual a

(Dados: use log 1,3 = 0,11 e log 2 = 0,3)
Alternativas
Q2258088 Química
O fenômeno do decaimento radioativo ocorre naturalmente quando o núcleo de um átomo de determinado elemento químico se torna instável e, consequentemente, se fragmenta, emitindo radiações eletromagnéticas e desintegrando-se. Um dos principais tipos é o decaimento beta, que promove
Alternativas
Q2211619 Química

Um dos radionuclídeos do Radônio é Imagem associada para resolução da questão que decai emitindo partículas alfa (α) para um dos isótopos do Polônio.


Uma reação que representa esse processo de desintegração nuclear é dada por: 

Alternativas
Q2206556 Química
O físico Otto Hahn descobriu que, ao bombardear Urânio-235 com nêutrons, dois núcleos menores eram produzidos. A física Lise Meitner explicou o processo e o nomeou como fissão nuclear. A fissão nuclear ocorre em cadeia e, além da formação dos dois núcleos menores, também nêutrons e energia são liberados de acordo com a reação a seguir. Imagem associada para resolução da questão
Na reação apresentada, o número atômico de X e o número de massa de Y são, respectivamente,
Alternativas
Q2206530 Química
O cobre-64 é usado, na forma de acetato de cobre(II), no tratamento de tumores cerebrais.
Considerando que a meia-vida desse radioisótopo é de 13,0 horas, a quantidade que sofreu desintegração, após 2 dias e 4 horas, de uma amostra com 12,00mg de acetato de cobre(II) será, aproximadamente, de
Alternativas
Q2204918 Química
No decorrer do estudo de ossos de dinossauros, consegue ter uma ideia tanto do peso quanto da altura do animal, inclusive, a forma como se locomovia. De tal forma, que os cientistas conseguem calcular aproximadamente a idade de uma rocha e do fóssil que ela contém. Marque abaixo a alternativa que expressa CORRETAMENTE, a forma pela qual os cientistas calculam a idade da rocha e do fóssil nela depositado.
Alternativas
Q2167526 Química
No final do século XIX, cientistas evidenciaram experimentalmente que alguns núcleos atômicos, denominados nuclídeos, se fragmentavam emitindo radiação. A sequência de etapas envolvidas no decaimento de um nuclídeo é denominada série radioativa. A figura a seguir ilustra a série radioativa de decaimento do Urânio-238, que termina no Chumbo-206.
Imagem associada para resolução da questão



Nessa série radioativa de decaimento, a quantidade de partículas emitidas foi de: 
Alternativas
Q2161858 Química
Quando o urânio-238 decai por emissão alfa, forma um elemento cujo número atômico constitui o tório (Th): Imagem associada para resolução da questão

Considerando o exposto, os valores de X e Y (relativos ao tório) são, respectivamente:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: B
5: A
6: B
7: C
8: D
9: E
10: D
11: B
12: B
13: B
14: A
15: C
16: C
17: E
18: B
19: B
20: A