Questões de Concurso
Sobre sistemas gasosos - lei, teoria cinética, equação e mistura dos gases. princípio de avogadro. em química
Foram encontradas 330 questões
Uma massa de 2,00 g de um gás, considerado ideal, ocupa, na CNTP o volume de 2,80 L.
Esse gás pode ser oUm recipiente cilíndrico isolado, de 20 cm de raio, contém 2 kg de ar a 27ºC e pressão de 100 kPa. Uma resistência elétrica de volume desprezível, capaz de fornecer 15 W de potência, é colocada no interior do recipiente. Calcular o tempo de acionamento da resistência para que a pressão do ar atinja 200 kPa. Dados: Mar = 29kg/kmol, Patm = 100 kPa, Cvar = 0,7 kJ/kg.K, Pcrítica = 3800 kPa. Considere a hipótese de gás ideal.
Resposta:
Determine a pressão absoluta no reservatório onde está instalado o manômetro C ilustrado na figura abaixo. Dados: PA = 20 psi; PB = 10 psi; PC = 12 psi; Patm = 15 psi.
Resposta:
O volume e a forma dos gases são variáveis; os gases se expandem e adquirem a forma do recipiente em que são colocados. Com relação ao estado gasoso e a suas propriedades, assinale a alternativa correta.
Segundo o principío de Le Chatelier, a alteração no sistema que deve ser feita para que equilíbrio favoreça a formação de reagentes é
Use: R = 0,082 atm . L . mol-1 K-1
A + A -> C + D
A molecularidade dessa reação é:
Com relação a essa situação hipotética, julgue o item seguinte, considerando que todos os gases se comportem idealmente, que não haja processo de liquefação ou vaporização e que 0 K = −273 °C.
Se, às 18 h, a temperatura ambiente, em equilíbrio térmico
com o gás, alcançar 30 °C, então, nessa nova situação, a
pressão de gases no tanque será superior a 22 MPa.
Um método experimental para determinar a massa molecular de um gás está baseado na medida de sua densidade. Sabendo que a densidade do gás fosfina é 1,1 g L-1 a 100ºC e 747 mmHg e que esse gás se comporta idealmente, a massa molecular da fosfina é igual a:
Dados: 1 atm = 760 mmHg; T (K) = t (ºC) + 273,2 (K); R = 0,0821 L atm K-1 mol-1.
Os balões embelezam o céu azul. Voar em um balão de ar quente por aí é um sonho de muitos viajantes e há destinos clássicos para isso, como a Capadócia na Turquia, e Outback, na Austrália. A lei dos gases que explica o fato dos balões meteorológicos expandirem ao subir foi idealizada por:
No fenômeno de transferência de massa para uma mistura gasosa binária formada pelos gases A+B, o fluxo molar do componente A na direção z (NA, mol.s-1.m-2) pode ser calculado pela expressão:
NA=NA+NBNA. zDAB . c. ln [(NA+NBNA)−(ccA1)(NA+NBNA)−(ccA2)]
Essa equação é aplicada para difusão na direção de z com NA e NB constantes e em estado estacionário. Nesse contexto, assinale a opção CORRETA.
Considere que 2 mols de um gás ideal A são misturados com 3 mols de outro gás ideal B, sem haver nenhuma reação química. Após ser alcançado o equilíbrio, o recipiente possui uma pressão interna de 2 atm. Com base nessas informações, é correto afirmar que são as pressões parciais dos gases A e B no equilíbrio são
Foram colocados 7 g de gás N2 e 8 g de gás O2 em um recipiente vazio rígido de 2 litros, a uma temperatura constante de 127 oC.
Tendo em vista que pV = nRT, TK=TC 273, R = 0,082 K molatm L, N = 14 g/mol, O = 16 g/mol ,݈assinale a alternativa que apresenta a pressão interna desse recipiente, em atmosferas.
Em relação à equação não balanceada a seguir, que representa o processo de obtenção de ferro a partir do óxido de ferro III presente no minério hematita, são feitas as seguintes afirmações:
Fe2O3 (s) + C (s) → Fe (s) + CO (g)
Dados: volume molar gasoso nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP) = 22,4 L mol-1 constante de Avogadro = 6,0 x 1023 mol-1
I – A partir de 25 mol de óxido de ferro III e 960,0 g de carbono, podem ser obtidos 4,50 x 1025 moléculas de monóxido de carbono, considerando-se rendimento de 100% na reação.
II – O estabelecimento da ligação química entre um átomo de ferro e um átomo de oxigênio, no óxido de ferro III, ocorre através de uma ligação covalente polar.
III – A partir de 200,0 kg de hematita com 80% de pureza em relação ao óxido de ferro III, e quantidade suficiente de carbono, podem ser obtidos 67200 L de monóxido de carbono nas CNTP, considerando-se rendimento de 100% na reação.
IV – O monóxido de carbono apresenta geometria linear e é classificado como um óxido anfótero.
V – A obtenção de 130 mol de ferro, a partir de 100 mol de óxido de ferro III e quantidade suficiente de carbono, representaria um rendimento da reação de 65%.
Das afirmativas feitas, estão corretas apenas
No que se refere à modificação de superfícies, julgue o seguinte item.
A engenharia de superfície envolve a alteração das
propriedades da fase a granel para reduzir a degradação do
material ao longo do tempo, o que é conseguido ao se tornar
a superfície maleável ao ambiente em que será usada.
Em relação aos conceitos de mol, massa molar e concentração de soluções, julgue o item.
Conceitualmente, é correto afirmar que uma entidade elementar equivale a 6,022×1023 mols.