Questões de Concurso Sobre sistemas homogêneos: equilíbrio iônico: conceitos, diluição de ostwald, efeito do íon comum. em química

Foram encontradas 47 questões

Q3052772 Química
O processo de Fritz tornou-se a principal fonte mundial de nitrogênio fixado. Tal processo permitiu aos cientistas sintetizar fertilizantes que aumentaram a produção de grãos, salvando em consequência milhões de pessoas da inanição. Haber desenvolveu um processo para sintetizar amônia diretamente a partir de nitrogênio e hidrogênio. 886 K, a constante de equilíbrio para a reação N2(g) + 3 H2(g) ⇌ 2NH3(g) é 0,226. Como a reação prosseguirá em direção ao equilíbrio, se as pressões parciais forem PN2 = 0,52 atm; PH2 = 0,27 atm; e, PNH3 = 0,84 atm?
Alternativas
Q2774665 Química

Analise os óxidos apresentados em cada item e indique aquele que apresenta o maior caráter iônico dentre eles:

Alternativas
Q2472840 Química
Dentre os métodos de avaliação da susceptibilidade à corrosão localizada, cita-se a determinação da temperatura crítica de pite, descrita na norma ASTM G150. Com relação às análises realizadas para avaliação de corrosão localizada, são feitas as seguintes afirmações:

I. A temperatura crítica de pite é definida como a temperatura em que a corrente excede 100 microA/cm2 por 60s.

II. A temperatura crítica de pite é obtida através de técnica potenciodinâmica.

III. Em geral, o potencial crítico de pite diminui com o aumento da temperatura.


Dentre essas afirmativas, está(ão) correta(s)
Alternativas
Q2336573 Química
O processo de desmineralização dos dentes, que pode levar à produção de cáries, ocorre a partir da decomposição do minério hidroxiapatita, que é representada pelo seguinte equilíbrio químico:

Imagem associada para resolução da questão


A solução aquosa capaz de evitar a desmineralização dos dentes é:
Alternativas
Q2272667 Química
Marque a alternativa que indica o valor da concentração de íons OH- após a reação de neutralização de 25 mL de uma solução 0,10 mol.L-1 de um ácido monoprótico com uma solução 0,10 mol.L-1 de NaOH. Dado: Ka (ácido) = 1,8 x 10-5
Alternativas
Q2235074 Química
No que concerne a volumetria, gravimetria e potenciometria, julgue o item a seguir. 
Na titulação de um ácido monoprótico cuja constante de dissociação ácida seja Ka = 1 × 10−4, o indicador ácido-base escolhido terá o melhor rendimento se tiver pKa = 4. 

Alternativas
Q2235058 Química
    A utilização do produto químico bórax na confecção do slime pode comprometer a saúde das crianças. O slime é a massa colorida, de aspecto gosmento, que pode ser comprada em lojas ou produzida em casa. O bórax, um dos ingredientes usados na sua produção, tem ácido bórico (H3BO3) em sua composição e pode causar inchaço, vermelhidão e queimaduras quando em contato com a pele. 
Internet: <g1.globo.com> (com adaptações). 
Considerando as informações do texto anterior, julgue o item subsequente. 

Segundo Arrhenius, o ácido bórico forma uma solução eletrolítica porque é capaz de se ionizar na presença de água, formando íons livres em solução.
Alternativas
Q2186953 Química
A dependência da constante de equilíbrio de uma reação com a temperatura pode ser exemplificada pelo aumento da constante do produto de ionização da água (Kw) com a temperatura, como indicado no quadro a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Considerando os dados apresentados, assinale a alternativa que contém a afirmativa correta.  
Alternativas
Q2158564 Química
Em uma refinaria de petróleo, utiliza-se hidróxido de cálcio para aumentar o pH da água e torná-la adequada ao uso. Durante o processo de refino, há a preocupação com o enxofre presente no petróleo na forma do ácido H2S (g). A queima de hidrocarbonetos contaminados com enxofre produz o poluente SO2 (g). Dissolvido em água, esse poluente reage com KOH, de acordo com a seguinte reação.

SO2 + 2 KOH → K2SO3 + H2O  
Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item subsequente em relação a funções químicas. 
O H2S (g) se dissocia completamente em água. 

Alternativas
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: IESES - 2015 - IFC-SC - Química Analítica |
Q2026835 Química

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1984287 Química
A força de um ácido está diretamente ligada a sua capacidade de sofrer ionização. Essa força pode ser determinada experimentalmente e expressa a partir do valor da constante de ionização ácida (Ka).
Observe a tabela a seguir que contém os valores de pKa para cinco ácidos inorgânicos distintos.
    ÁCIDO              pKa     carbônico          6,37     hipocloroso       7,53     hipobromoso     8,69     bórico                9,14      cianídrico          9,31 


O ácido mais forte é o
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2016 - UFSCAR - Vestibular |
Q1348139 Química
Molho típico da Amazônia, o tucupi é feito com sumo de mandioca fresca apurado ao fogo até adquirir consistência. Originalmente, é feito a partir da mandioca brava, rica em glicosídeos cianogênicos que, por hidrólise, liberam o ácido cianídrico, HCN. A seguinte equação representa o equilíbrio desse ácido em solução aquosa: Imagem associada para resolução da questão
Considerando a equação que representa o equilíbrio desse ácido e sua constante de equilíbrio, conclui-se que esse ácido apresenta solução aquosa
Alternativas
Q1170506 Química
Preencha as lacunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
O Ca(OH)2 é ____________, ou seja, em solução aquosa está ____________.
Alternativas
Q1152292 Química
Os testes laboratoriais treponêmicos detectam anticorpos específicos para antígenos de Treponema pallidum, os quais foram desenvolvidos inicialmente para confirmar a sífilis em resultados positivos obtidos previamente com testes não treponêmicos. Um dos testes treponêmicos baseia-se na fixação de T. pallidum em lâminas de vidro que, ao reagir com a amostra do paciente na presença de anticorpos específicos, forma uma ligação antígeno anticorpo. Com a adição do conjugado (anti-anticorpo ligado à fluoresceína), este se liga ao anticorpo específico e, ao ser excitado por luz UV, emite uma fluorescência verde. Qual é o nome desse teste?
Alternativas
Q1129369 Química

Como acontece com todas as ionizações, a água também se ioniza em um processo reversível até atingir um estado de equilíbrio, denominado equilíbrio iônico da água. A respeito dos conceitos do produto iônico da água e de pH e pOH, julgue o item a seguir. Dado: Kw = 1,0x10-14.


A expressão matemática do produto iônico da água é: Kw = [H+] / [OH- ].

Alternativas
Q1041818 Química

A tabela a seguir contém os valores das constantes de equilíbrio de alguns ácidos e bases.


                        Imagem associada para resolução da questão


Uma das reações de identificação dos íons magnésio consiste em precipitá-lo com base forte, formando o hidróxido de magnésio, branco, segundo a equação:


                           Mg2+ (aq) + 2OH(aq) Imagem associada para resolução da questãoMg(OH)2 (s)


O precipitado formado pode ser dissolvido quando ao meio aquoso é adicionado o sal

Alternativas
Q934219 Química
    O composto conhecido como luminol é empregado para a detecção de sangue em perícias criminais. Em meio básico, em presença de peróxido de hidrogênio (H2O2) e de um catalisador adequado, o luminol é oxidado ao ânion 3-aminoftalato, o qual é obtido inicialmente em um estado excitado, mas que rapidamente libera o excesso de energia emitindo radiação na faixa do azul.



    A oxidação do luminol é realizada pelo O2 (g) formado a partir da decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2), de acordo com a equação:



    Sem a presença de um catalisador, a decomposição em questão é bastante lenta. Entretanto, o ferro presente na hemoglobina do sangue catalisa a decomposição e o O2 (g) formado rapidamente oxida o luminol, ocasionando a característica luminescência azul.

Com relação à reação apresentada e às espécies nela envolvidas, e considerando a primeira constante de ionização ácida do H2O2 igual a 2,4 × 10-12, julgue o item a seguir.


Em solução aquosa com pH igual a 10,0, o grau de ionização ácida do H2O2 é superior a 2,0%.

Alternativas
Q909065 Química
Foi pedido em sala de aula que fossem preparados 300 mL de uma solução de ácido fraco, cuja constante de equilíbrio de ionização é de 3,2 x 10–10. Esta solução teve como molaridade 0,2 M. Assinale o grau de ionização, em %, encontrado nesta solução pelos alunos.
Alternativas
Q889690 Química

Um volume de 500 mL de uma solução aquosa, contendo 0,0040 mol L-1 de Ba2+ foi misturada com 500 mL de uma solução 0,0060 mol L-1 de ácido sulfúrico, promovendo a reação conforme ilustrado na Equação I a seguir:


               Ba2+ (aq) + H2SO4 (aq) → BaSO4 (s) + 2 H+ (aq) (Equação I)


O BaSO4 produzido se dissocia, estabelecendo um equilíbrio de solubilidade como indicado na Equação II a seguir:


           BaSO4(aq)  ⇋   Ba2+ (aq) + SO42- (aq) ; Kps = 1 x 10-9 (Equação II)


A solução resultante (de volume igual a 1000 mL) se encontra a 25°C. Conforme as condições indicadas, e ignorando a influência da força iônica no equilíbrio de solubilidade, mas considerando o excesso de SO42- em solução, a concentração aproximada de Ba2+ residual na solução, em mol L-1 , é 

Alternativas
Q885236 Química

O equilíbrio de dissociação da água é mostrado na equação de equilíbrio a seguir: 


                        H2O  ⇋  H+ + OH-


A 25°C, a constante de equilíbrio (Kw) é dada por:


                   Kw = [H+] [OH- ] = 1,0 x 10-14


Ao se misturarem 50 mL de uma solução aquosa do ácido forte HCℓ (0,01 mol L-1 ) com 20 mL de solução aquosa da base forte KOH (0,02 mol L-1 ) e água suficiente para se levar o volume final a 100 mL, o pH da solução resultante, a 25°C, será

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: D
5: B
6: E
7: C
8: A
9: E
10: C
11: C
12: D
13: B
14: A
15: E
16: C
17: C
18: A
19: D
20: B