Questões de Concurso
Sobre substâncias inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base. em química
Foram encontradas 376 questões
De acordo com a resposta dos estudantes, analise as afirmativas a seguir.
I. Dentre as soluções dos três ácidos analisados, o ácido sulfúrico acende a lâmpada com maior intensidade.
II. Somente as soluções de sacarose e naftaleno não acendem a lâmpada.
III.Somente as soluções de sulfato de cálcio, etanol, ácido sulfúrico, ácido sulfídrico e ácido hipocloroso acendem a lâmpada.
Está correto o que se afirma em
I. Quando a água congela, as moléculas assumem o arranjo hexagonal aberto e ordenado. Esse arranjo otimiza as interações de ligação de hidrogênio entre as moléculas e cria uma estrutura menos densa para o gelo se comparada com a da água.
II. A densidade mais baixa do gelo comparada com a da água pode ser entendida em termos das interações de ligação de hidrogênio entre as moléculas de água.
III. Uma determinada massa de gelo ocupa maior volume que a mesma massa de água líquida.
Está correto o que se afirma em
Dados:
Considere que a constante dos gases ideais (R) seja igual a 8 J·mol-1·K-1 e que lnK = -
Com base nessas informações, é correto afirmar que:
O indicador que o técnico deve utilizar é:
Uma solução de um composto molecular ioniza‑se dissolvido em água. É o caso, por exemplo, da solução de metanol (CH3OH), que é formada, majoritariamente, por íons H⁺ e íons CH3O⁻, com as moléculas dispersas por toda a solução.
Quando um sólido iônico é solubilizado em água, os íons em solução ficam rodeados por moléculas de água, sendo que a substância que forma essa solução aquosa é denominada eletrólito.
Quando um ácido de Brønsted‑Lowry transfere um próton para uma base, a substância produzida nessa transferência é chamada de base conjugada do ácido. Da mesma forma, quando uma base de Brønsted‑Lowry recebe um próton, é formada outra substância, denominada ácido conjugado da base.
Uma substância iônica tem condutividade elétrica baixa, seja no estado sólido, no estado líquido (quando fundida) ou quando dissolvida em solução aquosa, por causa da retenção de seus íons ao deslocamento em direção aos polos da fonte externa de corrente elétrica aplicada.
A mistura coloidal de gelatina em água, a fumaça do escapamento de um ônibus e o leite são exemplos de soluções coloidais, respectivamente, denominadas:
Sabe-se que a solubilidade do KNO3 (nitrato de potássio) em água é igual a 31,6g/100g de água a 20°C e que esta solubilidade aumenta para 110g/100g de água quando a temperatura é de 60°C. Admita que 100g de KNO3 foram dissolvidos em 100g de água a 60°C. Depois, esta solução foi resfriada a 20°C e submetida à vigorosa agitação e em seguida, foi deixada em repouso. Pode-se observar que:
Texto V, para responder às questões 28 e 29.
O ferro (Fe) é o elemento mais comum entre os metais de transição, compondo mais de 6% da massa das rochas da crosta terrestre. Além de ser o elemento mais abundante da Terra, também é o metal mais utilizado. Os principais minérios de ferro são os óxidos hematita (Fe2O3) e magnetita (Fe3O4). Sabe-se que o ferro é bastante reativo e é corroído em ar úmido. Além disso, do ponto de vista fisiológico, o corpo humano adulto saudável contém cerca de três gramas de ferro, principalmente como hemoglobina. A deficiência de ferro, ou anemia, resulta na redução do transporte de oxigênio para os músculos e para o cérebro e pode gerar vários problemas ao organismo humano.
O ferro, segundo o texto V, tem papel muito importante na composição do organismo humano, em grande parte devido à molécula de hemoglobina. Essa molécula é caracterizada pela possibilidade de carregamento de oxigênio, devido à característica específica do ferro de
Analise as afirmativas abaixo:
I. Material particulado é o termo utilizado para designar uma mistura física e química de diversas substâncias presentes em suspensão no ar como sólidos ou sob a forma líquida (gotículas, aerossol).
II. Dentre os inúmeros poluentes normalmente encontrados no interior das edificações, os particulados representam a forma mais visível de poluição e para sua detecção, não exigem instrumentação com grande nível tecnológico.
III. A matéria particulada total é designada pelo termo matéria partida em decomposição, sendo que a matéria particulada é somente aquela inalável pelos pulmões.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Para determinar a concentração de uma solução de hidróxido de potássio, titulou-se 40mL desta solução usando uma solução de ácido clorídrico 0,1mol/L. Nesta titulação foi gasto 20mL da solução de HCl. Assinale a concentração da solução de KOH:
Considere os seguintes dados referentes a uma reação química:
|
Reagentes |
Produtos |
||
|
[A] |
[B] |
[C] |
[D] |
Estado Inicial |
1 |
2 |
0 |
0 |
Estado de Equilíbrio |
0,5 |
0,5 |
0,5 |
0,5 |
Assinale a alternativa correta:
O sulfato presente em meio aquoso pode ser determinado com uma reação com o cloreto de bário, a qual forma um precipitado, o sulfato de bário, que depois é pesado. Entretanto, antes da pesagem, é fundamental proceder à calcinação do sulfato de bário entre 600ºC e 800ºC. Acerca da calcinação, assinale a opção correta.
De acordo com o código de águas minerais, a água que apresentar o seguinte equilíbrio MgSO4 ⇌ Mg2+ + SO42- será classificada como sulfatada, se contiver pelo menos 100g de sulfato por litro. A constante de equilíbrio para esse sistema, em geral, é escrita em função da concentração. Contudo, essa relação é válida para soluções diluídas. Para obter resultados precisos, é necessário escrever a constante de equilíbrio, ou qualquer outra propriedade termodinâmica de interesse, em função da atividade.
Considerando o equilíbrio apresentado, assinale a opção correta com relação à atividade.
As águas de rios e lagos contêm quantidades significativas de dióxido de carbono. Nessa situação, o seguinte equilíbrio se estabelece: CO2(g) + H2O(l) ⇌ H2CO3(aq). Considerando esse equilíbrio, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
I – A dissolução do CO2 na água diminui o pH da água.
II – O H2CO3 é um ácido fraco, pois na primeira dissociação libera H+, por meio da reação: H2CO3 ⇀ H+ + HCO3- , mas na segunda dissociação, que não é completa, libera OH- , conforme a reação: HCO3- ⇀ CO2 + OH- , o que reduz a quantidade de H+ disponível na solução.
III – O HCO3- é a base conjugada do H2CO3 e é considerada uma base forte.
IV – A dissolução de um ácido na água aumenta a condutividade da água.
A sequência correta é: