Questões de Concurso
Comentadas sobre transformações químicas e energia em química
Foram encontradas 366 questões
O valor da variação de energia livre, ∆G0 e a espontaneidade da reação é:
I. Na reação química As2S3 + HNO3 + H2O → H3AsO4 + H2SO4 + NO, o nitrogênio sofre redução.
II. Na reação Cl2(g) + NaOH(aq) → NaCl(aq) + NaClO(aq) + H2O(l), o cloro sofre, ao mesmo tempo, oxidação e redução, tratando-se, nesse caso, de uma reação de auto-oxirredução.
III. Na equação química MnO4- + Fe2+(aq) + H+ (aq) → Mn2+(aq) + H2O + Fe3+(aq), a soma dos menores valores inteiros dos coeficientes estequiométricos é 24.
Está correto o que se afirma em
Fonte: ATKINS, P.; JONES, L.; LAVERMAN, L. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018. p.191.
Considerando a relação existente entre as interações intermoleculares e a temperatura de ebulição, e comparando a temperatura de ebulição das três substâncias, assinale a alternativa que identifica, corretamente, a fórmula química das substâncias I, II e III. São dados os números atômicos dos elementos químicos H (Z=1), C (Z=6), N (Z=7) e P (Z=15).
Willian R. Rocha. In: Química Nova na Escola, n.º 4, 2001, p. 31-7.
Considerando a figura acima, que mostra a variação da temperatura de ebulição de vários hidrocarbonetos lineares em função do número de átomos de carbono em suas moléculas, assinale a opção que apresenta uma explicação correta para as diferenças nas temperaturas de ebulição dessas substâncias.
Com base na figura a seguir, analise as afirmativas.
(Disponível em: http://www.portalvila.com.br/)
I. Um bloco de chumbo pode ser utilizado como isolante.
II. A radiação 1, que sofre desvio de trajetória em virtude da placa carregada negativamente, é constituída por partículas β.
III. A radiação 3, que sofre desvio de trajetória em virtude da placa carregada positivamente, é constituída por partículas α;
IV. A radiação ɣ, representada por 2, não sofre influência do campo elétrico em sua trajetória.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Os valores de energia de ionização para um átomo informam a respeito da sua distribuição eletrônica.
Em relação ao gráfico anterior, analise as afirmativas.
I. O aumento nos valores de energia de ionização correspondente à remoção dos cinco primeiros elétrons ocorre em função do aumento da carga nuclear efetiva.
II. Os cinco primeiros elétrons removidos se encontram no mesmo subnível.
III. O grande incremento no valor da energia de ionização referente ao sexto elétron é um indicativo que este se encontra em um nível de energia mais próximo do núcleo que o quinto elétron.
IV. O elemento químico em questão pertence à coluna 17 da tabela periódica.
Estão corretas apenas as afirmativas
Um estudante do curso técnico em química utilizou um béquer de 100 mL ao qual adicionou solução de cloreto de sódio 3% e, logo após, fez a imersão parcial de uma lâmina de cobre conectada a uma lâmina de zinco por um fio condutor como ilustrado abaixo.
Dados:
I) Zn2+(aq) + 2e- → Zn(s) ____________________Eo = - 0,76 V
II) H2O(l) + O2(g) + 2 e- → 2 OH- (aq) ____________Eo = + 0,40 V
É CORRETO afirmar que:
A diferença entre a energia livre dos produtos e a energia livre dos reagentes em uma reação química, sob condições normais, é chamada de energia livre de Gibbs (Δ𝐆°). A figura abaixo mostra dois diagramas da coordenada de reação onde se pode observar a energia livre de Gibbs.
Figura - Diagramas da coordenada de reação. (Fonte: BRUICE, 2006).
Considere os dois diagramas da coordenada de reação para as reações 1 e 2 mostradas na figura e assinale a alternativa correta que descreve cada uma das reações.
Com base nos fundamentos de eletroquímica, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Na eletrólise ígnea do NaCl, após o processo de dissociação, quando a fonte de energia elétrica é ligada, o cátion (Na+) desloca-se em direção ao cátodo, e os ânions (Cl-) deslocam-se em direção ao ânodo.
( ) Na eletrólise aquosa do NaCl, os cátions H+ sofrem redução e transformam-se no gás H2, e os ânions Cl- sofrem oxidação e transformam-se no gás Cl2.
( ) Pilha é um dispositivo no qual ocorre produção de corrente elétrica a partir de energia química oriunda de uma reação de oxidação e redução.
( ) Na eletrólise ocorre uma reação de oxidação e redução espontânea.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A célula eletrolítica para purificação do cobre contém solução de sulfato de cobre (CuSO4), o material a ser purificado em um dos eletrodos e outro eletrodo onde se depositará o cobre puro, como representado a seguir:
Disponível em: <https://www.saofranciscodeassis.edu.br/rgsn/arquivos/RGSN04/Refino-do-cobre-por-meio-daeletr%C3%B3lise-DAROSCI-OLIVEIRA-p171-182.pdf> (Com adaptações). Acesso em: 17 abr. 2024.
Sobre essa metodologia, é correto afirmar que:
Em uma turma de Ensino Médio, o professor resolveu confeccionar uma bateria com materiais de baixo custo, para fins didáticos. Utilizando recipientes coletores, pregos galvanizados, pedaços de grafite e tintura de iodo contendo um pouco de iodeto de potássio, três células galvânicas foram montadas e associadas em série, como visto na figura abaixo:
Os alunos foram convidados a medir a tensão gerada pela bateria com auxílio de um multímetro.
DE ARAÚJO, Sayonara Maria Ferreira et al. Confecção de celas galvânicas com materiais de baixo custo para otimização de aulas sobre reações de oxirredução e eletroquímica no ensino médio. (Com adaptações).
Dados:
Potenciais de redução nas condições em que a bateria foi confeccionada:
I3- + 2e- → 3I- E = 0,53V
Zn+2 + 2e- → Zn E = -0,76V
Qual é o valor mais próximo do esperado para a bateria descrita?
A figura acima mostra o esquema de funcionamento de uma célula operando com H2 como combustível. Analisando o esquema, durante funcionamento deste dispositivo,
Segundo o principío de Le Chatelier, a alteração no sistema que deve ser feita para que equilíbrio favoreça a formação de reagentes é
Assinale a opção que corresponde a um dos fenômenos que acontece na célula.
Dentre essas ligações que o carbono é capaz de fazer com ele mesmo ou com outros tipos de átomos, aquela que é mais rara de ocorrer nas biomoléculas é
Julgue o próximo item, a respeito da equação de Nernst e de potencial de eletrodo, eletrodos indicadores e medidas de pH.
Para determinar a capacidade de um metal em atuar como anodo de sacrifício, é adequado montar um eletrodo com o referido metal, com potencial desconhecido, ligá-lo a um eletrodo de potencial conhecido e medir a diferença de potencial entre os eletrodos. Nesse contexto, pode-se usar, para a avaliação, um eletrodo de zinco metálico (Zn), que, em uma célula eletroquímica com solução 1 mol/L de ZnSO4, apresenta a seguinte semirreação no anodo.
Zn (s) → Zn2+ (aq) + 2 e−
Julgue o próximo item, a respeito da equação de Nernst e de potencial de eletrodo, eletrodos indicadores e medidas de pH.
A equação de Nernst tem por finalidade prever o potencial
de uma pilha durante o seu funcionamento, correlacionando
a variação do potencial da pilha em certo instante da reação
com a variação das concentrações de produtos e reagentes.
Julgue o próximo item, a respeito da equação de Nernst e de potencial de eletrodo, eletrodos indicadores e medidas de pH.
O pH é uma medida que indica o grau de acidez,
neutralidade ou alcalinidade de uma solução e varia de 0 a
14: se o pH for menor que 7, a solução será ácida; acima de
7, será básica; e na faixa de 6 até 8, será neutra.