Questões de Concurso Comentadas sobre transformações químicas e energia em química

Foram encontradas 734 questões

Q3205340 Química
A partir das entalpias de formação das substâncias envolvidas, pode-se calcular a entalpia de qualquer reação química. Considere a tabela a seguir que fornece as entalpias de formação de algumas substâncias, a 25ºC e 1 atm:


Imagem associada para resolução da questão


A partir das entalpias de formação, qual a entalpia de combustão do metano? 
Alternativas
Q3197217 Química
Na maioria das vezes, a poluição radioativa que afeta de maneira mais significativa a saúde humana resulta:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Químico |
Q3190695 Química
O ácido nítrico é amplamente utilizado na indústria química, tais como: a Indústria Têxtil, de Espumas, de Tintas e de Embalagens. Um dos processos industriais para a produção de ácido nítrico envolve as seguintes etapas:

1. Oxidação da amônia para formar óxido nítrico.
2. Oxidação do óxido nítrico para formar dióxido de nitrogênio.
3. Dissolução do dióxido de nitrogênio em água para formar ácido nítrico.

Considerando essas reações, um rendimento global de 85% em todo o processo, e massas molares dos elementos H: 1,01 g/mol, N: 14,01 g/mol e O: 16,00 g/mol; a massa de amônia necessária para produzir 1 kg de ácido nítrico é de aproximadamente:
Alternativas
Q3188961 Química
Um método de preparação de amostras para determinação de metais, por análise gravimétrica, em rochas e minerais é a eliminação dos materiais à base de sílica. Por exemplo, para se determinar o teor de alumínio em uma amostra de caulim, que contém caulinita (Al2(OH)4Si2O5), pode-se, inicialmente, fazer reagir a amostra, sob aquecimento, com ácido fluorídrico (HF), conforme a seguinte equação química:

Al2(OH)4Si2O5 (s)    +    14 HF(aq)     9 H2O(l)     2 SiF4 (g)    +    2 AlF3 (aq)

Em relação a esse método, assinale a alternativa que indica as assertivas CORRETAS:

I - Esse método pode ser utilizado para análise de sílica em rochas, a partir da medida da massa gasosa perdida.
II - A reação da amostra com HF deve ser realizada em uma cápsula de porcelana descoberta para haver a perda de massa do gás e para suportar altas temperaturas.
III - Por ser um ácido forte, esse método é chamado de digestão ácida, de modo que também é capaz de oxidar qualquer material orgânico para que ele seja eliminado na forma de gás carbônico (CO2).
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PC-MG Prova: FGV - 2025 - PC-MG - Perito Criminal - Área I |
Q3172023 Química
O óxido de cobre pode ser produzido de diversas maneiras e, devido às suas propriedades únicas, ele encontra aplicações em diversas áreas, tais como, indústria de cerâmica, catalisadores e semicondutores.
Um dos métodos mais comuns envolve a oxidação do metal cobre em presença de ar. São conhecidas a 298K, as seguintes entalpias e entropias a T e P constantes:


Imagem associada para resolução da questão


Em relação ao óxido de cobre, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Química |
Q3164192 Química
A eletroquímica é responsável por entender processos de oxidação e redução que ocorrem em dispositivos como pilhas e baterias, onde energia química é convertida em energia elétrica. Um dos seus princípios fundamentais é o potencial eletroquímico, que determina a tendência de uma substância em perder ou ganhar elétrons. Esse estudo permite aplicações em diversas áreas, como produção de energia, galvanoplastia e proteção contra corrosão. Em uma célula eletroquímica, o potencial padrão de redução do cátodo é +0,34V e o do ânodo é −0,76V. Se a célula operar a 25°C, sua diferença de potencial padrão (E0) e a reação espontânea que ocorre nessa condição são, respectivamente, iguais a:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Química |
Q3164190 Química
Um sistema termodinâmico passa por uma reação química a uma temperatura constante de 300 K. Sabe-se que a variação de entalpia (ΔH) é de 50 kJ/mol e a variação de entropia (ΔS) é de 0,1 kJ/(mol·K).

Com base nessas informações assinale a afirmativa correta acerca da espontaneidade do processo e da variação de energia livre de Gibbs ΔG.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Química |
Q3164188 Química
A energia nuclear é produzida em reatores por meio da fissão de átomos pesados, como o urânio-235, que, ao se dividir, libera grande quantidade de energia em forma de calor. Esse calor é transformado em eletricidade, mas o uso dessa tecnologia exige rigorosos controles de segurança para evitar acidentes e o gerenciamento dos resíduos radioativos gerados, que podem ser nocivos para o ambiente e a saúde humana.

Com relação à radioatividade e ao uso de energia nuclear, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Química |
Q3164183 Química
O acetileno (C₂H₂) é amplamente utilizado em maçaricos de oxiacetileno devido à sua capacidade de liberar grandes quantidades de calor durante sua combustão. A reação de combustão completa do acetileno em oxigênio puro pode ser representada pela seguinte equação não balanceada:

C2H2(g) + O2(g)⟶ CO2(g)+ H2O(g)

Sabendo que a combustão de 1 mol de acetileno libera aproximadamente 1300 kJ de energia, a quantidade de calor liberada na combustão completa de 52 g de acetileno é de aproximadamente
Alternativas
Q3157362 Química
Os mecanismos de reações químicas em bioquímica são essenciais para a compreensão das vias metabólicas. Utilizando os princípios da termodinâmica e cinética química, analise a velocidade de uma reação bioquímica exergônica e a influência da presença de uma enzima na redução da energia de ativação. Qual a relação entre a constante de velocidade (k) e a energia de ativação (Ea), segundo a equação de Arrhenius? 
Alternativas
Q3130186 Química
A formação de uma solução aquosa de iodeto de potássio, segundo a equação química KI(s)→ K+(aq) + I-(aq), envolve a ruptura do retículo cristalino (∆Hret = 632 kJ/mol) seguida da hidratação dos íons (∆Hhid = -611 kJ/mol). Com base nessas informações, o calor de solução será de:
Alternativas
Q3130184 Química
Em uma indústria química, o dióxido de nitrogênio (NO2) é convertido em tetróxido de dinitrogênio (N2O4) em um sistema fechado, conforme a reação:
2NO2(g) ⇌ N2O4(g) ΔH = - 57 kJ/mol

Durante o processo, observou-se que a cor do sistema se torna menos intensa em determinadas condições, indicando uma mudança na concentração dos compostos. A empresa deseja maximizar a formação de N2O4 e, para isso, é necessário realizar ajustes precisos nas condições de equilíbrio. Considerando o exposto e os princípio de Le Chatelier, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3130181 Química
Uma solução de ácido sulfúrico foi submetida a um processo de eletrólise utilizando eletrodos inertes, durante um tempo de 2.100 segundos. O gás hidrogênio (H2) gerado no cátodo foi coletado sobre água, totalizando 6 mmol:
2e- + 2H+(aq) → H2(g)

Com base nos dados apresentados e, ainda, considerando a constante de Faraday como 96.500 C/mol, é correto afirmar que a corrente média aplicada durante a eletrólise foi de, aproximadamente: 
Alternativas
Q3130164 Química
As reações nucleares são muito empregadas tanto para gerar eletricidade quanto para criar armas de destruição em massa. Elas são usadas também para ajudar a determinar os mecanismos de reações químicas, para investigar o movimento de átomos em sistemas biológicos e para achar a idade de importantes artefatos históricos. A química nuclear é fundamental para o desenvolvimento da energia nuclear. A química proporciona as técnicas de preparação e recirculação dos combustíveis nucleares, e de remoção de resíduos radioativos perigosos. Sobre a química nuclear, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Quando o núcleo de urânio-238 perde uma partícula alfa, o fragmento restante tem número atômico 90 e número de massa 234.
( ) Para transformar urânio-238 em rádio-226 foram emitidas 3 partículas beta (β).
( ) A radiação gama consiste em fótons de alta energia; muda a massa e o número atômico de um núcleo.
( ) Quando o rádio-226 sofre decaimento alfa o produto formado é 86Rn222.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q3130156 Química
As mudanças químicas podem resultar na liberação ou absorção de calor. Elas também podem provocar a realização de trabalho, tanto no próprio sistema quanto no sistema da vizinhança. A função termodinâmica chamada entalpia responde pelo fluxo de calor nas mudanças químicas que ocorrem à pressão constante quando nenhuma forma de trabalho é realizada, a não ser trabalho PV. Sobre a entalpia, analise as afirmativas a seguir.

I. É uma propriedade extensiva. Portanto, a magnitude do ∆H é diretamente proporcional à quantidade de reagente consumida no processo.
II. A variação de entalpia para uma reação depende do estado dos reagentes e dos produtos.
III.A variação de entalpia para uma reação é igual em valores absolutos, mas oposta em sinais para o ∆H da reação inversa.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3099947 Química
Em um processo de tratamento de água, um operador deseja remover 0,1 mol de íons de ferro (Fe2+ ) por eletroquímica. A reação que ocorre é:

Fe2+ + 2e→ Fe

Qual é a quantidade de carga elétrica (em Coulombs) necessária para essa remoção? Considere a constante de Faraday como F=96.485 C/mol. 
Alternativas
Q3085331 Química
Equilíbrio é um conceito essencial que pode ser melhor descrito em termos de uma grandeza termodinâmica chamada ______________, que é uma função da energia ______________ de um sistema e, também, da aleatoriedade ou desordem dos átomos ou moléculas, conhecida também como ______________. Um sistema está em equilíbrio se sua ______________ está em um valor ______________ sob uma combinação específica de temperatura, pressão e composição.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q3084565 Química

Mendeleev organizou os elementos da tabela periódica com propriedades semelhantes em colunas verticais, chamadas grupos ou famílias, e em linhas horizontais, chamadas períodos, em ordem crescente de massa atômica, em que as propriedades variam. A tabela periódica atual é constituída por 18 famílias e organizada de acordo com seus números atômicos.


Usberco, João; Salvador, Edgard. Química — volume único. 5. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2002.

O Sol é composto principalmente pelo gás hélio, o mesmo é formado pela fusão nuclear de átomos de hidrogênio, processo que libera uma quantidade altíssima de energia.
Alternativas
Q3052781 Química
Uma célula eletroquímica é um dispositivo que utiliza reações de óxido-redução para produzir a interconversão de energia química e elétrica. Existem dois tipos de células eletroquímicas: as células galvânicas, nas quais energia química é convertida em energia elétrica, e as células eletrolíticas, nas quais energia elétrica é convertida em energia química. Considere uma célula eletroquímica baseada na seguinte reação:

Imagem associada para resolução da questão

O valor da variação de energia livre, ∆G0 e a espontaneidade da reação é:
Alternativas
Q3052778 Química
As reações de oxirredução estão entre as reações químicas mais comuns e importantes. Elas estão envolvidas em uma grande variedade de processos importantes, incluindo a ferrugem do ferro, a fabricação e ação de alvejantes e a respiração dos animais. A transferência de elétrons que ocorre durante as reações de oxirredução pode também ser usada para produzir energia na forma de eletricidade. Em outras instâncias usamos a energia para fazer determinados processos não espontâneos ocorrerem. Sobre as reações de oxirredução, analise as afirmativas a seguir.

I. Na reação química As2S3 + HNO3 + H2O → H3AsO4 + H2SO4 + NO, o nitrogênio sofre redução.
II. Na reação Cl2(g) + NaOH(aq) → NaCl(aq) + NaClO(aq) + H2O(l), o cloro sofre, ao mesmo tempo, oxidação e redução, tratando-se, nesse caso, de uma reação de auto-oxirredução.
III. Na equação química MnO4- + Fe2+(aq) + H+ (aq) → Mn2+(aq) + H2O + Fe3+(aq), a soma dos menores valores inteiros dos coeficientes estequiométricos é 24.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: B
5: C
6: B
7: A
8: B
9: B
10: A
11: B
12: B
13: A
14: B
15: A
16: C
17: B
18: C
19: A
20: A