Questões de Concurso Sobre velocidade de reação, energia de ativação, concentração, pressão, temperatura e catalisador em química

Foram encontradas 399 questões

Q3221358 Química
A cinética química estuda os fatores que influenciam a velocidade das reações químicas e os mecanismos pelos quais elas ocorrem. Considerando os conceitos fundamentais da cinética química, analise as assertivas abaixo:

I. A energia de ativação de uma reação química pode ser reduzida pelo aumento da temperatura do sistema.
II. Reações que ocorrem em uma única etapa (elementares) apresentam velocidades independentes da concentração dos reagentes.
III. A velocidade de uma reação química pode ser influenciada por diversos fatores, tais como: temperatura, uso de catalisador e concentração de reagentes.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3205332 Química
Dentre as propriedades coligativas, a ebulioscopia estuda a variação da temperatura de ebulição de um solvente após a adição de um soluto não-volátil. Sejam as seguintes soluções, de mesma concentração molar e à mesma temperatura: 

I - C12H22O11 II - MgSO4 III - NaCl IV - Ca3(PO4)2
Quais afirmativas apresentam a maior e a menor temperatura de ebulição, respectivamente? 
Alternativas
Q3205330 Química
Os reagentes químicos são substâncias utilizadas em laboratórios para diversas finalidades, como a pesquisa, o controle de qualidade e o monitoramento de ambientes. Comercialmente, muitas destas substâncias são vendidas com a denominação P.A., o que garante a confiabilidade de seu grau de pureza. Dentre os reagentes mais usados em laboratórios de química, destaca-se o ácido clorídrico P.A. de concentração 37% p/p e densidade de 1,19 g.mL-1 (Dados: H – 1 g.mol-1 e Cl – 35,5 g.mol-1 ).

Ao transferir-se 8,3 mL de HCl P.A. para um balão volumétrico de 500mL, qual a concentração final da solução após diluição com água destilada? 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Química |
Q3164170 Química
A velocidade de uma reação depende de diversos fatores, como a concentração dos reagentes, a temperatura, a presença de catalisadores e a natureza dos reagentes. Considere uma reação de formação do óxido nitroso, a 300K.
2NO(g) + O2(g) → 2NO2(g)
Em uma série de experimentos, foram obtidos os seguintes dados para a velocidade inicial da reação em diferentes concentrações dos reagentes:

Q43.png (312×145)

Assinale a opção que representa a expressão da lei da velocidade e a ordem global da reação com base nos dados experimentais fornecidos.
Alternativas
Q3157362 Química
Os mecanismos de reações químicas em bioquímica são essenciais para a compreensão das vias metabólicas. Utilizando os princípios da termodinâmica e cinética química, analise a velocidade de uma reação bioquímica exergônica e a influência da presença de uma enzima na redução da energia de ativação. Qual a relação entre a constante de velocidade (k) e a energia de ativação (Ea), segundo a equação de Arrhenius? 
Alternativas
Q3130170 Química
O colesterol é um composto normalmente produzido no fígado e que tem um papel importante em vários aspectos do metabolismo dos organismos animais, sendo precursor de vários hormônios. Faz parte da produção de hormônios, vitamina D e ácidos biliares que atuam na digestão e na absorção das gorduras no intestino. Porém, em taxas elevadas, o colesterol aumenta o risco de complicações como diabetes e doenças cardiovasculares como infarto e derrame:
Captura_de tela 2025-01-03 172220.png (302×199)

Quantos gramas de água são produzidos na oxidação de 6 g de colesterol?
Alternativas
Q3052779 Química
A área da química, que está preocupada com as velocidades ou grau de velocidade das reações, é chamada cinética química. A cinética química se relaciona, por exemplo, com a rapidez com que um medicamento é capaz de agir, com o fato de a formação e a depreciação do ozônio na atmosfera superior estarem em equilíbrio, bem como os problemas industriais, como o desenvolvimento de catalisadores para a síntese de novos materiais. Sobre a velocidade que as reações químicas são feitas, analise as afirmativas a seguir.

I. A velocidade de uma reação depende da concentração, mas a constante de velocidade não depende dela.
II. Quanto mais baixa for a energia de ativação, mais lenta a reação.
III. Se a velocidade de aparecimento de O2(g), 2 O3(g) → 3 O2(g), é 9 x 10–4 mol/L em determinado instante, a velocidade de desaparecimento do O3(g) é 18 x 10–4 mol/L.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3052775 Química
Um catalisador é uma substância que aumenta a velocidade de uma reação química sem ser consumida durante a reação. Os catalisadores biológicos aumentam a rapidez das reações bioquímicas. Um exemplo de catalisador biológico são as enzimas: proteínas que participam de processos biológicos aumentam a rapidez das reações e não são consumidas durante o processo. A ptialina ou amilase salivar, por exemplo, é uma enzima presente na saliva que aumenta a rapidez de quebra do amido presente nos alimentos em moléculas menores. A função de um catalisador a um sistema químico em equilíbrio é aumentar:
Alternativas
Q3047758 Química

A equação química abaixo representa a síntese do íon triiodeto.



S2 O82- (aq) + 3 I- (aq) → 2 SO42- (aq) + I3 - (aq) 



     A fim de descobrir a ordem da reação, três experimentos foram realizados, e os resultados encontrados estão na tabela a seguir. Analise os dados da tabela e assinale a alternativa que possui a ordem desta reação. 



 Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q3047756 Química
O Tubo de Venturi consiste na adição de uma seção com estreitamento (redução da área), que aumenta a velocidade de fluxo e reduz a pressão, em relação à parte de maior área. A vazão é determinada medindo-se a diferença de pressão nessas duas regiões. Em um dado Tubo de Venturi Horizontal, a seção de estreitamento possui área igual a 0,02 m2 , pressão igual à pressão atmosférica de 105 Pa e velocidade do fluido igual a 20 m/s. Na região de maior área, a tubulação apresenta valor igual a 0,1 m². Considerando-se que o fluido escoa em regime permanente, e que sua massa específica corresponde a 103 kg/m³, determine a pressão absoluta na região de maior área.
Alternativas
Q2602457 Química
Texto 1


A lei de velocidade de uma reação química é uma função que expressa a velocidade da reação em função da concentração dos componentes. O método da velocidade inicial é uma opção para determinar a lei de uma reação. Nesse método, a velocidade inicial da reação é medida para sistemas com diferentes concentrações iniciais, permitindo o pesquisador determinar a ordem de cada reagente e a constante de velocidade.

Os seguintes dados de velocidades iniciais de reação foram obtidos para a reação a seguir, a partir das concentrações iniciais dos reagentes:





Qual é a ordem do reagente A para a lei cinética da reação em questão?
Alternativas
Q2577151 Química
Um grupo de pesquisa está estudando como a temperatura afeta a energia de ativação da reação de síntese de metanol a partir da fermentação de açúcares mediada leveduras geneticamente modificadas. Os dados preliminares deste estudo indicam que na temperatura de 40°C a reação de fermentação apresenta constante de velocidade k1. Quando a temperatura do meio chega a 60°C, a constante de velocidade de formação de metanol dobra. Calcule a energia de ativação para a reação de síntese de metanol mencionada acima.

Use: R = 8,314 J mol-1 K-1 ; ln2 = 0,693
Alternativas
Q2577149 Química
O 1-ciclohexanol foi submetido a reação de oxidação na presença de um catalisador metálico, produzindo como único produto a 1-ciclohexanona. Em seguida, o produto foi caracterizado por espectroscopia de absorção no infravermelho, que exibiu uma um pico intenso na faixa de
Alternativas
Q2577144 Química
A velocidade das reações químicas pode ser alterada modificando-se parâmetros experimentais como temperatura do meio reacional, concentração dos reagentes, uso de catalisadores e outros. Em um experimento didático foi estudada a influência da concentração dos reagentes em uma reação química, onde foram obtidos os dados mostrados na tabela a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com os dados apresentados, a lei de velocidade para a reação estudada é:
Alternativas
Q2577138 Química
Catalisadores frequentemente são utilizados em altíssimas temperaturas de reação e, portanto, é importante entender como estes materiais se comportam nessas condições. Normalmente, a reatividade, e consequentemente a performance de um catalisador está ligada à fase cristalina do material, que pode ser alterada com a temperatura. Dentre os métodos listados abaixo, a técnica de análise térmica mais apropriada para se detectar a transição de fase cristalina em uma amostra é a
Alternativas
Q2475847 Química
No estudo da cinética química, frequentemente mecanismos de reação propostos precisam ser verificados contra dados experimentais. Nessa abordagem, antes de determinar a lei de velocidade total, é conveniente descrever as reações elementares de cada etapa do mecanismo proposto. Suponha a seguinte reação elementar fictícia:
A + A  + B Imagem associada para resolução da questão C + D 
A molecularidade dessa reação é:
Alternativas
Q2432613 Química

Observe as seguintes afirmações sobre as condições para a ocorrência de reações químicas:


I - É necessário haver afinidade química entre os reagentes.

II - As colisões precisam ser favoráveis entre suas moléculas.

III - É necessário que a barreira energética dos reagentes seja superada por meio da Energia de ativação.

IV - Menor superfície de contato entre reagentes facilita as colisões.


Qual a alternativa CORRETA?

Alternativas
Ano: 2020 Banca: Marinha Órgão: CAP Prova: Marinha - 2020 - CAP - Cabo - Química |
Q2425554 Química

Uma reação tem uma lei de velocidade da forma kr[A]2[B], a sua velocidade de reação foi medida em mol cm-3 s-1, logo a unidade da constante de velocidade kr é:

Alternativas
Q2405066 Química

Em uma aula prática de bioquímica, para medir a atividade catalítica da enzima catalase, foram realizados seis ensaios independentes, nas mesmas condições, variando-se apenas a temperatura. A catalase decompõe o peróxido de hidrogênio (H2O2), produzindo água e oxigênio. Os resultados dos ensaios estão apresentados no quadro.


Ensaio


Temperatura (°C)


Resultado

Decomposição de H2O2 (min1012mol)

1

10

8,0

2

15

10,5

3

20

9,5

4

25

5,0

5

30

3,6

6

35

3,1


Os diferentes resultados dos ensaios justificam-se pelo(a)

Alternativas
Q2404625 Química

No fenômeno de transferência de massa para uma mistura gasosa binária formada pelos gases A+B, o fluxo molar do componente A na direção z (NA, mol.s-1.m-2) pode ser calculado pela expressão:


NA=NA+NBNA. zDAB . c. ln [(NA+NBNA)(ccA1)(NA+NBNA)(ccA2)]


Essa equação é aplicada para difusão na direção de z com NA e NB constantes e em estado estacionário. Nesse contexto, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: D
5: A
6: B
7: B
8: D
9: B
10: A
11: B
12: C
13: B
14: B
15: A
16: B
17: C
18: D
19: E
20: E