Questões de Concurso Sobre velocidade de reação, energia de ativação, concentração, pressão, temperatura e catalisador em química

Foram encontradas 398 questões

Q3130170 Química
O colesterol é um composto normalmente produzido no fígado e que tem um papel importante em vários aspectos do metabolismo dos organismos animais, sendo precursor de vários hormônios. Faz parte da produção de hormônios, vitamina D e ácidos biliares que atuam na digestão e na absorção das gorduras no intestino. Porém, em taxas elevadas, o colesterol aumenta o risco de complicações como diabetes e doenças cardiovasculares como infarto e derrame:
Captura_de tela 2025-01-03 172220.png (302×199)

Quantos gramas de água são produzidos na oxidação de 6 g de colesterol?
Alternativas
Q3052779 Química
A área da química, que está preocupada com as velocidades ou grau de velocidade das reações, é chamada cinética química. A cinética química se relaciona, por exemplo, com a rapidez com que um medicamento é capaz de agir, com o fato de a formação e a depreciação do ozônio na atmosfera superior estarem em equilíbrio, bem como os problemas industriais, como o desenvolvimento de catalisadores para a síntese de novos materiais. Sobre a velocidade que as reações químicas são feitas, analise as afirmativas a seguir.

I. A velocidade de uma reação depende da concentração, mas a constante de velocidade não depende dela.
II. Quanto mais baixa for a energia de ativação, mais lenta a reação.
III. Se a velocidade de aparecimento de O2(g), 2 O3(g) → 3 O2(g), é 9 x 10–4 mol/L em determinado instante, a velocidade de desaparecimento do O3(g) é 18 x 10–4 mol/L.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3052775 Química
Um catalisador é uma substância que aumenta a velocidade de uma reação química sem ser consumida durante a reação. Os catalisadores biológicos aumentam a rapidez das reações bioquímicas. Um exemplo de catalisador biológico são as enzimas: proteínas que participam de processos biológicos aumentam a rapidez das reações e não são consumidas durante o processo. A ptialina ou amilase salivar, por exemplo, é uma enzima presente na saliva que aumenta a rapidez de quebra do amido presente nos alimentos em moléculas menores. A função de um catalisador a um sistema químico em equilíbrio é aumentar:
Alternativas
Q3047758 Química

A equação química abaixo representa a síntese do íon triiodeto.



S2 O82- (aq) + 3 I- (aq) → 2 SO42- (aq) + I3 - (aq) 



     A fim de descobrir a ordem da reação, três experimentos foram realizados, e os resultados encontrados estão na tabela a seguir. Analise os dados da tabela e assinale a alternativa que possui a ordem desta reação. 



 Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q3047756 Química
O Tubo de Venturi consiste na adição de uma seção com estreitamento (redução da área), que aumenta a velocidade de fluxo e reduz a pressão, em relação à parte de maior área. A vazão é determinada medindo-se a diferença de pressão nessas duas regiões. Em um dado Tubo de Venturi Horizontal, a seção de estreitamento possui área igual a 0,02 m2 , pressão igual à pressão atmosférica de 105 Pa e velocidade do fluido igual a 20 m/s. Na região de maior área, a tubulação apresenta valor igual a 0,1 m². Considerando-se que o fluido escoa em regime permanente, e que sua massa específica corresponde a 103 kg/m³, determine a pressão absoluta na região de maior área.
Alternativas
Q2602457 Química
Texto 1


A lei de velocidade de uma reação química é uma função que expressa a velocidade da reação em função da concentração dos componentes. O método da velocidade inicial é uma opção para determinar a lei de uma reação. Nesse método, a velocidade inicial da reação é medida para sistemas com diferentes concentrações iniciais, permitindo o pesquisador determinar a ordem de cada reagente e a constante de velocidade.

Os seguintes dados de velocidades iniciais de reação foram obtidos para a reação a seguir, a partir das concentrações iniciais dos reagentes:





Qual é a ordem do reagente A para a lei cinética da reação em questão?
Alternativas
Q2577151 Química
Um grupo de pesquisa está estudando como a temperatura afeta a energia de ativação da reação de síntese de metanol a partir da fermentação de açúcares mediada leveduras geneticamente modificadas. Os dados preliminares deste estudo indicam que na temperatura de 40°C a reação de fermentação apresenta constante de velocidade k1. Quando a temperatura do meio chega a 60°C, a constante de velocidade de formação de metanol dobra. Calcule a energia de ativação para a reação de síntese de metanol mencionada acima.

Use: R = 8,314 J mol-1 K-1 ; ln2 = 0,693
Alternativas
Q2577149 Química
O 1-ciclohexanol foi submetido a reação de oxidação na presença de um catalisador metálico, produzindo como único produto a 1-ciclohexanona. Em seguida, o produto foi caracterizado por espectroscopia de absorção no infravermelho, que exibiu uma um pico intenso na faixa de
Alternativas
Q2577144 Química
A velocidade das reações químicas pode ser alterada modificando-se parâmetros experimentais como temperatura do meio reacional, concentração dos reagentes, uso de catalisadores e outros. Em um experimento didático foi estudada a influência da concentração dos reagentes em uma reação química, onde foram obtidos os dados mostrados na tabela a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com os dados apresentados, a lei de velocidade para a reação estudada é:
Alternativas
Q2577138 Química
Catalisadores frequentemente são utilizados em altíssimas temperaturas de reação e, portanto, é importante entender como estes materiais se comportam nessas condições. Normalmente, a reatividade, e consequentemente a performance de um catalisador está ligada à fase cristalina do material, que pode ser alterada com a temperatura. Dentre os métodos listados abaixo, a técnica de análise térmica mais apropriada para se detectar a transição de fase cristalina em uma amostra é a
Alternativas
Q2475847 Química
No estudo da cinética química, frequentemente mecanismos de reação propostos precisam ser verificados contra dados experimentais. Nessa abordagem, antes de determinar a lei de velocidade total, é conveniente descrever as reações elementares de cada etapa do mecanismo proposto. Suponha a seguinte reação elementar fictícia:
A + A  + B Imagem associada para resolução da questão C + D 
A molecularidade dessa reação é:
Alternativas
Q2432613 Química

Observe as seguintes afirmações sobre as condições para a ocorrência de reações químicas:


I - É necessário haver afinidade química entre os reagentes.

II - As colisões precisam ser favoráveis entre suas moléculas.

III - É necessário que a barreira energética dos reagentes seja superada por meio da Energia de ativação.

IV - Menor superfície de contato entre reagentes facilita as colisões.


Qual a alternativa CORRETA?

Alternativas
Ano: 2020 Banca: Marinha Órgão: CAP Prova: Marinha - 2020 - CAP - Cabo - Química |
Q2425554 Química

Uma reação tem uma lei de velocidade da forma kr[A]2[B], a sua velocidade de reação foi medida em mol cm-3 s-1, logo a unidade da constante de velocidade kr é:

Alternativas
Q2405066 Química

Em uma aula prática de bioquímica, para medir a atividade catalítica da enzima catalase, foram realizados seis ensaios independentes, nas mesmas condições, variando-se apenas a temperatura. A catalase decompõe o peróxido de hidrogênio (H2O2), produzindo água e oxigênio. Os resultados dos ensaios estão apresentados no quadro.


Ensaio


Temperatura (°C)


Resultado

Decomposição de H2O2 (min1012mol)

1

10

8,0

2

15

10,5

3

20

9,5

4

25

5,0

5

30

3,6

6

35

3,1


Os diferentes resultados dos ensaios justificam-se pelo(a)

Alternativas
Q2404625 Química

No fenômeno de transferência de massa para uma mistura gasosa binária formada pelos gases A+B, o fluxo molar do componente A na direção z (NA, mol.s-1.m-2) pode ser calculado pela expressão:


NA=NA+NBNA. zDAB . c. ln [(NA+NBNA)(ccA1)(NA+NBNA)(ccA2)]


Essa equação é aplicada para difusão na direção de z com NA e NB constantes e em estado estacionário. Nesse contexto, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Q2404624 Química

Na extração líquido-líquido, há a necessidade da determinação de dados de equilíbrio líquido-líquido do sistema de interesse. Um sistema interessante na área de alimentos é a desacidificação de óleos vegetais utilizando solventes orgânicos. O objetivo é utilizar um solvente líquido, como etanol, por exemplo, para retirar os ácidos graxos do óleo vegetal bruto. A figura abaixo apresenta um diagrama de equilíbrio líquido-líquido contendo óleo de girassol + solvente + ácido oleico a 25ºC, sendo que o solvente pode ser etanol puro ou misturado com água.


Imagem associada para resolução da questão

(Diagrama de equilíbrio líquido-líquido para o sistema contendo óleo de girassol refinado, solvente e ácido oleico a 25 ºC. Fonte: CUEVAS et al., 2010, https:// pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/je900791w. Acesso em 12 de janeiro de 2022.)


De acordo com a figura acima, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2403638 Química

Determinada reação em uma única etapa elementar, descrita pela equação química A + B → 2C ,está associada a uma lei de velocidade, que explicita o comportamento cinético da reação A lei de velocidade dessa reação deve ser igual a

Alternativas
Q2399831 Química

Leia o texto a seguir e resolva as questões 35 e 36:


“Catalisadores são ferramentas fundamentais para os químicos, mas os pesquisadores acreditaram por muito tempo que havia, em princípio, somente dois tipos de catalisadores disponíveis: metais e enzimas. Benjamin List e David MacMillan foram agraciados com o Prêmio Nobel de Química de 2021 porque ambos, em 2000, de forma independente, desenvolveram um terceiro tipo de catálise. Ela é chamada organocatálise assimétrica e se baseia em pequenas moléculas orgânicas. (...)


Catalisadores orgânicos têm uma estrutura estável de átomos de carbono, à qual podem ser inseridos grupos químicos mais ativos. Eles frequentemente possuem elementos comuns como oxigênio, nitrogênio, enxofre ou fósforo. (...)


A rápida expansão no uso de catalisadores orgânicos se deve principalmente a sua capacidade de conduzir catálise assimétrica. Quando moléculas estão sendo sintetizadas, geralmente ocorrem situações nas quais duas moléculas diferentes podem ser formadas, em que – assim como nossas mãos – uma é a imagem ao espelho da outra. Os químicos normalmente desejam apenas uma delas, particularmente na produção de fármacos. (...)”


Adaptado de: https://www.nobelprize.org/prizes/chemistry/2021/press-release/. Acesso em 15 Fev 22.

A respeito dos assuntos tratados no texto, são feitas as seguintes afirmativas:


I – O catalisador é uma espécie química que acelera a velocidade de uma reação química.

II – A ação de um catalisador provoca a diminuição da variação de entalpia do processo global.

III – A estrutura orgânica estável referenciada no texto pressupõe a ocorrência exclusiva de átomos de carbono quaternários.

IV – Todos os elementos químicos citados no texto são classificados como metais.

V – Dentre todos os elementos químicos citados no texto, o oxigênio é o que possui maior eletronegatividade.


Das afirmativas feitas, estão corretas apenas

Alternativas
Q2384173 Química



Internet:<www.tabelaperiodica.org>  (com adaptações).

Acerca da espectroscopia de absorção molecular no ultravioleta e no visível, julgue o item.


Um efeito hipercrômico refere‑se ao aumento da intensidade da banda.

Alternativas
Q2371364 Química
Ao avaliar a cinética de degradação de um corante em estudos in vitro, o químico obteve os seguintes resultados:


Imagem associada para resolução da questão


Os dados experimentais apresentados na tabela sugerem uma lei cinética de degradação de ordem:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: B
5: A
6: B
7: C
8: B
9: B
10: A
11: B
12: C
13: D
14: E
15: E
16: D
17: C
18: B
19: C
20: A