Questões de Saúde Pública - Meio Ambiente e Saúde Pública para Concurso
Foram encontradas 653 questões
É uma doença de elevada letalidade, considerada como emergência médica e de saúde pública. Nas crianças, o aspecto clínico varia de quadros com constipação leve à síndrome de morte súbita. Manifesta-se, inicialmente, por constipação e irritabilidade, seguidas de sintomas neurológicos, caracterizados por dificuldade de controle dos movimentos da cabeça, sucção fraca, disfagia, choro fraco, hipoatividade e paralisias bilaterais descendentes, que podem progredir para comprometimento respiratório. Casos leves, caracterizados apenas por dificuldade alimentar e fraqueza muscular discreta, têm sido descritos.
I.Coleta regular, acondicionamento e destino final adequado do lixo estão diretamente relacionados a redução da incidência de casos de peste, febre amarela, dengue, toxoplasmose, leishmanioses, cisticercose, salmonelose, teníase, leptospirose, cólera e febre tifoide.
II.Esgotamento sanitário não contribui para reduzir ou eliminar doenças e agravos como a esquistossomose, outras verminoses, diarreias, cólera, febre tifoide, cisticercose, teníase e hepatites.
III.Melhoria habitacional (por meio de construção de paredes e pisos de alvenaria) permite habitação sem frestas e com condições físicas que impeçam a colonização dos vetores da doença de Chagas.
É CORRETO o que se afirma em: