Questões de Concurso Sobre políticas públicas de saúde no brasil em saúde pública

Foram encontradas 2.510 questões

Q3089288 Saúde Pública
A Portaria nº 2.436/2017, do Ministério da Saúde, aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as diretrizes, a Portaria determina as ações da equipe de enfermagem na Atenção Básica, zelando pelo cumprimento do princípio do “cuidado centrado na pessoa”. Nesse caso, o indivíduo é o ator principal das ações de cuidado de forma singularizada, onde os profissionais devem ajudar o usuário a desenvolver conhecimentos, aptidões, competências e confiança necessária para gerir e tomar decisões embasadas sobre sua própria saúde de maneira mais efetiva. Em relação às ações do enfermeiro na atenção básica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3087690 Saúde Pública
“A implantação deste Pacto, nas suas três dimensões – Pacto pela Vida, em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e de Gestão –, possibilita a efetivação de acordos entre as três esferas de gestão do SUS.” Tendo em vista que esse trecho é referente ao Pacto pela Saúde, de 2006, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3087686 Saúde Pública
A organização dos serviços de saúde no Brasil é fortemente baseada no conceito de regionalização, que busca distribuir de maneira equitativa os recursos e os serviços entre as diferentes regiões do país. A regionalização visa, também, superar as desigualdades regionais no acesso à saúde, garantindo que as populações mais vulneráveis tenham acesso aos mesmos serviços de qualidade disponíveis nos grandes centros urbanos. Dada a complexidade e as disparidades regionais no Brasil, o sucesso da regionalização depende da cooperação entre os diferentes níveis de governo e da adequação das redes de atenção à saúde. É considerado um dos principais desafios para a efetiva implementação da regionalização no Sistema Único de Saúde (SUS):
Alternativas
Q3087680 Saúde Pública
Um município está avaliando a efetividade de suas políticas públicas de saúde e utiliza diversos indicadores de saúde para essa análise. Entre os indicadores analisados estão: a taxa de mortalidade infantil, a cobertura vacinal, a proporção de leitos hospitalares disponíveis por habitante e a expectativa de vida ao nascer. No entanto, o gestor de saúde municipal enfrenta dificuldades para compreender a utilidade desses indicadores em comparação com as metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e as realidades locais. Qual dos seguintes indicadores é mais apropriado para medir a qualidade da atenção básica prestada à população?
Alternativas
Q3082966 Saúde Pública
Criada como uma estratégia para superar a fragmentação da atenção e da gestão nas Regiões de Saúde e aperfeiçoar o funcionamento político-institucional do SUS, a Rede de Atenção à Saúde (RAS) é definida como sendo
Alternativas
Q3082925 Saúde Pública
Sobre as políticas de saúde, analise as assertivas abaixo:

I. Definem-se as políticas de saúde como as decisões, estratégias, instrumentos e ações (programas e projetos) que se orientam para o cumprimento de determinadas metas delimitadas para cada campo de atuação das políticas citadas como, por exemplo, política nacional de saúde no campo, da mulher, da população negra, de saúde no trabalho etc.
II. Podemos entender que as políticas de saúde, suas estratégias, instrumentos e planos produzem uma ação que não se limita ao campo da saúde.
III. As políticas de saúde também podem, igualmente, cumprir vários outros papéis, ou funções, além de seu objetivo básico de resolver problemas de saúde.

É CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q3082870 Saúde Pública
O conjunto de ações envolvendo a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população é um princípio da
Alternativas
Q3082869 Saúde Pública
A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, reunida em Alma-Ata aos doze dias do mês de setembro de mil novecentos e setenta e oito, declarou que
Alternativas
Q3082865 Saúde Pública
A Política Nacional de Promoção da Saúde prevê temas transversais que são referências para a formulação de agendas de promoção da saúde e para a adoção de estratégias e temas prioritários, a fim de operar em consonância com os princípios e valores do SUS. São exemplos de temas transversais
Alternativas
Q3082858 Saúde Pública
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do SUS, como movimentos sociais, população, trabalhadores e gestores das três esferas de governo. A integralidade, um dos princípios da Atenção Básica, é um desafio de organização permanente devido à complexidade de atores envolvidos. Entende-se por integralidade
Alternativas
Q3082856 Saúde Pública
As terminologias adotadas nas legislações nacionais seguem o disposto no Regulamento Sanitário Internacional (2005). Descreve o conceito de agravo
Alternativas
Q3082855 Saúde Pública
Compete às Secretarias Estaduais de Saúde e ao Distrito Federal a coordenação do componente estadual e distrital da Atenção Básica, no âmbito de seus limites territoriais e de acordo com as políticas, diretrizes e prioridades estabelecidas. Uma das suas responsabilidades é
Alternativas
Q3082852 Saúde Pública
O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, é um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, e atua
Alternativas
Q3082452 Saúde Pública

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Em uma iniciativa para fortalecer os serviços de saúde pública, um município ampliou a cobertura de atenção primária e implementou estratégias para garantir a universalidade no atendimento odontológico e médico. Além disso, o município expandiu a Estratégia Saúde da Família (ESF) e reforçou o compromisso com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), com o objetivo de promover uma reorganização do processo de trabalho das equipes e melhorar a qualidade dos serviços. O programa Brasil Sorridente foi intensificado para garantir acesso ao atendimento odontológico gratuito, alinhando-se às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima:


A Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) estabelece como princípios a universalidade, acessibilidade e integralidade, além de diretrizes que incluem a territorialização, coordenação do cuidado e cuidado centrado na pessoa, reforçando a importância de um atendimento humanizado e eficiente.

Alternativas
Q3081898 Saúde Pública
As atribuições dos profissionais das equipes que atuam na Atenção Básica deverão seguir normativas específicas do Ministério da Saúde, bem como as definições de escopo de práticas, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, além de outras normativas técnicas estabelecidas pelos gestores federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal.
(Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017.)

De acordo com a Portaria citada, são atribuições específicas dos Agentes Comunitários de Saúde:
Alternativas
Q3081895 Saúde Pública
A Comissão Intergestores Regional (CIR) atua como um foro interfederativo regional de negociação e pactuação de matérias relacionadas à organização e ao funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em Rede de Atenção à Saúde, composta por todos os gestores municipais da Região de Saúde e o gestor(es) estadual(is) ou seu(s) representante(s). De acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde, compete à CIR pactuar sobre:
Alternativas
Q3081892 Saúde Pública
A telessaúde abrange a prestação remota de serviços relacionados a todas as profissões da área da saúde regulamentadas pelos órgãos competentes do Poder Executivo Federal. Ela representa uma modalidade de prestação de serviços de saúde à distância, por meio da utilização das tecnologias da informação e da comunicação, que envolve, entre outros, a transmissão segura de dados e informações de saúde, por meio de textos, sons, imagens ou outras formas adequadas. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao profissional de saúde são asseguradas a liberdade e a completa independência de decidir sobre a utilização ou não da telessaúde, inclusive com relação à primeira consulta, atendimento ou procedimento, e poderá indicar a utilização de atendimento presencial ou optar por ele, sempre que entender necessário.
II. É dispensada a inscrição secundária ou complementar do profissional de saúde que exercer a profissão em outra jurisdição exclusivamente por meio da modalidade telessaúde.
III.Os atos do profissional de saúde, quando praticados na modalidade telessaúde, terão validade em todo o território nacional.

De acordo com o estabelecido na Lei Federal nº 8.080/1990 em vigência, sobre a telessaúde, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3080910 Saúde Pública
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

As competências e atribuições dos entes federativos (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) são fundamentais para a organização e a execução das políticas de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Nesse contexto, julgue o item abaixo:


À direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) compete participar na formulação e na implementação das políticas: de controle das agressões ao meio ambiente; de saneamento básico; e relativas às condições e aos ambientes de trabalho.

Alternativas
Q3080905 Saúde Pública
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

A organização, direção e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) são regulamentadas pela Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

Nesse contexto, julgue o item abaixo:


A articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, as seguintes atividades: alimentação e nutrição; saneamento e meio ambiente; vigilância sanitária e farmacoepidemiologia; recursos humanos; ciência e tecnologia; e saúde do trabalhador.

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Farmacêutico |
Q3080017 Saúde Pública
As equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde – eMulti são compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes da Atenção Primária à Saúde - APS, com atuação corresponsável pela população e pelo território, em articulação intersetorial e com a Rede de Atenção à Saúde - RAS. As eMulti são classificadas em 03 (três) modalidades de acordo com a carga horária da equipe, vinculação e composição profissional.
Assinale a opção que indica, respectivamente, a carga horária semanal da eMulti Ampliada, eMulti Complementar e eMulti Estratégica:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: A
5: B
6: E
7: B
8: D
9: D
10: A
11: D
12: B
13: D
14: C
15: D
16: C
17: A
18: C
19: C
20: D