Questões de Concurso
Sobre políticas públicas de saúde no brasil em saúde pública
Foram encontradas 2.850 questões
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
“O acesso da população ao SUS se dá através dos serviços de nível primário de atenção, que devem estar qualificados para atender e resolver os principais problemas que demandam serviços de saúde. Os que não forem resolvidos nesse nível deverão ser referenciados para os serviços de maior complexidade tecnológica. No nível primário é onde se resolvem 80% dos problemas de saúde, isto é, na unidade básica de saúde. O nível secundário resolve 15% dos problemas de saúde — são os centros de especialidades. No nível terciário de atenção à saúde estão os hospitais de referência, que resolvem cerca de 5% dos problemas de saúde.”
Considerando o Agente Comunitário de Saúde (ACS), como um agente de mudanças de suma importância dentro do território de atuação, marque a alternativa incorreta:
Sobre as políticas públicas de saúde para povos indígenas, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) As condições de saúde dos povos indígenas os colocam em desvantagem ante outros segmentos da população brasileira, ainda que as doenças infecciosas que prevalecem nesse grupo tenham sido controladas.
( ) Ainda que os hábitos de saúde tenham mudado entre os povos indígenas, prevalecem comportamentos saudáveis, como alimentação de caça, pesca, frutas e vegetais, de modo que doenças crônicas não transmissíveis não apresentam relevante preocupação epidemiológica.
( ) Embora a Lei Arouca Nº 9.836/1999 tenha sido um importante marco, instituindo a atenção à saúde indígena no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), problemas de abrangência e cobertura de atenção básica nas áreas indígenas, além de questões de infraestrutura, como falta de saneamento, alimentação, mobilidade e acesso a serviços, violência e pobreza, são fatores que interferem na saúde indígena no Brasil.
A sequência correta é
Neste contexto, analise os itens abaixo e depois marque a alternativa CORRETA:
I. A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da RAS, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.
II. A Atenção Básica será ofertada parcialmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes de saúde.
III. É proibida qualquer exclusão baseada em idade, gênero, raça/cor, etnia, crença, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, estado de saúde, condição socioeconômica, escolaridade, limitação física, intelectual, funcional e outras.
Alternativas:
I. Os PCDT são elaborados exclusivamente pelos médicos do SUS e não envolvem outros profissionais da saúde ou gestores.
II. Os PCDT devem ser baseados em evidências científicas e considerar critérios de eficácia, segurança, efetividade e custo-efetividade das tecnologias recomendadas.
III. Entre os aspectos abordados pelos PCDT estão as posologias recomendadas, os mecanismos de controle clínico e a verificação dos resultados terapêuticos.
IV. A adoção dos PCDT pelos gestores do SUS é facultativa, podendo cada município decidir se segue ou não as diretrizes estabelecidas.
Estão CORRETOS:
Nesse sentido, analise criticamente as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A Política Nacional de Humanização (PNH) busca integrar práticas de saúde de forma corresponsável, promovendo a comunicação entre usuários e profissionais do SUS;
PORQUE
II. a implementação da PNH nas políticas do SUS garante uma mudança imediata nas relações hierárquicas entre os profissionais de saúde.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.