Questões de Concurso
Comentadas sobre políticas públicas de saúde no brasil em saúde pública
Foram encontradas 1.009 questões
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna acima?
I.As pessoas idosas têm o direito à atenção integral à saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
II.As pessoas idosas têm o direito de ser acompanhadas por um acompanhante em caso de internação ou observação hospitalar.
III.As pessoas idosas têm o direito a uma atenção especial às doenças que afetam predominantemente essa faixa etária.
É CORRETO o que se afirma em:
São fatores que contribuem para o atendimento humanizado no Sistema Único de Saúde:
I.Direito a acompanhante.
II.Privacidade e individualidade.
III.Respeito às diferentes culturas.
IV.Conforto do ambiente.
Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/deppros
No que se refere ao Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (DEPPROS), analise as afirmativas abaixo:
I.O DEPPROS é responsável pelo acompanhamento ativo e qualificado das condicionalidades da saúde, com ações de educação em saúde e cuidado voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos e o ambiente escolar brasileiro.
II.O DEPPROS assume, de forma inovadora, o compromisso com o enfraquecimento das ações intersetoriais com participação da comunidade, para reduzir a discussão sobre os determinantes sociais, ambientais e comerciais de saúde, restringindo a compreensão sobre as repercussões e a influência desses aspectos no bem-estar, cotidiano e nas condições de vida da nossa população.
III.O DEPPROS deve estar articulado com os demais Departamento da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), propondo estratégias de formação, apoio institucional e interfederativo, monitoramento e avaliação de ações e serviços de saúde que fortaleçam a agenda da Promoção da Saúde, com seus valores, princípios e diretrizes, em toda a Rede de Atenção, ratificando a Atenção Primária à Saúde (APS) como protagonista do cuidado.
É CORRETO o que se afirma em:
I.Regionalização não Hierarquizada.
II.Longitudinalidade do cuidado.
III.Participação da comunidade.
IV.Desigualdade.
V.Resolutividade.
De acordo com a Política Nacional da Atenção Básica são Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde-SUS e da Rede de Atenção a Saúde-RAS a serem operacionalizados na Atenção Básica somente os itens:
(__)A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação das Redes de Atenção à Saúde (RAS), ordenadora do cuidado e coordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.
(__)A Atenção Básica será ofertada integral e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes e condicionantes de saúde.
(__)É proibida qualquer exclusão baseada em idade, gênero, raça/cor, etnia, crença, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, estado de saúde, condição socioeconômica, escolaridade, limitação física, intelectual, funcional e outras.
(__)A PNAB (Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde) tem na saúde do trabalhador sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Considerando a equipe da Estratégia da Saúde da Família, assinale a alternativa correta:
1ª Coluna
1.Resolutividade.
2.Longitudinalidade do cuidado.
3.População adscrita.
4.Ordenar as redes.
2ª Coluna
(__)Pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários ao longo do tempo e de modo permanente e consistente, acompanhando os efeitos das intervenções em saúde e de outros elementos na vida das pessoas, evitando a perda de referências e diminuindo os riscos de iatrogenia que são decorrentes do desconhecimento das histórias de vida e da falta de coordenação do cuidado.
(__)Utiliza e articula diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetivas, centrada na pessoa, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais. Deve ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população, coordenando o cuidado do usuário em outros pontos da RAS, quando necessário.
(__)População que está presente no território da UBS, de forma a estimular o desenvolvimento de relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população, garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado e com o objetivo de ser referência para o seu cuidado.
(__)Reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que o planejamento das ações, assim como, a programação dos serviços de saúde, parta das necessidades de saúde das pessoas.
A sequência correta de cima para baixo é:
Com base na Lei nº 13.595/2018, dadas as afirmativas sobre as atividades típicas dos ACS,
I. Identificação de áreas e situações de risco individual, familiar e coletivo com auxílio de instrumentos.
II. Gerenciamento da sala de vacinação e planejamento de campanhas itinerantes na microárea.
III. Realização de visitas domiciliares periódicas para acompanhamento da lactante nos seis meses após o parto.
IV. Mobilização da comunidade para participação nas políticas públicas voltadas para a área de saúde.
verifica-se que está/ão correta/s
Fonte: Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil (2021-2023).
Diante desse grave problema, foi realizada uma ação educativa com um grupo de pais no centro comunitário do município. A Agente Comunitária de Saúde (ACS) buscou sensibilizar e informar às famílias sobre os direitos da criança, promovendo uma infância saudável, e orientando sobre a prevenção da violência infantil na microárea.
Com base no que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dadas as afirmativas,
I. A criança tem o direito de ser educada e cuidada sem o uso de castigo físico como punição ou disciplina.
II. A criança tem direito à garantia de tratamento de saúde especializado em casos de violência.
III. A criança tem direito ao respeito, à dignidade e à preservação da imagem em casos de violência.
IV. Somente casos confirmados de violência sexual devem ser comunicados, obrigatoriamente, ao conselho tutelar.
verifica-se que está/ão correta/s
Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos – ONDH. Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM (2024)
Na microárea do Agente Comunitário de Saúde João Carlos, a comunidade começou a comentar sobre um caso de violência a uma pessoa idosa. Ela mora com uma filha, que trabalha e, por isso, passa o dia ausente e pede ajuda a vizinha nos cuidados com a mãe. Em uma visita domiciliar, João Carlos observou que a idosa apresentava sinais de agressão aparente nos braços e na cabeça, e sofria maus-tratos psicológicos. A idosa ficava contida na cama por longos períodos durante o dia, mesmo com a capacidade de caminhar e de realizar atividades do cotidiano e do autocuidado. Demonstrava medo ao se comunicar. A falta de cuidados com a higiene era perceptível, e somente era alimentada à noite, quando a filha chegava. Dadas as afirmativas sobre esse caso,
I. O caso viola direitos da pessoa idosa e pode ser denunciado pelo Disque 100 de forma sigillosa.
II. A situação apresenta características de abuso como negligência, abandono e violência psicológica.
III. A notificação compulsória pelo serviço de saúde, seja público seja privado, somente deve ser feita em casos confirmados de violência.
IV. Diante da situação detectada pelo ACS, a decisão mais assertiva seria encaminhar a idosa para uma Instituição de Longa Permancência, compulsoriamente.
verifica-se que está/ão correta/s