Questões de Concurso
Sobre nbr 14.280 - cadastro de acidente de trabalho em segurança e saúde no trabalho
Foram encontradas 185 questões
I. Acidente de Trabalho: Ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal.
II. Dias Perdidos: dias corridos de afastamento do trabalho em virtude de lesão pessoal, incluído o dia do acidente, mas excluido o dia de volta ao trabalho.
III. Taxa de Frequência de Acidentes: Número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
Quais estão corretas?
Sobre os dias a debitar por morte ou incapacidade permanente, total ou parcial, é CORRETO afirmar que
• Total de Horas-homem trabalhadas (HHT): 950.861
• Total de acidentes: 11
• CATs sem afastamento: 07
( ) A doença do trabalho é aquela causada pelo exercício de atividade específica, constante de relação oficial.
( ) O registro de acidente é a Informação que se dá aos órgãos interessados, em formulário próprio, quando da ocorrência de acidente.
( ) A taxa de gravidade é o tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
As afirmativas são, respetivamente,
Segundo a ABNT 14280 – Cadastro de Acidentes do Trabalho – Procedimento e Classificação (Fevereiro 2001), o “número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período” e o “tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período” são, respectivamente, definidas como taxa de:
Os indicadores de desempenho de SSO são parâmetros de avaliação da qualidade e eficácia das ações de saúde, segurança e bem-estar. Nas atividades envolvendo eletricidade, o risco é iminente visto que, por mais que se utilize medidas de controle, não há eliminação dos mesmos, por isso, torna-se necessário a presença de uma equipe que promova a segurança ocupacional de forma ativa e comprometida com o cuidado e zelo pelos colaboradores, sendo de suma importância a adoção e estabelecimento de medidas para gerenciamento dos riscos. Para auxiliar no gerenciamento do desempenho das rotinas de segurança, tomam-se os indicadores de desempenho do sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional como parâmetros para avaliar e mensurar a qualidade e eficácia das ações de promoção da saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho. Esses, normalmente, são representados por medidas numéricas, com a função de estruturar e dar informações sobre questões e tendências consideradas relevantes no assunto. Dessa forma, torna-se possível também identificar os desvios, chamados de não conformidades, e iniciar as ações corretivas necessárias, prevenindo assim eventos que possam comprometer a integridade dos trabalhadores. Eles possibilitam a análise de informações essenciais de monitoramento do sistema de saúde e segurança de uma empresa, bem como, se traçar metas, identificar e corrigir as não conformidades apontadas, além de detectar pontos de oportunidade e melhoria contínua. Neste sentido, a taxa de frequência, a taxa de gravidade e o índice de acidentados compreendem indicadores em SSO - Segurança e Saúde Ocupacional.
Assinale a alternativa CORRETA que indica a NBR ABNT que definiu os indicadores mencionados:
I. Horas-homem de exposição ao risco de acidente é o somatório das horas durante as quais os empregados ficam à disposição do empregador, em determinado período.
II. Taxa de frequência de acidentes é o número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
III. Custo segurado é o total das despesas cobertas pelo seguro de acidente do trabalho.
Quais estão corretas?
Com base nas informações precedentes, julgue o item que se segue.
Em relação à exposição ao risco na empresa, conforme a
metodologia da NBR 14.280:2001, tanto a taxa de
frequência, quanto a taxa de gravidade ficaram abaixo de 80.
A Norma ABNT NBR nº 14.280/2001 que trata do Cadastro de acidentes do trabalho – Procedimentos e classificação fixa critérios para o registro, comunicação, estatística, investigação e análise de acidentes do trabalho, suas causas e consequências, aplicando-se a quaisquer atividades laborativas, define que a avaliação da frequência e da gravidade DEVE ser feita em função do número de acidentes ou de acidentados; do tempo computado e das:
I. Lesões decorrentes de brincadeira durante o trabalho não são consideradas lesões pessoais.
II. Lesões decorrentes da participação em atividade esportiva patrocinada pelo empregador deve ser considerada lesão pessoal.
III. Uma lesão dorsolombar é considerada pessoal se houver registro claro do acidente que a ocasionou.
Está correto o que se afirma em
Dada essas informações, considerando que um(a) trabalhador(a) em decorrência do mesmo acidente de trabalho teve que amputar a 1ª falange – proximal do 3º, 4º e 5º quirodátilos (médio, mínimo e anular, respectivamente), a quantidade de dias a debitar é
Nesse contexto, considere a fórmula para o cálculo da taxa de gravidade (G), apresentada abaixo.
onde: G é a taxa de gravidade; T é o tempo computado; H representa as horas-homem de exposição ao risco.
Para calcular a taxa de gravidade (G), na situação hipotética apresentada, qual a quantidade de dias, representando o tempo computado (T), que deverá ser inserida nessa fórmula?
Dada essas informações, considerando que um(a) trabalhador(a) em decorrência do mesmo acidente de trabalho teve que amputar a 1ª falange – proximal do 3º, 4º e 5º quirodátilos (médio, mínimo e anular, respectivamente), a quantidade de dias a debitar é
Acerca de comunicação, registro, investigação e análise de acidentes, julgue o item a seguir.
O empregador deverá comunicar o acidente de trabalho à
Previdência Social em até 24 horas da sua ocorrência ou de
imediato, em caso de óbito.