Questões de Concurso Sobre nbr 14.280 - cadastro de acidente de trabalho em segurança e saúde no trabalho

Foram encontradas 185 questões

Q3100101 Segurança e Saúde no Trabalho
A ABNT NBR 14280:2001 – Cadastro de Acidente do Trabalho: Procedimento e Classificação – tem por objetivo fixar critérios para o registro, comunicação, estatística, investigação e análise de acidentes do trabalho. Segundo a NBR, analise as assertivas a seguir: 

I. Acidente de Trabalho: Ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal.
II. Dias Perdidos: dias corridos de afastamento do trabalho em virtude de lesão pessoal, incluído o dia do acidente, mas excluido o dia de volta ao trabalho.
III. Taxa de Frequência de Acidentes: Número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3085734 Segurança e Saúde no Trabalho
A NBR 14280:2001 fixa critérios para o registro, comunicação, estatística, investigação e análise de acidentes de trabalho, suas causas e consequências, aplicando-se a quaisquer atividades laborativas.
Sobre os dias a debitar por morte ou incapacidade permanente, total ou parcial, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q3050488 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a situação abaixo, calcule a Taxa de Frequência (TF) para acidentes com afastamento e, a seguir, marque a alternativa que apresenta o resultado CORRETO.

• Total de Horas-homem trabalhadas (HHT): 950.861
• Total de acidentes: 11
• CATs sem afastamento: 07
Alternativas
Q3049757 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação à NBR 14280, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A doença do trabalho é aquela causada pelo exercício de atividade específica, constante de relação oficial.

( ) O registro de acidente é a Informação que se dá aos órgãos interessados, em formulário próprio, quando da ocorrência de acidente.

( ) A taxa de gravidade é o tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.


As afirmativas são, respetivamente,
Alternativas
Q3049750 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a ABNT NBR 14280:2001, o acidente cuja caracterização independe de existir acidentado, não podendo ser considerado como causador direto da lesão pessoal, é denominado acidente
Alternativas
Q2638815 Segurança e Saúde no Trabalho

Segundo a ABNT 14280 – Cadastro de Acidentes do Trabalho – Procedimento e Classificação (Fevereiro 2001), o “número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período” e o “tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período” são, respectivamente, definidas como taxa de:

Alternativas
Q2589768 Segurança e Saúde no Trabalho

Os indicadores de desempenho de SSO são parâmetros de avaliação da qualidade e eficácia das ações de saúde, segurança e bem-estar. Nas atividades envolvendo eletricidade, o risco é iminente visto que, por mais que se utilize medidas de controle, não há eliminação dos mesmos, por isso, torna-se necessário a presença de uma equipe que promova a segurança ocupacional de forma ativa e comprometida com o cuidado e zelo pelos colaboradores, sendo de suma importância a adoção e estabelecimento de medidas para gerenciamento dos riscos. Para auxiliar no gerenciamento do desempenho das rotinas de segurança, tomam-se os indicadores de desempenho do sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional como parâmetros para avaliar e mensurar a qualidade e eficácia das ações de promoção da saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho. Esses, normalmente, são representados por medidas numéricas, com a função de estruturar e dar informações sobre questões e tendências consideradas relevantes no assunto. Dessa forma, torna-se possível também identificar os desvios, chamados de não conformidades, e iniciar as ações corretivas necessárias, prevenindo assim eventos que possam comprometer a integridade dos trabalhadores. Eles possibilitam a análise de informações essenciais de monitoramento do sistema de saúde e segurança de uma empresa, bem como, se traçar metas, identificar e corrigir as não conformidades apontadas, além de detectar pontos de oportunidade e melhoria contínua. Neste sentido, a taxa de frequência, a taxa de gravidade e o índice de acidentados compreendem indicadores em SSO - Segurança e Saúde Ocupacional.


Assinale a alternativa CORRETA que indica a NBR ABNT que definiu os indicadores mencionados:

Alternativas
Q2486183 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a ABNT-NBR 14280:2001 – Cadastro de Acidente do Trabalho – Procedimento e Classificação, analise as assertivas abaixo:

I. Horas-homem de exposição ao risco de acidente é o somatório das horas durante as quais os empregados ficam à disposição do empregador, em determinado período.
II. Taxa de frequência de acidentes é o número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
III. Custo segurado é o total das despesas cobertas pelo seguro de acidente do trabalho.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2461572 Segurança e Saúde no Trabalho
Um auxiliar administrativo recebe salário de R$ 4.000 e atua em uma empresa onde foram observados os seguintes pontos:

• o ambiente de trabalho apresenta temperatura efetiva aferida de 27 °C e janelas que promovem a renovação do ar;

• o leiaute favorece a desorganização dos móveis, de fios elétricos e máquinas, o que provocou dois acidentes que resultaram em 10 dias de trabalho perdidos;

• o ruído ambiente apresenta valor de 68 dB durante o toque do telefone e de 40 dB quando não estava tocando; e

• a empresa contabilizou 200.000 horas-homem de exposição ao risco. 

Com base nas informações precedentes, julgue o item que se segue.


Em relação à exposição ao risco na empresa, conforme a metodologia da NBR 14.280:2001, tanto a taxa de frequência, quanto a taxa de gravidade ficaram abaixo de 80.

Alternativas
Q2447824 Segurança e Saúde no Trabalho
Assinale a alternativa com a denominação correta dada ao documento que possui como finalidade registrar formalmente, para empresa e empregado, e comunicar com detalhes à Previdência Social o acontecimento de um acidente no trabalho ou o surgimento de doença ocupacional.
Alternativas
Q2421696 Segurança e Saúde no Trabalho

A Norma ABNT NBR nº 14.280/2001 que trata do Cadastro de acidentes do trabalho – Procedimentos e classificação fixa critérios para o registro, comunicação, estatística, investigação e análise de acidentes do trabalho, suas causas e consequências, aplicando-se a quaisquer atividades laborativas, define que a avaliação da frequência e da gravidade DEVE ser feita em função do número de acidentes ou de acidentados; do tempo computado e das:

Alternativas
Q2394619 Segurança e Saúde no Trabalho
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento utilizado para reconhecer e registrar o acidente em serviço. A empresa onde a pessoa acidentada trabalha é obrigada a informar o acidente até
Alternativas
Q2360563 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre os requisitos para que uma lesão durante o trabalho seja considerada pessoal, conforme a NBR 14280:2001, analise as afirmativas a seguir.

I. Lesões decorrentes de brincadeira durante o trabalho não são consideradas lesões pessoais.
II. Lesões decorrentes da participação em atividade esportiva patrocinada pelo empregador deve ser considerada lesão pessoal.
III. Uma lesão dorsolombar é considerada pessoal se houver registro claro do acidente que a ocasionou.

Está correto o que se afirma em  
Alternativas
Q2360561 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a NBR 14280:2001, no preenchimento do relatório de comunicação de acidentado, o código 30.00.00.000 indica  
Alternativas
Q2347907 Segurança e Saúde no Trabalho
Acidente do trabalho: Ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal. A definição, segundo NBR 14.280, para: “Coisa, substância ou ambiente que, sendo inerente à condição ambiente de insegurança, tenha provocado o acidente”, é:
Alternativas
Q2333585 Segurança e Saúde no Trabalho
As informações contidas no Quadro 1 foram extraídas da NBR 14280/2001 e indicam a quantidade de dias a debitar em função da extensão da lesão na mão do(a) trabalhador(a).
Imagem associada para resolução da questão

Dada essas informações, considerando que um(a) trabalhador(a) em decorrência do mesmo acidente de trabalho teve que amputar a 1ª falange – proximal do 3º, 4º e 5º quirodátilos (médio, mínimo e anular, respectivamente), a quantidade de dias a debitar é
Alternativas
Q2326918 Segurança e Saúde no Trabalho
Em uma fábrica, ocorreram três acidentes do trabalho em abril de 2023, somando 300.000 horas-homem de exposição ao risco. O primeiro foi um acidente de trajeto e ocasionou 10 dias perdidos; o segundo, 310 dias perdidos e 200 dias debitados (lesão com perda do dedo mínimo); e o último, 80 dias perdidos com 600 dias debitados (lesão com perda do polegar).
Nesse contexto, considere a fórmula para o cálculo da taxa de gravidade (G), apresentada abaixo.

Imagem associada para resolução da questão



onde: G é a taxa de gravidade; T é o tempo computado; H representa as horas-homem de exposição ao risco.
Para calcular a taxa de gravidade (G), na situação hipotética apresentada, qual a quantidade de dias, representando o tempo computado (T), que deverá ser inserida nessa fórmula?
Alternativas
Q2305814 Segurança e Saúde no Trabalho
As informações contidas no Quadro 1 foram extraídas da NBR 14280/2001 e indicam a quantidade de dias a debitar em função da extensão da lesão na mão do(a) trabalhador(a).

Imagem associada para resolução da questão


Dada essas informações, considerando que um(a) trabalhador(a) em decorrência do mesmo acidente de trabalho teve que amputar a 1ª falange – proximal do 3º, 4º e 5º quirodátilos (médio, mínimo e anular, respectivamente), a quantidade de dias a debitar é
Alternativas
Q2296969 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NBR 14280, a causa relativa ao comportamento humano, que pode levar à ocorrência do acidente ou à prática do ato inseguro, é chamada de: 
Alternativas
Q2282879 Segurança e Saúde no Trabalho

Acerca de comunicação, registro, investigação e análise de acidentes, julgue o item a seguir. 


O empregador deverá comunicar o acidente de trabalho à Previdência Social em até 24 horas da sua ocorrência ou de imediato, em caso de óbito. 

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: A
5: D
6: C
7: C
8: E
9: C
10: C
11: A
12: A
13: E
14: D
15: E
16: D
17: C
18: D
19: B
20: E