Questões de Segurança e Saúde no Trabalho - NBR 9077 - Saídas de emergência em edifícios para Concurso

Foram encontradas 31 questões

Q2645336 Segurança e Saúde no Trabalho

Considerando o disposto na NBR 9077, analise as assertivas abaixo:


I. Escada de emergência é a escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada.

II. A declividade máxima das rampas externas à edificação deve ser de 8%.

III. As caixas de escadas podem ser utilizadas como depósitos, por curto espaço de tempo.

IV. A altura das guardas em escadas externas, de seus patamares, de balcões e assemelhados, quando a mais de 12,00 m acima do solo adjacente, deve ser de, no mínimo, 1,30 m.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2541647 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação às saídas de emergência, elas devem ser
Alternativas
Q2460073 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação à classificação das edificações quanto à sua ocupação, abordada pela NBR 9077/2001, analise as assertivas abaixo: 

I. Hotéis e assemelhados com cozinha própria nos apartamentos (incluem-se apart-hotéis, hotéis residenciais) enquadram-se na classificação residencial – habitação coletiva.
II. A ocupação comercial varejista C-2 tem como exemplos edifícios de lojas, lojas de departamentos, magazines, galerias comerciais, supermercados em geral, mercados e outros.
III. Escolas de primeiro, segundo e terceiro graus, cursos supletivos e pré-universitários e outros enquadram-se na divisão E-3.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2444587 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre saídas de emergência em edifícios, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2412440 Segurança e Saúde no Trabalho

A NBR 9077 fixa as condições exigíveis, que as edificações devem possuir, a fim de que sua população possa abandoná-las em caso de incêndio, completamente protegida em sua integridade física e para permitir o fácil acesso de auxílio externo (bombeiros) para o combate ao fogo e a retirada da referida população. Sobre o procedimento de cálculo d dimensionamento de saída de emergência, analise as afirmações seguintes:


I- A largura das saídas deve ser dimensionada em função d número de pessoas que por elas deva transitar, observado critérios específicos para acessos, escada, rampas e descargas.

II-A largura das saídas, isto é, dos acessos, escadas, descargas e outros, é dada pela fórmula do número de unidades de passagem, arredondado para número inteiro, onde cada unidade de passagem corresponde a 0,50m.

III- Os acessos são dimensionados em função dos pavimento que servirem à população. As escadas, rampas e descargas sã dimensionadas em função do pavimento de maior população.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2385625 Segurança e Saúde no Trabalho
Acerca da NBR 9077 — Saídas de emergência em edifícios, bocel ou nariz do degrau consiste na borda saliente do degrau sobre o espelho, arredondada inferiormente ou não. Se o degrau não tem bocel, a linha de concorrência dos planos do degrau e do espelho, nesse caso obrigatoriamente inclinada, chama-se quina do degrau. A saliência do bocel ou da quina sobre o degrau imediatamente inferior, em projeção horizontal, não pode ser menor que:  
Alternativas
Q2368146 Segurança e Saúde no Trabalho
As escadas enclausuradas à prova de fumaça são elementos exigidos para a proteção das pessoas em caso de emergência em edifícios a partir de uma determinada altura e acima de uma determinada população, como demonstra a NBR 9077. Nesses espaços, há a escada separada do corredor por uma antecâmara, que possui dutos de entrada e de saída de ar que impedem que a fumaça, em caso de incêndio, chegue às escadas. A respeito das dimensões dos dutos de entrada e saída de ar, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2355821 Segurança e Saúde no Trabalho
Com relação às saídas de emergência em edifícios, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) As saídas de emergência são dimensionadas em função da população da edificação.
(   ) Os acessos devem permitir o escoamento fácil de todos os ocupantes do prédio.
(   ) As rampas não podem terminar em degraus.
(   ) Não é permitida a colocação de portas em rampas.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2308329 Segurança e Saúde no Trabalho

Julgue o item que se segue.


As saídas de emergência devem ser sinalizadas com placas indicativas, com letras e figuras luminosas, que sejam visíveis mesmo em caso de falta de iluminação, e com setas apontando para as saídas.

Alternativas
Q2290077 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação às normas de segurança em locais de trabalho, analise as seguintes afirmações:
Alternativas
Q2285947 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NBR ABNT 9077/2001, que trata das Saídas de Emergência em Edifícios, as escadas de emergência, localizadas nas rotas de fuga, precisam necessariamente:
Alternativas
Q2261800 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a normativa de saídas de emergência em edifícios, sobre a definição de nível de descarga, assinalar a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2246265 Segurança e Saúde no Trabalho
A situação a seguir é hipotética. A fiscalização do CAU integrou-se a uma equipe de fiscalização integrada que atuará sobre locais de reunião e deverá posicionar-se em relação aos corredores de saída de uma edificação de uso público considerada em condições insatisfatórias de segurança, neste quesito. Trata-se de local com capacidade, calculada segundo a norma, para 120 pessoas, instalado em edificação térrea. Verificou-se, em vistoria, que o corredor que é objeto de questionamento apresenta largura de 1,20 cm, que sofre interferência de uma saliência de 10 cm, possivelmente devido às dimensões de um pilar, e que há uma porta de saída de um ambiente secundário que abre no sentido do fluxo de saída do ambiente (para dentro do corredor, portanto), em ângulo de 180º. Em seu movimento de abrir, no sentido do trânsito de saída, essa porta reduz a largura do corredor em 0,70 m. À luz das disposições da NBR 9077 – Saídas de emergência em edifícios, a largura do corredor
Alternativas
Q2245851 Segurança e Saúde no Trabalho
Para calcular a largura dassaídas de emergência de uma repartição pública com área de 1.960,00m2 , o arquiteto consultou a NBR9077:2001, que estabelece que, em repartições públicas, a população é de 1 pessoa por 7,00m2 e a capacidade da unidade de passagem é 100. Sabendo-se que a largura mínima da unidade de passagem é de 0,55m, a largura máxima das saídas de emergência no caso apresentado é de
Alternativas
Q2168366 Segurança e Saúde no Trabalho
A NBR 9077 – Saídas de Emergência em Edifícios classifica as edificações quanto às suas características construtivas. Sobre isso, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2166421 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a NBR 9077, que trata das saídas de emergência em edifícios, os acessos devem satisfazer às seguintes condições, exceto:
Alternativas
Q2097528 Segurança e Saúde no Trabalho
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) através da NBR nº 9.077/1993 “fixa as condições exigíveis que as edificações devem possuir: a) a fim de que sua população possa abandoná-las, em caso de incêndio, completamente protegida em sua integridade física; b) para permitir o fácil acesso de auxílio externo (bombeiros) para o combate ao fogo e a retirada da população.
Conforme a NBR nº 9.077/1993, é definida a escada enclausurada protegida (EP) como
Alternativas
Q2057005 Segurança e Saúde no Trabalho
As saídas de emergência em edifícios permitem o abandono pela população em caso de incêndio e facilidade no acesso de auxílio externo pelos bombeiros no combate ao fogo. Assinale a alternativa incorreta quanto às saídas de emergência:
Alternativas
Q2044537 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre medidas de prevenção contra incêndios assinale a alternativa que NÃO corresponda a uma alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1993802 Segurança e Saúde no Trabalho
Determinadas edificações têm como requisito específico ambientes que são parte de um pavimento separada do restante por paredes corta-fogo e portas corta-fogo, tendo acesso direto, cada uma delas, a uma escada de emergência. Para instalação, as edificações devem ser dotadas de estrutura para estas áreas com resistência a 4h (quatro horas) de fogo. O referido ambiente é denominado:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: B
5: C
6: D
7: D
8: A
9: C
10: A
11: C
12: A
13: B
14: E
15: A
16: D
17: C
18: C
19: D
20: C