As escadas enclausuradas à prova de fumaça são elementos ex...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D.
As escadas enclausuradas à prova de fumaça são elementos essenciais em edifícios altos, estabelecidas pela NBR 9077, que normatiza saídas de emergência. Elas visam garantir a segurança das pessoas durante uma evacuação em caso de incêndio, prevenindo a entrada de fumaça nas escadas, que são rotas de fuga cruciais.
Para que essas escadas sejam eficazes, é necessário que as dimensões dos dutos de entrada e saída de ar sejam cuidadosamente projetadas. O objetivo principal desses dutos é impedir que a fumaça invada a área das escadas, garantindo um ambiente seguro para a evacuação.
Vamos analisar as alternativas:
- Alternativa D: Esta é a correta. Os dutos não podem ter área inferior a 0,84m² e, quando de secção retangular, devem obedecer à proporção máxima de 1:4 entre suas dimensões. Estas especificações garantem a eficiência da ventilação nos dutos, permitindo uma troca de ar adequada e evitando que a fumaça entre nas escadas.
- Alternativa A: Incorreta. Essa alternativa menciona uma área mínima de 1,0m² e uma proporção de 1:2, que não são as prescrições corretas segundo a norma.
- Alternativa B: Incorreta. Aqui, a área mínima está incorreta ao ser de 1,5m² e a proporção de 1:8 também não corresponde ao que é exigido.
- Alternativa C: Incorreta. Esta alternativa sugere uma área mínima de 2,0m² e proporção de 1:4. Embora a proporção esteja correta, a área mínima não está de acordo com o especificado.
Compreender as especificações de normas técnicas como a NBR 9077 é fundamental para garantir a segurança dos ocupantes de edifícios em situações de emergência. Essas normas são elaboradas com base em estudos e experiências que visam proteger vidas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A NBR 9077 que trata das saídas de emergência em edifícios, assim dispõem sobre as antecâmaras:
4.7.12 Antecâmaras
4.7.12.1 As antecâmaras, para ingressos nas escadas enclausuradas (ver Figura 12), devem:
a) ter comprimento mínimo de 1,80 m;
b) ter pé-direito mínimo de 2,50 m;
c) ser dotadas de porta corta-fogo na entrada, de acordo com a NBR 11742, e de porta estanque à fumaça na comunicação com a caixa da escada;
d) ser ventiladas por dutos de entrada e saída de ar, de acordo com 4.7.13.2 a 4.7.13.4;
e) ter a abertura de entrada de ar do duto respectivo situada junto ao piso, ou, no máximo, a 15 cm deste, com área mínima de 0,84 m2 e, quando retangular, obedecendo à proporção máxima de 1:4 entre suas dimensões;
f) ter a abertura de saída de ar do duto respectivo situada junto ao teto, ou, no máximo, a 15 cm deste, com área mínima de 0,84 m2 e, quando retangular, obedecendo à proporção máxima de 1:4 entre suas dimensões;
g) ter, entre as aberturas de entrada e de saída de ar, a distância vertical mínima de 2,00 m, medida eixo a eixo;
h) ter a abertura de saída de ar situada, no máximo, a uma distância horizontal de 3,00 m, medida em planta, da porta de entrada da antecâmara, e a abertura de entrada de ar situada, no máximo, a uma distância horizontal de 3,00 m, medida em planta, da porta de entrada da escada.
De acordo com a NBR 9077/01 - Saídas de emergência em edifícios:
4.7.12 Antecâmaras
4.7.12.1 As antecâmaras, para ingressos nas escadas enclausuradas (ver Figura 12), devem:
...
f) ter a abertura de saída de ar do duto respectivo situada junto ao teto, ou, no máximo, a 15 cm deste, com área mínima de 0,84 m2 e, quando retangular, obedecendo à proporção máxima de 1:4 entre suas dimensões;
LETRA D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo