Questões de Concurso Sobre nr 15 - norma regulamentadora n° 15 - atividades e operações insalubres (acústica, temperatura e ibtg e ventilação industrial) em segurança e saúde no trabalho

Foram encontradas 1.781 questões

Q3100108 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NR nº 15 (Portaria MTb nº 3.214/1978 e suas alterações), o percentual de adicional de Insalubridade, quando devido, será de _____ para o Frio, de ______ para o Calor e _______ para a Umidade.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3079230 Segurança e Saúde no Trabalho
Norma Regulamentadora que trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde: 
Alternativas
Q3068422 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre exposição ao ruído, de acordo com a Norma Regulamentadora Número 15 (NR – 15), 
Alternativas
Q3063919 Segurança e Saúde no Trabalho
As organizações devem adotar medidas de prevenção e controle da exposição às vibrações mecânicas que possam afetar a segurança e a saúde dos trabalhadores, eliminando o risco ou reduzindo-os aos menores níveis possíveis. A avaliação quantitativa da vibração deve ser representativa da exposição, abrangendo aspectos organizacionais e condições ambientais que envolvam o trabalhador no exercício de suas funções.
Considerando uma exposição ocupacional diária de vibração em mãos, assinale a alternativa que indica corretamente o valor limite de aceleração, em m/s², resultante de exposição normalizada.
Alternativas
Q3050907 Segurança e Saúde no Trabalho
Para caracterização da condição insalubre de trabalho prevista na NR-15, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3050645 Segurança e Saúde no Trabalho
As radiações ionizantes e não ionizantes são tipos de riscos físicos que podem estar presentes no ambiente de trabalho induzindo alguma doença profissional. Sobre as radiações ionizantes, relacione o tipo de radiação, à esquerda, com algumas de suas características, à direita.

1. Partícula alfa 2. Partícula beta 3. Raios gama 4. Raios X

( ) Radiação eletromagnética que resulta do freamento de elétrons em alta velocidade, quando colidem com um alvo. Tem grande poder de penetração no corpo humano. ( ) Energia emitida por um núcleo atômico instável, com grande poder de penetração no corpo humano. ( ) Emitida pelo núcleo quando há excesso de nêutrons. Consegue atravessar a pele humana. ( ) Formada por dois prótons e dois nêutrons. Não constitui risco quando fora do corpo humano, pois não atravessam a camada morta da pele.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q3050644 Segurança e Saúde no Trabalho
Os sistemas de ventilação no ambiente de trabalho têm por objetivo não só manter o conforto térmico dos trabalhadores, mas também garantir a saúde e a segurança desses trabalhadores durante suas atividades.

Entre os sistemas de ventilação, aquele caracterizado por insuflar e/ou exaurir ar de um ambiente, a fim de promover uma redução na concentração de poluentes nocivos é denominado ventilação
Alternativas
Q3050643 Segurança e Saúde no Trabalho
Um técnico de segurança do trabalho fez as seguintes anotações relativas às temperaturas durante a jornada de trabalho de um mecânico de automóveis.

Q47.png (391×151)

Sabendo que o ambiente de trabalho do mecânico não recebe carga solar direta e sua jornada de trabalho é de 8 horas, o índice de bulbo úmido termômetro de globo médio para esse trabalhador vale
Alternativas
Q3050642 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a NR-15, o ruído de impacto é aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 segundo, a intervalos superiores a 1 segundo.

Desse modo, atividades ou operações que expõem trabalhadores a risco grave e iminente são aquelas em que os níveis de ruídos de impacto, medidos no circuito de resposta para impacto, são superiores a:
Alternativas
Q3050499 Segurança e Saúde no Trabalho
Com relação aos requisitos do Decreto 3048/99, marque a alternativa que apresenta um agente nocivo listado no Anexo IV cuja exposição a este pode caracterizar a condição especial de trabalho:
Alternativas
Q3050496 Segurança e Saúde no Trabalho
Com relação aos requisitos da NR-15 para definição de Insalubridade e Condições Insalubres, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3050491 Segurança e Saúde no Trabalho
Considerando os requisitos do Programa de Conservação Auditiva (PCA), é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3050487 Segurança e Saúde no Trabalho
Com relação ao Laudo Técnico de Condições de Trabalho, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3049524 Segurança e Saúde no Trabalho
Homero é funcionário de uma empresa metalúrgica de Macaé e em seu local de trabalho existem 2 agentes agressores à saúde: ruído excessivo e calor excessivo. Um deles foi apurado como sendo de grau médio e o outro, como de grau mínimo.

Considerando esses fatos e a norma de regência, assinale a opção que indica quanto Homero receberá a título de adicional de insalubridade.
Alternativas
Q3048948 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR 15 – Atividades e Operações Insalubres – estabelece as atividades que devem ser consideradas insalubres, gerando direito ao adicional de insalubridade aos trabalhadores. Portanto, para essa norma, o exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional, de acordo com o grau da insalubridade, incidente sobre o salário mínimo da região.

Conforme estabelecido pela NR 15, as atividades ou operações que exponham os trabalhadores a níveis de ruído, contínuo ou intermitente, superiores a 115 dB(A), sem proteção adequada, oferecerão risco
Alternativas
Q3048932 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma instituição de saúde abriga diversos ambientes de trabalho, como laboratórios, postos de vacinação, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, estação de tratamento de esgoto, entre outros, nos quais são encontrados diversos riscos, especialmente os biológicos. O gerente da empresa solicitou aos Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) que avaliasse os graus de insalubridade e os percentuais de adicional de insalubridade nos setores da instituição. O engenheiro de segurança do trabalho, embasado na NR 15 — Atividades e Operações Insalubres — anexo 14, priorizou a identificação das atividades que envolvem agentes biológicos, tendo observado que, em um dos setores da instituição, os trabalhadores têm contato permanente com o esgoto (galerias e tanques).

Para os trabalhadores dessa área (galerias e tanques), o grau de insalubridade é
Alternativas
Q3048929 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma empresa de fabricação de tintas está realizando uma análise das condições de trabalho na área de mistura de produtos químicos. Os trabalhadores dessa área estão expostos a vários agentes químicos, e a empresa deseja assegurar que todos os parâmetros de segurança e saúde ocupacional estão sendo seguidos conforme a NR 15 — Atividades e Operações Insalubres —, anexo 11. Durante uma inspeção, o engenheiro de segurança do trabalho determinou que seria necessário realizar uma avaliação das concentrações dos agentes químicos a que os trabalhadores estavam expostos. De acordo com a NR 15, anexo 11, a avaliação das concentrações dos agentes químicos, através de métodos de amostragem instantânea, de leitura direta ou não, deverá ser feita, pelo menos, em dez amostragens, para cada ponto, ao nível respiratório do trabalhador.

Entre cada uma dessas amostragens, deverá haver um intervalo, em minutos, de, no mínimo,
Alternativas
Q3048928 Segurança e Saúde no Trabalho
Em uma fábrica de motores, existia um risco físico (ruído) que gerava um grau de insalubridade de nível médio para toda a empresa. O técnico de segurança do trabalho verificou em suas medições que existia um outro risco físico em um único setor: o de temperaturas extremas (calor), que provocava danos à saúde do trabalhador, mas que não tinha os mesmos cuidados, pois todos só se preocupavam com o ruído. Diante disso, esse técnico comunicou o fato aos Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), e o engenheiro de segurança resolveu calcular o Índice de Bulbo Úmido Termômetro Globo (IBUTG) do setor em questão. O engenheiro pediu ao técnico as suas anotações. O técnico informou que o ambiente era interno, sem carga solar, e que as medições eram as seguintes:

• Temperatura de Bulbo Úmido Natural (TBN) de 30° C • Temperatura de Bulbo Seco (TBS) de 32° C • Temperatura Globo (TG) de 44° C

Além disso, o técnico informou que os funcionários ficavam o tempo todo próximos ao forno e que trabalhavam em pé.

O engenheiro de segurança do trabalho fez os cálculos de acordo com a NR 15 — Atividades e Operações Insalubres —, em seu anexo 3, e obteve o valor do IBUTG de 
Alternativas
Q3047453 Segurança e Saúde no Trabalho
Como medida de segurança, os trabalhadores devem estar atentos a intensidade do ruído a que ficam expostos e o tempo de exposição do mesmo.

Pode-se considerar como intensidade tolerável e o tempo respectivo de exposição por dia, segundo a NR15, o seguinte:
Alternativas
Q3044887 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com o Anexo nº 1 da NR-15 que trata dos limites de tolerância para ruído continuo e intermitente, os trabalhadores expostos a esses ruídos sem proteção adequada, terão risco grave e iminente à saúde.
Portanto, não é permitida a exposição a níveis de ruído acima de
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: B
5: C
6: A
7: B
8: C
9: D
10: A
11: E
12: C
13: B
14: A
15: E
16: E
17: D
18: A
19: C
20: D