Questões de Concurso
Sobre nr 32 - norma regulamentadora n° 32 - segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde em segurança e saúde no trabalho
Foram encontradas 752 questões
( ) O uso de luvas substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois do uso das mesmas.
( ) Os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas devem conter lavatório em seu interior.
( ) Os lavatórios para higiene das mãos devem ser providos de papel toalha, sabonete líquido e lixeira com tampa, de acionamento por pedal.
( ) Recomenda-se remover adornos, como anel, aliança e bracelete, apenas ao ser feita a higienização das mãos.
Qual a conduta mais adequada a ser tomada pelo médico, considerando a NR 32?
I. Permanecer nestas áreas por um tempo, de vez em quando, para acostumar-se com o ambiente.
II. Ter conhecimento dos riscos radiológicos associados ao seu trabalho.
III. Somente usar os EPIs adequados para a minimização dos riscos em casos de longa exposição à radiação ionizante.
Está CORRETO o que se afirma:
As três doenças mencionadas de forma explícita na NR-32 para as quais necessariamente deve haver um programa de imunização são:
I. Ser revestida com material impermeável que possibilite sua descontaminação, devendo os pisos e paredes ser providos de cantos arredondados.
II. Possuir bancadas constituídas de material liso, de fácil descontaminação, recobertas com plástico e papel absorvente.
III. Dispor de pia com cuba de, no mínimo, 40 cm de profundidade, e acionamento para abertura das torneiras sem controle manual.
Está CORRETO o que se afirma:
Durante uma inspeção em um laboratório de análises clínicas em Queimadas, PB, foi identificado que alguns procedimentos de biossegurança não estavam sendo seguidos corretamente, expondo os trabalhadores e pacientes a riscos desnecessários.
Considere as afirmativas abaixo:
1. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é obrigatório em todas as atividades que envolvem o manuseio de materiais biológicos potencialmente perigosos.
2. A esterilização de instrumentos reutilizáveis é uma prática de biossegurança essencial para prevenir infecções cruzadas entre pacientes.
3. A manipulação de agentes patogênicos deve ser feita em câmaras de segurança biológica, que mantêm o ambiente livre de contaminação externa.
4. A correta segregação e descarte dos resíduos biológicos é fundamental para evitar a contaminação ambiental e a exposição de terceiros a agentes infecciosos.
5. A vacinação contra hepatite B e outras doenças transmissíveis é recomendada, mas não obrigatória, para trabalhadores de saúde que manipulam materiais biológicos.
Fontes:
- Brasil. "Norma Regulamentadora nº 32 (NR-32) - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde."
- ANVISA. "Resolução RDC nº 222/2018 - Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde."
Alternativas: