Questões de Concurso
Sobre nr 32 - norma regulamentadora n° 32 - segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde em segurança e saúde no trabalho
Foram encontradas 818 questões
Julgue o item subsequente, que tratam do gerenciamento de riscos ocupacionais e dos direitos e deveres do trabalhador e do empregador no que concerne à segurança e à saúde no trabalho.
Do programa de gerenciamento de riscos da organização deve constar inventário de todos os produtos químicos, exceto resíduos, manipulados no âmbito da organização, com indicação daqueles que impliquem riscos à segurança e à saúde do trabalhador.
( ) O procedimento de reutilização das embalagens de produtos químicos é permitido.
( ) As áreas de armazenamento de produtos químicos devem ser ventiladas e sinalizadas.
( ) A manipulação dos produtos químicos pode ser feita por qualquer trabalhador.
I. Ter conhecimento dos riscos radiológicos associados ao seu trabalho.
II. Permanecer nestas áreas o maior tempo possível para a realização do procedimento.
Está CORRETO o que se afirma:
Sendo assim, para garantir a segurança do trabalhador, bem como hábitos seguros, assinale a alternativa correta.
Em uma Unidade de Pronto Atendimento, os requisitos de segurança e saúde são definidos pela Norma Regulamentadora de número 32. Essa norma tem a finalidade de estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde.
Considerando a NR‑32, assinale a alternativa correta
Considere as imagens a seguir:
Segundo normativas vigentes da Anvisa, resíduos perfurocortantes devem possuir o símbolo identificado pelo número:
I. A classificação de risco dos agentes biológicos é determinada exclusivamente pela sua capacidade de causar infecção em seres humanos.
II. Os agentes biológicos do Grupo 1 de risco (baixo risco) não exigem medidas adicionais de proteção além do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) convencionais, como luvas e avental, já que sua manipulação não apresenta risco significativo de infecção.
III. Agentes biológicos classificados como Grupo 4 (alto risco) são aqueles que têm um alto potencial de transmissão e podem causar doenças graves em humanos, exigindo medidas de segurança rigorosas.
IV. Para agentes biológicos classificados como Grupo 3 (risco médio), é suficiente o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) básicos, como máscara facial e luvas, sendo desnecessário o uso de sistemas de ventilação adequados ou áreas específicas de contenção, desde que os procedimentos sejam realizados em espaços abertos.
V. Agentes biológicos classificados como Grupo 4 (alto risco) exigem medidas como o uso de cabines de segurança biológica de classe III, roupas de proteção de corpo inteiro e ambientes de contenção com pressão negativa.
VI. Na classificação do risco biológico, é fundamental identificar a forma de transmissão e a gravidade das doenças que podem ser provocadas pelo agente patológico, pois essas características influenciam nas medidas de contenção.
Está correto o que se afirma apenas em
A NR-32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
Com base no que estabelece a NR-32, assinale a afirmativa correta.
I. As toxinas. II. Os príons. III. As culturas de células.
Está CORRETO o que se afirma:
( ) É permitida a instalação de mais de um equipamento de raios X por sala.
( ) Todo equipamento de radiodiagnóstico médico deve possuir diafragma e colimar em condições de funcionamento para tomada radiográfica.
( ) Na radiologia intraoral, todos os trabalhadores devem manter−se perto do cabeçote e do paciente.
Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item, com base nas normas regulamentadoras pertinentes à engenharia de segurança do trabalho.
Em área de alto risco, é necessária a presença de ao menos três trabalhadores: um para executar, outro para acompanhar e um terceiro para fazer a comunicação e ficar atento a qualquer anomalia, dentro do plano de contingência.