Questões de Concurso Sobre nr 33 - norma regulamentadora n° 33 - segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados em segurança e saúde no trabalho

Foram encontradas 330 questões

Q3137266 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR-33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, seção 33.4 Gerenciamento de riscos ocupacionais em espaços confinados, subitem 33.4.1.2, estabelece que, quando o trabalho no espaço confinado não puder ser evitado, a identificação de perigos e a avaliação de riscos ocupacionais devem considerar, EXCETO:
Alternativas
Q3100114 Segurança e Saúde no Trabalho
O Guia Técnico da NR nº 33 (Fundacentro, 2013) refere riscos atmosféricos como a principal causa de acidentes em espaços confinados, segundo a Occupational Safety and Health Administration (OSHA), e esses devem ser preferencialmente eliminados antes da entrada e mantidos sob controle durante a permanência dos trabalhadores no interior dos espaços confinados. A concentração de contaminantes, a presença de inflamáveis e o percentual inadequado de oxigênio, seja por deficiência ou enriquecimento, são riscos atmosféricos que podem provocar intoxicação e asfixia dos trabalhadores ou a formação de uma atmosfera inflamável/explosiva. Para avaliar adequadamente os riscos atmosféricos, é necessário conhecer o(os):

I. Valor Imediatamente Perigoso à Vida e à Saúde (IPVS).
II. Limites Inferior e Superior de Explosividade (LIE e LSE).
III. Limiar de odor.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3100113 Segurança e Saúde no Trabalho
Conforme a NR nº 33 (Portaria MTE nº 1.690/2022), a quem compete “permitir somente a entrada de trabalhadores autorizados em espaços confinados relacionados na Permissão de Entrada e Trabalho (PET)”?
Alternativas
Q3086441 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NR-33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados, da Portaria MTP nº 1.690/2022, a validade da Permissão de Entrada e Trabalho (PET), incluindo as prorrogações, NÃO pode exceder a quantas horas? 
Alternativas
Q3086439 Segurança e Saúde no Trabalho
Com base na NR-33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados, da Portaria MTP nº 1.690/2022, quanto aos impedimentos presentes nesse documento, é descrito que é proibido(a):
I. A retirada ou substituição de dispositivo de bloqueio ou etiquetas por pessoas não autorizadas.
II. Efetuar a neutralização da energia interrompendo somente o circuito de controle do equipamento ou sistema por meio de sistemas de comando ou de emergência.
III. O acesso a espaço confinado com atmosfera Imediatamente Perigosa à Vida e à Saúde (IPVS).
IV. A ventilação com oxigênio puro.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3086248 Segurança e Saúde no Trabalho
Considera-se espaço confinado qualquer área ou ambiente que atenda simultaneamente aos seguintes requisitos: não ser projetado para ocupação humana contínua; possuir meios limitados de entrada e saída; e em que exista ou possa existir atmosfera perigosa.
De acordo com a NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, é expressamente proibida a ventilação com
Alternativas
Q3086110 Segurança e Saúde no Trabalho
A prevenção de acidentes em espaços confinados é crucial para evitar riscos fatais, garantir a segurança dos trabalhadores e cumprir as normas de proteção.
De acordo com a NR 33 – Segurança e Saúde em Trabalhos em espaços confinados, as medidas de prevenção para espaços confinados devem estar contempladas no
Alternativas
Q3061278 Segurança e Saúde no Trabalho

A Norma Regulamentadora 33 (NR-33) estabelece requisitos para a segurança e a saúde dos trabalhadores que realizam atividades em espaços confinados. Entre os procedimentos obrigatórios, destaca-se a emissão da Permissão de Entrada e Trabalho (PET), documento que autoriza o acesso e define as condições seguras para a execução das atividades nesses ambientes.

Qual é o prazo mínimo de arquivamento da Permissão de Entrada e Trabalho (PET), conforme estabelecido pela norma supracitada? 

Alternativas
Q3048916 Segurança e Saúde no Trabalho
Em qualquer atividade laborativa é imprescindível a prevenção e o controle de riscos de acidentes de trabalho. Tal afirmativa é válida para todas as empresas. Assim, a prevenção e o controle devem ser feitos não só para uma pequena empresa familiar, caso de um escritório de contabilidade, como também para as grandes indústrias, como, por exemplo, uma usina siderúrgica. É evidente que o trabalho na usina siderúrgica é muitíssimo mais complexo, envolvendo um grande contingente humano além de muitas máquinas, equipamentos, ferramentas, aparelhos, etc. Numa empresa uma máquina antiga possui o sistema de transmissão do movimento de seu motor elétrico a outras partes da máquina composto de polias e correias. As polias e correias estavam expostas sem nenhuma proteção e como tal ofereciam riscos a seus operadores e demais funcionários. Uma medida de segurança adotada foi a instalação de um botão de emergência que desliga a máquina quando pressionado. Contudo, o risco ainda persistia, e um acidente poderia ocorrer, pois o sistema de transmissão do movimento continuava exposto, e o acionamento do botão de emergência poderia ser feito tardiamente ou mesmo não ser acionado pelo operador, que poderia estar impossibilitado por causa do acidente sofrido. Uma solução para a prevenção do risco apresentado seria o enclausuramento do aludido sistema, que impediria o contato acidental de qualquer parte do corpo de algum funcionário com tal sistema.

Essa solução, de enclausuramento do sistema, configura uma medida de proteção por
Alternativas
Q3020668 Segurança e Saúde no Trabalho
Conforme a NR-33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, item 33.4 – Gerenciamento de riscos ocupacionais em espaços confinados, subitem 33.4.1.2, quando o trabalho no espaço confinado não puder ser evitado, a identificação de perigos e a avaliação de riscos ocupacionais devem considerar, EXCETO:
Alternativas
Q3010664 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação à NR-18, que dispõe sobre segurança e saúde no trabalho na indústria da construção, assinale a opção correta.  
Alternativas
Q3010660 Segurança e Saúde no Trabalho
Considera-se capacitado para trabalho em altura o trabalhador  
Alternativas
Q3010659 Segurança e Saúde no Trabalho
Assinale a opção que apresenta os requisitos que definem trabalhos em espaço confinado. 
Alternativas
Q3010658 Segurança e Saúde no Trabalho
No trabalho em espaços confinados, o principal risco está relacionado
Alternativas
Q3010654 Segurança e Saúde no Trabalho
No que se refere a padrões de segurança e saúde ocupacional, a inspeção de segurança
Alternativas
Q3010653 Segurança e Saúde no Trabalho

Durante a fase de concepção ou de início do desenvolvimento de um novo sistema, com o fim de determinar os perigos que poderão estar presentes na sua fase operacional, costuma-se realizar uma análise do tipo qualitativa que possui especial importância na investigação de sistemas de alta inovação e(ou) pouco conhecidos, ou seja, quando a experiência em perigos na sua operação é carente ou deficiente. Adicionalmente, essa análise pode, ainda, ser aplicada a unidades já em operação, permitindo, nesse caso, a realização de uma revisão dos aspectos de segurança existentes.


A descrição acima diz respeito à 

Alternativas
Q3010638 Segurança e Saúde no Trabalho
Considerando que as opções a seguir apresentam medidas de segurança adotáveis por uma brigada de incêndio de uma instalação industrial, assinale a opção correspondente à medida cuja adoção é crucial para o sucesso da referida brigada. 
Alternativas
Q3010636 Segurança e Saúde no Trabalho
Considerando que as opções a seguir apresentam medidas de segurança adotáveis em ambientes de trabalho, assinale a opção correspondente à medida mais eficaz para minimizar o risco de explosões devido à acumulação de vapores inflamáveis em uma instalação de armazenamento de produtos inflamáveis. 
Alternativas
Q3010635 Segurança e Saúde no Trabalho
Acerca da comunicação de um acidente de trabalho ao INSS, assinale a opção correta conforme a legislação vigente.  
Alternativas
Q3010634 Segurança e Saúde no Trabalho

      Um trabalhador, em sua jornada de trabalho de 8 h diárias, é submetido a um ruído de 85 dB(A) durante 120 min; a um ruído de 88 dB(A) durante 120 min; e a um ruído de 91 dB(A) em outro período.


Nessa situação hipotética, considerando os limites de tolerância e de exposição de um trabalhador ao ruído contínuo, o período máximo de exposição ao último ruído, de forma a não ultrapassar o limite máximo diário, segundo a metodologia da Fundacentro (NHO 01), será de

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: D
5: D
6: E
7: A
8: B
9: A
10: D
11: E
12: A
13: C
14: E
15: A
16: B
17: E
18: B
19: A
20: D