Questões de Concurso
Sobre plano nacional de preparação e respostas rápidas a emergências - p2r2 em segurança e saúde no trabalho
Foram encontradas 23 questões
I. seguir as determinações indicadas na FISPQ; II. impedir o contato de oxigênio a alta pressão com matérias orgânicas, tais como óleos e graxas; III. utilizar somente acendedores apropriados, que produzam somente centelhas e não possuam reservatório de combustível, para o acendimento de chama do maçarico.
Analise os itens acima e assinale
I O adoecimento por intoxicação de chumbo é classificado no grupo I de Shilling porque compõe doenças que têm o trabalho como causa necessária.
II Os transtornos mentais são classificados como doenças em que o trabalho pode ser um fator contributivo, mas não é considerado a causa necessária, encaixando-se no grupo II de Shilling.
III No grupo III da Classificação de Shilling, enquadram-se as doenças em que o trabalho é provocador de um distúrbio latente ou agravador de doenças já estabelecidas, incluindo as doenças neoplásicas.
Assinale a opção correta.
Na constituição desse plano, devem ser observados princípios gerais do direito ambiental, dentre os quais o princípio da
Julgue o item que se segue.
Ao evacuar um edifício em chamas, deve-se usar a saída
mais próxima, ainda que com a fumaça mais densa.
Julgue o item que se segue.
Um plano de evacuação deve incluir rotas de fuga, pontos
de encontro e procedimentos de comunicação, em caso
de evacuação.
Julgue o item que se segue.
A criação de um ponto de encontro externo é uma parte
importante de um plano de evacuação.
Julgue o item que se segue.
O termo “abandono” é preferível ao termo “evacuação” em
planos de emergência, pois é mais claro e direto.
Julgue o item que se segue.
Os planos de resposta a emergências devem ser
padronizados e aplicados da mesma forma em todas
as organizações.
Acerca da prevenção e resposta a situações de emergência, julgue o item a seguir.
Entre os princípios orientadores do Plano Nacional de
Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências
Ambientais com Produtos Químicos Perigosos, inserem-se o
da informação, o da prevenção, o do cuidado e o da
reorganização.
A concretização de um plano de emergência depende apenas de seu nível de detalhamento.
A respeito do P2R2, julgue o próximo item.
São diretrizes estratégicas do P2R2 a constante atualização de medidas preventivas que evitem que acidentes com produtos químicos perigosos aconteçam; a adoção de procedimentos que impeçam a ação dos governos distrital, estaduais e municipais, uma vez que a legislação ambiental é privativa do governo federal; e a definição das responsabilidades dos agentes públicos e privados em casos de ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos.
A respeito do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), julgue o item subsequente.
O P2R2 se constituirá de ações, atividades e projetos a serem
formulados e executados especificamente pelas empresas de
produtos químicos perigosos, que observarão princípios e
diretrizes estratégicas próprias.
A respeito do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), julgue o item subsequente.
São princípios orientadores do P2R2, entre outros, o
princípio da prevenção e o princípio da reparação.
O Decreto de Nº 5.098, 03/06/2004 dispõe sobre a criação do plano nacional de prevenção, preparação e resposta rápida a emergências ambientais com produtos químicos perigosos - P2R2. Analise as afirmativas abaixo:
I. O Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos - P2R2 tem como objetivo prevenir a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos e aprimorar o sistema de preparação e resposta a emergências químicas no País.
II. No Art. 2º do Decreto de Nº 5.098, 03/06/2004 são definidos princípios orientadores do P2R2, aqueles reconhecidos como princípios gerais do direito ambiental brasileiro, tais como: princípio da informação, princípio da participação; princípio da prevenção; princípio da precaução; princípio da reparação; e o princípio do poluidor-pagador.
III. O Ministério do Meio Ambiente promove a articulação e a integração dos vários níveis de governo, do setor privado, das representações da sociedade civil e das demais partes interessadas na proteção da saúde humana e qualidade ambiental. Sendo assim, o Plano focaliza-se na prevenção, correção e estratégias.
Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa
(s) correta (s).
A Comissão Nacional do P2R2 deve