Questões de Concurso
Sobre política nacional de segurança e saúde no trabalho (pnsst) em segurança e saúde no trabalho
Foram encontradas 262 questões
Segundo o Decreto federal nº 7.602/2011, são responsáveis pela implementação e execução da PNSST, sem prejuízo da participação de outros órgãos e instituições que atuem na área, os Ministérios do Trabalho e Emprego,
Nos termos da Lei n° 6.514/1977, incumbe ao órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho coordenar, orientar, controlar e supervisionar a fiscalização e as demais atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho em todo o território nacional, inclusive a Campanha Nacional de Prevenção de
Ao mesmo tempo, ela propõe a implantação de uma rede integrada de informações. Essa política estabelece que as ações de saúde do trabalhador precisam ser desenvolvidas em âmbito universal e intersetorial, e a responsabilidade pelo seu cumprimento deve ser compartilhada entre os Ministérios da Saúde, do Trabalho e Emprego e da Previdência Social.
Assinale a opção que apresenta uma responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego.
Para alcançar esses objetivos, é essencial que os trabalhadores recebam um treinamento adequado e uma capacitação eficaz. De acordo com as definições de treinamento e capacitação, qual das seguintes afirmações é correta?
A política de segurança do trabalho de uma empresa representa as diretrizes básicas que regem e sustentam o programa geral e os específicos de prevenção de acidentes. Esta seria a linha de conduta adotada para o desenvolvimento, o desempenho e os objetivos das suas atividades preventivas. Os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos devem ser reconhecidos, controlados e avaliados periodicamente. Na avaliação de riscos, é necessário adotar medidas para
Analise as afirmativas a seguir, relativas à Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Portaria GM/MS nº 1.823/2012).
I. Tem como finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador.
II. Tem ênfase na vigilância, visando à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores e à redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.
III. São sujeitos a essa política todos os trabalhadores, independentemente de sua forma de inserção no mercado de trabalho, formal ou informal, de seu vínculo empregatício, público ou privado, assalariado, autônomo, avulso, temporário, cooperativados, aprendiz, estagiário, doméstico, aposentado ou desempregado.
Estão corretas as afirmativas
A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho − PNSST tem por objetivos a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos, relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho. Dentre os princípios da PNSST estão:
Uma das diretrizes da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador é:
A Política Nacional de Saúde do trabalhador e Trabalhadora (Nº 1.823, de 23 de agosto de 2012) foi elaborada para responder as necessidades do alinhamento entre a política de saúde do trabalhador e a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST), instituída por meio do Decreto Nº 7.602, de 7 de novembro de 2011. Essas necessidades são a de implementação de ações de saúde do trabalhador em todos os níveis de atenção do SUS e a da definição dos princípios, das diretrizes e das estratégias a serem observados nas três esferas de gestão do SUS no que se refere à saúde do trabalhador.
São objetivos dessa política, EXCETO:
As ações no âmbito da PNSST devem constar do Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho; avalie se tais ações devem desenvolver-se, entre outras, de acordo com as seguintes diretrizes:
I. inclusão de todos trabalhadores brasileiros no sistema nacional de promoção e proteção da saúde.
II. harmonização da legislação e a articulação das ações de promoção, proteção, prevenção, assistência, reabilitação e reparação da saúde do trabalhador.
III. adoção de medidas especiais para atividades laborais de alto risco.
IV. promoção da implantação de sistemas e programas de gestão da segurança e saúde nos locais de trabalho.
Estão corretas:
A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PNSST tem por princípios, EXCETO:
São responsáveis pela implementação e execução da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST:
Os pictogramas são símbolos usados nos rótulos de produtos químicos, com a função de indicar tipos de riscos aos quais uma pessoa estará exposta ao manuseá-los, alertando para os cuidados que devem ser tomados na prevenção de acidentes.
Analise os pictogramas representados a seguir, que estão presentes nos frascos de dois produtos químicos.
De acordo com os pictogramas, os produtos 1 e 2 são, respectivamente:
Alfredo é responsável pelo setor de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) em uma indústria e está buscando melhorar o ambiente de trabalho para garantir o bem-estar e a segurança dos funcionários. Após identificar os principais pontos de intervenção, ele decide implementar medidas para promover um ambiente mais confortável e seguro. Considerando a situação hipotética apresentada e as informações do texto, qual das seguintes opções representa uma medida eficaz para promover um bom ambiente de trabalho?
Julgue o próximo item, acerca da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST), instituída pelo Decreto federal n.º 7.602/2011.
Estão sujeitos à PNSST todos os trabalhadores, homens e
mulheres, independentemente de sua localização, urbana ou
rural, desde que sejam contribuintes e segurados do Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS).
Julgue o próximo item, acerca da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST), instituída pelo Decreto federal n.º 7.602/2011.
Para o alcance de seu objetivo, a PNSST deverá ser
implementada por meio da articulação continuada das ações
de governo no campo das relações de trabalho, produção,
consumo, ambiente e saúde, com a participação obrigatória
de sindicatos ou de organizações representativas de
trabalhadores e empregadores.