Questões de Concurso
Comentadas sobre programa de proteção respiratória (ppr) em segurança e saúde no trabalho
Foram encontradas 22 questões
1. Fumos 2. Neblinas 3. Névoas
( ) ruptura mecânica de líquidos ( ) condensação ou oxidação de vapores de substâncias sólidas ( ) condensação de vapores de substâncias líquidas
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Os programas de prevenção cumprem uma série de funções importantes, tais como fornecer um espaço seguro para que os empregados possam contribuir para a própria segurança e estabelecer ações de prevenção específicas para as condições de trabalho encontradas. Com relação a programas pertinentes à saúde e segurança do trabalhador, julgue o item subsequente.
A responsabilidade e a autoridade pelo programa de proteção
respiratória (PPR) devem ser atribuídas a apenas uma
pessoa, qualificada, sendo recomendado que tal pessoa seja
da área de higiene ocupacional, da medicina do trabalho ou
da engenharia de segurança da própria empresa.
Independentemente da classe do filtro para partículas, o FPA de um respirador purificador não motorizado com peça um quarto facial é
No PPR, a avaliação da adequação do respirador à tarefa deve considerar a frequência e a duração da tarefa, o nível de esforço físico e a mobilidade.
A inalação dos gases e vapores que estão presentes na atmosfera dos ambientes de trabalho pode desenvolver efeitos irritantes, principalmente nas vias respiratórias.
Sobre os irritantes primários, analise as afirmativas a seguir.
I. Atuam apenas no local do contato com o organismo, especialmente as membranas mucosas.
II. Exercem ação tóxica sistêmica, isto é, atingem o organismo como um todo.
III. Têm alta solubilidade e, por isso, não atingem o organismo como um todo.
Está correto o que se afirma em
O trabalhador que é submetido a um local com atmosfera considerada Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde – IPVS, deve fazer uso de um respirador.
De acordo com o Programa de Proteção Respiratória, assinale a opção que indica o profissional que deve verificar se o trabalhador está apto a usar o respirador.
Dados:
Fatores de proteção atribuídos para EPR
Para a operação de soldagem, caso fosse encontrada na amostra uma concentração média ponderada (8 horas) de 0,08 mg/m3 de prata e 0,05 mg/m3 de cádmio, de acordo com Programa de Proteção Respiratória (PPR) recomendada pela Fundacentro (Instrução Normativa no 1, de 11 de abril de 1994 do Ministério do Trabalho) e considerando que o ambiente não é deficiente de oxigênio, o Fator de Proteção Requerido (FPR) e respirador apropriado para os trabalhadores deverão, respectivamente, ter as seguintes características:
Quando um doente ou portador fala, tosse ou espirra, dispersa agentes etiológicos de transmissão aérea. Dessa forma, qualquer trabalhador de saúde se expõe a agentes biológicos quando em contato com o doente ou portador, ou ao adentrar em ambientes contaminados.
Sendo a via respiratória uma das principais vias de transmissão dos patógenos, a aprovação mínima que o equipamento de proteção respiratória (EPR) deve possuir em um ambiente hospitalar para proteger o Trabalhador de Saúde dos aerossóis contendo agentes etiológicos é
Nessa Instrução Normativa, entre as demonstrações ambientais e os documentos necessários, NÃO é citado o Programa de
NÃO é um desses critérios: