Questões de Concurso Sobre toxicologia em segurança e saúde no trabalho

Foram encontradas 634 questões

Q3264457 Segurança e Saúde no Trabalho
Seu José, 56 anos, comparece ao seu ambulatório de medicina do trabalho com queixa de tontura, cefaleia, enjoo, boca seca e olhos irritados. Informa que os sintomas iniciaram há 1 semana, quando trabalhou 10 dias sem folgar e dobrando seu turno. A esposa do Seu José, que entrou com ele na consulta, informa que está preocupada com o comportamento dele, pois tem apresentado episódios de excitação seguida de sonolência, alteração da atenção, da memória, do humor e às vezes fala coisas sem sentido. Ela lhe entrega um hemograma completo que evidencia anemia. Seu José trabalha há 20 anos na mesma função e diz não gostar de utilizar seus EPIs. Após análise e avaliação clínica, podemos afi rmar que o Seu José trabalha na função de:
Alternativas
Q3264452 Segurança e Saúde no Trabalho
O seu próximo paciente é um trabalhador de uma mineradora e vem apresentando os seguintes sintomas: irritabilidade, cefaleia, perda de sensibilidade, fraqueza, sabor metálico na boca, instabilidade na locomoção, problemas digestivos, perda de peso e fadiga. Porta um hemograma completo com anemia. Ao exame físico, apresenta uma linha gengival azulada e escurecida. A hipótese diagnóstica que mais se enquadra é:
Alternativas
Q3264444 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma empresa mineradora contrata seus serviços para a confecção e coordenação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). O setor de engenharia de segurança do trabalho lhe fornece o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) e o LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho) para embasar o seu PCMSO. O PGR e o LTCAT mostram o risco químico tricloroetileno e o risco físico ruído, com dosimetrias acima do nível de ação para a função de mecânico industrial. Os exames a serem solicitados, do ponto de vista ocupacional, para os riscos expostos são:
Alternativas
Q3243109 Segurança e Saúde no Trabalho
Homem, 45 anos, trabalha em contato direto com colas, tintas e fluidos de transmissão. Refere tontura, cefaleia, letargia e náuseas há 48 horas. Assinalar a alternativa que apresenta a hipótese mais provável para esse caso. 
Alternativas
Q3210080 Segurança e Saúde no Trabalho
Julgue o item a seguir, relativos a doenças relacionadas ao trabalho.

A intoxicação aguda por agrotóxico caracteriza-se por sinais e sintomas súbitos, o que facilita a associação entre a exposição do indivíduo ao produto tóxico e o trabalho que ele desenvolve, diferentemente da intoxicação crônica, que se caracteriza por quadros clínicos indefinidos e de difícil diagnóstico, o que dificulta o estabelecimento da relação entre a exposição do indivíduo ao produto tóxico e o trabalho.
Alternativas
Q3195669 Segurança e Saúde no Trabalho
A toxicologia ocupacional estuda os efeitos de substâncias químicas no organismo dos trabalhadores. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente um efeito tóxico crônico?
Alternativas
Q3177042 Segurança e Saúde no Trabalho
“É usado em processos industriais de galvanoplastia, na extração de ouro e prata, na limpeza de metais, na produção de fibras sintéticas, corantes, pigmentos e nylon, como reagente em química analítica, e como agente de fumigação e de gaseificação do carvão. Tóxico para o trabalhador se exposto à pele e/ou se inalado. Reage com Ácidos Inorgânicos (Ácido Clorídrico, Ácido Sulfúrico) gerando gás extremamente tóxico”. O trecho refere-se ao:
Alternativas
Q3177040 Segurança e Saúde no Trabalho
A publicação Toxicologia Ocupacional – FUNDACENTRO (2020) menciona que: não obstante ser complementar, o Monitoramento biológico da exposição ocupacional apresenta uma série de vantagens em relação ao monitoramento ambiental, entre as quais se pode citar a identificação de:

I. Exposição relativa em uma jornada de trabalho maior que a normal.
II. Absorção de uma substância através de várias vias de absorção e não apenas por inalação.
III. Exposição global decorrente de várias fontes de exposição, seja ocupacional, seja ambiental.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3176012 Segurança e Saúde no Trabalho
A respeito das doenças e manifestações clínicas relacionadas aos praguicidas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os carbamatos, por inibição das enzimas do ciclo da vitamina K, podem causar quadros de hemorragia aguda e crônica.
( ) Os agentes piretroides, como moduladores dos canais de sódio, podem causar efeitos agudos, como tremores e encefalopatia.
( ) Os organofosforados, como inibidores das colinesterases, podem causar polineuropatia tardia e neurotoxicidade crônica.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3176009 Segurança e Saúde no Trabalho
Partículas na escala nanométrica representam uma preocupação adicional ao se avaliar a nocividade devida aos agentes químicos. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir sobre propriedades físicas e químicas dos nanomateriais que influenciam a sua toxicidade:
I. Nanopartículas pouco solúveis têm indicado provocar câncer e podem exibir uma toxicidade mais pronunciada.
II. Quanto maior a partícula, maior a relação de sua área superficial com o volume e maior é sua reatividade e sua atividade biológica.
III. Os efeitos à saúde das nanopartículas dependem de suas morfologias.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3176003 Segurança e Saúde no Trabalho
Os sistemas de resina epóxi estão entre os principais causadores de dermatite alérgica de contato de origem ocupacional. A principal resina desses sistemas é o:
Alternativas
Q3176002 Segurança e Saúde no Trabalho
Entre as hepatotoxinas, a exposição ocupacional ao ____________ está relacionada ao angiossarcoma, e a exposição ocupacional ao(s) ____________ está associada ao padrão de lesão hepática com corpúsculo de Mallory.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3176000 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre a exposição ao asbesto ou amianto e seus efeitos, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3175992 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos, Grupo I, o câncer ocupacional é reconhecidamente causado pela exposição a todos os agentes químicos a seguir apresentados, EXCETO: 
Alternativas
Q3175991 Segurança e Saúde no Trabalho
A respeito de toxicologia para o entendimento da patologia do trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3173357 Segurança e Saúde no Trabalho
Determine a manifestação clínica mais comum da toxicidade ocupacional crônica por mercúrio:
Alternativas
Q3173354 Segurança e Saúde no Trabalho
O diagnóstico diferencial da intoxicação por organofosforados no ambiente laboral requer atenção ao quadro clínico específico, sendo o achado característico mais relevante:
Alternativas
Q3173353 Segurança e Saúde no Trabalho
A respeito da intoxicação por solventes orgânicos no ambiente de trabalho, um dos principais exames laboratoriais utilizados para monitorar a exposição ocupacional é:
Alternativas
Q3173351 Segurança e Saúde no Trabalho
Em uma indústria metalúrgica, um grupo de trabalhadores é responsável pela soldagem de peças de aço inoxidável. Durante o processo, há a geração de fumos metálicos que contêm, entre outros componentes, o cromo hexavalente. Considerando a exposição ocupacional a esse agente químico e seus possíveis efeitos à saúde, o indicador biológico de exposição mais adequado para monitorar os trabalhadores é:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2024 - UNESP - Enfermeiro |
Q3255631 Segurança e Saúde no Trabalho
No âmbito da toxicologia ocupacional, qual medida é fundamental para a prevenção de doenças relacionadas à exposição a substâncias químicas no ambiente de trabalho?
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: B
5: C
6: D
7: A
8: D
9: B
10: D
11: A
12: B
13: C
14: C
15: A
16: E
17: A
18: C
19: B
20: C