Questões de Concurso
Comentadas sobre armamento, tiro e defesa pessoal em segurança e transporte
Foram encontradas 157 questões
1. O gerenciamento de crise deve incluir a análise detalhada de cenários e a coordenação entre diferentes forças de segurança para uma resposta integrada.
2. Técnicas de defesa pessoal devem ser adaptadas à situação e ao nível de ameaça, priorizando sempre a neutralização do oponente com mínimo dano.
3. A direção defensiva em situações de urgência e emergência inclui o controle emocional do condutor para tomar decisões rápidas e seguras.
4. Em uma situação de crise, a negociação é sempre a primeira opção antes de qualquer ação tática, visando evitar escalada de violência.
5. A direção defensiva em emergências prioriza a fuga imediata do cenário, sem desrespeitar normas de trânsito.
Alternativas:
1. O gerenciamento de crises envolve a identificação de potenciais ameaças e a elaboração de planos de contingência para minimizar riscos e danos.
2. As técnicas de defesa pessoal incluem o uso de golpes ofensivos como método primário de neutralização de ameaças em situações de confronto.
3. A direção defensiva em situações de urgência e emergência requer a antecipação de riscos e a adoção de medidas preventivas para evitar acidentes.
4. Durante uma crise, a comunicação eficaz com os envolvidos é fundamental para acalmar a situação e negociar soluções pacíficas.
5. Em emergências, a direção defensiva permite ao condutor realizar manobras arriscadas para escapar de situações perigosas, priorizando a velocidade sobre a segurança.
Alternativas:
Acerca das técnicas de defesa pessoal, julgue os itens subseqüentes.
I Ao imobilizar um suspeito para o uso de algema, o agente de segurança deve, após a projeção, com o suspeito deitado no chão e com o braço estendido e dominado na altura do peito, fazer uma troca de mãos, iniciando uma torção a partir do pulso, forçando-o a virar em decúbito ventral, para realizar a montada nas costas.
II Para conduzir um suspeito detido até o local apropriado, sem utilizar algemas, deve-se introduzir os braços invertidos na altura do cotovelo do suspeito, torcendo e puxando-o para si, de modo que um braço prenda o braço dele nas costas e o outro aplique a gravata, segurando na camisa.
III Um agente de segurança surpreendido por um meliante que tenta agarrá-lo por trás deve, no momento em que o agressor estiver agarrando-o, cair em base, segurando os braços do agressor com os seus, com os punhos cerrados, tirar o quadril de lado e passar uma das pernas por trás do agressor, agarrando as duas pernas dele na altura dos joelhos, projetando-o para trás e ao solo, de modo a imobilizá-lo e a colocar-lhe a algema.
IV Quando um suspeito que porta uma faca ataca o agente de segurança por baixo, visando a região do abdome, o agente deve antecipar-se dando um passo para frente, e, com o braço do mesmo lado da agressão, irá defender-se do golpe enquanto, com a outra mão, pega na altura do cotovelo do suspeito, torcendo e puxando-o para si, aplicando-lhe uma chave de braço, obrigando-o a largar a faca.
A quantidade de itens certos é igual a
É uma das artes marciais que pode ser utilizada como técnica de defesa pessoal pelo vigia:
É uma das técnicas utilizadas na defesa pessoal, indicada quando a prática do combate à distância é a melhor opção contra o oponente:
Julgue o item subsequente.
Durante um confronto físico, o porteiro usa uma chave de braço para imobilizar o agressor até a chegada da polícia. Essa ação é realizada para garantir a segurança de todos os presentes e manter a ordem, seguindo os procedimentos de segurança estabelecidos para situações de emergência.
Julgue o item subsequente.
Aprender técnicas básicas de defesa pessoal é desnecessário para porteiros, pois não contribui para a segurança no trabalho. O treinamento em defesa pessoal pode dar uma falsa sensação de segurança, fazendo com que os porteiros assumam riscos desnecessários, ao invés de depender dos protocolos de segurança e das forças de segurança apropriadas.
Julgue o item subsequente.
Em situações de emergência real, as pessoas sempre conseguem manter a calma e seguir os procedimentos corretamente, sem a necessidade de treinamento prévio. Isso ocorre porque, em momentos de crise, o instinto de sobrevivência naturalmente guia as pessoas a tomarem as ações corretas, tornando o treinamento prévio desnecessário.
Julgue o item subsequente.
Segundo recomendações dos métodos de defesa pessoal, para desestabilizar um agressor, deve-se posicionar de lado em relação a ele, pois é a posição recomendada na defesa pessoal para melhor avaliar e agir perante a situação.
Julgue o item subsequente.
Em uma situação de risco, não é necessário avaliar o
nível de agressividade do agressor. Para garantir a sua
segurança e a dos moradores, o correto é partir
imediatamente para a ação física, por prevenção.
Coluna 1
1. Tambor.
2. Vareta do extrator.
3. Botão ou dedal serrilhado.
Coluna 2
( ) Acondicionar munições.
( ) Liberar a abertura do tambor.
( ) Ejetar, manual e mecanicamente, as munições.
( ) Apresentar as munições para percussão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O porte diário, ambientes com poeira, excesso de umidade ou maresia não são fatores que criam a necessidade de manutenção periódica das armas.
II. Antes da realização de qualquer tipo de manutenção em arma de fogo, é indispensável que se realize a inspeção de segurança.
III. A manutenção de uma arma de fogo passa, necessariamente, por três etapas distintas: limpeza, lubrificação e proteção contra ferrugem.
IV. São exemplos de óleos que podem ser utilizados em armas de fogo: óleos comerciais para armas de fogo, óleos para transmissões automáticas e óleo para máquina de costura.
I. Quanto à alma do cano.
II. Quanto ao funcionamento.
III. Quanto à mobilidade e ao uso.
Quais estão corretos?
I. Antes de utilizar uma arma, obtenha informações sobre como manuseá-la com um instrutor credenciado.
II. Caso a arma “negue fogo”, mantenha-a apontada para o alvo por aproximadamente 30 segundos, pois, em alguns casos, pode haver um retardamento de ignição do cartucho.
III. Guarde armas e munições separadamente e em locais fora do alcance de crianças.
( ) Armas com muito óleo ou graxa podem contaminar a munição.
( ) Óleos comestíveis e graxas industriais podem ser usadas na limpeza de armas.
( ) Guardar armas por longo período em coldres de couro pode trazer danos a elas.
( ) Poderá ocorrer o fenômeno “calço hidráulico”, que é o aumento excessivo de pressão, por excesso de óleo no interior do cano da arma.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre uma determinada arma de fogo, analise as características abaixo:
As características acima definem qual tipo de arma?
( ) Original e cópia, ou cópias autenticadas, do documento de identificação e CPF.
( ) Comprovantes de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos.
( ) Comprovante de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, atestada em laudo conclusivo fornecido por psicólogo.
( ) Comprovante de capacidade técnica para a montagem e desmontagem das seguintes espécies de arma de fogo: revólver, pistola, carabina, espingarda, fuzil e submetralhadora.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: