Questões de Concurso
Sobre competências e atribuições privativas do assistente social em serviço social
Foram encontradas 1.061 questões
Conforme preconiza a lei 8.662//93, que regulamenta sobre a profissão do Assistente Social, assinale a alternativa que NÃO condiz como atribuição privativa do Assistente Social:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o papel do Assistente Social na garantia de direitos e cidadania.
Nos termos da Lei Federal nº 8.662/93, constituem atribuições privativas do Assistente Social:
I. Treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social.
II. Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.
III. Planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social.
Está(ão) CORRETA(S):
I.Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.
II.Elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos ou outras formas de seleção para Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social.
III.Fiscalizar o exercício profissional através dos Conselhos Federal e Regionais.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas de acordo com a Lei n° 8.662, de 7 de junho de 1993 que regulamenta a profissão do Assistente Social.
O Art. 2º da Lei n° 8.662, de 7 de junho de 1993 que dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências, estabelece quem pode atuar como Assistente Social, definindo três categorias de profissionais habilitados para o exercício da função:
I. Aqueles que possuem o diploma em curso de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no País, devidamente registrado no órgão competente.
II. Aqueles que possuem o diploma de curso superior em Serviço Social, em nível de graduação ou equivalente, expedido por estabelecimento de ensino sediado em países estrangeiros, conveniado ou não com o governo brasileiro, desde que devidamente revalidado e registrado em órgão competente no Brasil
III. Os agentes sociais, qualquer que seja sua denominação com funções nos vários órgãos públicos, segundo o disposto no art. 14 e seu parágrafo único da Lei nº 1.889, de 13 de junho de 1953.
É CORRETO o que se afirma em:
Considere que um grupo de professores esteja organizando um congresso sobre Serviço Social na Atualidade. Nessa situação, a coordenação do evento deve recair sobre um assistente social, tendo em vista se tratar de uma atribuição privativa da categoria.
É atribuição privativa do assistente social elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do serviço social com participação da sociedade civil.
É uma competência não privativa do assistente social coordenar, executar e supervisionar estudos na área de serviço social.