Questões de Concurso Comentadas sobre competências e atribuições privativas do assistente social em serviço social

Foram encontradas 172 questões

Q3075042 Serviço Social
As Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social buscam: 
Alternativas
Q3067554 Serviço Social
Dentre as opções citadas a seguir, assinale a alternativa que corresponde a atribuições privativas do Assistente Social:
Alternativas
Q3065221 Serviço Social
De acordo com a Lei 8662/93, que regulamenta a profissão de Assistente Social, constituem atribuições privativas da/o assistente social, EXCETO:
Alternativas
Q3064871 Serviço Social
Sobre o Estudo Social em Serviço Social, são elementos centrais destacados:
Alternativas
Q3064869 Serviço Social
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as competências e atribuições privativas do assistente social, conforme o debate promovido pelo Conjunto CFESS/CRESS.
( ) O uso de novas ferramentas tecnológicas elimina a necessidade de repensar as atribuições dos assistentes sociais.
( ) A legislação atual já contempla todas as requisições e desafios colocados pela realidade social, não havendo necessidade de revisão das atribuições do assistente social.
( ) O teletrabalho é completamente incompatível com as atribuições privativas do assistente social, sendo proibido pela legislação vigente.
( ) As competências e atribuições do assistente social, conforme estabelecido na lei, devem ser constantemente avaliadas e repensadas diante de novos contextos, como o trabalho remoto.
( ) As competências privativas do assistente social são mutáveis e podem ser alteradas ou adaptadas aos novos contextos sociais e tecnológicos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q3064868 Serviço Social
Em relação ao “Estudo Social em Serviço Social”, conforme os referenciais teórico-metodológicos e éticos da profissão, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3049546 Serviço Social
A atual Lei nº 8.662, de 1993, é fruto de um longo processo legislativo iniciado com o Projeto de lei nº 3.903, de 1989, alterando as atribuições dos assistentes sociais, na relação em outras profissões. Em 2012, o CFESS elaborou um texto com base nos registros das Comissões de Orientação e Fiscalização dos CRESS, no qual os agentes de fiscalização referem dificuldades para averiguar, identificar e distinguir as competências e atribuições privativas dos assistentes sociais. Esses questionamentos colocam em evidência a 
Alternativas
Q3049544 Serviço Social
A lei n° 8.662, de 07 de junho de 1993, dispõe sobre a profissão de assistente social e estabelece sua regulamentação, determina as competências do assistente social e as atribuições privativas do assistente social. Considerando o texto legal, “a realização de “estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades” constitui 
Alternativas
Q3046062 Serviço Social
Quanto às competências profissionais do Assistente Social, há dimensões que englobam as abordagens individuais, familiares ou grupais na perspectiva de atendimento às necessidades básicas e acesso aos direitos, bens e equipamentos públicos. Essa dimensão não deve se orientar pelo atendimento psico-terapêutico a indivíduos e famílias (próprio da Psicologia), mas sim à potencialização da orientação social com vistas à:
Alternativas
Q3046050 Serviço Social
Constitui uma atribuição privativa do Assistente Social: 
Alternativas
Q3033587 Serviço Social
O estudo social trata-se de atribuição privativa do assistente social e do processo metodológico de trabalho realizado pelo assistente social. Entende-se que planejar o estudo social a ser realizado é fundamental para assegurar os princípios éticos dispostos no Código de Ética do Assistente Social (CFESS, 1993). A finalidade do Estudo Social em Serviço Social é: 
Alternativas
Q3021102 Serviço Social
É uma atribuição privativa de assistente social, incluindo também: realizar vistorias, laudos periciais, informações e pareceres sobre matéria de serviço social. Quanto ao conceito, assinale a alternativa que apresenta esse conceito.
Alternativas
Q3017175 Serviço Social
Para o Assistente Social em seu exercício profissional, o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças é:
Alternativas
Q3006496 Serviço Social
Constituem atribuições privativas do/a Assistente Social:

I - Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.
II - Treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social.
III - Realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.
IV - Planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.

Estão corretas as assertivas:
Alternativas
Q2508274 Serviço Social
O documento “Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde (2010)” é uma produção do Conselho Federal de Serviço Social que orienta os profissionais sobre as atribuições e competências relacionadas ao atendimento aos usuários, as ações socioassistenciais na saúde e as ações de articulação entre as equipes da área. O texto aborda as principais atividades a serem exercidas pelo assistente social no âmbito da saúde.

Assinale a alternativa que não corresponde à ação do Serviço Social nessa área.
Alternativas
Q2504174 Serviço Social
Conforme o Código de Ética Profissional, é dever do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários/as: 
Alternativas
Q2499845 Serviço Social
Em relação à Lei nº 8.662/93, avalie as seguintes assertivas:

I. É uma atribuição privativa do assistente social coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social. II. É uma atribuição privativa do assistente social planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social. III. É uma atribuição privativa do assistente social planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2493300 Serviço Social
De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social, a organização da assistência terá como base as diretrizes:
Alternativas
Q2493111 Serviço Social
A Lei 8.662/93 estabelece em seu Art. 5º o treinamento, a avaliação e a supervisão direta de estagiários de Serviço Social como uma atribuição
Alternativas
Q2485496 Serviço Social
“Fiscalizar o exercício profissional através dos Conselhos Federal e Regionais” constitui um (a):
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: D
5: E
6: A
7: B
8: C
9: A
10: B
11: B
12: B
13: C
14: A
15: D
16: D
17: B
18: C
19: E
20: A