Questões de Concurso Sobre fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social em serviço social

Foram encontradas 1.821 questões

Q3112247 Serviço Social
Durante o processo de institucionalização do serviço social no Brasil, um dos fatores que mais influenciaram a estruturação e a orientação inicial da profissão no país o(a)
Alternativas
Q3112244 Serviço Social
Marque a alternativa que apresenta o evento histórico ou movimento que teve um impacto significativo na consolidação da profissão de Assistente Social no Brasil na e definição de suas práticas.
Alternativas
Q3111076 Serviço Social
No que diz respeito às tendências históricas e teórico-metodológicas presentes no debate profissional do serviço social, julgue o item subsequente.

O doutrinarismo e o conservadorismo foram importantes teorias sociais que contribuíram para a fundamentação teórica e do exercício do profissional de serviço social, especialmente na década de 70 do século XX.
Alternativas
Q3111075 Serviço Social
No que diz respeito às tendências históricas e teórico-metodológicas presentes no debate profissional do serviço social, julgue o item subsequente.

A matriz positivista, e sua compreensão instrumental e imediata do ser social, forneceu suporte teórico-metodológico fundamental à qualificação técnica da prática do serviço social e à sua modernização. 
Alternativas
Q3111074 Serviço Social
No que diz respeito às tendências históricas e teórico-metodológicas presentes no debate profissional do serviço social, julgue o item subsequente.

Em sua gênese, o processo de constituição das matrizes do conhecimento e da ação do serviço social brasileiro caracterizou-se pela relação entre a profissão e o ideário católico pautado pela teologia da libertação.
Alternativas
Q3111073 Serviço Social
No que diz respeito às tendências históricas e teórico-metodológicas presentes no debate profissional do serviço social, julgue o item subsequente.

A teoria social de Karl Marx compreende o ser social a partir de mediações, visto que a sua natureza relacional é percebida em sua imediaticidade ou totalidade.
Alternativas
Q3108594 Serviço Social
No surgimento do serviço social brasileiro, foi na relação com a Igreja Católica que os primeiros objetivos políticos/sociais face à questão social foram formulados. Tal perspectiva teve como referencial norteador os postulados: 
Alternativas
Q3105864 Serviço Social

Sobre o Trabalho Social com famílias, analise as afirmativas abaixo, atribuindo V para verdadeira e F para falsa, após, assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) - As referências centrais para o desenvolvimento do Trabalho Social com Famílias na Política Nacional de Assistência Social, que demarcam a sua especificidade, estão dadas pela Constituição Federal de 1988, pela Lei Orgânica da Assistência Social de 1993, pela Política Nacional de Assistência Social de 2004 e pela NOB/SUAS de 2005.


( ) - O Trabalho Social com Famílias no âmbito do PAIF é definido como um conjunto de procedimentos efetuados a partir de pressupostos éticos, conhecimento teórico-metodológico e técnicooperativo, com a finalidade de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de um conjunto de pessoas, unidas por laços consanguíneos, afetivos e/ou de solidariedade, com , com o objetivo de proteger seus direitos, apoiálas no desempenho da sua função de proteção e socialização de seus membros, bem como assegurar o convívio familiar e comunitário, a partir do reconhecimento do papel do Estado na proteção às famílias e aos seus membros mais vulneráveis.


( ) - O Trabalho Social com Famílias como um processo de trabalho que se desenvolve no campo da política social, desencadeado a partir de demandas postas por usuários aos serviços socioassistenciais e que tem como referência o reconhecimento de que a família, independente de sua configuração, continua sendo espaço privilegiado de convivência humana e, ao lado do trabalho, constitui um dos eixos organizadores da vida social.


( ) - As ações profissionais no Trabalho Social com Famílias estão condicionadas pelos fundamentos teórico-metodológicos que envolvem concepções acerca de categorias centrais para o seu desenvolvimento, tais como de proteção social, direitos de cidadania, autonomia, necessidades humanas e também de família. São justamente essas concepções que vão sustentar as finalidades que se quer alcançar.

Alternativas
Q3101801 Serviço Social
A assistente social e autora Marilda Villela Iamamoto, em dois textos produzidos nos anos 2001 (A questão social no capitalismo, publicado na Revista Temporalis) e 2008 (Mundialização do capital, “questão social” e Serviço Social no Brasil, publicado na Revista Em Pauta), evidencia resultados de seus estudos relacionados ao significado sócio-histórico do Serviço Social, enquanto profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho. Avalie as afirmativas a seguir sobre essa profissão e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Serviço Social é apresentado como uma profissão que possui uma dimensão contraditória, o que se deve à sua inserção societária, à tensão originada pelo agravamento das desigualdades e à existência de inconformismos com a realidade vivenciada.

( ) O Serviço Social é reconhecido por ser uma “profissão estatutária”, com autonomia ampliada, conforme previsões da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, da lei das profissões nacionais e do código de ética que regulamenta o exercício dos assistentes sociais em cada unidade da federação.

( ) As particularidades do Serviço Social só são desveladas quando são compreendidas as configurações estruturais e conjunturais da questão social e as formas sócio-históricas para o seu enfrentamento.

( ) O assistente social possui condições concretas de imprimir uma direção social ao exercício profissional, mesmo considerando sua autonomia relativa resguardada pela legislação profissional, a qual é passível de reclamação judicial.

( ) A questão social é um objeto de trabalho particular dos assistentes sociais e é da sua apropriação que advêm as principais demandas e as respostas profissionais fundamentadas em políticas sociais mais abrangentes.


Considerando as afirmativas de cima para abaixo, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
Alternativas
Q3101795 Serviço Social
Maria Carmelita Yazbek (2012), no artigo “Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfrentamento”, problematiza o uso de qualificadores como “pobre” e situações como de risco e vulnerabilidade social para caracterizar certos indivíduos. As análises desta autora estão ancoradas numa perspectiva crítica. Contudo, ao referir-se a outros autores, aponta a existência de perspectivas teóricas distintas, como a positivista (e suas vertentes funcionalista e estruturalista), que percebem tais termos adversamente. Considerando tais possibilidades de análise e compreensão, pode-se dizer que a caracterização do pobre como “inadaptado, marginal, problemático ou portador de alto risco e situações de vulnerabilidades” está mais próxima da perspectiva teórica
Alternativas
Q3092750 Serviço Social
A institucionalização do Serviço Social no Brasil teve origem na década de 1930, em um momento em que o país passava por uma industrialização e uma urbanização aceleradas. A profissão que inicialmente apresentava um caráter assistencialista, voltado para a caridade deu-se sob a principal influência da(o): 
Alternativas
Q3087403 Serviço Social
A incorporação das categorias teóricas do método de Marx no debate do Serviço Social se deu pela necessidade de avanço nas análises sobre a realidade, considerando que, para efetivar-se uma intervenção crítica na realidade, é imprescindível que se tenha rigor teórico-metodológico. Ainda que todo o acervo categorial do materialismo histórico-dialético seja indispensável para interpretação da realidade, entende-se que a mediação é da maior importância para o processo de compreensão radical dos fenômenos, especialmente por suas dimensões ontológica e reflexiva.
A formação de profissionais capazes de analisar e intervir na realidade com rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social e do Serviço Social, só é possível à luz da adoção de uma teoria social crítica que possibilite a apreensão da totalidade social em suas dimensões de 
Alternativas
Q3080747 Serviço Social
Iamamoto (2003) faz uma análise do Serviço Social na cena contemporânea, no marco das céleres transformações que vêm alterando a economia, a política e a cultura na sociedade brasileira.

Nesse sentido, analise a afirmativa abaixo da autora.

“A premissa é que o atual quadro sócio-histórico não se reduz a um pano de fundo para que se possa, depois, discutir o trabalho profissional.”


Assinale a alternativa CORRETA quanto ao significado da premissa. 
Alternativas
Q3078776 Serviço Social
Na introdução do Código de Ética de 1965 consta a seguinte afirmação: “O Serviço Social adquire no mundo atual uma amplitude técnica e científica, impondo aos membros da profissão maiores encargos e responsabilidades” (CFAS, 1965). Esta afirmação orienta-se e consagra no interior do Serviço Social brasileiro uma tendência teórico-metodológica pertencente ao universo da “modernização conservadora”, concepção política, econômica e social predominante naquele período. A tendência teórico-metodológica referida neste enunciado é
Alternativas
Q3074624 Serviço Social
A emergência do Estado burguês na idade do monopólio, no final do século XIX e início do século XX, influenciou diretamente o surgimento e a consolidação do Serviço Social como profissão. Sobre essa relação, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3074623 Serviço Social
O Serviço Social surgiu como profissão no contexto do capitalismo monopolista, marcado pela crescente intervenção do Estado na questão social. Sobre as características desse processo, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3074622 Serviço Social
O processo de afirmação do Serviço Social no âmbito da política previdenciária no Brasil teve várias etapas históricas. Qual das seguintes alternativas reflete adequadamente uma das principais mudanças ocorridas nesse processo?
Alternativas
Q3073738 Serviço Social
O método histórico-crítico é uma abordagem importante na prática do Serviço Social, pois permite uma análise aprofundada das condições sociais. Indique qual das seguintes práticas representa corretamente a utilização do método histórico-crítico.
Alternativas
Q3073737 Serviço Social
No contexto do Serviço Social, o método dialético é fundamental para compreender e atuar sobre a realidade social. Indique qual das seguintes afirmações melhor caracteriza a aplicação do método dialético no Serviço Social.
Alternativas
Q3073209 Serviço Social
A abordagem metodológica do serviço social baseada no Método Dialético é outra importante vertente utilizada pelos assistentes sociais. Esse método foca na compreensão das contradições sociais e nas dinâmicas de transformação presentes na sociedade. Analise as alternativas e identifique o princípio que mais se alinha à abordagem metodológica do Método Dialético no serviço social:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: C
5: E
6: E
7: B
8: D
9: D
10: C
11: A
12: C
13: B
14: B
15: D
16: C
17: A
18: B
19: B
20: B