Questões de Concurso
Sobre fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social em serviço social
Foram encontradas 1.842 questões
• Tem como tendências a contenção dos gastos com a racionalização da oferta e a descentralizaçãocom isenção de responsabilidade do poder central.
• Estabelece que, ao Estado, cabe garantir um mínimo aos que não podem pagar, ficando para osetor privado o atendimento aos cidadãos consumidores.
• Atua realizando o questionamento da universalidade do acesso a saúde.
A qual projeto de saúde as características se referem?
I. A investigação marxista caracteriza-se por não se deixar enganar por aspectos e semelhanças superficiais presentes nos "fatos", pois procura chegar à essência do fenômeno.
II. O método, na perspectiva marxiana, não se confunde com técnicas ou regras intelectivas, é uma relação entre sujeito e objeto que permite ao sujeito aproximar-se e apropriar-se das características do objeto.
III. A totalidade compreende a realidade nas suas íntimas e complexas determinações e revela, sob a superfície dos fenômenos, suas conexões internas, necessárias à sua apreensão.
Quais estão corretas?
Acerca dos fundamentos teóricos, históricos e metodológicos do serviço social, julgue o item a seguir.
O processo de institucionalização e legitimação do serviço social no Brasil evidencia o caráter intrinsecamente político da prática profissional, uma vez que sua dinâmica se insere e é explicada no contexto das relações de poder que permeiam a sociedade.
Acerca dos fundamentos teóricos, históricos e metodológicos do serviço social, julgue o item a seguir.
A perspectiva da tecnologia social viabiliza a localização histórica e a sistematização epistemológica das temáticas concernentes à teoria, ao método, ao objeto e às finalidades profissionais no âmbito que lhes é essência.
Acerca dos fundamentos teóricos, históricos e metodológicos do serviço social, julgue o item a seguir.
O objeto da intervenção do serviço social é o segmento da realidade social apresentado como desafio, ou seja, é um aspecto isolado de uma totalidade sobre o qual serão desenvolvidas reflexões e proposições para a intervenção.
I. Segundo Netto (1992), a Reconceituação do Serviço Social na América Latina foi um movimento que buscou romper com o caráter assistencialista e tecnicista da profissão, propondo uma aproximação com a análise marxista das contradições do capitalismo e das desigualdades sociais.
II. A perspectiva fenomenológica aplicada ao Serviço Social, conforme descrita por Luckmann (1995), 5 considera que a construção da realidade social é um processo objetivo, que independe da interpretação dos sujeitos envolvidos, sendo a neutralidade técnica um princípio fundamental.
III. A obra "Social Work Practice: A Generalist Approach" de Zastrow (2020) defende a adoção de um enfoque grupal e comunitário como a única abordagem metodológica válida para a intervenção social, rejeitando a importância do atendimento individualizado em contextos de crise.
Assinale a alternativa correta:
O doutrinarismo e o conservadorismo foram importantes teorias sociais que contribuíram para a fundamentação teórica e do exercício do profissional de serviço social, especialmente na década de 70 do século XX.
A matriz positivista, e sua compreensão instrumental e imediata do ser social, forneceu suporte teórico-metodológico fundamental à qualificação técnica da prática do serviço social e à sua modernização.