Questões de Concurso Sobre fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social em serviço social

Foram encontradas 1.832 questões

Q3155092 Serviço Social
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social A evolução do Serviço Social no Brasil e na América Latina é marcada pela influência de diferentes correntes teóricas, especialmente no contexto da Reconceituação e da aproximação com o materialismo histórico e dialético. Analise as afirmações abaixo, considerando a relação entre teoria e prática no Serviço Social:

I. Segundo Netto (1992), a Reconceituação do Serviço Social na América Latina foi um movimento que buscou romper com o caráter assistencialista e tecnicista da profissão, propondo uma aproximação com a análise marxista das contradições do capitalismo e das desigualdades sociais.
II. A perspectiva fenomenológica aplicada ao Serviço Social, conforme descrita por Luckmann (1995), 5 considera que a construção da realidade social é um processo objetivo, que independe da interpretação dos sujeitos envolvidos, sendo a neutralidade técnica um princípio fundamental.
III. A obra "Social Work Practice: A Generalist Approach" de Zastrow (2020) defende a adoção de um enfoque grupal e comunitário como a única abordagem metodológica válida para a intervenção social, rejeitando a importância do atendimento individualizado em contextos de crise.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3129511 Serviço Social
A produção do conhecimento no âmbito dos fundamentos históricos, teóricos, metodológicos do Serviço Social brasileiro tem uma profunda, rica e polêmica controvérsia sobre a natureza particular da profissão. A formulação da tese do sincretismo da prática indiferenciada é atribuída a
Alternativas
Q3129510 Serviço Social
A abordagem teórico-metodológica do Serviço Social, que compreende a profissão no processo de reprodução das relações sociais, inserida no contexto de relações mais amplas que constituem a sociedade capitalista, apreende o significado social da profissão no âmbito das respostas que esta profissão estabelece nas 
Alternativas
Q3129501 Serviço Social
O processo de renovação legou ao Serviço Social brasileiro um projeto profissional crítico, com fundamentos históricos e teórico-metodológicos vinculados à tradição marxista, nas particularidades da formação brasileira e apoiado em valores e princípios éticos
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: Correios Prova: IBFC - 2024 - Correios - Assistente Social |
Q3127763 Serviço Social
No Serviço Social tradicional, a questão social era considerada como um fato social provocado pelo modo de vida dos indivíduos. Já no Serviço Social contemporâneo, a questão social é tratada como tema central para o desenvolvimento das intervenções profissionais cotidianas. Assinale a alternativa que apresenta, na atualidade, como a questão social desencadeada pelo sistema capitalista deve ser analisada.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: Correios Prova: IBFC - 2024 - Correios - Assistente Social |
Q3127761 Serviço Social
As tendências provenientes das transformações sociais que vêm detalhando o desenvolvimento do capitalismo em nossa sociedade não se apresentam como homogêneas, estando permeadas por desiguais clivagens e conflitos. Isso porque a compreensão teórico-metodológica da realidade, fundamentada no acervo intelectual que se estabelece a partir das principais matrizes do pensamento social e de suas expressões nos diferentes domínios do conhecimento, é procedimento que se alça na interlocução com o próprio movimento da sociedade. Diante do exposto, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: Correios Prova: IBFC - 2024 - Correios - Assistente Social |
Q3127754 Serviço Social
A/o profissional de Serviço Social que almeja desenvolver condições para uma intervenção que dirija a transformações expressivas na vida dos indivíduos que serão o público destinatário do projeto deve, fundamentalmente, procurar superar os limites do enfoque situacional para identificar prioridades de intervenção, tomando sempre uma visão que não diminua a ação à ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas
Q3112247 Serviço Social
Durante o processo de institucionalização do serviço social no Brasil, um dos fatores que mais influenciaram a estruturação e a orientação inicial da profissão no país o(a)
Alternativas
Q3112244 Serviço Social
Marque a alternativa que apresenta o evento histórico ou movimento que teve um impacto significativo na consolidação da profissão de Assistente Social no Brasil na e definição de suas práticas.
Alternativas
Q3111076 Serviço Social
No que diz respeito às tendências históricas e teórico-metodológicas presentes no debate profissional do serviço social, julgue o item subsequente.

O doutrinarismo e o conservadorismo foram importantes teorias sociais que contribuíram para a fundamentação teórica e do exercício do profissional de serviço social, especialmente na década de 70 do século XX.
Alternativas
Q3111075 Serviço Social
No que diz respeito às tendências históricas e teórico-metodológicas presentes no debate profissional do serviço social, julgue o item subsequente.

A matriz positivista, e sua compreensão instrumental e imediata do ser social, forneceu suporte teórico-metodológico fundamental à qualificação técnica da prática do serviço social e à sua modernização. 
Alternativas
Q3111074 Serviço Social
No que diz respeito às tendências históricas e teórico-metodológicas presentes no debate profissional do serviço social, julgue o item subsequente.

Em sua gênese, o processo de constituição das matrizes do conhecimento e da ação do serviço social brasileiro caracterizou-se pela relação entre a profissão e o ideário católico pautado pela teologia da libertação.
Alternativas
Q3111073 Serviço Social
No que diz respeito às tendências históricas e teórico-metodológicas presentes no debate profissional do serviço social, julgue o item subsequente.

A teoria social de Karl Marx compreende o ser social a partir de mediações, visto que a sua natureza relacional é percebida em sua imediaticidade ou totalidade.
Alternativas
Q3108594 Serviço Social
No surgimento do serviço social brasileiro, foi na relação com a Igreja Católica que os primeiros objetivos políticos/sociais face à questão social foram formulados. Tal perspectiva teve como referencial norteador os postulados: 
Alternativas
Q3105864 Serviço Social

Sobre o Trabalho Social com famílias, analise as afirmativas abaixo, atribuindo V para verdadeira e F para falsa, após, assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) - As referências centrais para o desenvolvimento do Trabalho Social com Famílias na Política Nacional de Assistência Social, que demarcam a sua especificidade, estão dadas pela Constituição Federal de 1988, pela Lei Orgânica da Assistência Social de 1993, pela Política Nacional de Assistência Social de 2004 e pela NOB/SUAS de 2005.


( ) - O Trabalho Social com Famílias no âmbito do PAIF é definido como um conjunto de procedimentos efetuados a partir de pressupostos éticos, conhecimento teórico-metodológico e técnicooperativo, com a finalidade de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de um conjunto de pessoas, unidas por laços consanguíneos, afetivos e/ou de solidariedade, com , com o objetivo de proteger seus direitos, apoiálas no desempenho da sua função de proteção e socialização de seus membros, bem como assegurar o convívio familiar e comunitário, a partir do reconhecimento do papel do Estado na proteção às famílias e aos seus membros mais vulneráveis.


( ) - O Trabalho Social com Famílias como um processo de trabalho que se desenvolve no campo da política social, desencadeado a partir de demandas postas por usuários aos serviços socioassistenciais e que tem como referência o reconhecimento de que a família, independente de sua configuração, continua sendo espaço privilegiado de convivência humana e, ao lado do trabalho, constitui um dos eixos organizadores da vida social.


( ) - As ações profissionais no Trabalho Social com Famílias estão condicionadas pelos fundamentos teórico-metodológicos que envolvem concepções acerca de categorias centrais para o seu desenvolvimento, tais como de proteção social, direitos de cidadania, autonomia, necessidades humanas e também de família. São justamente essas concepções que vão sustentar as finalidades que se quer alcançar.

Alternativas
Q3101801 Serviço Social
A assistente social e autora Marilda Villela Iamamoto, em dois textos produzidos nos anos 2001 (A questão social no capitalismo, publicado na Revista Temporalis) e 2008 (Mundialização do capital, “questão social” e Serviço Social no Brasil, publicado na Revista Em Pauta), evidencia resultados de seus estudos relacionados ao significado sócio-histórico do Serviço Social, enquanto profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho. Avalie as afirmativas a seguir sobre essa profissão e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Serviço Social é apresentado como uma profissão que possui uma dimensão contraditória, o que se deve à sua inserção societária, à tensão originada pelo agravamento das desigualdades e à existência de inconformismos com a realidade vivenciada.

( ) O Serviço Social é reconhecido por ser uma “profissão estatutária”, com autonomia ampliada, conforme previsões da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, da lei das profissões nacionais e do código de ética que regulamenta o exercício dos assistentes sociais em cada unidade da federação.

( ) As particularidades do Serviço Social só são desveladas quando são compreendidas as configurações estruturais e conjunturais da questão social e as formas sócio-históricas para o seu enfrentamento.

( ) O assistente social possui condições concretas de imprimir uma direção social ao exercício profissional, mesmo considerando sua autonomia relativa resguardada pela legislação profissional, a qual é passível de reclamação judicial.

( ) A questão social é um objeto de trabalho particular dos assistentes sociais e é da sua apropriação que advêm as principais demandas e as respostas profissionais fundamentadas em políticas sociais mais abrangentes.


Considerando as afirmativas de cima para abaixo, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
Alternativas
Q3101795 Serviço Social
Maria Carmelita Yazbek (2012), no artigo “Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfrentamento”, problematiza o uso de qualificadores como “pobre” e situações como de risco e vulnerabilidade social para caracterizar certos indivíduos. As análises desta autora estão ancoradas numa perspectiva crítica. Contudo, ao referir-se a outros autores, aponta a existência de perspectivas teóricas distintas, como a positivista (e suas vertentes funcionalista e estruturalista), que percebem tais termos adversamente. Considerando tais possibilidades de análise e compreensão, pode-se dizer que a caracterização do pobre como “inadaptado, marginal, problemático ou portador de alto risco e situações de vulnerabilidades” está mais próxima da perspectiva teórica
Alternativas
Q3096860 Serviço Social
A assistente social e autora Marilda Villela Iamamoto, em dois textos produzidos nos anos 2001 (A questão social no capitalismo, publicado na Revista Temporalis) e 2008 (Mundialização do capital, “questão social” e Serviço Social no Brasil, publicado na Revista Em Pauta), evidencia resultados de seus estudos relacionados ao significado sócio-histórico do Serviço Social, enquanto profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho. Avalie as afirmativas a seguir sobre essa profissão e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Serviço Social é apresentado como uma profissão que possui uma dimensão contraditória, o que se deve à sua inserção societária, à tensão originada pelo agravamento das desigualdades e à existência de inconformismos com a realidade vivenciada.
( ) O Serviço Social é reconhecido por ser uma “profissão estatutária”, com autonomia ampliada, conforme previsões da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, da lei das profissões nacionais e do código de ética que regulamenta o exercício dos assistentes sociais em cada unidade da federação.
( ) As particularidades do Serviço Social só são desveladas quando são compreendidas as configurações estruturais e conjunturais da questão social e as formas sócio-históricas para o seu enfrentamento.
( ) O assistente social possui condições concretas de imprimir uma direção social ao exercício profissional, mesmo considerando sua autonomia relativa resguardada pela legislação profissional, a qual é passível de reclamação judicial. ( ) A questão social é um objeto de trabalho particular dos assistentes sociais e é da sua apropriação que advêm as principais demandas e as respostas profissionais fundamentadas em políticas sociais mais abrangentes.

Considerando as afirmativas de cima para abaixo, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
Alternativas
Q3096858 Serviço Social
Onde houver violências e violações de direitos humanos e sociais, existe a possibilidade de inserção e trabalho dos assistentes sociais. Entretanto, diferentes espaços sócio-ocupacionais apresentam demandas diferenciadas que exigem respostas profissionais alinhadas e adequadas ao contexto institucional e às demandas cotidianamente apresentadas pelos diferentes indivíduos, grupos e/ou segmentos populacionais. Tomando os fundamentos sócio-históricos e as dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas do Serviço Social como referências, avalie as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Os profissionais do Serviço Social, no cotidiano profissional, podem elaborar estudos sociais, promover atividades de sensibilização e mobilização social e contribuir com os processos de formulação, implementação, execução e avaliação de políticas públicas e sociais.
( ) A teoria social crítica permite entender o processo evolutivo do Serviço Social, que tem na caridade e nas formas anteriores de ajuda as suas principais bases de fundamentação e direcionamento das ações profissionais.
( ) As diferentes situações de pobreza revelam elementos comuns que precisam ser considerados pelos profissionais do Serviço Social e identificá-las e considerá-las favorece a elaboração de uma resposta interventiva que pode ser aplicada indistintamente.
( ) Os assistentes sociais podem contribuir com a formação de outros profissionais, como supervisores de estágio curricular obrigatório em Serviço Social; contudo, nos casos em que a atividade não é obrigatória, e dada a sua relevância secundária em relação às disciplinas, essa supervisão pode ser feita por outro profissional.
( ) As necessidades das pessoas que precisam do acesso aos direitos e serviços socioassistenciais são condicionadas pelas lutas sociais e relações de poder socialmente estabelecidas.

Considerando as afirmativas de cima para abaixo, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA é: 
Alternativas
Q3092750 Serviço Social
A institucionalização do Serviço Social no Brasil teve origem na década de 1930, em um momento em que o país passava por uma industrialização e uma urbanização aceleradas. A profissão que inicialmente apresentava um caráter assistencialista, voltado para a caridade deu-se sob a principal influência da(o): 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: C
5: C
6: A
7: B
8: C
9: D
10: E
11: C
12: E
13: E
14: B
15: D
16: D
17: C
18: D
19: C
20: A