Questões de Concurso
Sobre instrumentalidade do serviço social em serviço social
Foram encontradas 634 questões
I. Que emanem de escolhas que passem pelos condutos da razão crítica e da vontade dos sujeitos.
II. Inscritas no campo dos valores universais: éticos, morais e políticos.
III. Imbuídas de ações imediatas, instrumentais e manipulatórias.
IV. Conectadas a projetos profissionais aos quais subjazem referenciais teórico-metodológicos e princípios ético-políticos.
Quais estão corretas?
Julgue o item a seguir, referente à mediação e ao serviço social.
A ausência da compreensão dos sistemas de mediações pode não impactar diretamente a definição teórico-metodológica para a prática profissional, permitindo ações que atendam às demandas institucionais sem necessariamente se limitar a elas.
Julgue o item a seguir, referente à mediação e ao serviço social.
A mediação, enquanto categoria lógica da dialética, possui uma natureza necessariamente ontológica.
A instrumentalidade no exercício profissional refere-se não ao conjunto de ______________ (neste caso, a instrumentação técnica), mas a uma determinada _____________ constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico.
( ) A instrumentalidade é sinônimo de instrumentação técnica, tem a ver com uma propriedade da profissão, construída e reconstruída no processo histórico do Serviço Social.
( ) À medida que os profissionais utilizam, criam, adequam às condições existentes, transformando-as em meios/instrumentos para a objetivação das intencionalidades, suas ações passam a ser portadoras de instrumentalidade.
( ) Por possibilitar o atendimento das demandas e o alcance de objetivos (profissionais e sociais), constitui-se uma possibilidade concreta de reconhecimento social da profissão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A técnica de entrevista utilizada pelo Assistente Social:
I. Permite que o profissional personalize suas intervenções com base nas informações coletadas.
II. Deve sempre seguir um roteiro fixo, sem adaptações ao perfil ou à situação do usuário.
III. Requer do assistente social o exercício de uma escuta qualificada.
IV. É realizada preferencialmente em ambiente formal, limitando a realização de atendimentos em campo.
Está CORRETO o que se afirma em:
Maria Luíza é uma Assistente Social que trabalha em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em um bairro periférico de uma grande cidade. Ela atende famílias em situação de vulnerabilidade social, cujas principais demandas estão relacionadas à insegurança alimentar, desemprego e falta de acesso a serviços públicos essenciais, como saúde e educação. Durante uma visita domiciliar, ela identificou que uma das famílias atendidas está em situação de risco, com uma criança apresentando sinais de negligência e maus-tratos. Considerando a prática de Maria Luíza, a instrumentalidade no Serviço Social, e as implicações ético-políticas de sua atuação, é CORRETO afirmar que, a:
I. Ultrapassa o uso de técnicas e métodos, uma vez que inclui a construção de uma prática profissional que articula a dimensão ético-política do trabalho.
II. Limita-se à aplicação de instrumentos técnicos, sendo um processo essencialmente técnico-operacional, sem incluir a dimensão teórica ou analítica.
III. Demanda do assistente social uma capacidade de reflexão crítica, integrando a prática ao contexto das políticas públicas e da questão social.
IV. Envolve a mediação de conflitos sociais, utilizando recursos que promovam a inserção e o fortalecimento da autonomia dos usuários.
V. É caracterizada por uma abordagem padronizada de atuação, que deve ser aplicada igualmente a todos os casos, independentemente das particularidades de cada contexto, ou das especificidades dos usuários.
Está CORRETO o que se afirma em:
Em uma intervenção profissional de um assistente social os instrumentais são a base para subsidiar os procedimentos metodológicos, bem como as estratégias e abordagens.
I. A categoria profissional parte da compreensão e defesa de que as dimensões investigativa e interventiva devem ser estabelecidas como princípios formativos e condição central da formação profissional e da relação teoria e realidade.
II. A investigação para o Serviço Social ainda deve ganhar o estatuto de elemento constitutivo da própria intervenção profissional, o que ainda não está previsto nas Diretrizes Curriculares do Serviço Social.
III. A dimensão investigativa proporciona a construção de subsídios para o profissional pensar e repensar a atuação profissional dele.
Quais estão corretas?
I. Reconhece-se e enfatiza-se a natureza investigativa das competências profissionais. Mais do que uma postura, o caráter investigativo é constitutivo de grande parte das competências/atribuições profissionais.
II. A investigação é inerente à natureza de grande parte das competências profissionais.
III. Quando se realiza entrevistas, se está exercitando a dimensão investigativa da profissão, por meio de informações extraídas diretamente da realidade.
Quais estão corretas?