Questões de Concurso
Sobre matricialidade sociofamiliar em serviço social
Foram encontradas 754 questões
“O conceito de _______________ tem sido modificado em razão de importantes transformações sociais que vem ocorrendo nos últimos tempos na sociedade brasileira”.
Preenche corretamente a lacuna do excerto acima o verbete:
Sobre as questões e políticas referentes à infância, juventude e família, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A família é concebida como um espaço de socialização, proteção, reprodução e formação dos indivíduos. A capacidade da família de prover as necessidades de seus membros encontra-se estreitamente dependente da posição que ocupa nas relações de produção e no mercado de trabalho.
( ) O empenho para a proteção integral da infância e da juventude passa por uma revisão de, pelo menos, dois aspectos fundamentais. O primeiro relaciona-se a uma mudança na maneira de conceber a assistência às famílias; o segundo refere-se à mudança de postura da sociedade como um todo, em especial de profissionais ligados à área, em relação às famílias.
( ) O grupo familiar é o núcleo em torno do qual as pessoas se unem, primordialmente por razões afetivas, dentro de um projeto de vida comum, em que compartilham um cotidiano e, no decorrer das trocas intersubjetivas, transmitem tradições, planejam seu futuro, acolhem-se, atendem idosos, formam crianças e adolescentes.
( ) A identidade materna tem sido considerada como central no contexto dos serviços de proteção infantil.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
As noções de matricialidade sociofamiliar e territorialidade constituem uma das bases organizacionais do(a)
Leia atentamente as proposições a seguir:
I - O atendimento de Proteção Social Básica se estrutura e se organiza nos territórios nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
II - O Programa Bolsa Família tem um papel fundamental de encontrar emprego para as pessoas, para que não fiquem dependentes do programa.
III - A organização de grupos de convivência de idosos é um serviço executado pelo PAIF.
IV - A matricialidade sociofamiliar, determinada pela Política de Assistência Social, responsabiliza a família pelas vulnerabilidades.
Qual/quais das opções está/estão correta(s)?
A família como uma instituição social, tem passado por mudanças aceleradas em sua estrutura, organização e função de seus membros. São configurações atuais de família reconhecidas pelo Sistema Único de Assistência Social:
A família, independentemente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, delimitando, continuamente os deslocamentos entre o público e o privado, bem como geradora de modalidades comunitárias de vida. Todavia, não se pode desconsiderar que ela se caracteriza como um espaço ________________, cuja dinâmica cotidiana de convivência é marcada por _____________ e geralmente, também, por ______________, além de que nas sociedades capitalistas a família é fundamental no âmbito da proteção social. (Política Nacional de Assistência Social – Matricialidade Sociofamiliar, 2009, p. 41).
As palavras que completam, CORRETAMENTE, essas lacunas são:
No âmbito do Estado, em especial da política da de assistência social, a matricialidade sociofamiliar tem sido fundamentada nos valores burgueses que consideram a família como instituição social privada e a impregna de responsabilidades na proteção dos seus indivíduos.
Assim, ainda hoje, na família se reproduz o papel protetivo e essa responsabilidade
( ) Enquanto uma construção social, as famílias sofrem influências externas, como o impacto do desenvolvimento tecnológico e científico, exemplo das tecnologias de relativas a anticoncepção ou a reprodução assistida e o reconhecimento da paternidade.
( ) As famílias configuram diferentes respostas sociais e culturais, disponíveis as pessoas em contextos históricos específicos. Desde a revolução industrial e a consolidação do capitalismo as famílias tem se modificado, especialmente, em relação a instituição de uma dimensão privada, bem como de ideologias naturalizantes do seu lugar no processo reprodutivo e dos papeis sociais de homens e mulheres.
( ) A família está relacionada a natureza biológica do ser humano e está simbolizada socialmente em ordenamentos jurídicos, sociais, religiosos, pedagógicos, nos meios de comunicação, entre outros, a partir do modelo do que é e de como deve ser a família.