Questões de Concurso Comentadas sobre movimento de reconceituação do serviço social em serviço social

Foram encontradas 80 questões

Q3074685 Serviço Social
Criados a partir da década de 1990, significam o desenho de uma nova institucionalidade nas ações públicas, que envolvem distintos sujeitos nos âmbitos estatal e societal, com competência de apreciar, controlar, fiscalizar e deliberar políticas públicas setoriais ou de defesa de direitos de segmentos específicos. São canais importantes de participação coletiva e de criação de novas relações políticas entre governos e cidadãos, que pretendem modificar tanto o Estado quanto a sociedade em direção à construção de esferas públicas:
Alternativas
Q3064880 Serviço Social
O planejamento, tal como vem sendo operacionalizado, inscreve-se no contexto de correlação de forças próprio da sociabilidade capitalista, assumindo diferentes configurações.
Assinale a alternativa que indica corretamente as modalidades de planejamento abordadas no contexto do Serviço Social e suas ligações com o projeto ético- -político da profissão.
Alternativas
Q3056480 Serviço Social
As formulações da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais ganharam ampla visibilidade nas universidades latino-americanas, afirmando-se como uma de suas referências exemplares, dada a sintonia com a feição crítica da reconceituação e os vínculos com as forças contestadoras da profissão na América Latina.

(BATISTONI, 2019, p. 540.)

O método BH, como ficou conhecido, é um marco importantíssimo para o Serviço Social na sua terceira vertente. Ele tinha como objetivo buscar uma teoria que pudesse nascer da raiz da sua própria prática social. A respeito desse método, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O método apresenta características da dialética marxista na medida em que propõe a elaboração de um conhecimento teórico a partir da prática.
( ) O método reconhece o homem estático, imutável a sua própria realidade.
( ) Há indicativo da construção de uma prática teórica a partir do conhecimento da realidade social.
( ) Não possibilita definir novos elementos de atuação e intervenção nessa realidade.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3056479 Serviço Social
Mas a consciência crítica da qual os agentes eram portadores e que se materializa com a ruptura da alienação, com o amplo assumir da contradição ensejada pelo movimento de reconceituação, intensificava-lhes o desejo e direcionava-lhes as ações no sentido de lutar continuamente por novas superações dialéticas.

(MARTINELLI, 2009, p.146.)

Em relação ao movimento de reconceituação, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3027362 Serviço Social
Leia a analise a afirmativa a seguir.

No período de 1965 a 1975 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: ________________________, impulsionado pela intensificação das lutas sociais no Continente que se refratavam na Universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos Movimentos Estudantis, com nítidas particularidades nacionais. Recusa a importação de teorias e métodos alheios à nossa história, na crítica aos fundamentos das abordagens de Serviço Social de caso, de grupo e de comunidade. De base teórica e metodológica eclética, esse movimento foi, inicialmente, polarizado pelas teorias desenvolvimentistas, e no início da década de 1970 ocorrem as primeiras aproximações do Serviço Social à tradição marxista, a partir de manuais de divulgação.


Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
Alternativas
Q2762615 Serviço Social
Surgiu como uma resposta às limitações das abordagens tradicionais da profissão, representando uma transformação significativa na forma como a profissão entende seu papel, suas bases teóricas e suas práticas, refletindo uma busca por uma atuação mais crítica, política e engajada com a realidade social, amplia o debate e a produção intelectual da categoria e tem como resultante desdobramentos de vertentes de análises. Tal informação se refere a(ao):
Alternativas
Q2637929 Serviço Social

Embora pouco expressiva, a atuação do assistente social nos movimentos sociais realizou-se por meio da própria mobilização e organização política da categoria, integrada ao processo organizativo dos trabalhadores. A participação popular situa-se nessa mesma contextualidade, como elemento de politização das relações sociais, da democratização da sociedade, de intervenção crítica das classes subalternas e, para a profissão, como elemento estratégico para seu desenvolvimento

Alternativas
Q2637908 Serviço Social

Como uma das referências do Serviço Social, a metodologia dialógica fundamenta-se nos conceitos de pessoa e transformação social. Direcionada aos sujeitos em suas vivências, centra a ação profissional no atendimento individual, que se desenvolve por meio de um processo de ajuda psicossocial. Apropriando-se também da visão de comunidade, essa tendência é analisada por teóricos do Serviço Social como uma forma de reatualização do conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão, de inspiração

Alternativas
Q2608771 Serviço Social

Na década de 60 com o crescimento do capitalismo, romper com o regime tradicional do Serviço Social que atuava de forma leniente e burocratizada, fez com que se abrisse espaços para reflexão de práticas voltadas à realidade brasileira, sendo capaz de atuar frente aos desafios da profissão, surgindo assim um marco na História do Serviço Social. Assinale a alternativa que corresponda a este período.

Alternativas
Q2580089 Serviço Social

O movimento de “reconceituação” ou de “tentativa de ruptura com o conservadorismo” do Serviço Social brasileiro foi impulsionado pela efervescência de lutas sociais da classe trabalhadora, não restrita ao Brasil. Diante de todo o movimento, uma das maiores expressões no interior da profissão foi o “III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais” – CBAS, de 1979, conhecido como o “Congresso da Virada”, que expressa a sintonia do Serviço Social brasileiro com as mobilizações e entidades organizativas dos/as trabalhadores/as, justificando a relação direta da profissão com os movimentos sociais. Diante disso, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2467384 Serviço Social
O marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do serviço social foi o movimento de reconceituação, que emergiu na metade dos anos de 1960 e, em sua especificidade, foi um fenômeno tipicamente:
Alternativas
Q2442661 Serviço Social
O movimento de reconceitualização do Serviço Social no Brasil e na América Latina representou:  
Alternativas
Q2440913 Serviço Social
Como ficou conhecido o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, sendo através dele que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão? 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IF-ES Órgão: IF-ES Prova: IF-ES - 2023 - IF-ES - Assistente Social |
Q2341255 Serviço Social
Ao discorrer sobre os fundamentos do processo de institucionalização e desenvolvimento da profissão, Iamamoto (2004) afirma que a profissionalização do Serviço Social pressupõe a ____________________ da produção e de relações sociais capitalistas, impulsionadoras da ________________ e ________________, que traz, no seu verso, a ____________ __________

Assinale a alternativa que completa o trecho acima, CORRETA e RESPECTIVAMENTE, na ordem das lacunas do texto: 
Alternativas
Q2313517 Serviço Social
O serviço social assume inquietações e insatisfações que o momento histórico da década de 1960 expressavam em relação a mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais. Nesse contexto, é desencadeado um amplo processo de revisão, nos níveis teórico, metodológico, operativo e político, no seio da profissão. No movimento de reconceituação, os encontros de Araxá e Teresópolis expressaram um projeto: 
Alternativas
Q2258201 Serviço Social
As análises que situam o processo de institucionalização do Serviço Social como derivado do conjunto de transformações da ordem monopólica apresentam um aspecto central que particulariza essa dinâmica.
Segundo essa perspectiva, o que caracteriza a emergência do Serviço Social enquanto profissão é (são)
Alternativas
Q2222304 Serviço Social
A qualificação técnica do Serviço Social, na América Latina e no Brasil, buscou inicialmente suporte teórico-metodológico no positivismo. Porém, nos anos 1960, a profissão assumiu as inquietações desse momento histórico, iniciando o movimento de reconceituação, o qual contribuiu para
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMA Órgão: UFMA Prova: UFMA - 2023 - UFMA - Assistente Social |
Q2197206 Serviço Social
Marco histórico e político que assentou as bases para a construção do projeto profissional do Serviço Social comprometido com a classe trabalhadora, ante uma conjuntura profundamente conservadora. Trata-se de um evento que marcou a história do Serviço Social brasileiro, conhecido como: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMA Órgão: UFMA Prova: UFMA - 2023 - UFMA - Assistente Social |
Q2197205 Serviço Social
Surgiu na América Latina, com propósito contestatório, oriundo de questionamentos em torno do Serviço Social. Orientou a formação acadêmica e a produção teórica do Serviço Social brasileiro visando ao rompimento com o tradicionalismo profissional que impedia a leitura histórico-crítica da realidade. Essa mudança fez parte de um amplo movimento da profissão chamado: 
Alternativas
Q2179892 Serviço Social
A respeito do processo de desenvolvimento do Serviço Social no Brasil, o que foi o Método BH? 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: D
5: E
6: A
7: D
8: D
9: B
10: E
11: D
12: A
13: A
14: B
15: C
16: A
17: B
18: A
19: B
20: A