Questões de Serviço Social - Órgãos de Fiscalização da Profissão - CFESS/CRESS - e Resoluções do CFESS para Concurso

Foram encontradas 1.206 questões

Q3074587 Serviço Social
Considerando a Resolução nº 533 do CFESS, de 29 de setembro de 2008, que Regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3074584 Serviço Social
No documento Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social, elaborado pelo CFESS, são abordadas as competências específicas dos(as) assistentes sociais, no âmbito da política de Assistência Social, abrangendo diversas dimensões interventivas, complementares e indissociáveis. Sobre essas competências, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3066233 Serviço Social
É responsabilidade e/ou atribuição do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS): 
Alternativas
Q3051880 Serviço Social
Iamamoto (2021), em publicação do CFESS, ressalta que a orientação histórico-crítica do Serviço Social vem permitindo inúmeras conquistas coletivas, cuja preservação implica o fortalecimento de um arco de alianças entre os segmentos progressistas da categoria e as forças políticas sensíveis ao universo dos/as trabalhadores/as. A autora ressalta que as conquistas dos/as assistentes sociais nas últimas cinco décadas tecem o conjunto de desafios do presente.

Analise as afirmativas a seguir, que expressam estas conquistas, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A construção e divulgação de uma imagem do Serviço Social vinculada aos direitos, na negação da benemerência.
( ) A ampliação de atribuições e competências do/a assistente social para além da execução de políticas públicas, incluindo sua formulação e avaliação.
( ) A defesa das condições de trabalho seguras e legalmente protegidas, do piso salarial e a implementação da jornada de trabalho legal de 30 horas.

As afirmativa são, respectivamente,
Alternativas
Q3051870 Serviço Social
Em nota técnica publicada pelo CFESS (2022), a importância da coleta do quesito raça/cor/etnia foi analisada, no âmbito da pesquisa acadêmica, a intervenção profissional, a produção de documentos técnicos e a elaboração de planos, programas e projetos nas diferentes políticas públicas em que profissionais do Serviço Social desenvolvem suas funções.

A respeito dos argumentos utilizados na referida Nota Técnica, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) A miscigenação brasileira propiciou a existência de nossa democracia racial.

( ) Perguntas sobre raça/cor/etnia em formulários do Serviço Social reforçam uma visão racista da sociedade.
( ) O preenchimento do campo denominado raça/cor/etnia deve respeitar o critério de autodeclaração do usuário, dentro dos padrões utilizados pelo IBGE.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3051861 Serviço Social
No texto Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde (CEFSS, 2010), há uma indicação de dois projetos políticos existentes na saúde que continuam em disputa. Assinale a opção que os indica.
Alternativas
Q3051858 Serviço Social
O CFESS (2022) se pronunciou acerca da importância do quesito raça/cor como um indicador a ser considerado nas abordagens profissionais.

Sobre este indicador na pesquisa e planejamento em Serviço Social, asinale a opção que está em desacordo com o debate da categoria profissional. 
Alternativas
Q3051857 Serviço Social
Sobre o trabalho do assistente social em situações de calamidades, segundo o CFESS Manifesta de 2022, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.
( ) Colaborar para a construção de respostas que se distanciem de ações pontuais, fragmentadas, imediatistas, com base no argumento de que se trata de situações esporádicas, inesperadas e inevitáveis.
( ) Construir estratégias que exijam, das autoridades e do poder público, capacitações com vistas a preparar os serviços e equipes para atuarem em situações de calamidades.
( ) Mobilizar a dimensão do voluntariado, os valores pessoais e religiosos, relacionados à solidariedade, à compaixão e à generosidade diante das vítimas
( ) Contribuir na prevenção das situações de calamidade,.gerar conhecimento sobre os riscos, construir respostas e frentes que busquem a viabilização do acesso a direitos diante das calamidades.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3049550 Serviço Social
A reforma psiquiátrica brasileira promoveu uma ruptura com o modelo hospitalocêntrico em saúde mental, resultando em avanços que redirecionaram a assistência destinada às pessoas em sofrimento psíquico. Entretanto, a política de saúde mental tem sofrido desmontes e retrocessos resultantes da diminuição de investimentos públicos no setor, configurando o que os estudiosos identificam como contrarreforma psiquiátrica.

O retorno de práticas manicomiais avança com a aprovação de medidas que expressam um maior comprometimento do Estado com o financiamento das comunidades terapêuticas, duplicando as vagas para o acolhimento das pessoas em situação de dependência química, contrariando a lógica da desinstitucionalização.

Neste contexto, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) elaborou um documento, baseado em dados e informações obtidas em visitas de fiscalização realizadas pelos Conselhos Regionais de Serviço Social, sobre a inserção de assistentes sociais em comunidades terapêuticas. Esse documento identifica no trabalho realizado por assistentes sociais nesse espaço  
Alternativas
Q3049546 Serviço Social
A atual Lei nº 8.662, de 1993, é fruto de um longo processo legislativo iniciado com o Projeto de lei nº 3.903, de 1989, alterando as atribuições dos assistentes sociais, na relação em outras profissões. Em 2012, o CFESS elaborou um texto com base nos registros das Comissões de Orientação e Fiscalização dos CRESS, no qual os agentes de fiscalização referem dificuldades para averiguar, identificar e distinguir as competências e atribuições privativas dos assistentes sociais. Esses questionamentos colocam em evidência a 
Alternativas
Q3049539 Serviço Social

Segundo a Lei de Estágio, cabe às unidades de ensino firmarem convênios e termos de compromisso com as instituições em que o estágio será realizado – as partes concedentes do estágio. Em relação ao tema, avalie se as assertivas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F)



I. O termo de compromisso deve estar associado ao planejamento das atividades do estagiário, acordadas entre instituição de ensino, parte concedente (instituição campo) e estagiário – toda atividade de estágio deve ser planejada através do PLANO DE ESTÁGIO, que deve estar sempre disponível em qualquer situação de fiscalização.


II. O supervisor de campo deve ser do quadro de funcionários da instituição concedente – isto é, deve possuir VÍNCULO DE TRABALHO, sendo AUTORIZADA, entretanto, a supervisão oferecida por voluntários ou por aqueles que prestam serviços na condição de terceirizados, conforme parecer emitido pela assessoria jurídica do CFESS (Parecer Jurídico nº 36/2010).


III. A jornada máxima de estágio de nível superior é de 40 horas semanais ou de 8 horas diárias.


IV. O estagiário tem direito a recesso de 1 mês, compatível com o período de 1 ano de realização do estágio, preferencialmente associado às férias escolares.


V. Caso a inserção do estagiário não cumpra os requisitos legais existentes na Lei Federal, caracteriza-se, assim, vínculo empregatício – podendo o estagiário responder legalmente por falsidade ideológica e exercício ilegal de profissão e as instituições responsáveis por não garantirem direitos trabalhistas, dentre outras ilegalidades.


As afirmativas são, respectivamente. 

Alternativas
Q3047335 Serviço Social
O Conjunto CFESS-CRESS, tem pautado o debate sobre a homofobia na perspectiva da viabilização dos direitos humanos, desafiando algumas resistências em reconhecer o direito à livre expressão da afetividade e da sexualidade humana. A categoria tem avançado na busca pela defesa dos direitos da população LGBT, tratando a homofobia como uma expressão da questão social que deve ser combatida.

O evento em que o debate sobre sexualidades foi promovido pela primeira vez no Serviço Social, conferindo visibilidade a um tema que, até o momento, transitava nos interstícios da profissão, de maneira informal, foi o
Alternativas
Q3040968 Serviço Social
O Código de Ética Profissional do Assistente Social consiste em um documento fundamental que orienta as práticas dos assistentes sociais no Brasil. Estabelece os princípios, direitos, deveres e responsabilidades dos profissionais, assim como as competências e responsabilidades dos conselhos que regulam a profissão.

No que se refere as competências e responsabilidades dos conselhos que regulam a profissão, julgue o item a seguir:


Compete ao Conselho Federal de Serviço Social introduzir alteração neste Código, através de uma ampla participação da categoria, num processo desenvolvido em ação conjunta com os Conselhos Regionais.

Alternativas
Q3040967 Serviço Social
O Código de Ética Profissional do Assistente Social consiste em um documento fundamental que orienta as práticas dos assistentes sociais no Brasil. Estabelece os princípios, direitos, deveres e responsabilidades dos profissionais, assim como as competências e responsabilidades dos conselhos que regulam a profissão.

No que se refere as competências e responsabilidades dos conselhos que regulam a profissão, julgue o item a seguir:


Compete aos Conselhos Regionais, nas áreas de suas respectivas jurisdições, zelar pela observância dos princípios e diretrizes deste Código, e funcionar como órgão julgador de primeira instância.

Alternativas
Q3040966 Serviço Social
O Código de Ética Profissional do Assistente Social consiste em um documento fundamental que orienta as práticas dos assistentes sociais no Brasil. Estabelece os princípios, direitos, deveres e responsabilidades dos profissionais, assim como as competências e responsabilidades dos conselhos que regulam a profissão.

No que se refere as competências e responsabilidades dos conselhos que regulam a profissão, julgue o item a seguir:


Compete aos Conselhos Regionais, nas áreas de suas respectivas jurisdições, assumir responsabilidade por atividade para as quais não esteja capacitado/a pessoal e tecnicamente.

Alternativas
Q3040965 Serviço Social
O Código de Ética Profissional do Assistente Social consiste em um documento fundamental que orienta as práticas dos assistentes sociais no Brasil. Estabelece os princípios, direitos, deveres e responsabilidades dos profissionais, assim como as competências e responsabilidades dos conselhos que regulam a profissão.

No que se refere as competências e responsabilidades dos conselhos que regulam a profissão, julgue o item a seguir:


Compete ao Conselho Federal de Serviço Social como Tribunal Superior de Ética Profissional, firmar jurisprudência na observância deste Código e nos casos omissos.

Alternativas
Q3040964 Serviço Social
O Código de Ética Profissional do Assistente Social consiste em um documento fundamental que orienta as práticas dos assistentes sociais no Brasil. Estabelece os princípios, direitos, deveres e responsabilidades dos profissionais, assim como as competências e responsabilidades dos conselhos que regulam a profissão.

No que se refere as competências e responsabilidades dos conselhos que regulam a profissão, julgue o item a seguir:


Compete ao Conselho Regional de Serviço Social zelar pela observância dos princípios e diretrizes deste Código, fiscalizando as ações dos Conselhos Municipais e a prática exercida pelos profissionais, instituições e organizações na área do Serviço Social.

Alternativas
Q3040253 Serviço Social
A Resolução CFESS nº 954/2020 trouxe uma importante alteração no âmbito do Código de Ética.  Marque a alternativa que aponta corretamente para esta alteração e que aponta reverberação desta.
Alternativas
Q3040244 Serviço Social
A fiscalização do exercício profissional através dos Conselhos Federal e Regionais de Serviço Social poderá ser feita:
Alternativas
Q3040243 Serviço Social
Segundo o CFESS, _______________é “uma ação profissional do/a assistente social em processos judiciais, que, por meio de aplicação de conhecimentos e metodologias científicas específicas, representa uma opinião técnica sobre dada situação socioeconômica, com a finalidade de subsidiar uma decisão judicial, que no caso em questão, é a concessão de benefícios previdenciários e/ou assistencial”.
(Disponível em https://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1702. Acesso em 5/4/2024).

Através de um laudo, relatório ou parecer social é que esta opinião técnica é proferida e, para constitui-la o/a profissional, em geral, necessita recorrer a material bibliográfico e/ou documental, realizar visitas domiciliares/institucionais, e realizar, também, observação e entrevistas para elaboração de estudo acerca da rede de atendimento/proteção socioassistencial. 

Preenche corretamente a lacuna acima: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: A
5: D
6: C
7: A
8: D
9: E
10: B
11: E
12: C
13: C
14: C
15: E
16: C
17: E
18: B
19: D
20: D